O que fazer se as folhas de gerânio se enrolarem?
Pelargonium é uma planta popular amplamente utilizada em paisagismo de interiores e jardins. Muitos o chamam de gerânio, mas do ponto de vista da botânica, isso não é totalmente verdade - embora o pelargonium pertença à família do gerânio, é uma espécie completamente diferente. No entanto, é esse nome que é popularmente aceito, portanto, por conveniência, no âmbito de nosso artigo, continuaremos a usar essa palavra no texto.
Peculiaridades
O Pelargonium é uma flor bastante despretensiosa, graças a esta característica que goza de uma popularidade crescente entre os floricultores do nosso país. Cuidar desta planta com flores ornamentais não requer muito esforço. Mas algumas regras e sutilezas ainda precisam ser conhecidas, pois se não forem seguidas, as folhas dos gerânios começam a enrolar e amarelar, o que leva ao murchamento de toda a planta. O gerânio vem da parte sul do continente africano, então a flor prefere áreas quentes e bem iluminadas. Os proprietários costumam colocá-lo no peitoril da janela leste, sul ou oeste. Vamos dizer mais - no verão, a flor vai se sentir confortável no jardim em campo aberto, mas assim que a temperatura começar a diminuir, a planta deve ser imediatamente devolvida à casa.
A cultura agrada com a sua floração durante todo o ano, sujeita a regas adequadas, óptimas condições de luminosidade e cobertura. Para uma floração exuberante do pelargônio, é necessário pinçá-lo de vez em quando e podá-lo em tempo hábil. A planta é muito bonita, então qualquer problema com ela pode incomodar seriamente o produtor. Detenhamo-nos mais detalhadamente nas razões do murchamento dos gerânios, nos métodos de reanimação das flores e na prevenção de doenças.
Motivos de torção
As folhas de gerânio podem se curvar para baixo por uma variedade de razões, mas na maioria dos casos estão associadas a erros de cuidado.
Nutrição
A fertilização desempenha um papel muito importante em uma dieta saudável do pelargônio. A planta responde bem aos aditivos contendo nitrogênio, graças aos quais a folhagem se torna exuberante e bela, mas as folhas respondem à deficiência desse elemento se enrolando. Porém, lembre-se que com o excesso do elemento, o gerânio direciona todas as suas forças para o crescimento da massa verde e simplesmente para de florescer.
O excesso de potássio é outra causa comum de torção, por isso é melhor seguir as instruções cuidadosamente ao aplicar qualquer fertilizante.
Ar
O gerânio é uma planta pouco exigente em termos de condições de conservação, mas uma violação dos níveis de temperatura e umidade pode causar problemas com a folhagem desta flor incrível. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento normal de uma flor é considerada de + 20– + 25 graus, e no inverno a temperatura pode cair para +16 graus. Se a sala estiver mais fria, todos os processos vitais ficarão tão lentos que a flor não terá força para manter a fotossíntese normal e o estado saudável das placas das folhas.
O gerânio não tolera flutuações repentinas de temperatura, bem como luz solar direta e correntes de ar. - responde imediatamente a todos esses fatores desfavoráveis dobrando-se. O nível de umidade típico de uma sala comum é o suficiente para uma flor, mas o ar muito seco tem um efeito prejudicial sobre ela, por isso vale a pena mantê-lo longe de radiadores e outros dispositivos de aquecimento.Se não for possível encontrar outro local, deve-se colocar uma mini-fonte perto da flor e borrifar periodicamente o ar próximo ao pelargônio com um borrifador.
Pote mal combinado
Um erro muito comum ao cuidar de gerânios é escolher o recipiente errado. Normalmente, a flor é plantada em um vaso muito grande, neste caso, o alagamento geralmente começa nas camadas de mistura de solo, não exploradas pelas raízes, o que inevitavelmente leva à torção e morte da flor. Um vaso muito pequeno também é contra-indicado para uma planta. Conforme a planta cresce, as raízes ficam apertadas, como resultado, a flor não recebe nutrientes.
Se o vaso não for substituído em tempo hábil por outro mais volumoso, a folhagem perde seu aspecto decorativo e se enrola.
Doenças e pragas
O Pelargonium freqüentemente se torna vítima de um ataque de ácaros, que faz com que as placas das folhas se curvem para dentro. É quase impossível identificar essa praga a olho nu. É muito pequeno, mas teias de aranha finas e esbranquiçadas no verso das folhas podem se tornar um sinal de infecção por gerânio. As plantas são frequentemente parasitadas por pulgões e moscas brancas - em caso de infecção, o gerânio deve ser tratado com um inseticida. Normalmente, vários tratamentos são necessários em intervalos de 7 a 10 dias. Muito mais perigoso para o pelargônio é uma infecção viral, em que as folhas se enrolam, ficam desajeitadas - essas doenças não são curadas, portanto, aos primeiros sinais de dano, as plantas devem ser jogadas fora para evitar a infecção de outras culturas de interior .
Se a ondulação das folhas for acompanhada pelo aparecimento de flores brancas ou pequenas manchas no verso das folhas, provavelmente você está lidando com doenças fúngicas.
A pulverização imediata com o líquido Bordeaux pode ajudar a planta. Normalmente, após essa manipulação, as manchas desaparecem e as folhas voltam ao seu formato original. Se o solo comum do jardim for usado para cultivar pelargônio, as larvas do parasita e as minhocas podem entrar no recipiente com ele, para combatê-los, são utilizados os seguintes meios:
- "Aspirina" - 1 comprimido por 10 litros, esta solução é pulverizada com a flor mensalmente;
- "Maratona" - um bom remédio para pulgões e moscas brancas; o agente é pulverizado seco sobre o substrato e, em seguida, abundantemente irrigado;
- Monterey - a droga é usada na presença de lagartas.
Profilaxia
Qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. Pelargoniums não são exceção. Para evitar o enrolamento das folhas, a flor necessita dos seguintes cuidados:
- no plantio e replantio anual, é necessário utilizar solo adquirido em lojas especializadas; no caso de auto-compilação do substrato, é necessário fazer sua desinfecção preliminar;
- assegure a rega normal - o pedaço de terra não deve secar, mas o excesso de umidade não deve ser permitido;
- coloque os gerânios em locais bem iluminados, mas ao mesmo tempo evite a luz solar direta;
- proteja a flor de correntes de ar.
- manter a temperatura do ar no verão em um nível não superior a +25 graus, e no inverno - pelo menos +10 graus;
- transplante gerânios em tempo hábil em um pote de volume adequado.
A prevenção de doenças em gerânios é descrita no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.