Como propagar gerânios corretamente?

Contente
  1. Características de reprodução
  2. Preparação
  3. Os caminhos
  4. Mais cuidados
  5. Possíveis problemas

O gerânio é provavelmente a planta mais conhecida desde a infância, que nunca para de surpreender, com tantas variedades, tipos e cores. Apesar disso, o gerânio é simples e despretensioso de cuidar, fácil de reproduzir em casa.

Características de reprodução

O gerânio é melhor propagado na primavera, quando todas as plantas, independentemente de serem internas ou externas, despertam da hibernação. O fluxo de seiva ativa começa, as horas de luz do dia aumentam e as flores começam a crescer facilmente. A melhor época para enxertia é março, abril. Estacas de gerânio enraizadas na primavera rapidamente constroem o sistema radicular e se deliciam com sua floração em cerca de um mês. Mesmo um florista novato será capaz de cultivar gerânios.

As flores da casa ou um caule tirado de um amigo geralmente criam raízes sem problemas.

Estacas malsucedidas podem ser compreendidas se forem feitas tentativas de enraizar plantas importadas.... Para transporte de longo prazo e floração ativa pré-venda, eles são saturados com produtos químicos especiais que tornam a planta quase estéril, incapaz de se reproduzir vegetativamente.

Ao cuidar gradualmente de tal planta, ela pode ser domesticada. Depois de cerca de um ano de casa, e não de cuidados industriais, pode-se tentar fazer sua reprodução.

Preparação

Antes de plantar as mudas de gerânios, recomenda-se repousar 2-3 horas em uma solução de "Heteroauxin" ou qualquer outro estimulador de crescimento. Dos remédios caseiros, o suco de aloe diluído 1: 1 tem sido usado com sucesso. Você pode usar "Kornevin" simplesmente mergulhando o final do corte em pó. As menores partículas grudam na superfície úmida do caule, sem sacudi-las, plante a estaca no solo preparado.

Para plantar um broto de gerânio sem raízes use um substrato de terra especial. É desejável que consista em turfa, terra folhosa e areia grossa... O recipiente com orifícios de drenagem é preenchido até 1/4 da altura com argila expandida e 2/4 com o substrato preparado. A terra está bem derramada com uma solução fraca de permanganato de potássio.

Aí, quando o excesso de água acabar na panela e a terra assentar um pouco, pode-se adicionar o substrato.

Colocamos o caule no solo úmido preparado, imergindo-o cerca de 2 centímetros. Assim, a ponta do apêndice ficará em um ambiente úmido, e o próprio caule estará em uma mistura de terra mais seca. Isso irá minimizar os riscos de decomposição na fase inicial de enraizamento. A terra precisa ser socada um pouco, borrifada com um pulverizador e coberta com um saco.

Os caminhos

O gerânio se reproduz de várias maneiras vegetativas. A reprodução por meio de estacas tem uma grande vantagem - a preservação de todas as qualidades maternas. Na primavera, isso acontece com bastante facilidade e rapidez.

Estacas

As estacas podem ser caule, raiz ou folha.

As folhas moles do gerânio geralmente não cortam, mas os caules e as raízes se adaptam bem a esse método.

Raiz

Durante o período de dormência, a planta-mãe é cuidadosamente desenterrada e retirada do solo. As partes acima do solo são removidas para que todas as forças da planta se concentrem no enraizamento. Em seguida, a planta é dividida, se necessário, você pode usar uma faca afiada. O corte é processado com uma solução de permanganato de potássio, você pode polvilhar com carvão.

Tronco

Se necessário, propague gerânios usando o método de estacas do caule, uma parte do caule com duas ou três gemas é usada. Normalmente, são usados ​​brotos alongados de um ano.

Um pré-requisito é que o tiro deve ser absolutamente saudável.

A incisão horizontal inferior é feita cerca de meio centímetro abaixo do rim. As folhas em um corte preparado podem ser cortadas ou removidas completamente.

Para a germinação de bebês de gerânio colhidos, é necessário pegar um substrato de terra solto com alto teor de areia de rio.

É aconselhável desinfetá-lo com soluções fungicidas antes do plantio para evitar possíveis infecções ou processos de putrefação.

Obviamente, é necessário criar condições ideais para a germinação - alta umidade, iluminação suficiente e indicadores de temperatura favoráveis.

O enraizamento será mais rápido se a tigela com o caule de gerânio for colocada em uma mini-estufa - um saco plástico ou uma jarra de vidro invertida.

Recomenda-se rega moderada, pois ainda não há raízes e o excesso de umidade pode causar acidificação do solo ou apodrecimento das estacas.

Se necessário, é necessário pulverizar as plantações, abrindo e arejando a estufa. Para um pouso bem-sucedido a céu aberto, é necessário esperar por uma temperatura amena estável, quando a ameaça de retorno das geadas tiver passado.

Embora o gerânio tolere facilmente o transplante e praticamente não adoeça, é correto plantá-lo pelo chamado "método de transbordo".

Folha

Para criar gerânios, você pode até usar uma folha. Este método raramente é usado, pois tem menos chance de sucesso, mas sujeito a todas as sutilezas agrotécnicas, tem o direito de ser usado por floristas que trabalham duro.

Só não se esqueça que a lâmina foliar deve estar obrigatoriamente com uma parte do caule de pelo menos 3 centímetros.

A folha usada para reprodução é melhor retirada de uma planta forte e saudável da parte inferior do caule. Antes do plantio, a folha deve estar saturada de umidade, por isso é colocada em um copo d'água por uma semana.

Para acelerar o processo, muitos adicionam hormônios vegetais à água.

Uma semana depois, a folha é colocada no substrato de barro com a alça para baixo, mergulhando-a com uma pequena parte da placa. O solo é ligeiramente amassado ao redor da folha de plantio, pulverizado e coberto com filme. Deve-se ter cuidado para que as bordas do vidro ou filme não toquem nos cortes. O recipiente de plantio é colocado em um local quente e com sombra. A cobertura de filme é regularmente removida para ventilação e pulverização.

Sementes

O gerânio se reproduz maravilhosamente por meio de sementes. Isso é fácil, rápido, até um iniciante pode lidar com isso. Com este método, ainda há uma, mas uma desvantagem significativa. Ao plantar com sementes, a natureza não garante a transferência de qualidades maternas, como, por exemplo, a variegação ou duplicidade da flor.

Portanto, quanto mais valiosa for a variedade de gerânio para você, quanto maiores forem suas características varietais, menos vantagens de usar o plantio de sementes.

Os benefícios da propagação de sementes de gerânios são vários fatores.

  • Facilidade e acessibilidade do método.
  • As sementes podem ser armazenadas por muito tempo sem prejuízo da germinação.
  • A capacidade de obter plantas saudáveis ​​sem vírus prejudiciais e doenças genéticas.
  • As plantas jovens possuem um poderoso sistema radicular, que não sofreu divisão e reprodução, o que proporciona altas qualidades que adaptam o gerânio às condições ambientais externas.
  • As sementes de gerânio compradas em lojas especializadas costumam ser um pouco mais caras do que em locais duvidosos da rua, mas com elas ganha-se confiança na qualidade e variedade das sementes. Além disso, na maioria das vezes já estão preparados para o plantio e não requerem desinfecção e imersão antes da semeadura.
  • O momento recomendado para semear sementes de gerânio é fevereiro e março. Depois, em meados do verão (início de julho), o gerânio vai deliciar-se com a sua floração abundante.
  • Quando semear em outras épocas do ano, pode exigir um pouco mais de esforço e tempo. É possível aumentar as horas de luz do dia devido à iluminação adicional com fitolâmpadas especiais.

Considere passo a passo o processo de propagação de sementes de gerânios.

  • É necessário atenção especial na compra de material de plantio - as sementes devem ser densas, secas e sem manchas.
  • Usando sementes secas ou germinadas para o plantio - cada método tem seus próprios prós e contras.

Se você não é um jardineiro preguiçoso e pode passar algum tempo ensopando e desinfetando o material de plantio, por que não fazer isso. Quanto mais energia gasta na planta, mais grata ela será.

Desinfecção por meia hora em solução de permanganato de potássio e imersão preliminar é tudo o que é necessário. Quando plantadas secas, as sementes germinarão um pouco mais tarde, em média, o tempo de germinação oscila em torno de 1,5-2 semanas.

  • Para garantir condições favoráveis ​​à germinação das sementes e ao crescimento do gerânio, é aconselhável utilizar um substrato nutritivo com alto teor de substâncias minerais e orgânicas. Solo leve e solto deve consistir em partes iguais de turfa, solo com folhas e areia grossa ou vermiculita.
  • Para semear gerânios, você pode usar quaisquer recipientes convenientes com orifícios de drenagem que permitem regular o teor de umidade do solo. Eles são preenchidos com solo, desinfetados com uma solução fraca de permanganato de potássio.
  • As sementes são distribuídas uniformemente pela superfície e cobertas com um pouco de terra. As colheitas são cobertas com vidro ou filme transparente.

O amadurecimento das sementes ocorrerá muito mais rápido se o recipiente for colocado em um local quente.

Após a germinação das mudas, o filme é retirado.

  • Durante a primeira semana, recomenda-se manter o vaso com plantas em baixas temperaturas, idealmente não mais que +20 graus Celsius, o que evitará que os brotos se estiquem. Em seguida, as mudas são colocadas em um local claro e quente, regularmente regado, pulverizado, fertilizado.
  • Conforme você cresce, resta apenas escolher um local adequado e plantar as mudas de gerânio resultantes.

Mais cuidados

Dependendo do momento do plantio e da variedade de gerânios, as mudas são plantadas no solo em sua casa de verão com 2 a 3 meses de idade. É necessário manter uma distância de cerca de 40-50 cm entre os orifícios.

Recomenda-se abrir covas para o plantio de mudas cultivadas com água morna e fertilizantes minerais complexos.

Com o transplante cuidadoso e a proteção de arbustos de gerânio jovens do sol ativo, correntes de ar, possíveis geadas, as plantas não terão problemas para enraizar e florescer durante todo o verão. Os cuidados posteriores praticamente não são diferentes de cuidar de outras flores de jardim.

Possíveis problemas

Listamos alguns dos problemas possíveis durante o cultivo de gerânios e sua reprodução, e os métodos de lidar com eles.

  • Se a temperatura for insuficiente, as sementes congelam e germinam mais tarde ou, em geral, podem não germinar.
  • Sem luz natural suficiente e iluminação fluorescente, os brotos de gerânio se esticam, tornam-se finos como folhas de grama, o que afeta negativamente sua viabilidade.
  • A rega inadequada pode destruir uma planta jovem. Com rega excessiva ou água estagnada, desenvolve-se uma doença, da qual você pode perder todas as plantações. Rega moderada, mas regular, orifícios de drenagem no recipiente de plantação e uma camada de argila fina expandida no fundo ajudará a evitar o aparecimento de uma perna preta.
  • O gerânio não floresce com excesso de fertilizantes, altas temperaturas acima de +30 graus Celsius e falta de umidade.
  • As possíveis doenças fúngicas manifestam-se por manchas de vários tamanhos nas folhas, amarelecimento, letargia e apodrecimento do caule. A podridão do caule ou da raiz é causada por fungos que vivem no solo, portanto, é altamente recomendável que a desinfecção preventiva seja realizada durante o corte e plantio de mudas no solo.

Rega regular, drenagem e afrouxamento do solo, destruição de restos de plantas no local - essas medidas irão prevenir muitas doenças.

  • Uma planta enfraquecida com folhas deformadas ou enrugadas sinaliza um perigo existente - pragas (ácaros, pulgões, moscas brancas). As larvas e os insetos adultos ferem as plantas sugando os sucos das folhas, botões e caules da planta. Gerânios capturados por pragas estão morrendo lentamente.

Ações de resgate ativo: destruição dos próprios insetos e áreas danificadas da planta, tratamento com preparações inseticidas.

  • As folhas inferiores ficam amarelas e morrem - provavelmente, o gerânio sofre com o ar seco, falta de umidade ou minerais. Quando as folhas ficam amarelas em toda a planta, são sinais de uma doença bacteriana que deve ser combatida.
    • A planta cresce mal, não tem cor, não se desenvolve. Muito provavelmente, isso é o resultado de uma combinação de condições desfavoráveis, possivelmente um substrato de terra inadequado e plantio. Se houver falta de nitrogênio, acidez inadequada ou contaminação do solo, recomenda-se transplantar a planta para local mais adequado.

    No próximo vídeo, você encontrará dicas para enraizar gerânios varietais.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário