Pátria e história do gerânio
O gerânio é uma planta incrivelmente bonita que fica ótima em parques e jardins, na natureza pode crescer em clareiras ensolaradas e em uma floresta densa, muitas variedades são até adaptadas para o cultivo em casa. Os gerânios crescem em todo o mundo, existem cerca de 400 variedades desta planta. Muitas crenças e mitos estão associados a esta planta, portanto, a história do aparecimento e distribuição de uma flor incomum é de particular interesse.
História de origem
O gerânio selvagem foi trazido da Inglaterra para nossas terras em meados do século 17, razão pela qual todos decidiram que a costa nebulosa era o berço de uma flor exótica - mas isso é um equívoco. Apesar de sua resistência ao frio, o gerânio, na verdade, vem das regiões do sul - da Índia e da costa da África. Foi de lá que foi trazido para os países do Velho Mundo, onde os botânicos começaram a desenvolver novas variedades interessantes a partir dele, incluindo aquelas que são amplamente utilizadas hoje em dia no design de jardins e na jardinagem doméstica.
Na pátria histórica da flor, as condições meteorológicas são bastante difíceis - Na maioria das vezes, há um sol quente e escaldante queimando lá, e os períodos de seca são substituídos por estações de chuvas fortes, que literalmente inundam a terra por longos dias e até semanas.
Em outras regiões, não mais do que 15% dos gerânios crescem, então a cultura pode ser encontrada na Austrália e na Nova Zelândia, bem como em Madagascar e na costa da América da Califórnia.
Assim que o gerânio foi trazido para a Europa, os nobres imediatamente começaram a usá-lo para decorar as janelas de seus palácios, e as senhoras arrancaram inflorescências para decorar penteados, chapéus e decotes. Devido à sua despretensão e facilidade de reprodução, essa bela planta logo migrou para as casas das pessoas comuns.
Aliás, mais perto do século 20, os gerânios já eram chamados de “uma rosa para os pobres”.
Mas voltando ao início da história. Como já mencionamos, essa cultura cresceu originalmente na parte sul do continente africano. Naquela época, marinheiros e viajantes navegavam pelos mares e oceanos, descobrindo novas terras. Muitas vezes, eles estavam apenas interessados na cultura e nas características da infraestrutura dos territórios onde navegavam. Mas muitas expedições visavam estudar a flora e a fauna características de uma determinada área - por isso uma flor tão exótica como o gerânio simplesmente não podia passar despercebida por eles.
Os botânicos imediatamente voltaram sua atenção para a beleza excepcional da inflorescência, e eles imediatamente tiveram um grande desejo de adaptar esta cultura para crescimento e desenvolvimento em outras condições climáticas. Foi assim que o gerânio começou a se espalhar pelo globo, adaptando-se gradativamente aos mais diversos e às vezes difíceis climas em que se encontrava. Hoje é uma das flores mais resistentes ao frio, tantos acham tão surpreendente que ela tenha nascido em países quentes.
A flor chegou à Rússia apenas na virada dos séculos 18 e 19.
Os cientistas-criadores não passaram pelos gerânios, que começaram a desenvolver as variedades de flores decorativas mais interessantes da variedade em sua base. Cada uma das plantas obtidas difere em sua forma, paleta de cores e tamanho, mas em qualquer caso, cada uma delas invariavelmente agrada aos olhos e efetivamente decora qualquer área onde quer que seja.
Deve-se notar que nem todos os tipos de gerânios foram domesticados por humanos, muitas de suas variedades permaneceram para crescer na natureza, se espalhando gradualmente por florestas e prados, povoando regiões pantanosas e de estepe - eles lutaram ferozmente contra fatores naturais desfavoráveis para eles, tornaram-se cada vez mais fortes.
descrição geral
O número de variedades de gerânio hoje se aproxima de 400. As flores adaptadas para a vida em casa são despretensiosas e podem deliciar-se com a floração durante todo o ano.
As placas das folhas são verdes, aveludadas, dissecadas assimetricamente, na maioria dos casos com palmas separadas ou lobadas por palma, variedades com 3-5 folhas pinadas são menos comuns.
As flores são coletadas em inflorescências, consistem em cinco pétalas de corola arredondadas, quase iguais em tamanho. A cor pode ser rosa, branco, roxo, azul, bem como roxo e vermelho.
Os frutos são uma caixa com sépalas preservadas, lembrando visualmente o bico de uma garça, que se abre de forma inusitada - de baixo para cima.
Há muitos anos, foram descobertas as propriedades curativas do gerânio, suas folhas ajudavam a cicatrizar feridas abertas e abcessos devido ao mais forte efeito antiinflamatório e regenerativo.
Em sua pátria histórica, a flor era muito utilizada no tratamento rápido de resfriados e enxaquecas, além disso, a planta tem um efeito calmante.
Belos exemplos
O gerânio é uma planta verdadeiramente mística, com a qual muitos segredos e mitos estão associados. Aliás, um deles explica porque essa planta é popularmente chamada de "guindaste". A tradição diz que uma vez uma jovem garça foi morta por caçadores, e seu amante não poderia sobreviver a tal perda. Por três dias ele circulou sobre o local da morte dela, e então, dobrando suas asas, ele se jogou sobre as pedras com todas as suas forças. Poucos dias depois, flores incrivelmente bonitas apareceram neste lugar - este era o gerânio.
Geraniums também são creditados com propriedades mágicas. Acredita-se que ela é capaz de preencher a casa com energia positiva, calor e amor.
Já se percebeu que nas casas onde ela cresce quase não há brigas e conflitos sérios.
Essas belas lendas correspondem plenamente à aparência incomum e muito delicada desta planta. Veja como é atraente.
Para saber quais tipos de gerânios existem, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.