Características da propagação do gerânio por estacas em casa
Antes de considerar e falar sobre os métodos de criação de gerânios em casa, você precisa fazer uma descrição desta flor. O gerânio pertence ao gênero de plantas herbáceas semi-arbustivas. E também na natureza existe uma planta semelhante aos gerânios - pelargônio.
O Gerânio possui flores regulares com cinco pétalas e frutos com caudas longas. O Pelargonium, ao contrário do gerânio, tem flores de formato irregular com uma espora. As folhas das plantas são simples, ovais, com pequenos dentículos nas bordas. O gerânio também pode ser encontrado na natureza, enquanto o pelargonium é uma planta de casa termofílica, frequentemente chamada simplesmente de gerânio ambiente e é cultivado principalmente em casa. A seguir, por uma questão de simplicidade, também nos referiremos a ele como gerânio.
A hora certa
A reprodução do pelargônio (doravante gerânio) em casa não é difícil, e qualquer amante de flores novato pode lidar com isso. Esta flor tem uma grande variedade de variedades, no entanto, ele só pode ser propagado e cultivado de duas maneiras: mudas e sementes.
As mudas não surgem imediatamente das sementes, após seis meses do momento da emergência a planta começa a florir. É melhor criar uma planta vegetativamente, isto é, estacas, então você pode salvar todas as características de um determinado grau.
Esta não é apenas a maneira mais eficaz, mas também a mais confiável, ela também dá rejuvenescimento à flor-mãe original.
Para que o gerânio floresça por muito tempo e se delicie com sua beleza, é necessário cortar os gerânios em uma determinada época. A época mais adequada para a propagação por estacas é no inverno ou no início da primavera ou no outono.
Quanto mais tarde as datas, mais provável é que o gerânio interno floresça apenas no próximo ano após janeiro. Dois períodos do ano são considerados ótimos. Do final de fevereiro ao início de abril, quando a planta está produzindo ativamente sucos vegetais. Durante a reprodução das plantas neste período, as flores aparecerão no final do verão.
Mas também um período adequado para a reprodução das plantas é o final do verão, o início do outono, quando a planta ainda não entrou na fase de repouso, neste caso a planta florescerá no próximo ano.
Como obter mudas de uma planta-mãe?
Para obter uma flor sã com um sistema radicular poderoso, um grande número de flores, o gerânio deve ser propagado corretamente e somente a partir de uma flor mãe sã. Para cortar as plantas corretamente, você precisa seguir algumas regras.
- Você precisa de uma faca afiada, que é pré-tratada com álcool. Caso contrário, você corre o risco de danificar a estaca e, consequentemente, seu sistema radicular se desenvolverá lentamente.
- As estacas devem ser cortadas em um ângulo de 90 graus (ângulo reto) em relação ao caule principal. Na hora do corte, deve haver pelo menos três folhas no cabo. Se a variedade for alta, o comprimento do corte deve ser de 5 a 7 centímetros. Para variedades baixas de comprimento suficiente, haverá um corte de até 4 centímetros. É desejável que as estacas retiradas não tenham inflorescências ou botões. Caso contrário, o sistema radicular da estaca desenvolver-se-á lentamente e enraizar-se-á no solo durante muito tempo.
E mais uma recomendação: na enxertia de planta adulta, são os ramos superiores que são cortados. Em seguida, o broto é colocado em água, de preferência em recipiente opaco, já que as raízes da planta amam a escuridão.Quando o broto tem um sistema radicular bastante forte, ele pode ser transplantado para o solo.
Para que a planta não morra e floresça por muito tempo, é necessário que haja ótimas condições e cuidados adequados. O recipiente com a alça deve ser colocado em um local ensolarado, a água deve ser trocada uma vez a cada 2 dias.
Enraizando
Depois que os cortes foram cortados com sucesso, e para propagá-los ainda mais, você precisa arrancar todas as flechas com flores e botões. E também retire as folhas da estaca, exceto duas - uma no topo e a segunda nas laterais. Isso deve ser feito para que o sistema radicular se forme e se desenvolva nas mudas e as forças do broto não sejam desperdiçadas na floração.
Quando os brotos dão suas raízes, eles devem ser transplantados para um recipiente permanente pré-preparado. Como qualquer outra planta, o gerânio tem suas próprias variedades. O broto de cada variedade precisa de seu próprio tempo para enraizar. Existem 4 variedades principais de gerânios:
- pelargônio perfumado - período de enraizamento de até 6 semanas;
- gerânio real - até 4 semanas;
- gerânio ivy - 2 semanas;
- pelargônio zonal - o período de enraizamento também é de 2 semanas.
Existem 2 tipos principais de como você pode plantar brotos - estes estão no solo e na água. Vamos descrever esses métodos com mais detalhes.
Como enraizar na água?
A maneira mais fácil é se reproduzir na água. Mas, apesar da simplicidade desse método, ele não é adequado para todas as variedades de flores. Você precisa ter cuidado com os processos para que eles não comecem a apodrecer sem criar raízes.
Para diluir os processos de forma rápida e fácil, é necessário moer um comprimido de carvão ativado e despejar no fundo do recipiente. O recipiente deve ser escuro ou opaco, um copo plástico descartável funcionará bem. Em seguida, a água pré-assentada é despejada em um copo, que deve estar em temperatura ambiente, caso contrário o broto não criará raízes e morrerá.
O rebento só tem de ser colocado no meio do copo, a água do copo deve ser mudada em intervalos de 2 dias. Isso evitará a evaporação do líquido ou, inversamente, a podridão da raiz. Quando as raízes do broto crescerem 3 centímetros, ele pode ser transplantado para o solo.
