Por que o gerânio não floresce e o que fazer?
Há muito que a presença de plantas domésticas não surpreende ninguém, mas o seu aspecto saudável e a floração constante raramente são encontradas. As flores que crescem no peitoril de uma janela devem cumprir certas funções que lhes são atribuídas, e uma delas é decorar um ambiente com uma combinação de verde e cores vivas. Caso não seja possível atingir a floração, vale a pena descobrir qual é o problema. Uma das flores caseiras mais populares e desejadas é o gerânio, e é uma pena que não floresça por muito tempo.
Características de floração
Plantas de gerânio que podem ser encontradas na natureza pertencem à família dicotiledônea, que pode ser dividido em 7 tribos:
- Gerânio;
- Pelargonium;
- Ácido;
- Embalmed;
- Limnanthes;
- Vmanieae;
- Wendtii.
O gerânio foi encontrado pela primeira vez na África do Sul, e é essa área que é considerada sua terra natal. Devido à sua aparência atraente, foi trazido para a Europa no século 16 e para a Rússia no século 18. Um longo período de floração é considerado uma virtude desta planta e mantém um interesse estável por ela. Você pode ver flores desde o final da primavera até meados do outono. Devido ao fato de o gerânio começar a ser cultivado como planta doméstica, surgiram novas variedades com características próprias.
- Zonal tem listras nas pétalas, que as dividem em certas zonas de diferentes tonalidades. Esta variedade é geralmente de cor branca, vermelha e rosa. A peculiaridade da espécie é que o período de floração é curto, mas o processo de aparecimento de novas flores é tão rápido que parece que o pelargônio não para de florescer.
- Perfumado difere de outras variedades na capacidade das folhas de emitir aroma. Pode ser muito diverso: hortelã, laranja, maçã, nozes e muito mais. A planta em si cresce pequena, tem uma copa compacta e folhagem pequena, floresce com flores lindas e brilhantes.
- Real considerada a mais bela de todas as variedades. A planta é alta, as folhas são recortadas nas bordas, as flores são grandes, podendo chegar a 15 cm de diâmetro. Uma característica da variedade é uma mancha escura localizada em cada pétala. O gerânio floresce de maneira muito bela e abundante, mas o período é curto e tem metade do tamanho das variedades usuais.
Esses são apenas alguns dos tipos de gerânios que podem ser encontrados agora. Cada opção tem suas próprias características de desenvolvimento e crescimento do arbusto em si, assim como o período de floração. No caso de chegar a hora do aparecimento dos botões e a flor não os soltar, então você precisa entender os motivos e eliminá-los a tempo.
Causas
Se houver flores de interior na divisão e o seu desenvolvimento estiver a decorrer correctamente, significa que o cuidado e as condições são totalmente adequados para as mesmas. Quando o gerânio não floresce, vale a pena entender o motivo para removê-lo rapidamente e permitir que a planta cresça plenamente e agrade aos olhos. Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos mais comuns.
- Falta de fertilizante necessário. O gerânio prefere suplementos de potássio e não precisa de orgânicos, por isso, na hora de escolher os fertilizantes, deve-se ter cuidado.
- Incumprimento das condições de rega. É importante introduzir corretamente a umidade no vaso, com excesso de umidade a planta se deteriora muito rapidamente. É mais fácil para uma flor ficar completamente sem água do que com excesso.
- Seleção incorreta do pote. Se você pegar um recipiente muito grande para gerânios, a presença de um coma terrestre significativo forçará o sistema radicular a crescer ativamente e o arbusto começará a se esticar para cima, esquecendo-se completamente da floração. Se não for possível comprar um pote adequado, você pode colocar vários arbustos em um recipiente para que eles ajudem uns aos outros.
- Sem recorte. Se a poda não for realizada a tempo, o gerânio pode não florescer. A flor cresce ativamente e em caso de engrossamento dá apenas folhagem, interrompendo completamente a floração. O momento ideal é primavera ou outono.
- Falta de luz. Pelargonium se refere a flores que gostam de luz e, se não receber a quantidade adequada de luz, ele se estende ativamente para cima para obter um raio extra do sol ou da lâmpada.
- Condições inadequadas de inverno. É importante reduzir a temperatura do ar para 16 graus, evitar correntes de ar, regar com uma pequena quantidade de água e iluminar a planta pelo menos 5 horas por dia.
Se o gerânio crescer normalmente, mas você não puder esperar para florescer, você deve prestar atenção a outros fatores.
- O solo... O solo para gerânios deve ser solto e fofo, no caso de solo argiloso, a planta não florescerá. O solo mais adequado para o pelargônio será a proporção de solo de jardim, areia e húmus em proporções de 2: 1: 1. O problema pode estar não apenas na composição do solo, mas também em sua densidade. Se você não transplantar a flor por muito tempo, o solo ficará comprimido e ficará impróprio para o desenvolvimento normal da planta. Pelo menos uma vez por ano, você precisa transplantar ou renovar a camada superficial do solo.
- Doenças... Se a flor estiver sã, verificar todos os fatores descritos ajudará a identificar o motivo da falta de floração. Se estamos falando de uma doença, é preciso prestar atenção à aparência do gerânio. Se suas folhas mudarem de cor, manchas, mofo ou flor branca, úlceras ou escoriações aparecerem, então há sinais claros da doença. Para combater uma doença adequadamente, é preciso entender sua natureza, pode ser bacteriana, viral, fúngica. O tratamento oportuno ajudará a salvar a flor e a atingir o crescimento e a floração normais.
Conhecendo todas as principais causas de problemas no processo de floração, poderá rapidamente estabelecer o problema e resolvê-lo, tendo alcançado um resultado positivo, e no futuro já não enfrentará situações semelhantes.
Solução de problemas
Se o cuidado com os gerânios for correto, mas não for possível conseguir a floração, então pode-se tentar medidas radicais para combater o problema. A terapia de choque é considerada uma das opções, em que se criam condições desfavoráveis para a flor que ameaçam a integridade e a saúde da planta. O objetivo é forçar a ativação do mecanismo biológico de procriação, para que o arbusto jogue fora a cor para obter as sementes em caso de morte da planta principal.
Vários métodos podem ser usados para realizar este tipo de estimulação:
- poda precoce e forte do arbusto, quando não mais do que dois olhos permanecem nele;
- condições frias o meio ambiente no inverno e a falta de rega adequada;
- transplante para o solo ou para uma varanda antes do tempo;
- aumento no conteúdo de iodo.
Para que o arbusto floresça de maneira estável e por muito tempo, você precisa conhecer algumas das características do gerânio.
Ela não gosta de ser movida e carregada para um novo lugar, principalmente quando isso acontece durante a floração. Pelargonium pode reagir de forma muito severa, perdendo a cor completamente devido a movimentos mínimos.
Para que o arbusto cresça e cresça normalmente, você precisa fazer tudo o que é necessário para isso.
- Organize a rega adequada, a umidade é introduzida apenas quando a camada superficial do solo está bem seca. Se a flor estiver no jardim, a rega depende do clima lá fora.Em dias nublados e chuvosos, não regue o arbusto mais de 2 vezes por semana. Para se certificar de que a rega é feita a tempo, pode observar a folhagem do gerânio. Em caso de rega excessiva, ele começará a murchar e enrolar, após o que a placa e a podridão podem aparecer nele. É importante ajustar a umidade introduzida no tempo, caso contrário, a bucha não pode ser salva.
- Corrija as leituras de temperatura. Se o quarto estiver a menos de 15 graus, o arbusto começará a "adormecer", o que é bastante normal no inverno, quando o pelargonium pode descansar e ganhar força, e na primavera crescerá e florescerá bem. Na estação quente, o regime de iluminação torna-se mais importante.
- Fornece luz. Para a formação dos botões, a flor precisa do sol, portanto, dentro de casa, o vaso deve ser colocado na janela sul, e no jardim o arbusto deve ser plantado em área bem iluminada, mas sombreada durante o calor do meio-dia. Se o tronco começa a perder folhagem, a flor não tem luz suficiente.
- Escolha o tamanho certo do pote - deve corresponder ao tamanho da flor, bem como solo de boa qualidade, leve e nutritivo.
- Não borrife gerânios. A flor da casa não precisa ser pulverizada, pois não gosta. A rega simples é suficiente para o crescimento normal do arbusto. O gerânio de jardim também prefere dispensar procedimentos adicionais de banho.
Se você criar as condições necessárias para o desenvolvimento dos gerânios e eliminar os problemas emergentes em tempo hábil, poderá obter uma planta boa e saudável que irá deliciá-la com uma floração exuberante por muito tempo.
Regras de acompanhamento de cuidados
Para que o gerânio possa crescer e florescer bem, deve ser cuidado ao longo do ano, conhecendo todas as características desta flor. O momento mais importante do desenvolvimento é o despertar da primavera, quando o arbusto está crescendo ativamente. Nesse ponto, você precisa ajudar a planta o máximo possível e aplicar fertilizantes minerais adequados. É importante que a quantidade de nitrogênio não seja superior a 11%, pois grandes quantidades contribuirão para o aparecimento de vegetação exclusivamente, sem floração.
Com a instalação de clima quente estável, a flor é transferida para um terreno aberto ou para uma varanda. Devido à diferença nos indicadores de temperatura do dia e da noite, a flor é ativada e passa a emitir um grande número de botões. Para uma floração abundante, vale a pena colher ou cortar as inflorescências que já murcharam.
A poda é outra etapa importante no desenvolvimento normal e no cuidado de uma planta. A normalização das verduras e o corte de caules velhos ajudam o arbusto a florescer, não se deve realizar essas atividades apenas com gerânios reais, pois a poda é muito estressante. O procedimento de retirada de partes desnecessárias da planta é feito no outono, e no final do inverno é preciso beliscar o arbusto, que futuramente permitirá que o gerânio floresça em abundância.
A planta pode ser podada no outono e na primavera e o procedimento será diferente. A poda de outono ficará assim:
- remova todas as inflorescências desbotadas, folhas murchas e caules;
- decida a forma do arbusto e remova todos os brotos desnecessários;
- remova brotos muito longos ou brotos sem folhas - é melhor cortar perto do nó inferior, se você deixar um toco próximo a ele, então um novo toco aparecerá a partir dele mais tarde;
- no processo de preparação para o inverno, vale a pena cortar o caule principal em um terço do comprimento;
- o procedimento de poda não é realizado no inverno, pois a planta está dormente.
Se você preparar adequadamente os gerânios no outono, eles hibernarão bem e crescerão ativamente na primavera, deliciando-se com a folhagem brilhante e a floração abundante.
Se falamos de poda primaveril, então é um acontecimento obrigatório, porque permite actualizar a vegetação e dar um impulso à formação dos talos das flores. Devido à poda da primavera, o período de floração é inibido por algumas semanas, mas como resultado, as flores ficam maiores e mais bonitas. Recomenda-se realizar essas atividades no final do inverno ou início da primavera.
Se o arbusto for grande, não se recomenda cortá-lo pesadamente, pois demorará muito para se recuperar, o que pode levar à completa falta de cor. Se o arbusto for jovem e pequeno, pode ser formado como você quiser, sem prejudicar o desenvolvimento. O principal critério para a poda será a presença de pelo menos duas gemas na planta.
Para criar condições ideais, a flor deve ser transplantada para um terreno aberto, para que seja mais fácil cuidar dela e as condições naturais contribuirão para o crescimento ativo e a floração. É muito fácil determinar o momento do transplante, o principal fator é a ausência de mudanças significativas de temperatura durante o dia ou à noite. No outono, vale a pena voltar a plantar o gerânio em vaso, cortando-o fortemente para que o arbusto comece a se preparar para o inverno. A organização de uma temperatura amena possibilitará que o pelargônio ganhe força no inverno e cresça ativamente com o início da primavera.
Quanto ao abandono durante a floração, deve ser o mais correcto possível para que este processo seja mais demorado. Água e alimentação, que são realizadas em tempo hábil, são importantes. Se você dedicar o máximo de tempo e atenção a uma flor, poderá entender facilmente como exatamente precisa cuidar dela.
- Se as folhas começarem a amarelar e cair, isso significa que a rega é insuficiente e precisa ser aumentada. Vale a pena avaliar a umidade e a temperatura do ambiente em que a flor está inserida e ajustar a quantidade de umidade introduzida.
- Se a folhagem começar a murchar e apodrecer, então este é um indicador de inundação excessiva da flor. A solução nessa situação seria parar de regar um pouco e colocar a panela ao sol.
- A borda da folhagem começa a ficar vermelha devido à exposição ao frio. A flor pode estar localizada muito perto do vidro no inverno, o que faz com que as folhas congelem. Vale a pena afastar o pote para proteger a coroa.
- A folhagem está diminuindo, caindo, expondo o caule, - todas estas são as razões da falta de luz. Você pode resolver o problema reorganizando o vaso no parapeito da janela, que é mais bem iluminado pelo sol.
As plantas de interior precisam de cuidados e manutenção e, ao recebê-las, podem desenvolver-se plenamente, deliciando os seus proprietários com um belo aspecto e uma floração maciça. Quaisquer desvios devem ser estudados e corrigidos, caso contrário a flor pode ser arruinada.
Para obter informações sobre por que os gerânios não florescem e o que fazer, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.