Como podar gerânios para uma flor exuberante?

Contente
  1. Por que você precisa de poda?
  2. A hora certa
  3. Instruções passo a passo
  4. Mais cuidados
  5. Erros freqüentes

O gerânio é uma planta de casa muito comum encontrada nos peitoris das janelas de muitos apartamentos e casas. Seu delicado esquema de cores é capaz de complementar qualquer estilo de ambiente. Os floristas demonstram especial interesse pelo gerânio, sabendo de sua despretensão. Mas mesmo a ausência de um caráter caprichoso não significa que a planta não precise de cuidados adequados. Um passo importante para manter a beleza do ambiente é a poda. Este procedimento requer atenção especial do dono da planta, que deseja ter um arbusto viçoso e florido.

Por que você precisa de poda?

Cultivadores de flores experientes e proprietários de grandes parcelas de jardim são freqüentemente encontrados com pelargônio, embora para a maioria das pessoas seja conhecido como gerânio de interior. No ambiente botânico, o pelargonium é classificado como uma família do gerânio, embora seja um gênero separado. Os criadores dizem que gerânio e pelargônio são palavras sinônimos.

Para cada agricultor, a poda de plantas é uma rotina padrão de cuidados com as flores. Esta ação é projetada para remover hastes velhas e encurtar os brotos longos. Um procedimento bem executado permite que a planta forme novos caules de flores exuberantes, além de adquirir uma forma incrivelmente bela.

Se você negligenciar o procedimento de poda, as folhas localizadas na parte inferior da planta cairão. Os galhos do arbusto ficarão nus e a própria flor perderá sua beleza natural.

Uma característica distintiva do gerânio é a presença de botões "dormentes", localizados em quase todos os laços nodais. Sem ajuda humana, eles não são capazes de brotar. Portanto, o procedimento de poda irá despertar os botões congelados, após o que eles podem dar brotos jovens.

Além da formação de pedúnculos e do crescimento de brotos, o procedimento de poda tem efeitos especiais concomitantes:

  • um procedimento realizado em tempo oportuno estimula a planta para uma floração longa e abundante;
  • a flor assume uma forma uniforme em miniatura;
  • o processo metabólico é acelerado;
  • a poda oportuna permite que os gerânios se sintam melhor no inverno;
  • a planta melhorou a aeração, aumentou a sensibilidade à luz;
  • um procedimento de poda bem executado é uma ação preventiva em caso de doenças em uma flor.

Realizando o procedimento de poda de gerânios, o florista poderá obter diversos materiais de plantio na forma de mudas jovens, que posteriormente podem ser cultivadas em arbustos independentes.

Grandes gerânios após o procedimento de poda direcionarão todas as forças disponíveis para o crescimento de novas folhas e caules. Por esta razão, as inflorescências aparecerão tarde demais ou não aparecerão. Para evitar tal situação, o produtor precisa encurtar apenas galhos doentes e alongados, sem folhas em arbustos grandes.

Em casos raros, o florista pode não ter tempo para realizar o procedimento de poda, respectivamente, o arbusto perderá seu aspecto limpo e os brotos novos começarão a se assemelhar ao caule de uma flor adulta. A poda de várias mudas do alto do arbusto ajudará a corrigir a situação e a rejuvenescer o gerânio.

Para que o gerânio fique fofinho e cresça mais espesso, o procedimento de poda terá que ser feito várias vezes ao ano.

A hora certa

Podando gerânios em primeiro lugar depende do objetivo perseguido pelo florista.

  • Primavera, também é a principal. O objetivo principal do procedimento é obter uma flor exuberante e formar um arbusto uniforme e limpo. O procedimento deve ser realizado imediatamente após a transição da planta do período dormente para a restauração da vitalidade. Na maioria das vezes, isso acontece com o início da última semana de fevereiro e até meados de março, mais precisamente, antes do início da estação de crescimento. Após a poda na primavera, o gerânio começa a florescer um pouco mais tarde do que a natureza sugere. No entanto, o período de floração dura muito mais, e o tamanho e o número de flores aumentam significativamente.
  • Outono. Este procedimento de poda ocorre após o desbotamento do gerânio. O procedimento é realizado em meados do outono, preparando a flor para o descanso de inverno. Folhas secas e amareladas são cortadas de sua parte superior, o que afetará posteriormente a forma decorativa. As partes alongadas do caule são cortadas na área do nó da folha principal. Se o produtor deseja que o talo alongado cortado dê frutos no futuro, um corte deve ser feito acima do botão nodal. O caule principal da planta é encurtado em um terço.
  • Cobertura. Esse procedimento é feito quase em qualquer época do ano, exceto no período de inverno, pois com o início do frio a planta não pode ser perturbada. Muitas vezes, com a chegada do inverno, por falta de luz, o caule principal do gerânio estende-se em altura. E isso afeta negativamente a aparência da planta. É estritamente proibido cortar um caule alongado no inverno, já que na estação fria a planta tem uma atitude muito negativa a tais efeitos.

