Tudo sobre dálias

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado ao ar livre
  5. Controle de pragas e doenças
  6. Reprodução
  7. Exemplos em paisagismo

As dálias são flores que há muito tempo ganharam popularidade e são apreciadas por muitos cultivadores de flores. Existem muitas crenças e lendas sobre esta flor. O número de formas e tonalidades da planta impressiona pela diversidade, pois cada jardim tem sua própria variedade. Essas flores vão decorar um jardim de flores em casa, galerias, varandas, bordas e complementam perfeitamente qualquer arranjo de flores.

Descrição

A pátria da dália é considerada a América Central. Esta flor foi trazida do México para a Europa no século XVIII. As tribos locais usavam os tubérculos para alimentação e no tratamento de várias doenças. Os europeus apreciaram imediatamente as qualidades decorativas desta flor. Na Rússia, a planta foi batizada em homenagem ao acadêmico de São Petersburgo I. Georgi, e as pessoas começaram a chamá-la de dália. No meio científico, o nome está registrado no gênero feminino - dália.

Dahlia ou Dahlia pertence à família Aster. A época de floração vai de meados do verão a meados do outono. Tudo depende da região onde as flores crescem, dos seus cuidados, variedades de plantas, etc. Esta é uma flor de outono que agrada com cores vivas até à geada. Em baixas temperaturas, a parte do solo da planta morre.

Na maioria das vezes, são plantas perenes com raízes tuberosas espessas, mas também existem variedades anuais.

Alguns jardineiros argumentam que mesmo a partir de plantas anuais é possível cultivar plantas por mais de um ano, se você tiver certos conhecimentos e cuidar bem delas.

O caule da flor é oco, dependendo da variedade, pode crescer até 2,5 m, as folhas são penugentas, aos pares e dispostas de forma oposta. A inflorescência é uma cesta, as pétalas, dependendo da variedade, são torcidas ou achatadas de diferentes maneiras.

As dálias são conhecidas por seu cuidado despretensioso e variedade na floração.

Eles ficam bem tanto em jardins domésticos quanto em paisagens urbanas. Os floristas e as pessoas que não são indiferentes à beleza adoram esta planta pela variedade de cores, formas e tamanhos da flor.

As seguintes dálias são distinguidas pela altura do caule:

  • de altura - 1,2 me mais;
  • tamanho médio - 90-120 cm;
  • subdimensionado - 60-90 cm;
  • baixo - até 60 cm.

Pelo diâmetro da inflorescência são:

  • mais de 25 cm;
  • 20-25 cm;
  • 15-20 cm;
  • 10-15 cm;
  • até 10 cm.

Hoje existem mais de 15 mil variedades de dálias. Na classificação internacional, existem 10 grupos principais de plantas. Eles diferem na forma, estrutura da inflorescência, formato das pétalas e terry.

Fila não dupla ou única

As pétalas estão dispostas em uma fileira em uma flor com um diâmetro de 10 cm. Elas são baixas em altura - menos de 50 cm. Propagam-se por meio de sementes.

Anêmona

Abaixo das pétalas da flor estão dispostas em uma ou mais fileiras. No meio, as pétalas têm formato alongado de tubo. O diâmetro da flor é de 10 cm, a altura da planta é de 60-90 cm.

Colarinho

A inflorescência consiste em uma fileira externa de pétalas e uma fileira interna. As pétalas internas são curtas, enroladas, têm uma cor diferente e lembram colares. O diâmetro da flor é de 10 cm, a altura da planta é de 70-120 cm.

Dálias de peônia

Eles têm inflorescências semi-duplas. As pétalas são achatadas e formam várias fileiras. No centro da flor estão pétalas tubulares. Diâmetro - 12-15 cm. A altura de um arbusto adulto é 75-120 cm.

Dália decorativa

A classe mais numerosa. Difere em uma variedade de cores de floração. A flor é exuberante e completamente terry. As pétalas são planas, ligeiramente enroladas, dobradas em direção ao caule. O diâmetro da flor, dependendo da variedade, pode ser de 10 a 25 cm.

Esférico

As flores são arredondadas com inflorescência densamente dupla. O diâmetro da flor é de 8-15 cm. O arbusto chega a atingir 120 cm de altura. Na parte inferior, as pétalas são torcidas em tubo estreito e nas pontas são mais arredondadas.

Pompom

Semelhante ao esférico, mas menor em tamanho. A flor tem um diâmetro de 5 cm ou mais. As pétalas inferiores são enroladas e têm pontas arredondadas ou rombas. O arbusto cresce 90-120 cm de altura.

Cacto

O diâmetro das flores desta variedade é absolutamente diferente - de 8 a 25 cm. A altura da planta é de 90-150 cm. As pétalas marginais da inflorescência têm forma ondulada, estreita e pontiaguda.

Semicacto

Inflorescência de Terry. As dálias são muito semelhantes em características à variedade anterior. Na base, as pétalas estão embrulhadas em menos da metade.

Transiente ou misto

Este grupo inclui todas as dálias restantes que não foram listadas.

Variedades populares

Existem várias lendas sobre como essa linda flor apareceu. Aqui está um deles. A idade do gelo começa, o último incêndio se extingue, uma linda flor aparece em seu lugar. Esta é uma dália, que se revelou bastante tenaz. Quando o gelo e a neve derreteram, ele foi o primeiro a aparecer. É provavelmente por isso que a dália é considerada um símbolo de vida e renascimento.

Desde então, surgiram muitas variedades de dálias - para todos os gostos e cores. Vamos nos familiarizar com vários dos tipos mais populares.

  • "Sidler roubou" - compacto em tamanho, cresce até 40-50 cm de altura Decorativo, diâmetro da flor - 10-13 cm Cor - branco com um centro cor de vinho. No arbusto, as folhas muitas vezes não são visíveis devido às próprias flores. Você pode admirá-lo por 7 ou até 9 meses.

Esta variedade não requer amarração no caule e resiste facilmente a fortes rajadas de vento. Eles podem decorar canteiros de flores e bordas, varandas e galerias. Sente-se bem em potes. Perene.

  • Dália decorativa "Ferncliff duo" atinge uma altura de 130 cm. A flor é branca, as pontas são rosa lilás, o diâmetro é 14 cm.
  • Dahlia "Melody Fanfare" - planta baixa com 60 cm de altura, floresce lilás, o meio é amarelo brilhante. Cresce bem em vasos, potes, potes. O diâmetro da flor é de 12 cm.
  • Loucura de murta - planta franjada decorativa tuberosa. Cresce até 120 cm. Flor de cor creme com pontas rosa escuro, Diâmetro - 15-20 cm. Pétalas em forma de tubos retorcidos com pontas fortemente dissecadas. Propagado por tubérculos.
  • "Paso Doble" - cresce até 110 cm, a flor é brilhante, com o centro amarelo-limão e as pétalas inferiores são brancas. O diâmetro da flor é de 12 cm.
  • "Grande final" - a variedade pertence ao grupo dos semicactos. Uma flor grande de cor vermelha, as pontas são branco-rosadas. O diâmetro da flor é de 25 cm, a altura da própria planta chega a 100 cm, neste grupo as pétalas do junco são mais largas na base. Do centro, eles divergem em todas as direções.
  • "Frost nip" - A altura da planta adulta é de 90-120 cm, a flor é grande, com 22 cm de diâmetro, de cor laranja-bronze, com pontas brancas pontiagudas. Pertence ao grupo dos decorativos.
  • "Cordessa". O diâmetro da flor é de 14 cm, a altura de uma planta adulta de 100 cm, a cor é branca com uma borda roxa clara. Refere-se a decoração.

Aterrissagem

Plantar dálias é fácil, mas requer algum conhecimento de como fazê-lo direito. Os tubérculos perenes devem ser preparados no outono e as sementes devem ser compradas com antecedência. Dependendo se a flor é cultivada por tubérculos ou sementes, o processo será um pouco diferente.

As lojas especializadas oferecem uma grande variedade de sementes.

