Dálias anuais: descrição, variedades, plantio e cuidados
Um pouco de historia
As dálias são flores muito comuns que podem ser encontradas em quase todos os canteiros de jardim. De acordo com alguns relatos, até mesmo os antigos maias escolheram esta planta para decorar seus templos e realizar vários rituais. Outro povo não menos antigo, os astecas, usava caules de dália como canos de água e comiam as raízes. As dálias foram trazidas do México para a Europa em 1557 e foram chamadas de "akotil". Esta planta foi estudada cientificamente pela primeira vez em 1791 pelo diretor do Jardim Botânico Real de Madrid, Antonio José Cavanilles, que deu à flor um novo nome - Dahlia Crinita, que é traduzido livremente do latim como “cabeludo”.
Alguns anos depois, em 1803, a flor recebeu um novo nome - Georgina (dália). Recebeu o nome de Johann Georgi, professor de botânica da Academia de Ciências de São Petersburgo. Foi esse nome que deu origem ao gênero, que hoje conta com cerca de 15 mil variedades.
Peculiaridades
Vamos dar uma olhada mais de perto na descrição desta flor incrível. É geralmente aceito que o nome "dália" é masculino. Esta flor é uma planta herbácea Compositae pertencente à família Astrov. As folhas da flor são simples, localizadas aos pares no caule, na maioria das vezes têm forma de penas, com 10-40 cm de comprimento; cor - verde ou marrom. Os caules são ocos no interior, densos no exterior, dependendo da variedade na natureza, as dálias podem atingir 2,5 m de altura.
Existem variedades perenes e anuais de dálias. Além disso, os últimos são altamente recomendados para jardineiros novatos por causa de sua beleza e despretensão.
A parte aérea da dália morre no final da temporada e as sementes são formadas no cálice (até 140 peças por 1 g), que retêm suas propriedades de germinação por até 3 anos.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens das dálias anuais estão Segue:
- as variedades anuais florescem no primeiro ano de plantio e florescem muito mais intensamente do que as variedades perenes;
- período de floração longo: do início do verão às primeiras geadas severas;
- as flores anuais propagam-se por sementes, que não requerem condições especiais de armazenamento, ao contrário dos tubérculos das plantas perenes;
- crie raízes em qualquer clima, mesmo no mais severo;
- mais resistente a várias doenças e podridão.
Existem algumas desvantagens dos anuários:
- a flor não hiberna e uma nova planta precisa ser cultivada a cada ano;
- as sementes de variedades híbridas não retêm as propriedades da planta-mãe, portanto, em alguns casos, a mesma planta exata não sairá das próprias sementes da flor, e é necessário comprá-las de uma nova maneira.
Tipos e variedades
Dependendo do tamanho do caule da variedade dália existem:
- subdimensionado ou anão (15-30 cm de altura);
- tamanho médio, cuja altura está dentro de 50-70 cm;
- de altura, crescendo até 120 cm.
As dálias encantam os olhos com suas grandes e lindas inflorescências. Dependendo da variedade, as plantas podem ter uma forma muito diferente da estrutura da flor e das pétalas. É costume fazer a distinção entre os seguintes grupos de dálias.
- Simples (linha única) - geralmente são flores subdimensionadas com pétalas localizadas em uma camada, o diâmetro da tampa é de cerca de 10 cm.
- Anêmona - as pétalas do meio são mais curtas do que as externas, com pontas rachadas. Na maioria das vezes, são variedades subdimensionadas, não superiores a 70 cm.
- Cacto - uma variedade com inflorescências duplas com pétalas-tubos longos e pontiagudos. A altura do caule é de cerca de um metro. As inflorescências são brilhantes, muito volumosas.
- Dálias decorativas - altura do caule 120 cm, inflorescências com a forma arredondada correta, pétalas turcas. Projetado principalmente para buquês.
- Semicacto - um cruzamento entre cactos e decorativos. A altura dos arbustos é de 80-150 cm, o diâmetro da inflorescência chega a 30 cm, as pétalas são alongadas, começam a enrolar-se em tubo a partir do meio do comprimento.
- Esférico - assim denominado devido ao formato das inflorescências em forma de bolinhas com densas pétalas tubulares. O diâmetro da bola é de 10-20 cm.
- Pompom - muito parecido com o tipo anterior, a diferença é apenas no tamanho. A inflorescência do grupo pompom é mais densa, com 5-8 cm de diâmetro.
- Ninfas - na forma, eles se assemelham a uma flor de um lírio d'água ou uma ninfa de lótus (daí o segundo nome "semelhante ao lótus"). O formato das pétalas é plano, a textura é densa, o pedúnculo é alongado, a altura é de 1 m ou mais, por isso a planta precisa de apoio.
- Dálias de colarinho (algemadas) - pertencem à categoria de dálias semi-duplas. O meio da inflorescência consiste em pétalas tubulares amarelas. As pétalas externas são mais longas que as do meio e têm cores diferentes. Assim, a flor parece estar usando uma espécie de colarinho.
Vamos dar uma olhada em algumas das variedades mais populares.
- "Garotos engraçados". Esta variedade é considerada subdimensionada: a altura de uma planta adulta geralmente não ultrapassa 30 cm, embora em alguns casos o arbusto possa crescer até 60 cm. Esta variedade recebe esse nome devido à sua cor multicolor - as sementes formam uma flor variegada cama durante a germinação. Esta variedade não forma tubérculo, pelo que deve ser cortada no primeiro ano imediatamente a seguir à floração. A inflorescência é simples, com pétalas planas e meio tubular amarelo. Quando aberta, o diâmetro da tampa é de 7 a 10 cm.
- "Vasilisa". A variedade pertence à categoria dos anões. Esta é uma planta com caule de até 15 cm de altura e grandes flores duplas. O tamanho das inflorescências é de 5 a 7 cm, sua cor pode ser diferente. A variedade floresce quase até à primeira neve, adequada para decorar canteiros, varandas e terraços.
- "Bambino". Esta variedade também é considerada subdimensionada e não ultrapassa os 25 cm .As inflorescências são turcas, com 6 a 7 cm de diâmetro, de cor diferente, geralmente brilhante. As plantas são usadas como camada inferior da paisagem do parque, decorando caminhos de jardim ou decorando terraços de verão.
- "Minion". Com até 40 cm de altura, as flores são simples, com 6 a 9 cm de diâmetro. A cor da flor é simples ou bicolor. A variedade parece ótima como uma borda ou delineamento de canteiros de flores.
- Colarette Dandy. Esta variedade pertence à categoria de coleira e é considerada de tamanho médio - as plantas crescem até meio metro, são um misto de flores multicoloridas. Meio amarelo rodeado por babados semi-duplos.
- "Fogos de Artifício" - um arbusto anão com pétalas variegadas, atinge uma altura de 25 cm, decorado com uma inflorescência simples grande (cerca de 8 cm de diâmetro).
- "Pompon". O arbusto tem 120 cm de altura e um sistema ramificado de caules, decorado com folhas entalhadas e inflorescências esféricas fofas que lembram um pompom de lã.
- "Ópera". A planta tem até 30 cm de altura, é uma flor volumosa com um pequeno centro amarelo com pétalas duplas de 7 a 10 cm de diâmetro. A cor das inflorescências é monocromática, mas variada: do amarelo pálido ao coral brilhante.
Como crescer?
Conforme mencionado acima, as dálias anuais são cultivadas por sementes ou mudas, ao contrário das espécies perenes, cujos tubérculos devem ser armazenados em condições especiais. Se preferir plantar flores com sementes, é aconselhável comprá-las em lojas especializadas, escolhendo fabricantes de renome. Assim, você pode reduzir o risco de comprar a variedade errada. A semeadura em campo aberto deve ser no meio da primavera, quando o solo já secou e aqueceu bem.
Se o solo estiver muito frio, a germinação das sementes se deteriorará significativamente. Antes de plantar, é necessário marcar o território. Para variedades de baixo crescimento, é necessário manter uma distância de 25-30 cm entre as plantas, e para variedades altas - 50-70 cm.
As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de cerca de 2-3 cm, regadas e polvilhadas com turfa ou cobertura morta.
Alguns jardineiros optam por cultivar flores a partir de mudas. Este método é especialmente bom para as regiões do norte. A época ideal é o início de abril, pois cerca de 2 meses devem se passar desde o momento dos primeiros brotos até a floração. As sementes são colocadas em recipientes separados com solo a uma profundidade de 1,5-2 cm, adicionadas gota a gota, regadas e cobertas com papel alumínio... Em alguns dias, devem aparecer as primeiras filmagens e o filme pode ser removido.
Cuidar de Dahlia não é difícil. Para formar o arbusto exuberante correto, o broto jovem deve ser beliscado. A fim de preservar o canteiro de flores por mais tempo, aos primeiros sinais de uma onda de frio da noite, ele é isolado com um material de cobertura. Se você planeja guardar as sementes para reprodução posterior, após murchar, a cabeça da flor não é cortada para que as sementes amadureçam. Em seguida, eles podem ser coletados e secos. Armazene o material coletado em sacos de papel em local seco. As dálias são melhor plantadas em um local ensolarado e bem ventilado. As variedades altas devem ser amarradas para que os caules não se partam.
Preparação e plantio do solo
Para obter uma boa colheita, o solo deve ser bem preparado. A composição ideal para o plantio de flores deve conter nutrientes do solo, areia e húmus. A terra pode ser comprada pronta em uma floricultura, ou você pode coletá-la na campina, de preferência no local onde floresceram o trevo e outras ervas. A composição deve conter 2 partes de solo e 1 parte cada - húmus e areia. Poucos dias antes do plantio da planta, o solo deve ser desinfetado com uma solução morna de permanganato de potássio, e para maior garantia - calcinado no forno por 2-3 horas.
Rega
As dálias adoram água, por isso precisam de rega abundante e regular. Em climas secos e quentes, você precisa regar as plantas diariamente; à medida que a temperatura cai, a umidade do solo pode ser reduzida gradualmente.
Top curativo
Se a planta foi plantada originalmente em um meio nutriente, não é necessária alimentação adicional. Se o solo for pobre, pode ser fertilizado com matéria orgânica no outono. Durante a estação de crescimento, é recomendado alimentar as plantas com fertilizantes complexos - desta forma, elas florescerão melhor... Depois de aplicar a ração, os arbustos precisam ser regados.
Durante a floração, a planta pode ser alimentada com fósforo e potássio.
Controle de doenças e pragas
As dálias são mais freqüentemente suscetíveis a doenças de podridão cinza ou marrom, cujo agente causador é um fungo patogênico. A doença pode se desenvolver se as mudas forem plantadas com muita densidade ou se houver estagnação de umidade perto das raízes. A doença se manifesta no ressecamento de pedúnculos e folhas. Como tratamento, são utilizados medicamentos contendo fungicidas. O local de desembarque deve ser tratado com uma solução de cal. A mancha foliar é uma doença igualmente frequente, expressa-se no aparecimento de manchas amarelas e marrons nas folhas. O motivo é a má circulação de ar e o plantio denso.
Além disso, a planta pode infectar vários insetos parasitas: pulgões, nemátodos de morango ou crisântemo, insetos de plantas, lesmas e outras pragas. Na maioria das vezes, as áreas afetadas da planta são cortadas e a própria flor é tratada com preparações especiais.
Assim, por exemplo, "Fitoverm", "Aktara" ajudam a afídeos, e é recomendado o uso de "Mospilan" ou "Iskra-M" para percevejos.
Belos exemplos em design de jardins
O jardim que consiste em dálias é chamado de dália. Pode ser decorado em um esquema de cores, por exemplo, branco, rosa ou amarelo. O plantio multicolor de diversas variedades parece muito bonito com uma transição suave de cores claras para outras mais escuras.Para criar um efeito maior, as flores são plantadas na forma de um ornamento ou formas geométricas. As variedades baixas são geralmente plantadas ao longo das bordas dos caminhos do jardim e as plantas altas nas profundezas do jardim. Deve-se ter em mente que as variedades menores florescem primeiro. Quanto maior a variedade da dália, mais tarde ela floresce. Aconselha-se aos principiantes que comprem kits especialmente selecionados, compostos por uma mistura de sementes, escolhidas de acordo com o seu crescimento, cor e datas de plantio.
Além disso, as dálias combinam bem com outras flores - flox, viola, cravo. Ao formar canteiros de flores, os tons das flores devem ser levados em consideração. O mais vantajoso é um canteiro com uma combinação contrastante.
Quanto mais clara for a cor da dália, mais brilhante será o vizinho que ele deve captar e vice-versa.
No próximo vídeo, você encontrará o cultivo de dálias anuais a partir de sementes.
O comentário foi enviado com sucesso.