Iodo para gerânio (pelargônio): para que serve e como usá-lo?
Antes de falar sobre como a alimentação de gerânio com iodo afeta o florescimento de uma planta, você deve entender o nome das flores. A grande maioria dos jardineiros amadores não considera necessário mergulhar na botânica, por isso muitas vezes acredita-se que o gerânio e o pelargônio são a mesma flor.
Acredita-se que pelargonium é um nome científico e gerânio é um nome familiar. Daí a confusão.
Semelhanças e diferenças de espécies
Ambas as flores são atribuídas à família Geraniev. O número total de espécies estudadas é de cerca de oitocentas. Exteriormente, as flores são muito semelhantes, no entanto, os estudos mostraram diferenças óbvias. A principal evidência é a impossibilidade de travessia. A maior diferença está nas áreas de crescimento das plantas. Pelargonium é uma flor que ama o calor, é confortável nas terras do sul e em apartamentos aconchegantes. O gerânio é mais resistente ao frio e despretensioso, capaz de crescer a baixas temperaturas em florestas e prados do hemisfério norte. Cresce bem em jardins e parques, não necessita de abrigo para o inverno.
Os caules e as folhas das plantas são iguais, mas as flores são diferentes.
Nos gerânios, são formados por cinco ou oito pétalas únicas, raramente se agrupando em inflorescências. Pelargonium se distingue pela corola da flor: duas pétalas maiores projetam-se para cima, três pequenas estão abaixo. As próprias flores são formadas em grandes inflorescências. Também existem diferenças de cor. Por exemplo, o gerânio nunca é escarlate e o pelargônio não pode ter tons azulados.
Portanto, o gerânio é uma planta de jardim, o pelargonium é uma planta de interior. Como o primeiro nome é usado com mais frequência, também não iremos nos desviar dele. Será sobre uma flor de interior, embora possamos chamá-la de "nomes".
Como cuidar?
As flores da casa são ótimas, mas as plantas precisam de cuidados adequados para uma floração abundante. Os gerânios precisam ser regados regularmente e fertilizados periodicamente. A planta irá deliciá-lo com um verde vivo, uma floração exuberante e um aroma delicado, se o seu proprietário cumprir uma série de condições simples.
O local escolhido para o pelargônio deve ser quente e leve. O peitoril da janela no lado sudoeste ficará certo. É melhor garantir que em tempo quente a luz solar direta não incida sobre a flor, não queime a folhagem e as pétalas delicadas. Além disso, o pelargonium requer espaço, portanto os vasos vizinhos com flores de interior devem ser colocados a alguma distância dele.
Os potes de gerânio são escolhidos de tamanho médio com orifícios no fundo. Primeiro, a drenagem é colocada no recipiente de plantio. Um solo constituído de turfa, areia e solo de jardim é despejado em uma espessa camada de drenagem. Um recesso é feito no solo umedecido, no qual o sistema radicular da flor é colocado e comprimido com força. A rega é realizada com mais frequência no verão, com menos frequência no inverno.... O solo na panela não deve secar. O excesso de umidade também é contra-indicado.
Para melhor passagem do oxigênio, é realizado o afrouxamento.
Para que a planta receba as substâncias necessárias, ela deve ser fertilizada. No inverno, como regra, nenhuma alimentação é feita. A primavera e o verão são outra questão.
Neste momento, é recomendado saturar a flor com elementos úteis:
- na primavera - a cada duas semanas;
- no verão e no outono - uma vez por mês.
O gerânio não percebe matéria orgânica. Ela precisa de fertilizantes minerais. Durante o período de crescimento ativo e floração, a planta necessita de elementos como flúor, potássio e nitrogênio. Na primavera, os três componentes são introduzidos na proporção de 1: 1: 1 e, posteriormente, quando o gerânio está para florescer, a quantidade de nitrogênio é reduzida.
Existem curativos minerais prontos à venda, que devem ser usados.
Com muita atenção à planta, você pode determinar quando ele precisa de ajuda. Com a falta de nutrientes, os botões não se amarram. O gerânio "pedirá" para alimentar a cor de suas folhas. Baixo crescimento, letargia, perda de brilho ou exposição do caule são sintomas de falta de minerais no solo.
Sujeito ao regime de temperatura (não superior a + 26 no verão e não inferior a + 12 graus no inverno), rega e fertilização oportuna, a flor cresce e se desenvolve bem. Quanto à floração abundante, então existem alguns truques que estamos prontos para compartilhar.
Para que serve o iodo?
O número de flores aumentará se você alimentar a planta com sulfato de magnésio algumas vezes durante o verão. Mas a maioria dos produtores escolhe um método diferente. Eles misturam dois ingredientes: iodo comprado em farmácia comum e peróxido de hidrogênio.
Uma solução de três elementos (o terceiro é água) enfraquecida ou sem vontade de florescer gerânios é regada uma vez a cada 7 dias.
A solução descrita é muito útil para uma flor de interior. Ele fortalece o sistema radicular significativamente. Raízes fortes fornecem nutrição à planta, que é imediatamente visível: as folhas ficam maiores, a cor fica mais brilhante.
É impossível não notar como a aparência da flor muda:
- suas cores estão saturadas;
- o aparecimento de ovários é acelerado;
- o número de botões aumenta;
- as flores são aumentadas;
- o período de floração é estendido.
Como a verdadeira "água viva", a mistura faz maravilhas. Ele destrói as bactérias que aparecem na planta, ajuda a combater doenças, protege o sistema radicular da decomposição. A flor fertilizada com transformados de iodo, mostra todas as suas vantagens, todo o brilho das cores, toda a ternura e irresistibilidade.
Não vale a pena usar esse fertilizante com muita frequência. Se a planta estiver indo bem, você pode se contentar com a rega usual.
Como preparar a solução?
Para a preparação da fórmula nutricional precisaria:
- peróxido de hidrogênio (você não precisa estocar a composição, ele certamente será encontrado no seu armário de remédios);
- iodo;
- água sedimentada à temperatura ambiente;
- seringa ou pipeta para determinação precisa dos constituintes;
- recipiente com tampa para misturar os componentes.
A necessidade de água é de 1 litro, de iodo - 0,6 ml e de peróxido de hidrogênio - 1 ml.
As proporções não podem ser violadas! Uma superabundância de ingredientes só prejudica a flor.
Na ausência de um instrumento graduado (béquer, seringa, pipeta), a dose pode ser determinada em gotas. Existem 23 gotas em 1 ml de peróxido de hidrogênio e 48 gotas em 1 ml de iodo. Por meio de cálculos simples, obtemos o número necessário de gotas de iodo 48 x 0,6: 1 = 28,8 gotas.
Ingredientes medidos corretamente devem ser bem misturados até que uma mistura homogênea seja obtida. Se o iodo for usado sem peróxido de hidrogênio, apenas uma gota será necessária por litro de água. É muito importante não apenas regar a flor com uma solução nutritiva, mas fazê-lo da maneira certa. Caso contrário, você pode causar danos significativos à planta.
É fácil lembrar as regras. Primeiro, as folhas secas inferiores são removidas da planta, o acesso ao solo é liberado. A segunda etapa é a preparação da solução nutritiva. Depois disso, a terra é solta e completamente umedecida. O umedecimento completo não se destina a ser borrifado com grande volume de água, mas na expectativa da completa absorção do líquido derramado.
Após a preparação completa do solo, o adubo de cobertura é introduzido a partir de uma solução de iodo e peróxido de hidrogênio. A dose da solução por planta não é superior a 50 ml. Se a solução for derramada em solo seco, as raízes da flor serão danificadas. Eles vão literalmente queimar com a "bebida" cáustica.
A rega deve ser feita com cuidado, excluindo gotas da solução que caem nas folhas. Se, no entanto, algumas gotas caírem na vegetação verde, devem ser enxugadas imediatamente com um pano macio ou guardanapo. E então é aconselhável enxaguar a folha com água. As folhas não tratadas secam e caem.
O cumprimento das regras de rega e a dosagem exata da solução farão do seu gerânio a mais bela planta de interior.
O próximo vídeo explica por que os gerânios precisam de iodo.
O comentário foi enviado com sucesso.