Aterrissando no chão
Antes de transplantar as mudas para o solo, os brotos devem ser tratados com uma máquina de enraizamento. Para tais casos é bom a droga "Kornevin" é adequada, mas outros análogos podem ser usados. As fatias dos rebentos devem ser borrifadas ou embebidas numa solução deste ou de outro fertilizante à sua escolha. Em seguida, deixe secar e, mesmo assim, você pode plantar as mudas em um vaso.
Antes de plantar um talo pronto em um vaso permanente, várias regras devem ser seguidas.
- O pote ou qualquer outro recipiente deve ser pequeno, o volume ideal do recipiente é de 200 mililitros. Deve haver orifícios de drenagem na parte inferior para que o excesso de umidade não permaneça no solo. Se você plantar vários brotos em um recipiente grande, existe a possibilidade de que as raízes se enredem e, no futuro, será difícil para você plantá-las. Para evitar isso, ao plantar vários brotos, é necessário manter uma distância de pelo menos 15 centímetros entre eles.
- Em seguida, coloque a drenagem no fundo da panela. E também em vez de drenagem, isopor, seixos, turfa ou tijolos esfarelados são adequados. Após o nivelamento da camada de drenagem, cubra-a com solo solto previamente preparado. Você mesmo pode prepará-lo misturando húmus, solo de jardim, areia (de preferência de rio) e grama. O solo deve cobrir apenas metade do recipiente para que mais possa ser adicionado depois que os brotos forem fixados.
- Depois disso, o solo deve ser bem regado com água fervida quente, também pode-se usar uma solução fraca de permanganato de potássio, que também deve estar quente. Depois disso, deixe o solo esfriar completamente. As estacas devem ser plantadas a uma profundidade de 2 a 4 centímetros, no mínimo. Tampe a terra ao redor da estaca e, continuando a encher a panela com terra, aperte-a constantemente.
- Os gerânios adoram calor e luz, portanto, coloque a panela em um local bem iluminado e aquecido. Mas antes disso, é desejável que o vaso com o broto fique por 2 a 3 dias em um local sombreado. A temperatura ambiente deve estar na faixa de 15-25 graus Celsius. É preciso regar os brotos com cuidado para que a água não atinja as folhas, caso contrário, podem começar a apodrecer. É melhor regar através de uma bandeja coletora para evitar que a água respingue nas folhas.
- Se o caule enfraqueceu, ou suas folhas começam a amarelar, então esse broto precisa criar condições de estufa... O vaso com o broto deve ser coberto com um jarro ou um saco transparente.
O enraizamento de uma planta no solo é muito mais lento do que na água. Portanto, após o transplante, os brotos precisam ser observados e, caso se manifestem desvios, medidas devem ser tomadas.
- Se, após o plantio das mudas, suas folhas murcharem, elas precisam ser cortadas... Se as folhas ficarem amarelas e secas, o broto não terá umidade suficiente e será necessário aumentar a frequência de rega. Numa situação em que, ao contrário, começou a apodrecer nas folhas, e as próprias folhas ficaram letárgicas, isso indica que você foi longe demais com a água e precisa reduzir a rega. Caso contrário, é melhor transplantar a muda para outro pote, caso contrário pode morrer.
- Se o corte começar a apodrecer na haste perto do solo, você precisa cortá-lo em uma parte saudável do caule e enraizá-lo em um solo novo, observando todas as recomendações acima.
- Se, depois de enraizar, muito tempo se passou, e novas folhas apareceram em seu broto, mas a planta não floresceu, o que significa que você pegou um vaso grande demais para ela, e toda a vitalidade vai para as raízes. Nesse caso, é melhor transplantá-lo para um recipiente menor ou cortar um novo talo dele.
Assim que novas folhas aparecem nos brotos, podemos presumir que a planta criou raízes e criou raízes no vaso.
Mais cuidados
Gradualmente, com o tempo, o gerânio na parte inferior do tronco vai perdendo suas folhas. Uma planta que antes era fofa e com flores pode se transformar em um galho solitário com flores raras. Para crescer uma planta com folhas exuberantes e uma abundância de flores, ela deve ser constantemente e corretamente cortada.
E também ao cultivar gerânios, é preciso lembrar que o constante transplante de uma planta de um vaso para outro pode reduzir ou interromper completamente a floração. O gerânio pertence a plantas que não gostam de transplantes frequentes, devendo ser transplantado apenas em casos especiais. Por exemplo, quando uma planta tem dores nas raízes ou quando cresceu muito.
O local onde você terá um pote de gerânios deve ser escolhido corretamente. Esta deve ser uma sala sem correntes de ar. Regue a planta com moderação à medida que o solo seca, de preferência através da panela do vaso.
Se você tem ar seco em casa, a planta pode ser borrifada suavemente com um borrifador, a água deve estar limpa e em temperatura ambiente.
O gerânio pode ser alimentado uma vez por mês com qualquer fertilizante mineral para plantas de interior. Os fertilizantes de fosfato de potássio podem ser adicionados durante a floração. A planta requer luz, portanto é melhor colocá-la em um local bem iluminado.
Com a falta de luz natural, as folhas e flores da planta tornam-se pequenas e pálidas. Uma vez que a planta forma flores em todos os lados, o vaso deve ser periodicamente virado de um lado para o outro. E, por último, se você quiser ter um arbusto exuberante com o tempo, e não um caule solitário, depois de transplantar o broto para o vaso principal, corte a copa.
Além das condições internas, o gerânio cresce muito bem ao ar livre nas estações quentes. Com rega, temperatura, umidade e iluminação adequadas, você pode cultivar uma planta exuberante com floração abundante em poucos meses.
Mais informações sobre a propagação de gerânios por estacas podem ser encontradas no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.