Como plantar e cultivar gerânios a partir de sementes?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Quando semear?
  3. Preparação
  4. Métodos de plantio
  5. Como cuidar das mudas?
  6. Quando mergulhar?
  7. Dicas de florista

Apesar da grande variedade de floriculturas e do exotismo abundante, o peitoril da janela com gerânios em flor ainda evoca afeto. A casa da infância imediatamente vem à mente. Flores regando a avó ou a mãe. O cheiro incomparável das folhas esfregadas nas mãos.

Entre os cultivadores amadores de flores, é comum a crença de que gerânio e pelargônio são sinônimos, nomes de uma mesma planta. Na verdade, são duas espécies completamente diferentes, com algumas características comuns. De acordo com a classificação botânica, ambos pertencem à família Geraniev.

Peculiaridades

Geranium é uma planta perene resistente ao frio ao ar livre. O nome vem da palavra grega que significa "guindaste" na tradução, já que os frutos maduros têm o formato do bico de um guindaste.

Cresce em climas temperados, em países europeus e nos Estados Unidos da América. As folhas são pinadas e em forma de dedo, recortadas, de várias formas. A floração é bastante modesta, com duas ou três flores em pedúnculos altos. No território da Federação Russa, existem cerca de quarenta variedades desta planta.

As variedades cultivadas podem crescer sem transplantar, sem perder suas propriedades decorativas, de 8 a 15 anos em um só lugar. Espécies de Terry foram criadas, bem como com folhas amareladas e avermelhadas no outono. Ao contrário dos gerânios, o pelargônio é termofílico.

O nome da planta também está associado ao formato alongado do fruto, semelhante ao bico de uma garça. Só que neste caso já é uma palavra latina.

Em casa, na África do Sul, os pelargoniums são arbustos ou gramíneas perenes. Nas condições climáticas da Rússia Central e do Norte da Rússia, é mais frequentemente cultivado em vasos internos ou como jardim anual, por meio de mudas. As folhas do Pelargonium são ligeiramente dissecadas, em forma de dedo, perenes. Floresce abundantemente e com muita beleza: flores de médio e grande porte, de grande variedade de cores, reunidas em grandes inflorescências em forma de guarda-chuva exuberantes.

Estas são as principais diferenças entre pelargônio e gerânio. Mas, como o nome "gerânio" é mais familiar e difundido, ele será usado no futuro para se referir a ambas as plantas. Em geral, ambos são despretensiosos, não requerem cuidados especiais e até mesmo o florista novato mais inexperiente pode cultivá-los facilmente. Propaga-se dividindo o mato, mudas, bem como semeadura, que você pode comprar em floriculturas ou tentar conseguir em casa.

Quando semear?

Em primeiro lugar, é preciso atentar para o fato de que as sementes de gerânio devem ser viáveis, de alta qualidade, obtidas de planta sã. Mesmo com uma floração boa e abundante, os gerânios na sala podem não produzir sementes, a polinização é essencial aqui. Para fazer isso, os vasos são colocados em uma varanda aberta, terraço ou apenas no jardim.

Se isso não for possível, você pode “trabalhar como uma abelha”, ou seja, transferir o pólen de uma flor para outra usando uma escova macia. Após o final da floração, uma cápsula de semente se formará. Quando está totalmente maduro e seco, o material de plantio é removido. Você pode cultivar mudas na sala em qualquer estação, no entanto, as melhores datas de plantio são na primavera, quando o dia começa a aumentar. No inverno, as plantas jovens precisam ser iluminadas.

Gerânios de jardim perenes de várias espécies requerem o plantio na primavera por meio de mudas ou semeadura diretamente no solo.O período de floração é variado. Por exemplo, o gerânio georgiano pode ser visto em toda a sua glória em meados de junho, por 40-45 dias.

Os dias favoráveis ​​para a semeadura são determinados pelo calendário lunar.

Preparação

Antes de abordar a semeadura diretamente, algum trabalho preparatório precisa ser feito.

  • Classificação de sementes. Sementes pequenas, achatadas e danificadas com uma cor incomum são descartadas. As sementes maduras devem ser bastante grandes, alongadas, de cor marrom, com uma superfície densa de couro, sem manchas ou danos.
  • Escarificação. Isso é arranhar a superfície da casca da semente com algum instrumento afiado (por exemplo, uma lima, uma lixa de unha ou pelo menos uma lixa). Tudo deve ser feito com muito cuidado, retire apenas a camada superior, tentando não danificar a semente. Este procedimento é necessário para o surgimento mais rápido dos brotos. Se você negligenciar isso, as mudas só podem aparecer depois de dois a três meses.
  • Preparação do solo. Os terrenos para o plantio de gerânios podem ser adquiridos em loja especializada, mas é melhor prepará-los você mesmo. Não há nada de complicado nisso. Você precisará pegar duas partes de solo com grama e uma de cada uma de areia de rio peneirada e turfa de alta qualidade. Misture tudo bem e leve ao forno pré-aquecido por três a cinco minutos. Você também pode derramar o solo com água quente com manganês ou usar biofungicidas modernos (preparar de acordo com as instruções da embalagem).
  • Desinfecção de material de plantio. Na maioria das vezes, é aconselhável usar uma solução rosa de permanganato de potássio para as sementes, mas muitos preferem mergulhá-los por 15-20 minutos em peróxido de hidrogênio comum ou também tomar fungicidas (para plantas de interior).
  • Absorver. As sementes desinfetadas são derramadas com água em temperatura ambiente e deixadas por duas a três horas para inchar.

Métodos de plantio

É melhor plantar sementes de gerânio em recipientes planos, com cerca de 4-5 centímetros de altura. Para isso, é bom preparar recipientes para alimentos transparentes com tampa.

O recipiente é enchido com terra, não atingindo a borda de um centímetro e meio, socado um pouco à mão, nivelado. Em seguida, com um pedaço de pau ou dedo, faça pequenos entalhes a uma distância de 4-5 centímetros um do outro. As sementes são colocadas nos buracos e polvilhadas com uma fina camada de terra. Compacte ligeiramente e hidrate com um pulverizador.

É necessário manter uma temperatura e umidade constantes das colheitas, para fornecer ventilação de ar. Para isso, o recipiente é coberto com uma tampa ou filme plástico, onde são feitos pequenos orifícios.

Para que os brotos apareçam mais cedo, você pode usar um método simples - germinação em papel higiênico. As sementes processadas e embebidas são colocadas sobre uma tira de papel úmida, colocada em um recipiente com tampa e colocada em um local aquecido. Assim que eclodem os brotos brancos, as sementes são cuidadosamente plantadas no solo, tentando não danificar. Além disso, para endurecimento e melhor crescimento, as safras podem ser mantidas na geladeira por 7 a 10 dias.

É conveniente cultivar gerânios usando pastilhas de turfa. Neste caso, a planta não será danificada quando transplantada para um vaso maior, o sistema radicular se desenvolve sem danos. É melhor comprar comprimidos pequenos. Para preparar as pastilhas para o plantio, elas precisam ser embebidas, para isso, os produtos são colocados em uma tigela grande e funda (considerando que quando incham, aumentam de tamanho em cerca de seis vezes) e despejados com água morna.

Assim que a turfa fica encharcada, são feitas depressões nas pastilhas e as sementes são plantadas, borrifando-se com terra ou turfa. Deve ser lembrado que você não pode manter as plantações até que os brotos apareçam no parapeito da janela, especialmente sob o sol forte.

No entanto, a temperatura ambiente não deve cair abaixo de 20-22 graus.

Como cuidar das mudas?

Para obter plantas saudáveis ​​e bonitas, você precisa cultivar boas mudas.Primeiro, as sementes devem ser germinadas, esperar que os brotos apareçam. Em seguida, a tampa é retirada do recipiente e colocada em local bem iluminado e aquecido. A rega oportuna é organizada, uma vez que as plantas jovens podem morrer rapidamente por falta de umidade. Você pode regar borrifando ou com uma colher de chá embaixo de cada arbusto. Ao mesmo tempo, deve-se evitar a estagnação da água, o que leva à decomposição e morte das mudas.

Além disso, a terra deve ser afrouxada periodicamente para fornecer acesso de ar às raízes. Claro, isso deve ser feito com muito cuidado. A cobertura em uma idade tão jovem de mudas ainda não é necessária, uma vez que o solo tem o suprimento necessário de nutrientes.

Quando mergulhar?

Depois que as mudas jovens têm dois pares de folhas reais, não cotiledonares, você pode começar a transplantá-las para vasos separados, com cerca de 10 centímetros de diâmetro e 12-15 centímetros de altura.

A colheita de mudas é uma operação muito importante. O principal é não perder o momento certo e separar as plantas até que suas raízes se entrelacem. Separe com um garfo, colher de chá ou espátula pequena para cuidar das flores de interior. Água abundantemente antes de iniciar o trabalho.

No fundo de cada vaso, é colocada a argila expandida (perlita, vermiculita) com uma camada de um e meio a dois centímetros, para drenagem. Em seguida, ele é preenchido com solo até dois terços do volume, uma muda escavada é colocada no meio e a terra é cuidadosamente derramada até a altura desejada. Pressione levemente com os dedos, aperte. Regue um pouco, na borda da panela, para não borrar o caroço de terra.

Nos primeiros dias, as mudas cortadas precisam ser protegidas da luz solar direta. No futuro, ele se sentirá bem sob a luz forte, nas janelas do sul. Gerânios bem plantados germinam rapidamente e parecem saudáveis. Para que no futuro os arbustos não se estiquem e agradem com abundância de flores, aperte as pontas à medida que crescem.

Separadamente, deve-se dizer sobre as mudas de variedades de rua: as mudas precisam ser endurecidas, mantidas em local fresco, mas bem iluminado, antes do plantio no solo. Se possível, é recomendável transplantá-lo para um viveiro ou estufa.

Dicas de florista

Embora o gerânio seja uma planta não caprichosa, ele se reproduz bem, cresce e floresce com o mínimo de cuidado; a princípio, as mudas requerem maior atenção.

    Aqui estão algumas dicas e segredos de floristas experientes.

    • Compre sementes de produtores confiáveis, não seja fisgado por anúncios brilhantes e tentadores e não busque o preço baixo.
    • A composição do solo de armazenamento não deve conter muitos minerais - isso é prejudicial ao gerânio. Ao fazer a mistura em casa, respeite as proporções recomendadas (duas partes de terra e uma de areia e turfa cada).
    • Desinfete o solo e o material de plantio.
    • Dimensione as sementes para acelerar a germinação.
    • Após a semeadura, cubra o recipiente com filme, observe rigorosamente o regime de temperatura e monitore a umidade. Regue com cuidado, com um borrifador, tente não exagerar. Certifique-se de proteger o recipiente da exposição direta ao sol.
    • Assim que aparecerem os primeiros brotos, retire o filme, coloque o recipiente no parapeito da janela.
    • Ao plantar no outono e inverno, aplique luz artificial para aumentar as horas de luz do dia.
    • Mergulhe quando a planta tiver pelo menos duas folhas verdadeiras.
    • Plante gerânios em pequenos vasos com orifícios de drenagem; certifique-se de colocar uma camada de argila expandida no fundo.
    • Aperte o topo sobre 5-6 folhas, para que a planta fique mais exuberante.
    • Tempere os gerânios de rua antes de plantá-los em terreno aberto, expondo-os ao ar fresco.
    • Variedades de interior não gostam de vasos grandes e não florescem até que as raízes preencham toda a bola de terra. Portanto, é melhor replantá-los com pouca frequência.

    Seguindo essas recomendações simples, você pode cultivar gerânios a partir de sementes e desfrutar da beleza de sua floração o ano todo.

    Para informações sobre como semear gerânios a partir de sementes, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário