Tipos e variedades de dálias
As dálias podem ser encontradas em uma grande variedade nos jardins frontais dos criadores ao redor do mundo. Este arbusto tem uma forma decorativa incrível, pelo brilho das cores propostas, e por isso é popular.
Um pouco de historia
Existem muitas descrições de variedades de dálias, mas todas pertencem a um gênero - Flor longa. A pátria da planta é o México, a flor foi introduzida na Europa apenas no final do século XVIII. Quando as dálias foram cultivadas pela primeira vez, seus brotos eram bastante longos, delgados, com grandes lacunas entre os galhos. Ao criar novas variedades, os jardineiros conseguiam manter a forma simétrica das inflorescências e arbustos.
As flores, dependendo da variedade, podem diferir no formato das pétalas. A floração é sempre longa. Dahlia começa a deliciar os jardineiros com o brilho da paleta proposta a partir do meio do verão e continua a manter sua aparência decorativa até as geadas de outono. É essa vantagem que mais se valoriza na fábrica do que outras. Até agora, apenas 13 espécies desta flor de jardim foram reconhecidas, mas existem cerca de 15 mil variedades. Todos eles são descritos em detalhes em enciclopédias.
As mais populares entre os jardineiros são 42 variedades, que também apresentam um número incontável de híbridos.
Estes arbustos floridos mexicanos são classificados de acordo com o tamanho das inflorescências e arbustos, há uma divisão por cor. Existem inúmeros híbridos em cada classe, o que ajuda a agrupá-los em um sistema organizado. Produtores experientes estão engajados no cultivo de variedades especiais, competindo entre si. Como resultado, ainda mais plantas com formas de flores incríveis estão aparecendo no mercado. Os novos tipos de dálias apresentados surpreendem a mente e a imaginação dos jardineiros.
A maioria das variedades possui arbustos de médio a grande porte. Todas as dálias crescem de tubérculos. A planta adora sol, solo bem drenado, muita água.
Assim que um cultivador iniciante tenta distinguir uma espécie de um híbrido, todas as semelhanças se tornam mais vagas.
Todas as variedades desta flor apresentadas podem ser divididas em classes de acordo com a forma da flor. Leva em consideração a aparência da flor e, ocasionalmente, a natureza de suas pétalas. Outro método de dividir híbridos de dália é medir o tamanho da inflorescência. Este método é uma maneira rápida e direta de descobrir a qual espécie uma planta pertence.
Os tipos ornamentais podem apresentar pétalas grossas que geralmente são planas e às vezes ligeiramente enroladas. Flores redondas e esféricas com pétalas duplas, planas e dispostas em espiral - este é um tipo diferente de planta. As dálias dos cactos podem ser chamadas de uma das mais espetaculares, pois têm pétalas quase retas, onduladas. Existem flores e anêmonas únicas e semi-pareadas. Eles exibem flores em forma de estrela com pétalas planas.
Classificação
As dálias são classificadas de acordo com vários critérios, vamos considerá-los com mais detalhes.
Por tamanho da inflorescência
Uma forma de reconhecer a variedade de uma dália é prestar atenção ao tamanho das flores. Esta divisão se parece com isto:
- flores gigantes, cujo diâmetro atinge 25 cm e mais;
- cestos bastante grandes com largura de 20 a 25 cm;
- inflorescências de tamanho médio - 15-20 cm de diâmetro;
- flores de dália em miniatura - 10-15 cm;
- flores minúsculas de até 10 cm de tamanho.
Altura
Considere a classificação internacional de arbustos de dália por altura:
- todos os arbustos com mais de 120 cm de altura são classificados como altos;
- dálias de 90 a 120 cm são consideradas de tamanho médio;
- arbustos de 60 a 80 cm de altura são considerados meios-fios subdimensionados;
- as dálias de cama crescem de 30 a 60 cm;
- as menores variedades, muitas vezes utilizadas para o plantio em vasos, não têm mais de 30 cm.
Por cor
As dálias também são classificadas de acordo com a tonalidade das flores:
- branco, cremoso e marfim;
- amarelo;
- Laranja;
- dália rosa;
- rosa escuro, em uma categoria separada;
- Vermelho;
- o vermelho escuro, como o rosa escuro, está em uma categoria separada;
- o próximo da lista é lilás ou alfazema;
- magenta e violeta;
- laranja escuro, também chamado de bronze.
Se mais de uma tonalidade estiver presente em uma variedade, uma classificação diferente será usada.
- Mistura de tons claros. Neste caso, ignora-se a cor branca, são tidas em consideração as cores pastel bicolores e as que se encontram nas bordas das pétalas.
- Combinação de cores escuras: isso inclui vermelhos escuros e roxos.
- As dálias são variadas. Essas variedades apresentam duas tonalidades no anverso das pétalas, que se apresentam não apenas na forma de manchas e pontos, mas também de pinceladas ou respingos. Essas decorações sempre contrastam com a tonalidade principal.
- Opção, quando há duas cores nas pétalascompartilhando uma posição de liderança.
O que eles são?
O gênero de dálias perenes é muito diverso. A maioria das variedades são arbustos, por exemplo, Bold Assend, La Gioconda. Todos eles são apreciados pelos jardineiros por suas lindas flores.
Anêmonas mostram interessantes formações de pétalas em forma de pompons... O centro da flor é rodeado por um conjunto de pétalas planas e largas. Nesta visão, tais variedades são apresentadas como Brio, Blue Bayou, Lucky Duck e muitos mais. Eles florescem na primavera e no verão em climas temperados.
Variedade dálias esféricas justifica seu nome pelo fato de suas pétalas duplas formarem uma forma esférica ideal no topo do caule. Dentre as variedades desta categoria, destaca-se especialmente "Ideal".
Eles se distinguem por flores incrivelmente bonitas e cactos dálias, que produzem inflorescências duplas com pétalas finas que escondem a parte central. É essa característica que os faz parecer um cacto, que está localizado no topo de uma haste alta de planta. Variam em cores, havendo tanto representantes brancos da espécie quanto roxos escuros, quase pretos.
Mas eles estão longe de todas as espécies, já que há muito mais deles na jardinagem e em cada um há muitas variedades com seus próprios híbridos.
Simples
Essas dálias se distinguem por sua forma compacta de arbustos. A altura máxima é de 50 cm. Os cestos podem atingir os 10 cm de diâmetro. Esta espécie pode ser identificada pelas pétalas tubulares das flores, em torno das quais existe uma fiada de pétalas de junco.
Dentre as variedades mais procuradas pelos jardineiros nesta categoria, vale a pena destacar tais exemplares.
- Martelo Amarelo... Essa dália se destaca com inflorescências de pequeno porte com uma atraente cor amarela. O máximo que o arbusto atinge em altura é de 50 cm.
- Murillo. Pelas suas características, esta dália é muito semelhante à anterior, distinguindo-se apenas pela cor das flores - lilás.
- Anna-Karina. Estas dálias crescem até 70 cm, tornar-se-ão uma das principais decorações do jardim frontal ou canteiro de flores graças às flores de cor branca como a neve com núcleo amarelo.
- "Alpen Sarah"... A variedade de dálias apresentada pode ser classificada com segurança entre a nova geração, uma vez que foi criada apenas em 2018. Uma planta invulgar com flores brancas, que se distingue pela presença de manchas de tom cereja brilhante nas pétalas.
Os arbustos não crescem altos e se espalham, pelo que a dália é valorizada.
- Agnes. Uma flor de baixo crescimento, ideal para decorar pequenos canteiros, varandas. Irá deliciá-lo com flores carmesim.
Anêmona
Esta espécie é muito diversa, a altura máxima dos arbustos pode chegar a 90 cm.Em média, o diâmetro das inflorescências atinge os 10 cm. As dálias desta espécie distinguem-se pela presença de várias filas de flores de junco ao longo da orla. O disco interno é emoldurado por grandes pétalas tubulares. O nome do grupo de plantas é muito fácil de explicar, visto de fora, as flores são muito parecidas com anêmonas.
Das variedades mais populares, vale destacar.
- "Bayou azul"... Distinguem-se por cestos, cujo diâmetro pode variar de 10 a 15 cm, é uma variedade bicolor com pétalas tubulares roxas e uma segunda fila de tons lilases.
- Asahi Chokhi. A altura do arbusto descrito nunca é superior a um metro. A forma tubular das flores na cesta pode ser branca ou amarela, mas a segunda fileira é branca com listras vermelhas pequenas, mas atraentes.
- "Brio"... Não se pode deixar de elogiar a variedade apresentada pela sua compactação e pela presença de magníficas inflorescências vermelhas.
- Mel. O diâmetro das flores desta planta pode atingir 7 cm, raramente ultrapassando os 50 cm de altura, as pétalas do círculo exterior são pintadas de rosa escuro, no interior são amarelas.
Colarinho
Mesmo a descrição mais colorida não transmitirá toda a beleza das dálias desta espécie. São arbustos bastante altos, podem atingir 12 cm, com inflorescências de grande diâmetro - 10 cm. Por dentro é difícil não notar um denso disco de pétalas tubulares.
- "Night Butterfly"... Uma pequena variedade que se distingue não só pela compacidade, mas também pelo seu aspecto atraente. As pétalas do junco têm uma cor vinho escura, um colarinho branco e um núcleo amarelo completam a composição.
Não espere que este arbusto cresça mais de 70 cm de altura.
- Alpen Mary Lloyd... A dália não apresenta crescimento ativo, as inflorescências podem ter diferentes cores em intensidade, mas sempre permanecem carmesim.
- "Impression Fantastico". Um arbusto que pode ser classificado como subdimensionado agrada aos jardineiros pela atratividade e brilho das inflorescências. Você pode distingui-lo por uma série de pétalas do lado de fora, que são pintadas em uma cor vermelha ardente, o colarinho tem manchas brancas e o miolo é amarelo.
- Fashion Monger. Esta variedade destaca-se imediatamente no canteiro pela sua compactação e grandes botões, que, após a floração, atingem até 10 cm. As pétalas do junco têm pontas pontiagudas, são brancas, mas na face é difícil não notar um larga faixa de tonalidade roxa. O interior do disco é amarelo, enquanto o colar permanece branco puro.
- "Flamenco"... Como outras variedades desta forma, esta dália não é longa, cresce até um metro.
Apesar de o interior do disco permanecer amarelo, a variedade distingue-se pela presença de pétalas exteriores de tom tijolo proeminente e de um colar com adição de branco.
- Alstergrus. Uma opção interessante para o jardim da frente, com uma charmosa cesta rica em laranja e vermelho.
Ninfas
Os representantes desta variedade são frequentemente alongados até 12 cm de altura, os seus botões são felpudos, de alta densidade e têm uma largura impressionante de 15 cm.As flores em formas linguais podem ser planas ou com rebordo em relevo.
Entre as variedades, destacam-se os seguintes exemplares.
- Bahama Red. Inflorescências de até 8 cm, as pétalas das flores são vermelhas, mas têm uma característica interessante - a ponta é branca.
- "Sedakshen"... Dálias bastante altas com flores grandes, de 13 cm de diâmetro, variedade de cor interessante, a cor principal é o rosa, mas as bordas e o meio são púrpura escuro.
- "Sugar Kane". Uma opção incrível para um canteiro de flores. A dália vai se destacar das demais com uma paleta laranja nas pétalas com pontas branqueadas.
É difícil não notar que suas pétalas marginais estão ligeiramente levantadas.
- Angela. Esta variedade é popular para buquês, seus caules podem atingir uma altura de 12 cm e largas flores rosa são formadas no arbusto.
Decorativo
As variedades ornamentais são consideradas uma das mais populares entre os jardineiros, pois podem crescer até 15 cm.As flores são das maiores, às vezes com 25 cm de diâmetro. Nas inflorescências existem muitas pétalas tubulares, as liguladas são mais largas do que nas outras espécies.
- "UMA. Humpley "... É muito popular na floricultura, já que a dália do mato forma cestos largos de um tom rosado simples, às vezes com adição de lilás.
- "Tartan". As flores são bastante grandes, de cor cereja rica, com uma faixa branca bem no centro das pétalas, que são ligeiramente onduladas.
- "Lucky Nambre"... Este é um clássico representado por uma sombra rosa de tamanho grande.
- "Príncipe Carnaval"... Variedade também rosada, mas já clara, com manchas de tom cereja e pequenos traços.
- Calvin Floodlight... Se você quer flores grandes, esta é exatamente a variedade. Ele ganhou muitos prêmios por sua cor amarelo ácido.
- "Blue Bell"... Uma flor roxa incrível que também exala um perfume único.
- "Whittem". Possui pétalas brancas de porcelana e um meio ligeiramente lilás.
- "A lua". Botão muito grande e cremoso com tênues listras amarelas.
- Seattle. Terry, flores ensolaradas cor de galinha vão decorar qualquer canteiro de flores.
- Garden Wonder. Densamente duplo, com pétalas planas em espiral em um tom vermelho escuro.
- Spartacus Orange. Seu tom de pétala é muito semelhante ao de um damasco maduro.
Esférico
Um dos representantes das dálias esféricas é a variedade Marble ball, conhecida em todo o mundo. Essas plantas diferem em inflorescências esféricas terry, que chegam a 15 cm de diâmetro, mas não mais. As pétalas do junco podem ser arredondadas ou cortadas. Essas flores crescem em altura não mais do que 12 cm.
As seguintes variedades estão em demanda.
- "Aykun". Dálias de arbustos pequenos nem chegam à cintura do jardineiro. Ostentando pétalas amarelas e bordas vermelhas.
- Rocco. Os jardineiros se apaixonaram por essa variedade pela natureza disseminadora de seus brotos. As cestas são de tamanho médio, tons de vermelho com roxo.
- "Silvia". Se você deseja variedade em um canteiro de flores, então as dálias não podem ser melhores do que a variedade apresentada. A flor distingue-se por uma surpreendente cor salmão com predominância do laranja.
- "Annushka". Variedade criada por criadores, que possui cestos de inflorescências de uma paleta lilás.
- Akita. A cor incrível é uma característica dos botões deste arbusto dália. As pontas das pétalas são brancas, o núcleo é amarelo, o resto da cor é coral.
Pompom
Mesmo um iniciante pode facilmente distinguir as espécies apresentadas por flores duplas, que se formam em forma de bola, mas não atingem mais de 5 cm de diâmetro.As flores marginais são sempre retorcidas, podem ser rombas ou arredondadas. A altura dos arbustos é de 75 cm a 1,2 m. Vamos destacar o seguinte.
- "Acrobata". Essas dálias podem ser atribuídas com segurança às altas, pois na maioria das vezes atingem 1,2 m de altura. As flores esféricas são muito densas, as pétalas têm uma delicada cor rosa e o formato de um tubo
- Buntling. Planta média, densa flor de laranjeira, pétalas retorcidas.
- Anke. A variedade apresentada apaixonou-se pelos criadores pela forma ideal das inflorescências e pela cor vermelha brilhante.
- Albino. É impossível não se apaixonar por esta flor por seus botões brancos como a neve e um pequeno arbusto, que certamente se tornará uma decoração do jardim da frente.
- Andrew Lockwood... O cesto das dálias, como todos os representantes desta espécie, é denso, as pétalas têm a forma de um tubo, distinguem-se por uma rica cor rosa.
Cacto
Todas as dálias, consideradas cactos, têm uma altura impressionante e podem atingir um metro e meio, pelo que os jardineiros preferem frequentemente amarrá-las durante o período de floração. As inflorescências também são grandes, podendo atingir 25 cm de diâmetro. As flores são torcidas de dentro para fora ao longo da borda, de modo que, de lado, essa inflorescência se assemelha a um cacto.
- "Blutenteppih". Dália com ricas flores rosa e uma cesta de 15 cm de diâmetro.Surpreendentemente, esta é uma planta raquítica que nem chega a atingir um metro de altura.
- Estrela branca. Esta casta apresenta atraentes botões de cor creme, que se distinguem pelo impressionante tamanho - 20 cm, as pétalas têm uma forma original, são pontiagudas e ligeiramente curvas.
- Passaro preto. Apareceu nos jardineiros há muito tempo. Este é um exemplo de um clássico com uma rica paleta de cores vermelhas que se distingue por um núcleo cor de vinho. O diâmetro máximo da cesta é de 15 cm.
- "Windhaven Highlight"... Uma planta que pode parecer digna em um canteiro de flores. Mostra botões cor de galinha durante a floração, largos o suficiente para se destacarem das dálias mais brilhantes.
- "Jessica". Variedade de grande porte com flores impressionantes. Na borda das amarelas estão pétalas amarelas, com uma borda vermelha.
- Kennemerland. São recordistas de floração com forma e tonalidade incomuns de uma paleta de flores vermelhas.
- Hale Bopp. Uma variedade de cor limão com franjas.
Semicacto
As dálias arbustivas desta espécie diferem tanto quanto uma inflorescência dupla de grande diâmetro. As plantas têm altura de até 1,5 m, cestos de até 25 cm de diâmetro, as pétalas ao longo da borda não estão totalmente viradas do avesso, apenas para o meio, daí o nome. Se quiser ter uma flor semelhante em seu canteiro, você deve escolher uma das variedades a seguir.
- "Sucesso Aitara"... Esta dália irá deliciar-se não só com a forma compacta do arbusto, já que pertence a plantas de tamanho médio, mas também com a harmonia na cor do cesto das flores.
O tom rosa pálido combina-se de forma muito atraente com o amarelo.
- Adlerstein. Dálias arbustivas bastante altas com flores grandes de tonalidade brilhante, um cruzamento entre o laranja e o amarelo.
- "Princesa do gelo"... A largura dos cestos brancos como a neve deste representante do gênero é de 15 cm.
- Andrew Mitchell. Uma daquelas flores que podem apresentar não só inflorescências muito brilhantes, mas também grandes. O diâmetro do cesto é de 20 cm, no canteiro destaca-se pela sua cor vermelha intensa.
- "Anna"... Esta dália foi criada por um criador alemão e tem botões de cor pêssego exclusivos.
- Black Touch. Tem flores cor de vinho muito escuras, quase pretas no meio.
- Avançar. Dália densamente dupla, tom limão, com um leve rubor. As pétalas são ligeiramente encaracoladas.
- Bela de Barmera. Tem uma cor que é um cruzamento entre o rosa e o laranja.
Liliputianos
Vale dizer que não há anões na classificação internacional, já que os floristas recentemente deram atenção às dálias dessa espécie. Eles são cultivados como anuais, os arbustos aparecem a partir das sementes, o que permite a floração precoce. Não há necessidade de apertar os arbustos.
Poucas pessoas sabem que essas dálias também podem ser desenterradas para o inverno e os tubérculos podem ser armazenados para armazenamento e depois plantados novamente em campo aberto na primavera.
Das variedades mais famosas, as seguintes são dignas de nota.
- "Anão branco"... A flor é de forma muito compacta, sobre a qual se formam cestos brancos de pequeno diâmetro com miolo amarelo.
- "Garotos engraçados". Arbusto cuja altura não ultrapassa os 30 cm. Numa dália durante a floração aparecem cestos simples e turcos, as cores podem ser diferentes.
- "N-Snezhny". Uma excelente solução para um peitoril de janela. Os botões são brancos com uma tonalidade verde, densamente dupla.
Grupo de transição
Este é o tipo de dálias cujas inflorescências são difíceis de classificar especificamente para qualquer grupo.
- Bispo de Llanduff. Uma planta com folhas roxas e flores vermelho-escuras.
- "Girafa Rosa". Uma variedade que deve se destacar pela originalidade, pois possui pétalas rosa que são levemente curvas. O arbusto geralmente cresce até um metro de altura, os cestos são formados até 12 cm de diâmetro.
- Vancouver. Ele irá deliciá-lo com um tom lilás nas pétalas com uma delicada borda rosa.
Belos exemplos
Existem muitas belas variedades de dálias, cada criador tem suas próprias preferências nesse sentido. Vejamos alguns dos exemplos mais interessantes.
- Cornel é uma das variedades mais produtivas e confiáveis. As plantas produzem hastes longas e fortes, ideais para fazer buquês. A flor tem pétalas de um vermelho cereja escuro que lembram veludo.
As flores globulares são resistentes às intempéries e permanecem em um vaso por muito tempo.
- "Bronze Cornell" tem pétalas de bronze de uma paleta quente.
- Chimacum Night é uma bela flor cor de mogno que floresce abundantemente durante toda a temporada. Flores médias globulares exibem-se em hastes altas e robustas.
- "Krikhton Honey" É um arbusto com flores quentes de pêssego-damasco que parecem estar brilhando ao sol.
- Gênova é uma nova variedade, que rapidamente se tornou uma demanda entre os melhoristas de plantas. Os arbustos produzem belas flores de lavanda com um centro branco.
- "Jomanda" - dália de cor laranja com hastes escuras contrastantes.
- SNO Doris é premiada com uma das melhores dálias. O arbusto distingue-se pelo crescimento vertical vigoroso, tem caules longos e fortes e flores esféricas. A florada é linda, a paleta é algo misturado entre coral, pêssego e damasco.
- Suncrest - uma variedade que apresenta flores globulares amarelo-canário e um leve blush rosa-pêssego nas pontas das pétalas.
- "Intriga" - uma flor decorativa, que é uma das primeiras a desabrochar em cada estação. As flores são inicialmente corais, depois se transformam em carmesins.
- "Terracota" - uma variedade de cacto, um tom de marrom quente. Hastes longas e robustas são ideais para buquês.
- Chimacum Nadjae exibe flores de coral de uma paleta quente que deliciam todo o verão. A variedade apresentada é um ótimo complemento para um jardim de flores.
- Café com leite demonstra cestas decorativas maciças. Muito popular entre noivas e designers de casamento, as flores estão em um tom de blush pálido.
- "Sherwood's Peach" - aqui as grandes pétalas de pêssego são acentuadas por uma névoa roxa suave. Os arbustos grandes estão completamente cobertos de flores.
- Hamari Gold - Esta dália em flor gigante exibe botões cor de bronze. As plantas atingem um metro de altura e são especialmente notáveis em sua beleza no outono.
Como cuidar das dálias, veja abaixo.
Está tudo bem.
O comentário foi enviado com sucesso.