Eles podem ser semeados ao ar livre, mas se você quiser que as dálias floresçam por mais tempo, semeie e cultive mudas com antecedência.

Isso levará cerca de 35 dias, então você deve começar a fazer isso no início de maio.

As instruções para semear as sementes são bastante simples.

  • Prepare o terreno (compre ou prepare você mesmo no outono). O primeiro método é mais fácil: não há necessidade de perder tempo se preparando no outono. O segundo método consome mais tempo e levará mais tempo.
  • Misture solo, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1.
  • Transfira o solo para um recipiente e plante as sementes.
  • Polvilhe-os com um pouco de terra por cima, literalmente de 3 a 5 mm.
  • Regue o solo imediatamente após preparar e semear as sementes com um pequeno pulverizador e regar à medida que o solo seca.
  • Coloque em um local aquecido com uma temperatura de 25-27 graus.
  • Ventile a área da muda diariamente.
  • Após 10 dias, plante as mudas em recipientes individuais.
  • Antes de plantar, prepare o solo com antecedência e derrame-o com uma solução quente de permanganato de potássio. Faça isso três dias antes de colher as mudas em um recipiente individual. Água conforme necessário.
  • Leve as mudas para o ar fresco durante o dia por algumas horas, 1-2 semanas antes de plantar em um jardim de flores, isso adapta as plantas à abundância de ar.
  • Plante mudas em terreno aberto quando o solo aquecer até 10 graus e a ameaça de geada tiver passado. A época ideal é o início de junho.

O processo de preparação para o plantio de dálias com tubérculos (brotos modificados) consiste em várias etapas.

  • Se você comprar tubérculos em uma loja, tome cuidado, tente uma compra futura. Os tubérculos das raízes devem ser fortes, carnudos e o pescoço não deve estar podre.
  • Muitos cultivadores de flores experientes armazenam tubérculos do outono. Retire-os e examine-os. Corte todas as áreas desnecessárias (áreas secas ou podres). Se as raízes forem flácidas, você não deve plantar a planta. Trate o corte com verde brilhante ou permanganato de potássio para prevenção de doenças.
  • Mergulhe as raízes em uma solução fraca de permanganato de potássio após o armazenamento. Em seguida, coloque-os em uma fileira e coloque-os ao sol ou em um local quente para secar. O principal é não secar demais.
  • Antes de plantar, divida os tubérculos em várias partes com uma faca comum.

Após a fase preparatória, plante mudas ou tubérculos de raiz em campo aberto. Ao fazer isso, tente seguir as recomendações a seguir.

  • Plante suas plantas em solo quente. Não se apresse por causa do tempo imprevisível. As geadas podem ocorrer até no final da primavera, então plante dálias no final de maio ou início de junho.

    Mas as flores também podem ser preservadas de baixas temperaturas, para isso é necessária uma garrafa de plástico de 5 litros. Cubra as plantas plantadas com ele por cima.

    Corte previamente a parte superior da garrafa e faça alguns furos na parte inferior para permitir que a planta respire.

    Cubra a garrafa com terra para aquecê-la. Você pode substituí-lo por um filme.

    • Escolha um local de pouso ensolarado e bem ventilado, mas protegido de fortes rajadas de vento.
    • O solo deve ser solto e permeável à água. As dálias crescem em qualquer solo, mas escolha uma área rica em húmus.
    • Regue a planta conforme necessário após o plantio, à medida que o solo seca. Derramar dálias com água é perigoso - as raízes podem apodrecer.
    • No outono, adicione composto e húmus ao solo a uma taxa de 3-5 kg ​​por metro quadrado.
    • Na primavera para o crescimento de dálias, adicione cinzas de madeira e composto ao local de plantio, é melhor se não for caducifólia. Rake tudo com um ancinho.
    • Mude o local de plantio sempre que possível a cada temporada.
    • Não plante dálias no local onde os ásteres cresceram para prevenir a infecção por doenças fúngicas.
    • A acidez do solo favorável para dálias é pH 6,5-6,7.
    • Plante dálias distantes umas das outras. Variedades grandes e médias - 1 m uma da outra, anã - 0,5 m.

    Obtenha tubérculos para plantar com antecedência - cerca de 2-3 semanas antes de plantar no solo. Para que as plantas fiquem bonitas, saudáveis ​​e com o maior brilho possível, é necessário dividir os tubérculos antes do plantio. Isso deve ser feito por vários motivos:

    • uma flor com uma ou duas hastes floresce e cresce melhor;
    • a variedade não degenera e rejuvenesce - ocorre o desenvolvimento dos tubérculos das raízes.

      Para o plantio, você pode usar vários métodos. Primeiro método: plante diretamente em terreno aberto no jardim. O processo é assim:

      • depois de preparar tudo o que precisa, cave um buraco, que terá três vezes o volume do sistema radicular;
      • colocar esterco podre no fundo e polvilhar com uma pequena camada de terra para não queimar as raízes;
      • coloque a raiz no buraco e cubra com terra - o botão deve ficar no topo;
      • Role o caule para baixo também com o solo, deixe apenas alguns centímetros acima da superfície, isso dará um suporte adicional para a planta, principalmente se a flor for alta.

      O segundo método protegerá a planta da geada. Para ele, comece a brotar tubérculos na primavera da seguinte maneira:

      • planta cortada e tubérculos processados ​​em um recipiente com turfa ou solo fértil;
      • água e deixe por algumas semanas, a temperatura deve ser de 18-20 graus;
      • após o aparecimento dos botões, divida as raízes em partes;
      • plante o delenki novamente e pare um pouco;
      • Plante a planta ao ar livre assim que o solo aquecer até 10 graus.

      Este método é perfeito para regiões com verões curtos. As plantas desabrocharão mais cedo e por mais tempo irão deliciá-lo com suas cores brilhantes.

      Cuidado ao ar livre

      As dálias são fáceis de cuidar.

      • Faça uma camada de cobertura morta sob a planta, ela irá protegê-la de lesmas, ervas daninhas e a umidade irá evaporar menos.
      • Regue a flor 1 a 2 vezes por semana, mas guie-se pelas condições meteorológicas. Não encha demais as dálias, as raízes podem apodrecer.
      • Spud a planta para regar com menos freqüência. Limpe o solo antes de regar e durma novamente após regar.
      • No processo de crescimento e desenvolvimento, alimente a planta com fertilizantes orgânicos e minerais duas vezes por mês.
      • Os caules das dálias são ocos e podem quebrar com fortes rajadas de vento. Amarre flores a um suporte seguro. Se a haste quebrar, pode ser reanimada com uma tala. Use uma vara para fixar o ponto de quebra e amarre-o ao suporte.
      • Corte o excesso de botões e caules. Isso ajuda a flor a crescer melhor e desabrochar em botões grandes e bonitos. Basta deixar três hastes e dois botões em uma flor. Remova caules laterais de plantas altas. Corte flores murchas, folhas murchas e caules.

      Controle de pragas e doenças

      Na maioria das vezes, pulgões, lesmas e tesourinhas aparecem nas dálias. Você precisa ter cuidado e, assim que as pragas forem detectadas, aja. A solução de sabão ajuda contra pulgões, e o tratamento de plantas com uma decocção de absinto e celidônia salvará de outras pragas. Isso deve ser feito à noite, 1 vez em 7 dias. Nos estágios iniciais, esse processamento vai ajudar, mas se já houver muitas pragas, vale a pena usar preparações especiais.

      Para carrapatos, tripes, lagartas, trate a flor com preparações inseticidas. Das lesmas, as dálias são tratadas com superfosfato ou pesticidas, por exemplo, o medicamento "Tempestade". "Fitoverm", "Confidor", "Decis" ajudam nos pulgões.

      As dálias sofrem de muitas doenças. Freqüentemente, são doenças fúngicas que ocorrem devido à alta umidade e densidade de plantio. As seguintes ações servirão de prevenção:

      • plante em local seco e ensolarado;
      • observe a distância ao pousar;
      • evite perto de lençóis freáticos e áreas baixas onde a água se acumula.

      As doenças fúngicas incluem podridão cinzenta, mancha foliar, podridão parda, verticillium e murcha de fusarium. No combate a essas doenças, use os fungicidas Topsin, Fundazol, Benleit ou Rovral.

      Se a doença se arrastou, remova a planta com raízes e queime-a e trate a terra com cal de jardim. Plantar plantas após essas doenças não é recomendado aqui. O mesmo deve ser feito com plantas com doenças terminais. Essas doenças incluem galhas tuberosas, vírus do mosaico, micose, fusarium.

      Reprodução

      As dálias são propagadas de duas maneiras.

      Divisão dos tubérculos de raiz em ações. O processo demora um pouco, mas é muito benéfico. É importante seguir algumas regras ao dividir.

      • Cada lóbulo deve ter um rim e um colar de raiz. Como resultado, ao dividir, você obtém várias fatias e uma flor crescerá de cada uma.
      • Faça a divisão quando os brotos já tiverem crescido 7 a 9 cm.
      • Pode-se podar os tubérculos com uma faca afiada, tratada com álcool ou formalina, para que não haja infecções.
      • Não corte a raiz, corte longe dos brotos.
      • Corte os cortes com carvão ou base.

        A propagação por estacas é a seguinte.

        • Para a germinação, plante o tubérculo da raiz até a metade em qualquer recipiente, de modo que a raiz fique no solo e os botões com gargalo fiquem acima da superfície.
        • Fornece iluminação artificial adicional para que as mudas cresçam mais rápido.
        • A terra deve estar cheia de húmus.
        • A temperatura do ar antes do surgimento dos brotos deve estar na faixa de 20-22 graus. Depois disso, diminua para 15-17 graus.
        • Regue o solo abundantemente até que os brotos apareçam e, em seguida, reduza a irrigação.
        • Após 2-3 semanas, o caule começará a crescer. Quando tiver 10-15 cm de altura, corte-o entre os dois botões.
        • Plante o caule no solo ou coloque em um copo d'água até que as raízes se formem.

        Exemplos em paisagismo

        A aparência das dálias é infinitamente variada. Essas plantas ficam bem em composições de grupo, lindamente enquadram as bordas e agem como um destaque em um jardim de flores. Variedades de baixo crescimento ficam lindas em galerias, varandas e vasos.

        Os cultivadores de flores experientes podem combinar habilmente diferentes variedades de dálias em um canteiro de flores, mas você também pode entrar em contato com um designer.

        Sugerimos que você se familiarize com as várias opções de uso de dálias em paisagismo.

        • Variedades de baixo crescimento são adequadas para áreas de jardim. Alguns são insubstituíveis como parte de uma mixborder - esta é uma composição de flores de diferentes cores e alturas.
        • Várias dálias menores decorarão um escorregador alpino ou um jardim rochoso. Eles os tornarão especialmente brilhantes e eficazes.
        • As dálias vão bem com culturas que tenham as mesmas características agrárias. Na maioria das vezes eles são combinados com verbena e larkspur.
        • As dálias são plantadas com flores diferentes - são plantas perenes naturais e plantas como o gladíolo ou o canto do leão e cereais ornamentais.
        • As dálias de anêmona ficam bem com flores de formato incomum - zopnik e monarda.
        • As dálias decorativas e mistas são frequentemente associadas a um jardim de flores rústico. Malva e pelargônio vão bem com eles.
        • Cactos e dálias semicactos parecem especialmente elegantes e se destacam em qualquer jardim de flores. Eles ficam bem no fundo de pequenas flores.
        • Variedades anemônicas também amam o domínio contra o fundo de um parceiro de canteiro de flores. Plantas com bela folhagem e cereais decorativos são combinados com eles.

        As belas dálias não exigem cuidados e são variadas em formas e tons. Para cada agricultor existe uma flor que se adapta perfeitamente à paisagem do jardim e que vai deliciar-se com a sua floração até ao final do outono.

        Para obter informações sobre como cuidar e cultivar dálias, veja o vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário