Doenças e pragas do gerânio
O gerânio é uma planta extremamente tolerante. É conhecido por ser confiável e robusto, exigindo pouca manutenção. No entanto, às vezes pode haver problemas com a saúde da flor. Felizmente, não existem muitas pragas pelas quais os gerânios sejam atraídos, e a maioria das doenças é facilmente tratável. Portanto, não tenha pressa em jogar fora suas belas plantas.
As consequências do cuidado impróprio
Quando cultivados em ambientes fechados, os gerânios têm requisitos de cuidados especiais para garantir um crescimento ideal e prevenir doenças. Sem os devidos cuidados, os gerânios internos são vulneráveis à podridão e ao mofo. Essas doenças também podem atrair algumas pragas de insetos que comumente afetam outras plantas domésticas.
A decomposição do gerânio ocorre com a rega excessiva. O gerânio tolera solos secos melhor do que os excessivamente úmidos. E a rega excessiva leva ao apodrecimento da planta. Se o solo estiver seco ao toque a uma profundidade de 10 a 15 cm, você pode regar a flor. Se ainda estiver um pouco úmido e frio, a planta não precisa mais de água.
Cultive gerânios internos em vasos com orifícios de drenagem para evitar o acúmulo de umidade na parte inferior.
O distúrbio de floração ocorre com iluminação inadequada. Os gerânios caseiros que não recebem luz suficiente terão menos flores. Mantenha os gerânios onde o sol brilhará a maior parte do dia. Por exemplo, em janelas voltadas para o sul ou oeste. Se você não tiver uma janela adequada, mova a planta para fora (no verão) por um dia, ou complemente as necessidades da flor com iluminação artificial. Além disso, os seguintes fatores podem levar à falta de flores.
- Reduzindo a temperatura ambiente... Se o gerânio estiver congelado, nenhuma floração deve ser esperada.
- O pote é muito grande, como resultado, a planta gastará toda a sua energia no desenvolvimento.
- Fertilização excessiva... Gerânios internos geralmente não requerem fertilização frequente. Plantar gerânios em uma mistura de envasamento que contém 1 parte de solo, 1 parte de areia e 1 parte de turfa fornecerá nutrição suficiente para os primeiros 2-3 meses de crescimento. Em seguida, use um fertilizante solúvel em água com composição de nitrogênio-potássio em proporções iguais e na proporção de 1 colher de chá para 4 litros de água. Se o gerânio for mantido dentro de casa durante todo o ano, fertilize apenas durante a estação de crescimento.
- Falta de nutrientes no chão.
- Violação de brotos de poda.
Cuidados inadequados podem causar doenças. Por exemplo, o inchaço aparece como manchas nas folhas que mais tarde se tornam corky e marrons. As folhas podem ficar amarelas e cair. O edema é causado pelo solo excessivamente úmido e quente e pelo ar úmido e frio, ou pelo fato de as raízes absorverem mais água do que as folhas. Como resultado, as células incham e explodem. Portanto, evite regar e hiperventilar excessivamente no apartamento.
O amarelecimento das folhas ocorre com rega insuficiente, a secagem também ocorre devido à rega insuficiente da planta.
Vale lembrar que qualquer violação das regras de cuidado contribui para a ativação de patógenos de diversas doenças florais.
Doenças principais
Os gerânios podem atacar uma variedade de doenças, a maioria delas afeta as folhas e o tronco da planta.
Tronco
O inimigo mais comum do gerânio interno é a podridão. Na maioria das vezes, a derrota ocorre em climas muito quentes. A doença ocorre se a planta seca e regada abundantemente.Sinais de podridão - aparecimento de manchas cinzentas e fofas no tronco e nas folhas; se nada for feito, a planta morrerá.
A podridão do caule começa com um ou dois ramos, mostrando que a planta está secando. No final, todo o caule fica preto e apenas algumas folhas permanecem. Dentro da haste, as fibras vasculares permanecem intactas, mas o tecido de suporte ao redor das fibras é destruído. A primeira profilaxia pode ser realizada ainda na fase de criação, quando as mudas são tratadas com fungicidas.
A doença da perna preta afeta mudas e plantas jovens. Os caules e pecíolos ficam pretos na raiz. O apodrecimento começa na base do caule e pode se espalhar muito mais alto. Sem tratamento, a planta seca, apodrece e morre. Os sintomas progridem rapidamente. Para o tratamento, você pode aplicar esterilização da mistura de envasamento e ferramentas, também tratar as estacas com um fungicida.
A fertilização do solo pode retardar a propagação da doença.
Sai
- As folhas são mais freqüentemente afetadas por um fungo.... Nas flores, as pétalas escurecem nas bordas e secam prematuramente. Se a umidade for alta, acúmulos de esporos podem ser encontrados praticamente em toda a superfície da planta. Manchas nas folhas de várias formas, castanhas.
