Qual é a melhor forma de alimentar gerânios?
Você sabia que o gerânio e o pelargônio são flores completamente diferentes? Muitas pessoas na rua acreditam que ambos os nomes se referem a uma bela flor. E em vão. Tanto o gerânio quanto o pelargônio pertencem à família Geraniev, e é aí que suas semelhanças terminam. Existem diferenças na estrutura das flores. Por exemplo, o pelargônio forma grandes inflorescências, os gerânios raramente são coletados nas inflorescências. Existem outras diferenças bem conhecidas apenas pelos botânicos.
Peculiaridades
A principal diferença entre as plantas está nos locais de crescimento natural. Pelargonium na Rússia é um estrangeiro. Ela veio até nós de um lugar onde não há inverno. Uma flor que ama o calor em nosso país criou raízes no parapeito das janelas. Para o verão, ela pode ser plantada no jardim em um canteiro de flores. Mas com a aproximação do mau tempo do outono, eles terão que ser devolvidos aos seus aposentos.
A exposição prolongada a + 10 C levará ao enfraquecimento e murchamento do pelargônio.
Gerânio é uma questão completamente diferente. Pela sua natureza, pertence às plantas de rua. Na natureza, o gerânio cresce em toda a parte europeia de nossa pátria, com exceção das regiões do norte. As plantas de jardim cultivadas não precisam de abrigo durante o inverno, pois são resistentes à geada.
Em nosso artigo, vamos nos concentrar nos gerânios, mas não na rua, mas naquele que agrada aos olhos o ano todo. A planta se sente bem em vasos: ela floresce por um longo período. Um agradável aroma delicado e vegetação luxuriante criam uma atmosfera única de aconchego e conforto nos apartamentos.
Como cuidar?
Apesar de a planta ser despretensiosa, ainda precisa de alguns cuidados. Quem pretende plantar apenas uma bela flor em casa deve saber o seguinte.
- A rega frequente é contra-indicada. Você precisa umedecer o solo conforme ele seca: no verão, com mais frequência - algumas vezes por semana, no inverno, com menos frequência - uma vez. O alagamento levará à deterioração do sistema radicular. Uma curta seca não fará mal nenhum.
- É necessária alimentação mais frequente durante o período de floração - na primavera e no verão.... Sem a necessidade de "sobrealimentar" a flor é desnecessária.
- Para acesso livre às raízes você deve afrouxar periodicamente o solo em vasos.
- Uma vez a cada 2-3 anos, a flor é transplantada para um vaso maior. Caso contrário, as raízes ficarão apertadas e a planta não receberá nutrição adequada.
- Produzido na primavera poda.
Características da alimentação sazonal
Existem algumas peculiaridades na alimentação. Portanto, as substâncias que contêm nitrogênio devem ser aplicadas exclusivamente após a poda das plantas. Um excesso de nutrientes leva ao amarelo da folhagem e até mesmo ao murchamento completo da flor. Portanto, ao decidir alimentar gerânios, é importante observar a quantidade de nutrientes e a oportunidade de sua introdução.
Sujeito a regras simples, seus arbustos florescerão bem por vários meses.
Primavera
Mesmo as flores que ficam dentro de casa o ano todo descansam na estação fria. Depois do inverno, quando o sol brilha mais forte e a duração do dia aumenta, toda a natureza acorda. Geranium não é exceção. Agora é a hora de ajudar a planta a repor seu suprimento de nutrientes e ganhar força rapidamente. Para alimentar os gerânios, é necessário regá-los com misturas minerais. Você pode comprá-los na floricultura. É preferível usar misturas, uma vez que contêm um conjunto completo de todos os elementos necessários.Alternativamente, você pode usar uma solução aquosa de iodo. A frequência da fertilização é de 2 semanas.
Verão
O verão é um período de floração intensa. A planta requer muita energia para formar flores. Durante este período, você precisa manter a frequência de alimentação: uma vez a cada 14 dias. Não é necessário comprar fertilizantes, eles podem ser preparados em casa a partir de substâncias e alimentos de uso diário. Para uma floração abundante no início do verão, os gerânios precisam de fósforo, potássio e nitrogênio. Mais tarde, o conteúdo de nitrogênio é reduzido.
