Gerânio e pelargônio: características e diferenças
Pelargonium e gerânio são duas plantas comuns e famosas entre os cultivadores de flores. Eles não se aprofundam na selva da classificação e confundem nomes. As plantas com flores que adornam a janela do apartamento e o canteiro do campo são chamadas de gerânios. Os floristas não acham que isso seja fundamentalmente errado.
Classificação
Geranium e Pelargonium pertencem à mesma família - Geranium. No século 19, os botânicos ingleses George Bentham e Joseph Dalton Hooker os classificaram como espécies diferentes em suas classificações. De acordo com a classificação moderna dos bancos de dados da Lista de Plantas, a família consiste em 841 espécies em 7 gêneros, 2 dos quais são Pelargonium e Geranium.
Confusão de nomes
Nem todos os botânicos consideraram o pelargônio e o gerânio como culturas relacionadas. O biólogo holandês Johannes Burman os viu em diferentes famílias em meados do século XVII. Seu ponto de vista era contrário à classificação anteriormente proposta pelo famoso naturalista Karl Linnaeus. Devido à diferença de opinião nos círculos científicos, os floricultores já confundiam gerânio com pelargônio: pelargônio crescia nas janelas dos apartamentos, e eles os chamavam de gerânios.
Semelhanças
Pelargonium e gerânio não têm muito em comum. Para muitos, a única e principal semelhança é a atribuição a uma família com duas nuances:
- Os gerânios são o gênero mais numeroso (cerca de 400 espécies);
- Pelargoniums são os mais onipresentes (Austrália, Ásia Menor, África do Sul e Transcaucásia) e um gênero famoso.
As semelhanças na aparência não são marcantes e são conhecidas apenas por especialistas.
Ao compilar a classificação, o naturalista sueco Carl Linnaeus classificou as flores na mesma família, observando as semelhanças no estouro ou quebra de frutos com sementes.
Em uma planta fertilizada, o pistilo se estende e se assemelha ao bico de um guindaste. Portanto, as plantas receberam seus nomes: as palavras traduzidas do grego pelargos e geranos significam "cegonha" e "guindaste", respectivamente.
Floristas notam outras características semelhantes nas flores:
- o gerânio e o pelargônio têm as mesmas hastes eretas;
- para folhas cobertas por pêlos de tamanho médio, o arranjo alternado no caule é característico;
- as flores desabrochando emanam um aroma maravilhoso;
- as plantas são caracterizadas pela vitalidade, cuidado despretensioso, amor ao sol e reprodução simples.
Diferenças
Embora existam muitas semelhanças entre os arbustos, também há uma diferença. Os cultivadores experientes a conhecem.
- É impossível cruzar o gerânio e o pelargônio. Ao cruzar as plantas, os botânicos não obtêm sementes. Tudo devido ao fato de possuírem diferentes códigos genéticos.
- O gerânio foi descoberto pela primeira vez na zona temperada do hemisfério norte e o pelargônio nas regiões do sul. Portanto, a primeira floresce se a temperatura ambiente não subir acima de + 12 ° C, e a segunda murcha durante o inverno.
- Não é necessário deixar pelargônio na janela no verão se houver um mirante ou loggia. Com as primeiras geadas, eles trazem o pote para dentro de casa e o colocam em seu lugar original até o próximo verão. O gerânio cresce e hiberna com sucesso em terreno aberto sem abrigo. Mas este método de cultivo não é adequado para o Extremo Oriente, regiões do norte com condições climáticas adversas.
Aplicativo
A diferença no uso do gerânio e do pelargônio se baseia no fato de eles pertencerem a gêneros distintos da família do gerânio e possuírem características distintas. Quando cultivados ao ar livre, os gerânios são plantados em pequenos grupos no campo ou no jardim da frente ao lado da casa.
Se você plantar todos os arbustos em um só lugar, eles ficarão desarrumados por causa dos pequenos botões e folhas dissecadas.
Os gerânios preenchem os vazios do canteiro de flores, enobrecem áreas na sombra onde outras plantas com flores são difíceis de criar raízes e verdes nas colinas, cavando o solo com raízes fortes. Pelargoniums são freqüentemente criados como plantas domésticas. Raramente são plantados nos canteiros para o verão, os terraços ou galerias são ajardinados com a ajuda deles.
Sinais externos
Apesar do pelargônio e do gerânio terem semelhanças na aparência, ainda existem mais diferenças. Sendo uma beleza do sul, o pelargonium não se adaptou ao clima russo. Ela é criada na janela. Nos primeiros dias quentes (quando há certeza de que não haverá geada), eles levam o vaso com ela na varanda ou loggia, e no outono trazem de volta para o quarto e colocam na janela.
O Pelargonium é pretensioso quanto à qualidade da iluminação: quanto melhor, mais rica é a floração.
Nesse caso, a iluminação de alta qualidade não implica nadar sob a luz solar direta: eles protegem a planta deles.
Às vezes, a luz do sol não é suficiente. Se você não suplementar o pelargônio com lâmpadas fluorescentes, ele não florescerá.
O pelargônio florescente tem botões irregulares, com 3 pétalas inferiores menores que 2 superiores. Eles formam grandes guarda-chuvas inflorescentes. A cor dos botões depende da espécie a que pertence este ou aquele representante do gênero. Eles podem ser monocromáticos (branco, vermelho escuro, rosa) ou bicolor. Botões azuis, roxos e azuis nunca florescerão no pelargônio.
O gênero Geranium é numeroso. Na floresta e nos gramados, existem representantes selvagens com botões azuis e roxos, e nas praças - jardim (variedades "Gruzinskaya", "Melkotychinkovaya", "Ash") com uma cor diferente.
Os gerânios em flor mantêm o seu efeito decorativo e são cobertos por uma abundância de botões brancos como a neve, roxos, rosa ou pretos.
Possuem 5 ou 8 pétalas corretamente posicionadas. Eles são solitários ou com inflorescência de meia-umbela.
Jardineiros gostam de gerânios por causa de sua simplicidade. Não morrerá em campo aberto no inverno frio, mesmo que não seja coberto com um material de cobertura não tecido branco (agrotex, spantex). Resta para o inverno, sem podar as folhas no outono.
Cuidado
As plantas são cuidadas de maneira diferente. O que o gerânio carregará será a destruição para o pelargônio. Abaixo está uma tabela de comparação para maior clareza.
Sinais | Gerânio | Pelargonium |
Umidade, temperatura, iluminação | Ela é pouco exigente para cuidar. Cuidando disso, eles não controlam o microclima, a umidade e a iluminação. Ela tolera geadas e é indiferente às ervas daninhas. | Para uma vida normal e florescer, são criadas condições confortáveis para isso. As floristas controlam o nível de umidade na sala (50-60%), monitoram a temperatura do ar (de + 20 ° C e acima) e a iluminação (luz difusa + luz de fundo). Se você não criar condições confortáveis, as folhas do pelargônio apodrecerão. Mesmo que ela sofra uma breve onda de frio, ela não passará sem deixar vestígios para o surgimento e floração do arbusto. |
Rega | A flor é regada conforme necessário. | Pelargonium é regado com freqüência, mas aos poucos. Não umedeça demais o solo. Em caso de dúvida (o solo parece úmido), é melhor não regá-lo por um ou dois dias. |
Top curativo | Sozinhos, a fertilização com gerânio não é necessária, mas se o jardineiro estiver interessado em que ela floresça bem, eles os trazem. | Durante a floração, a planta é alimentada regularmente. |
Cuidados pós-floração | Para uma floração mais exuberante, as inflorescências secas são removidas. | Assim que o pelargônio desaparece, os botões secos são removidos. Os rebentos velhos são cortados. |
Transferir | O gerânio não é transplantado para um vaso no outono: ele resistirá ao inverno em campo aberto. | Às vezes, eles plantam em terreno aberto para o verão, e no primeiro tempo frio - de volta ao vaso. Graças às raízes fibrosas tolera facilmente o procedimento, mas por isso a floração se deteriora no verão: torna-se menos viçosa e brilhante. |
Veja abaixo um vídeo ilustrativo sobre diferenças culturais.
O comentário foi enviado com sucesso.