- A ferrugem é bastante comum em gerânios.... Pústulas circulares, avermelhadas e distintas se formam na parte inferior das folhas. A ferrugem pode afetar negativamente as variedades zoneadas. Hoje em dia, é comum, especialmente durante o verão ou outono chuvoso. A doença não infecta a cultura muito rapidamente, então há tempo para curá-la. Prevenção de ferrugem - Remoção de folhas infectadas e pulverização com fungicida.
- Na praga bacteriana, os danos às folhas começam na parte inferior.... As manchas ficam bem definidas em poucos dias, as folhas enrolam-se para dentro. Isso é seguido por necrose e a folha seca. Outro sintoma é que a borda da folha murcha, resultando em um padrão venoso angular. As folhas caem com o tempo.
- A hidropisia costuma afetar as folhas mais velhas e é causada por rega irregular... Se as plantas estão bastante secas e depois regadas em abundância, as bocas na parte de trás das folhas nem sempre suportam a sua função e rebentam. Depois disso, eles ficam rançosos e parecem cicatrizes.
Se você remover todas as folhas que parecem feias, outras novas crescerão em seu lugar. As folhas novas não terão mais esses problemas.
O amarelecimento das folhas inferiores dos gerânios pode ocorrer por um dos seguintes motivos.
- Não há luz suficiente para a parte inferior da planta. O problema surge se as plantas estão muito próximas umas das outras ou muito distantes da fonte de luz.
- As plantas recebem pouca água nas raízes. Embora toda a família dos pelargônios possa apodrecer em ambientes excessivamente úmidos, é um erro pensar que eles precisam ser mantidos secos pela raiz. Quando secos, os caules tornam-se duros e lenhosos.
- As plantas "se afogam" na água. Muito líquido impedirá que o oxigênio alcance as raízes, causando sua morte. De acordo com alguns relatórios, 90% das plantas de interior morrem devido ao excesso de irrigação. Nunca tenha medo de remover a planta do vaso para ver o que acontece com as raízes.
Pragas
Além de doenças, os gerânios de interior também são suscetíveis a ataques de insetos nocivos.
- Whitefly. É uma pequena borboleta branca que danifica a planta. O adulto e suas larvas consomem a seiva da planta, danificando-a. As folhas tornam-se incolores, têm um mau desempenho e a planta desaparece gradualmente.
- Aphid. Essas moscas verdes são ainda mais problemáticas do que as brancas, pois podem destruir as folhas e se espalhar rapidamente. Pulverize toda a planta com um spray especial, especialmente sob as folhas. Se possível, é melhor isolar a planta para impedir a propagação de pulgões. Ou borrife absolutamente todas as flores da casa para protegê-las.
- Sciarids. São moscas pretas que podem ser vistas na superfície do solo. Suas larvas danificam as raízes. Eles podem se desenvolver em compostos de turfa, mas geralmente não são ativos o suficiente para matar plantas. Seu ciclo de vida dura cerca de dois meses por ano. E junto com as moscas, os problemas desaparecem. Se não houver tempo para esperar, todos os insetos são destruídos com sucesso com inseticidas.
- Lagartas. É impossível dizer exatamente qual lagarta pode atacar gerânios, porque eles vêm de uma variedade de insetos. Eles se alimentam de folhas, roendo buracos nelas. As medidas de controle são os mesmos inseticidas.
Vermes, caracóis, lesmas e carrapatos raramente afetam os gerânios.
Tratamento
Vamos considerar alguns métodos bem-sucedidos de como lidar com várias doenças do gerânio.
Doença | Medidas de prevenção e tratamento |
Alternaria | Evite regar de cima. Remova e descarte os resíduos da colheita. Aplique um fungicida para salvar a planta. |
Podridão bacteriana | Compre mudas saudáveis ou cultive plantas a partir de sementes para combater e prevenir doenças. Feito o diagnóstico, é necessário eliminar imediatamente as plantas infectadas para evitar a reinfecção. Evite regar em cima. |
Fasciação bacteriana | Compre mudas saudáveis de um fabricante confiável ou cultive plantas a partir de sementes. Remova as plantas e estacas infectadas. |
Perna negra | Use meios de propagação estéreis. Descarte as estacas infectadas, pois as estacas afetadas desenvolverão posteriormente a podridão da raiz, que terá que ser tratada novamente. |
Podridão cinzenta | Evite qualquer dano às plantas. Remova e descarte flores e folhas murchas. Coloque suas plantas para uma boa circulação de ar e baixa umidade. Aplique um fungicida para reviver as plantas. O uso de apenas um produto químico pode levar ao desenvolvimento de populações resistentes a esse produto químico. Não confie em apenas um produto químico. |
Hidropisia | A planta deve ter boa circulação de ar. Evite transbordar em clima frio e nublado. |
Mancha da folha | Compre mudas sem doenças. Não regar os gerânios de cima e manter sempre a superfície das folhas seca. |
Podridão radicular | Para essa condição, tente tratar a planta com um fungicida. Se não houver resultado, fique à vontade para deitar fora a amostra doente. |
Ferrugem | Compre mudas saudáveis e evite regar por cima. Evite comprar gerânios no final da temporada. |
Pelargonium murcha vertical | Use uma mistura de envasamento estéril e destrua as plantas infestadas em tempo hábil. |
Vírus | Compre plantas de fabricantes confiáveis. Infelizmente, quase todos os vírus não podem ser curados. |
Dicas de cuidados
Ao comprar gerânios, os especialistas recomendam procurar plantas com folhas saudáveis, sem manchas na parte superior ou inferior e sem caules ásperos que indiquem que os espécimes cresceram com pouca luz. Considere algumas dicas adicionais para cuidar de gerânios.