Se você quiser que o gerânio floresça bem, dê a ele solução de iodo após a próxima rega.
Outono
Com o início de dias nublados e frios de outono, o processo de floração começa a declinar. Os gerânios ainda estão se enrolando, mas não requerem mais tantos nutrientes quanto na primavera e no verão. Durante este período, a alimentação é reduzida para 1 vez por mês.
Inverno
As plantas de interior também podem ser fertilizadas no inverno. Uma alimentação realizada em fevereiro será suficiente. A quantidade de elementos úteis é reduzida pela metade no inverno. A flor hibernará bem e estará pronta para o próximo ciclo de desenvolvimento.
Os melhores remédios
Fertilizantes para qualquer cultura de flores podem ser encontrados em lojas especializadas. E, no entanto, os amantes de plantas de interior geralmente preferem remédios populares comprovados a produtos químicos comprados. Há muito se sabe que a levedura é usada para cultivar gerânios. Entrando na mistura do solo, os fungos de levedura dão um ímpeto para o aumento da formação de potássio e nitrogênio. Esses elementos são necessários para o crescimento ativo.
A alimentação com fermento é especialmente apropriada para o plantio e propagação por estacas. O fertilizante tem um efeito suave nos rebentos, não prejudica nem os caules nem as raízes delicadas.
A alimentação com fermento é preparada da seguinte forma: um sachê de 20 gramas de substância seca é colocado em um recipiente com 1 litro de água morna. O conteúdo é misturado e enviado a um local quente para infusão por algumas horas. Após o tempo previsto para a infusão, mais 5 litros de água são adicionados ao líquido e misturados. O fertilizante está pronto para uso. O curativo superior é realizado no máximo 3 vezes. A frequência é uma semana.
Existe outra opção para alimentação com fermento. Nele, o peso do elemento principal é reduzido pela metade - até 10 G. O "espaço vago" é ocupado por uma colher de sopa de açúcar granulado. Caso contrário, o processo de preparação é repetido. É importante que o fertilizante esteja sempre fresco. Você não pode armazená-lo. O peróxido de hidrogênio a 3% ajuda no amarelecimento da folhagem. A cobertura é feita por pulverização e rega. Para preparar a solução, um fármaco na quantidade de 2 colheres de sopa é dissolvido em um litro de água.
A alimentação leiteira é um excelente agente profilático. A probabilidade de doenças das flores é reduzida se a rega com água for alternada com a rega com leite diluído. A fertilização requer 100 ml de leite e 1 litro de água. Na farmácia, você pode comprar outra ferramenta muito útil para flores de interior. Este é o ácido bórico. Os cultivadores de flores experientes têm gerânios que florescem abundantemente graças a uma alimentação especial. Meio grama de pó dissolvido em um litro de água faz maravilhas, dobrando a formação do rim.
Os amantes da banana não precisam comprar fertilizantes para plantas em vasos. A casca das frutas que gostam de calor contém muitos elementos úteis: potássio, cálcio e nitrogênio, magnésio e fósforo. Basta triturar a casca e enterrá-la no solo. Depois de algumas semanas, as cascas se decompõem, proporcionando uma boa nutrição à planta.
Antes de enterrar o fertilizante no solo, ele deve ser bem enxaguado. As bananas são trazidas de longe para a Rússia, para que sejam preservadas, os vendedores submetem os produtos ao processamento químico. Somente após a remoção da película de superfície prejudicial, a casca pode ser usada. Para a folhagem exuberante dos gerânios, as cascas de banana funcionam melhor do que outros produtos.
O ácido succínico desempenha um papel importante na vida das plantas de interior. Com sua ajuda, você pode regular o desenvolvimento da flor, protegê-la de doenças e do acúmulo de toxinas. E também ajuda a planta a sobreviver nos momentos mais desfavoráveis. O ácido succínico melhora a condição do solo, auxilia no processo de fotossíntese da folhagem. Os benefícios para os gerânios serão óbvios se você usar o curativo âmbar em conjunto com outros fertilizantes.
Não se preocupe apenas com fertilizantes. Lembre-se de que a flor precisa ser podada e beliscada em tempo hábil, então seu poder não será desperdiçado em um crescimento excessivo, no qual raros ovários são formados.
Recomendações gerais
Propagação de gerânio
Claro, você pode comprar uma flor adulta e colocá-la no parapeito da janela. Mas nem todo mundo faz isso, então você deve se familiarizar com as regras de reprodução. A maneira mais fácil é enxertando. Os galhos com menos de 6 a 7 cm de comprimento são separados de uma planta adulta e o caule é colocado em um recipiente com água. As raízes começam a brotar muito rapidamente. Quando o sistema radicular é formado, o galho é transplantado para o solo.
Uma maneira mais difícil é crescer a partir de sementes. Para obter rapidamente uma muda saudável, as sementes são colocadas no solo em uma profundidade rasa. O plantio não é regado, mas pulverizado e coberto com polietileno. O recipiente deve estar em um local escuro e quente. As mudas geralmente aparecem após 7 a 10 dias. Depois que os brotos aparecem, o polietileno é removido, o recipiente é trazido para a luz. As flores são plantadas em vasos separados quando aparecem 4 folhas. Após a colheita, você pode começar a alimentar a planta. O plantio é feito no inverno para que os gerânios floresçam no verão.
Como eliminar folhas amarelas
Os cultivadores de flores experientes são bem versados no estado de suas plantas favoritas. Eles determinam as causas pelo estado da folhagem. Por exemplo, a formação de uma borda amarela nas folhas indica falta de água. Nesse caso, você precisa soltar completamente a terra do vaso e fazer uma única rega abundante. No futuro, você deve aderir à frequência de introdução de água decantada sob a raiz:
- em clima quente - 2-3 vezes por semana;
- no inverno - uma vez a cada 7 dias.
O amarelecimento e a murcha aparecem com o excesso de umidade. Para que as folhas não amarelem, os gerânios devem receber nutrição adequada em tempo hábil. O vaso de flores é escolhido de tamanho médio com os furos de drenagem obrigatórios no fundo. Portanto, o excesso de água não estagnará e as raízes não serão danificadas pelo apodrecimento.
Os verdes começam a desbotar quando há falta de iluminação. Isso não significa que a flor deva ser exposta ao sol. Ele só quer espaço. Deve haver uma distância razoável entre os vasos adjacentes, pois quando as flores são amplas, elas se afofam e as folhas adquirem sua cor natural.
O que fazer com uma doença das flores?
O gerânio raramente adoece, mas se a doença se apossou da planta, é necessário determinar a natureza da doença. Eles são fúngicos e virais. Os fungicidas ajudam na ferrugem da folha e na perna preta, bem como na podridão. Se a planta for atacada por insetos, por exemplo, pulgões ou lagartas, vários ácaros ou uma mosca branca, meios especiais serão a salvação.
Assim que aparecerem os primeiros sinais da doença, é necessário inspecionar a flor. Uma atenção especial deve ser dada ao verso da folhagem. Freqüentemente, a presença de insetos-praga só pode ser detectada pelos restos de sua atividade vital. A pulverização oportuna com desinfetantes ajudará o gerânio a recuperar a força.
Depois de uma doença, a flor precisará de mais atenção. É necessário remover todas as folhas secas e danificadas, despeje uma solução nutritiva sob a raiz.
Recursos benéficos
O gerânio exuberante limpa perfeitamente o ar nos aposentos de micróbios patogênicos. O aroma delicado tem efeito positivo no sistema nervoso, alivia o estresse e a depressão. Se você colocar uma folha nova em um arranhão ou abscesso, a cura ocorrerá muito mais rápido. Nossos ancestrais usavam uma decocção da flor para tratar doenças gastrointestinais.
Para obter informações sobre como cuidar do florescimento dos gerânios o ano todo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.