Os cultivadores inexperientes que acabaram de trazer várias flores para o jardim afirmam que é possível cortar ou podar os gerânios em janeiro. Mesmo apesar de a planta ser interior e acostumada a habitats quentes, os meses de inverno para ela são tempos de descanso e sono. E na primavera, o produtor precisará começar a processar o arbusto.

É melhor não violar o tempo de poda de gerânios, caso contrário a planta perderá sua forma, beleza e saúde.

Instruções passo a passo

O gerânio é uma planta despretensiosa, mas requer algum preparo antes do procedimento de poda. Parece aos cultivadores de flores novatos que é extremamente inconveniente realizar esses procedimentos em casa. Na verdade, cortar uma flor em um apartamento é muito mais fácil do que em uma casa particular, pois todos os acessórios necessários estão à mão.

Além da flor em si, o equipamento utilizado passa por um procedimento especial de preparação.

  • Os caules do gerânio devem ser limpos de placas de folhas amareladas e murchas.
  • As ferramentas de poda devem ser desinfetadas com água fervente, álcool isopropílico ou um produto especial adquirido em uma floricultura. Uma faca de escritório com lâmina fina e afiada é a mais adequada para o procedimento. Nesse caso, não se deve usar tesouras, pois as pontas da ferramenta podem danificar o caule e desestruturar o tecido da planta.

Para obter uma forma decorativa elegante, o gerânio deve ser cortado imediatamente após o plantio. Ao mesmo tempo, não se esqueça de realizar os procedimentos de processamento de outono e primavera, bem como apertar em tempo hábil.

Os criadores observam que os brotos jovens devem ser pinçados para estimular seu crescimento.

Além disso, propõe-se que você se familiarize com o processo de pinçamento detalhado, o que permite que você crie uma aparência decorativa:

  • duas semanas após o plantio, o botão superior deve ser fixado em um broto jovem;
  • as hastes superiores devem ser removidas após o aparecimento de três ou quatro nós folhosos sobre elas;
  • para evitar os extensos matagais de folhas, o primeiro passo é cortar os rebentos que crescem no interior do arbusto;
  • depois que a bucha adquiriu a forma necessária, o procedimento de pinçamento deve ser interrompido.

Se o gerânio cresceu de um corte separado, a planta deve ser beliscada ao nível da décima folha.Um rebento jovem, crescido a partir de uma semente, é pinçado ao nível da oitava folha. E o mais importante, lembre-se de que qualquer tipo de poda deve buscar um determinado resultado, por exemplo, obter uma bola de floração. Nesse caso, a estimulação das hastes laterais não será suficiente, será necessária a retirada regular dos ramos que prejudicam o aspecto e a forma da planta.

Você também precisa de um controle constante sobre o topo da flor, se necessário, vale a pena cortar os brotos.

Depois de se familiarizar com o procedimento de pinçamento e suas características, você pode prosseguir com o estudo passo a passo das instruções de poda, cujo objetivo é obter uma flor exuberante.

  • Para evitar o aumento da densidade e o surgimento de novos brotos, você precisará usar uma ferramenta afiada e cortar as hastes sobre o nó da folha olhando para fora do arbusto.
  • Para que o caule não fique descoberto, o caule é cortado sobre a lâmina foliar.
  • Os caules que crescem dentro do arbusto são cuidadosamente cortados com uma lâmina afiada.
  • Para que o gerânio direcione todas as suas forças para a formação dos caules principais, é necessário beliscar a parte da raiz dos brotos.
  • Os caules entrelaçados devem ser cortados. O mesmo se aplica aos processos doentios e nus.
  • Os caules saudáveis ​​são cortados ao nível do quinto nó da folha.
  • Os brotos principais são cortados em um terço do comprimento total.
  • Para evitar que a planta cortada adoeça, os locais cortados devem ser tratados com uma solução de carvão ativado.
  • Após o procedimento de poda, é importante alimentar os gerânios com fertilizantes contendo nitrogênio.

O princípio de beliscar também ajuda a aumentar a floração e a criar uma aparência exuberante. Embora após vários procedimentos, a bucha pode adquirir uma densidade aumentada e uma forma muito ampla, que difere em muitos aspectos da desejada.

Floristas experientes desenvolvem esquemas de antemão para o design da aparência decorativa de gerânios. A partir da ideia, a planta é pinçada e os caules cortados de acordo com a imagem pretendida.

Mais cuidados

Para consolidar o resultado, após o procedimento de poda, os gerânios devem ser transferidos para uma sala fria. O epicentro e as áreas das fatias devem ser tratados com um desinfetante especial e agente cicatrizante. Na ausência de tal, é usado carvão ativado triturado ou canela.

O corte do gerânio não requer cuidados e atenção especiais. É o suficiente para reduzir o número de regas e pulverizações. Caso contrário, a flor não tolerará alta umidade e morrerá. A iluminação da planta cortada deve ser difusa. Uma flor que acaba de cortar seus caules quer receber uma pequena quantidade de luz solar, mas não raios diretos. Em caso de tempo nublado, o gerânio deve ser colocado sob uma lâmpada artificial.

Após a poda, os gerânios devem ser alimentados com fertilizantes para que a planta ganhe força e cresça mais forte.

Os produtores devem saber que a poda da primavera é estressante para os gerânios. Por isso, após o término do procedimento, a planta deve ser deixada sozinha, com cuidados especiais. O tempo de descanso para uma flor cortada é de duas semanas. Durante este período, a sala onde fica o vaso de gerânios deve ter uma temperatura e umidade de flores aceitáveis.

A sala deve ser ventilada em tempo hábil, caso contrário, o sistema radicular começará a apodrecer e a própria flor morrerá.

Erros freqüentes

O procedimento de poda de gerânios não é difícil de realizar. Sujeito a todas as regras e sequência passo a passo, o resultado vai superar todas as expectativas. No entanto, jardineiros novatos que se deparam com o cuidado de gerânios pela primeira vez podem fazer a coisa errada, por causa da qual o arbusto morre.

Abaixo está uma lista dos erros mais comuns frequentemente encontrados ao podar gerânios.

  • Se a maior parte da vida do gerânio se passa ao ar livre - na varanda ou na janela - antes da poda de outono, a flor deve ficar algum tempo em casa.O próprio procedimento de poda é considerado um estresse significativo para os gerânios e, além disso, uma mudança brusca no clima e no meio ambiente. A flor deve se aclimatar depois de ser transferida do vaso para o quarto e, depois de alguns dias, ela suportará os procedimentos prescritos. Os cultivadores novatos negligenciam esse conselho e, imediatamente após trazerem a flor para a sala, eles começam a cortá-la. As consequências da falta de paciência humana serão o amarelecimento da flor, que é extremamente difícil de curar.
  • Antes de iniciar o aparamento, todos os instrumentos destinados ao procedimento devem passar por várias etapas de desinfecção. Após o trabalho, o equipamento de corte também passa por um procedimento especial de limpeza. Todo item relacionado à floricultura deve ser secado antes e depois dos procedimentos. Ignorando esse conselho, o florista pode introduzir uma infecção na ferida cortada do gerânio, após a qual a planta adoece e pode morrer.
  • Quase todos os cultivadores novatos, tendo realizado a poda máxima de gerânios no outono, colocam um vaso com uma flor na janela e aumentam várias vezes o número de regas, acreditando que o habitat natural será capaz de distribuir uniformemente a umidade entre as flores e a composição do solo. O resultado final dessas ações será a decadência do sistema radicular do gerânio, em termos científicos, a planta vai pegar a doença da perna preta. A rega da planta cortada deve ser feita com pouca frequência e em pequenas quantidades. A evaporação excessiva de umidade da parte superior da camada de solo deve ser excluída.

Ao ouvir as instruções, qualquer florista pode cultivar o maior, mais belo e denso arbusto de gerânio de seu jardim. E se a flor crescer mais de uma, no verão você pode fazer uma composição fabulosa no jardim.

Você pode descobrir quando e como transplantar gerânios corretamente assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário