Como alimentar gerânios em casa?
Hoje, muitos estão envolvidos no cultivo de plantas de interior. De grande interesse é o pelargônio, comumente chamado de gerânio. É importante notar que embora o pelargônio pertença aos gerânios, ele ainda permanece uma espécie separada. Veremos mais de perto como você pode alimentar o pelargônio em casa, mas como muitas pessoas chamam essa planta de gerânio, ela também seguirá esse nome familiar.
Características da alimentação sazonal
A cobertura é um elemento muito importante do cuidado de cada planta. Normalmente, a composição de nutrientes depende não apenas da planta que você alimenta, mas também da estação do ano. É muito importante seguir a dosagem dos fertilizantes, pois pode causar ainda mais danos à flor. Os profissionais destacam que o gerânio pela sua aparência mostra o efeito dos fertilizantes em seu estado. Portanto, se as folhas começarem a murchar e amarelecer, é sinal de que a planta está recebendo muitos nutrientes. Não exceda a quantidade permitida.
Importante! Os fertilizantes com nitrogênio só podem ser usados após a poda do gerânio, pois são eles que permitem que a planta se recupere o mais rápido possível após a retirada dos ramos.
Para alimentar gerânios de maneira adequada e regular, você não precisa gastar muito dinheiro ou esforço. Vale a pena seguir a dosagem estabelecida, adicionando minerais e adicionando um pouco de iodo na água da irrigação. Todas essas ações permitirão que a flor enfeite a casa com uma floração luxuosa e duradoura.
Portanto, o período do ano desempenha um papel importante na escolha dos fertilizantes. No período outono-inverno, muitos especialistas recomendam, em geral, o abandono da alimentação, embora alguns usem fertilizantes, mas sua quantidade é reduzida à metade. Já na primavera, o número de curativos aumenta significativamente - devem ser feitos uma vez a cada 2 semanas. Vale a pena recuperar gerânios após o inverno. A fertilização da primavera é simplesmente necessária se a planta começar a florescer.
E, claro, uma dosagem estrita deve ser seguida. Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são usados para alimentar gerânios. Eles permitem que você se recupere rapidamente após um “estado de semi-sono”. Fertilizantes orgânicos ou minerais complexos devem ser usados a cada duas semanas. Muitas pessoas usam receitas folclóricas, que serão discutidas a seguir.
Como o gerânio floresce durante o verão, ele requer alimentação regular, que deve ser feita a cada 12-14 dias. Muitos tipos de gerânios entram em um modo "dormente" no outono, não precisando mais de uma grande quantidade de nutrientes. A partir de setembro, a fertilização é interrompida abruptamente. Para outras espécies, a fertilização é adequada apenas 1 vez por mês e meia.
No inverno, vale a pena dar um descanso à planta. O gerânio precisa de descanso, o que é exatamente calma. Se as condições para manter os gerânios incluem condições de baixa temperatura, então os fertilizantes devem ser abandonados.
Em uma sala seca, onde a temperatura costuma ser superior a +22 graus, vale a pena fazer uma cobertura no meio do inverno, enquanto apenas metade da dose usual de fertilizante mineral é necessária.
Ativo permanente
Na hora de escolher fertilizantes para alimentar gerânios, deve-se ter muito cuidado, pois essa planta sofre de matéria orgânica. Vale a pena escolher suplementos minerais. Você deve ir a uma loja especializada, onde uma ampla gama de fertilizantes é representada com precisão.Embora às vezes existam remédios universais que são adequados para todas as plantas com flores. Antes de comprar, você deve ler atentamente a composição do medicamento para não prejudicar a planta.
O fertilizante para gerânios deve incluir componentes como:
- potássio;
- azoto;
- cálcio;
- ferro;
- zinco;
- fósforo;
- boro;
- manganês;
- cobre.
Os jardineiros usam vários aditivos que podem ser divididos em vários grupos.
Preparar
Nas lojas modernas, você encontra muitas opções de alimentação de gerânios, inclusive os secos. Se você precisa se alimentar na primavera, os preparativos também devem incluir nitrogênio. Com a sua ajuda, os gerânios irão rapidamente formar uma massa verde e terão tempo para se preparar para a floração.
Os produtos farmacêuticos merecem atenção especial, pois para o preparo de uma boa alimentação, você pode comprar vitaminas na farmácia - são utilizadas vitaminas do grupo B. A B12 (cianocobalamina) costuma ser usada para alimentar uma flor. A vitamina é diluída em água antes do uso. Portanto, uma ampola é suficiente para 2 litros de água. Esta solução deve ser usada para regar o solo já úmido da flor.
Após 3 semanas, você pode repetir a alimentação, mas usando outra vitamina do grupo B, por exemplo, B1 ou B6. O desafio é que a planta deve receber todas as 3 vitaminas.
Além disso, nesta sequência, podem ser utilizados durante toda a primavera e verão. Esse complexo melhorará a aparência da planta e aumentará suas qualidades imunológicas.
Remédios populares
Muitos produtores de flores não gostam de comprar preparações prontas. Eles fazem seus próprios fertilizantes com o que está à mão. Por exemplo, para prolongar o processo de floração dos gerânios, você deve prestar atenção a várias receitas.
- Mistura de leite. Dissolva 100 ml de leite em 1 litro de água. Esta solução deve ser aplicada 3-4 vezes ao longo do mês, sem esquecer as regas habituais. Você pode alterná-los para obter o resultado desejado.
- Solução de cinzas. É necessário tirar e misturar o solo com cinzas, enquanto os componentes devem estar secos, em seguida, adicione água. Usando esta receita, você pode fornecer à planta a quantidade necessária de potássio.
- Solução de iodo. Este elemento ajudará tanto a melhorar o crescimento da planta como a obter uma floração bela e abundante. Para preparar esse estimulante, vale a pena dissolver apenas 2 gotas de iodo em 1 litro de água. O procedimento é recomendado para ser realizado uma vez a cada 3 semanas. O uso mais frequente de cobertura pode causar queimaduras graves e morte da flor.
Regras de fertilização
Se você seguir as regras simples de fertilização, o gerânio sempre será saudável e bonito.
Para flor exuberante
Para conseguir uma floração abundante, é necessário fornecer à planta nutrientes como potássio, nitrogênio e fósforo. Para que o gerânio floresça em casa, vale a pena garantir a presença de elementos no solo como:
- manganês;
- cobre;
- zinco;
- magnésio;
- ferro;
- boro;
- fósforo.
Ao formar botões ou no início da floração, será útil usar cálcio para a alimentação. É necessário borrifar o solo em que cresce o gerânio, com casca de ovo previamente moída ou com giz.
Não se esqueça de regar às vezes com algumas gotas de iodo. Este método é bastante simples e barato. Quando o gerânio desaparecer, você pode começar imediatamente a regar com iodo. Este método pode ser usado ainda em janeiro. É suficiente usar essa solução uma vez a cada 2 semanas.
O crescimento da planta e a floração ativa são freqüentemente estimulados por uma solução de óleo de rícino. Você só precisa adicionar 1 colher de chá de óleo a 1 litro de água. O gerânio deve ser alimentado regando na raiz ou pulverizando as folhas. Os jardineiros recomendam o uso de água da chuva para irrigação, pois contém mais nutrientes do que a água comum.
Muitas vezes, no verão, os gerânios são transplantados para um canteiro ao ar livre, eles são retirados em um vaso no terraço, varanda ou terraço.Nesse caso, é melhor usar composto ou húmus para a alimentação. Vale a pena fazer o procedimento uma vez a cada 3 semanas. Essa alimentação permite aumentar o número de flores e torná-las brilhantes, fortalecer a planta e aumentar a imunidade.
Para uma floração abundante, o sulfato de magnésio é freqüentemente usado. É apresentado na forma de cristais. Para começar, eles devem ser dissolvidos em água e depois regar a planta.
Para cuidar das folhas
Se o gerânio parecer "cansado", você deve borrifar a flor com uma solução de peróxido de hidrogênio. Para prepará-lo, adicione 2 colheres de sopa de peróxido de hidrogênio a 3% em 1 litro de água. Você não pode apenas borrifar as folhas com ele, mas também regar o solo.
Se as folhas ficarem amarelas no pelargônio, você deve prestar atenção à alimentação com leite... Para criar uma solução de leite, misture 100 ml de leite e 1 litro de água. Recomenda-se alternar a rega regular com a rega com leite.
Se as folhas do pelargonium ficarem quase brancas, então você deve aplicar definitivamente o fertilizante de ambiente "Agrícola". Ele contém todos os oligoelementos necessários para restaurar as folhas à sua beleza original. Apenas 2–2,5 gramas de Agrícola devem ser dissolvidos em 1 litro de água.
Para mudas
As plantas jovens definitivamente precisam de alimentação para um crescimento ativo. Inicialmente, as mudas crescem em copos sem fertilizantes. Quando a planta já tem um sistema radicular fortalecido, enquanto suas raízes são visíveis através das paredes do copo, você pode transplantar as mudas para vasos maiores. A melhor opção é um recipiente com diâmetro de 8 cm. Depois de duas semanas, vale a pena começar a fertilizar as mudas. O fertilizante "Planta de crescimento milagroso" é uma escolha excelente. Essa alimentação pode ser feita uma vez a cada 5 dias. Esta opção é perfeita após uma escolha.
Após cerca de 2-3 semanas, as plantas devem ser transplantadas para vasos com um diâmetro de 10 cm. Após sua adaptação, vale a pena usar o fertilizante "Kemira"... Paralelamente, vale a pena adicionar um preparado com nitrato de potássio, que permitirá a preparação para uma futura floração. Este fertilizante deve ser aplicado uma vez a cada 7 dias. Fertika é um análogo de Kemira.
A alimentação com fermento é excelente para estimular o crescimento de mudas. Promove a formação de potássio e nitrogênio. Esta opção é a melhor escolha ao enxertar ou transplantar pelargônio. Não tem efeito negativo no sistema radicular. Para alimentar o pelargônio com fermento, você deve aderir ao seguinte algoritmo de ações:
- é necessário dissolver 20 gramas de fermento seco em 1 litro de água morna;
- a mistura deve repousar por 2-3 horas, colocando o recipiente em um local quente;
- em seguida, adicione mais 5 litros de água;
- as mudas devem ser regadas 2 a 3 vezes ao dia, enquanto a fertilização deve ser aplicada após 7 a 10 dias.
Importante! O fertilizante de fermento deve ser sempre fresco. Não se destina ao armazenamento.
Freqüência de alimentação
Vale a pena alimentar gerânios em casa com mais frequência do que as plantas que crescem em um canteiro de flores ao ar livre. Os pelargônios internos devem ser fertilizados dentro de 2 a 3 meses após o plantio, porque o solo está completamente esgotado durante esse período. É importante notar que cada período de floração é estresse para a flor. Foi durante este período que ele precisa de fertilizantes adicionais. A alimentação com uréia permite saturar o solo com nitrogênio, mas esta opção não é usada para pelargônio, é adequada para rosas.
A alimentação regular é indispensável para uma planta que não cresce bem. Com a ajuda deles, o pelargonium crescerá ativamente e encantará os outros com uma floração luxuosa.
Para obter informações sobre como alimentar gerânios em casa, veja o seguinte vídeo:
O comentário foi enviado com sucesso.