- Os gerânios precisam de pelo menos seis horas de sol todos os dias para um melhor crescimento e floração. Deve ser protegido contra congelamento. Durante a parte mais quente do verão, as plantas dão o melhor de si à tarde.
- Ao plantar em um jardim, plante as plantas com cerca de 25 cm de distância entre elas, em solo de jardim fertilizado.
- Fertilize o gerânio a cada duas semanas e regue quando o solo estiver seco a uma profundidade de 5 cm. Remova as flores velhas para manter as plantas com aspecto fresco.
- Se o jardim não estiver muito ensolarado, você ainda pode apreciar as flores. Você só precisa mover os vasos ao sol de vez em quando.
- Escolha recipientes com orifícios de drenagem na parte inferior ou nas laterais. Plante as plantas em uma mistura ultraleve com bastante turfa e vermiculita. O gerânio precisa de uma boa drenagem, mas evite usar um pires sob a panela. Deixe a água escoar completamente.
Se você deseja manter uma flor saudável e ajudá-la a sobreviver ao inverno, essas recomendações podem ser aplicadas aqui.
- Pegue as mudas no outono e mantenha-as em pequenos vasos no parapeito de uma janela voltada para o sul durante o inverno.
- O método antigo de hibernar os gerânios é desenterrar as plantas antes do primeiro congelamento, arrancar o solo das raízes e pendurar as plantas de cabeça para baixo em uma sala fria com umidade de 80% e temperatura de +5 graus. Se as plantas começarem a secar, mergulhe as raízes em água várias vezes no inverno. Na primavera, corte as plantas, corte metade da parte superior e transplante para um terreno aberto.
Para obter informações sobre quais doenças e pragas de gerânio existem, veja o próximo vídeo.
Olá. Tenho alguma outra doença nas minhas flores, nada se diz aqui. Flor branca, como um fungo no caule. Me diga o que fazer?
Larissa, talvez uma cochonilha, que está escondida sob uma substância branca pegajosa, como algodão. Como o verme passa rapidamente para outras plantas, o arbusto deve ser isolado com urgência quando forem detectados os primeiros sinais de dano. Você pode remover a praga manualmente com um pano úmido e depois enxaguar com uma solução de álcool e sabão (20 ml de álcool, 20 g de sabão em pó por 1 litro de água). Em caso de infecção grave, recomenda-se o uso de preparações inseticidas ("Actellik", "Aktara", etc.).
Manchas marrons aparecem nas folhas, então a folha fica completamente marrom e cai.
Indira, a planta pode ser afetada por manchas marrons, tanto por doenças virais ou bacterianas, quanto por outros motivos bastante comuns. Se o gerânio estiver claramente afetado pela doença, então você precisa transplantá-lo para outro solo, regá-lo estritamente pela manhã e tratá-lo com misturas fungicidas. Mas as manchas marrons características nas folhas de uma flor também podem surgir do fato de que a flor cresceu e o vaso de flores ficou apertado para ela, ou o solo no vaso está mal drenado, ou talvez a planta esteja em um rascunho .
Olá! Meu gerânio floresce constantemente e as folhas não crescem, ficam vermelhas e caem. O que poderia ser?
Uma das razões para esse fenômeno é a baixa temperatura do ar. A temperatura confortável para esta flor é de + 21 ... + 25 ° C. +18 ° C é considerado uma marca crítica - é nessa temperatura que as folhas de gerânio começam a enrubescer nas bordas, após o que caem.
Na verdade, a janela é sempre ventilada na sala. E após o fim da estação de aquecimento, a sala ficou mais fria. Vou colocá-lo longe da janela aberta. Obrigado!
Floresce bem para mim, mas por algum motivo as flores ficam cobertas de uma flor marrom, semelhante a um mofo ...
Em um gerânio de rua, em um botão não aberto, tenho ovos verdes brilhantes, tocando-se firmemente. O que é, realmente, pulgão?
O comentário foi enviado com sucesso.