Tudo que você precisa saber sobre dálias de cactos
As dálias dos cactos são consideradas a verdadeira decoração de qualquer jardim - esta é uma planta luminosa, espectacular e ao mesmo tempo muito delicada. No entanto, para que ela o encante com sua floração pelo maior tempo possível, você deve conhecer algumas das complexidades de cuidar das dálias.
Característica
As dálias dos cactos são perenes. A altura de um arbusto adulto varia de 30 a 150 cm, na floricultura é utilizado tanto em vaso quanto em campo aberto. A principal vantagem das dálias dos cactos é a duração da floração - você pode apreciar sua beleza decorativa desde os primeiros dias do verão até o final de outubro.
A planta é apresentada em uma grande variedade de espécies - existem variedades monocromáticas e multicoloridas, altas e baixas. As dálias são plantadas em vasos de flores, cultivadas em um canteiro de flores ou colocadas bem entre os canteiros. Flores desse tipo se dão bem com muitas outras hortaliças e plantações de flores, portanto, normalmente não surgem problemas com a vizinhança.
O diâmetro das flores varia de 5 a 30 cm, apresentam-se em várias tonalidades, a abundância de cores é verdadeiramente espantosa - aqui poderá encontrar todas as cores menos o azul, o preto e o castanho. Talvez haja apenas uma desvantagem desses representantes da flora de jardim - no outono, é preciso dedicar algum tempo à preparação dos tubérculos para o inverno. Somente com a observância da tecnologia de preservação do material de plantio pode-se esperar obter um canteiro de incrível beleza.
É interessante! Poucas pessoas sabem que as dálias dos cactos foram originalmente cultivadas para tubérculos comestíveis. Só depois de muitas décadas na Europa eles começaram a ser amplamente utilizados na jardinagem.
Variedades
As variedades mais populares de dálias de cacto incluem as seguintes.
- "Snoho Diana" - uma flor decorativa muito bonita, a altura do arbusto chega a 1,3 m, cada uma dá cerca de 10 flores.
- "Ilusão de Ferdiff" - cada arbusto produz 3-4 flores muito exuberantes que invariavelmente chamam a atenção.
- "Noite de Verão" - uma planta colorida com ricas pétalas escarlates, é considerada uma verdadeira decoração de canteiro de flores.
- "Kiruna" - uma variedade bastante incomum, que se distingue pelo verdadeiro luxo e nobreza. Esta é uma dália de dois tons, com um tom passando suavemente para outro, formando botões verdadeiramente luxuosos.
- "Estrela cadente" - flores altas e grandes, cor de limão, bordas roxas nas bordas. Assemelham-se visualmente a crisântemos decorativos.
- "Grande final" - uma flor que cresce até 1,4 m, as pétalas são geralmente esbranquiçadas ou vermelhas.
- "Lilaste Seren" - flores incomuns de agradável cor lilás. O arbusto é bastante compacto, as folhas são delicadas.
- "Cítrico" - uma das maiores plantas, que em condições favoráveis pode crescer até 2 m, as pétalas são amarelo claro.
- "Cherio" - dálias vermelhas brilhantes com bordas brancas em cada pétala. As inflorescências são bastante grandes - cada uma com 15-16 cm de diâmetro, a altura da planta é 1,2-1,3 m.
- Acapulco - uma planta alta com 1,5-1,7 de comprimento, flores carmesim, pétalas ligeiramente dispersas, coletadas em pequenas inflorescências.
- Anderson - dálias muito delicadas que podem se tornar uma verdadeira decoração de canteiros de flores e estão em perfeita harmonia com muitas outras culturas de jardim.
- "Aloha" - os arbustos crescem até 1,5 m, as flores atingem 18-20 cm, cerca de 10 flores podem ser cortadas de cada planta.
- "Vulcão" - uma planta dá cerca de 6 flores, a altura do arbusto chega a 1,4 m, as pétalas são de um vermelho vivo, sob a influência da luz solar direta, mudam de cor para laranja.
- "Sonho" - a planta produz até 20 flores decorativas brilhantes. Altura - cerca de 1,3 m.
- "Cravo vermelho" - um arbusto com cerca de 1,3 m de comprimento, a cor das pétalas muda com o sol;
- "Dana" - flores com cerca de 110 cm de altura destacam-se com pétalas inusitadas que se enrolam em tubos.
Na jardinagem, as variedades também são muito populares Princesses Park, Flowered Mix, Freakwolet, Blackberry Ripple, bem como Weston Spenish Dancer, Ash Jam, Fiesta, Tahiti Sunrise.
Aterrissagem
As dálias são muito exigentes nas condições de vida, portanto, ao plantar plantas, deve-se ter um cuidado especial ao escolher um local para um futuro canteiro. Essas plantas preferem áreas quentes e bem iluminadas. Para pleno crescimento e floração, as plantas devem ser expostas à luz solar por pelo menos 7-8 horas por dia. O local não deve ser escurecido, mas ao mesmo tempo protegido de fortes ventos e correntes de ar.
Para propagação de dálias de cacto pelo método de sementes os trabalhos de plantio devem começar em março. Neste caso, as sementes são plantadas num substrato constituído por turfa e areia, ligeiramente borrifado, humedecido por gotejamento e coberto com uma película para criar o efeito de miniestufa. A estufa segue ventile e regue diariamente, assim que os tiros aparecem, o filme pode ser removido gradualmente.
As flores são transplantadas para um campo aberto no início do verão.
As dálias podem ser plantadas com tubérculos. Para isso, em abril, os rizomas são colocados em uma mistura de turfa com areia ou serragem úmida, fornecendo luz suficiente. Assim que os botões aparecem, é necessário dividir imediatamente o tubérculo em 2 a 4 partes para que cada um tenha o seu próprio botão, após o que os tubérculos são mantidos na mistura de solo até maio. Quando a ameaça de retorno das geadas da primavera passa, eles escolhem material de plantio saudável, sem danos visíveis, e procedem diretamente ao plantio.
As covas de plantação são feitas com profundidade de 15-20 cm, com passo de 50-70 cm, dependendo da série de variedades. Se você plantar dálias altas, a distância entre os arbustos deve ser maior.
Além disso, pode ser necessário um suporte - deve ser instalado imediatamente e, se você fizer isso após a germinação, há uma grande probabilidade de danificar os rizomas. Os tubérculos são colocados no recesso com os olhos voltados para baixo, cobertos de terra, regados e cobertos com cobertura morta.
O método de plantio por estacas não é menos popular. Para sua obtenção, na primeira quinzena de março, os tubérculos são colocados em compostagem úmida e aguardam o surgimento dos brotos. Assim que crescerem 7 a 10 cm, é necessário cortá-los com cuidado e enviá-los ao recipiente para o enraizamento. Nesse período, a planta precisa de uma boa rega, se necessário, pode-se usar medicamentos que estimulem a formação de raízes, por exemplo, Kornevin. Em maio, a muda é transplantada para uma área aberta junto com um caroço de terra.
Cuidado
Para que as dálias cresçam plenamente e encantem os jardineiros com sua floração longa e abundante, as plantas precisam de cuidados adequados: rega regular, capina, solta o solo, fertiliza, amarra aos postes de suporte e belisca.
Regar e alimentar
Ao cultivar dálias, o solo não deve secar, a rega deve ser regular. Aconselha-se a sua confecção utilizando bicos especiais nas mangueiras - pulverizadores. No entanto, não alague a flor, pois o alagamento do solo leva ao apodrecimento das raízes e à morte de todo o arbusto.
A cobertura é realizada a cada 10-15 dias, deve ser aplicada após a rega. Para fazer isso, uma pequena depressão de 7 a 10 cm é criada perto do arbusto, regada com uma solução nutritiva e um sulco é enterrado.A primeira alimentação é realizada uma semana após o plantio em campo aberto, é melhor, neste momento, usar preparações prontas para loja para plantas com flores decorativas.
Em junho e na primeira quinzena de julho, é melhor usar infusão de verbasco, diluído na proporção de 1: 10, com adição de produtos contendo nitrogênio e fósforo (10 g de cada medicamento por balde de água). Em agosto, são introduzidos 3-4 punhados de cinzas, bem como superfosfato na proporção de 30 g para cada arbusto. A partir dos primeiros dias de setembro, a planta deve ser alimentada com sulfato de potássio (30 g por planta) - estimula o amadurecimento dos tubérculos.
Nesse período, vale a pena excluir os compostos de nitrogênio - eles só causam o crescimento da massa verde vegetativa, neste caso os tubérculos ficarão muito mal armazenados. A partir da segunda quinzena de setembro, a alimentação deve ser interrompida.
Liga
Quando a planta cresce até 30-40 cm, é necessário amarrá-la a um suporte. Se esta etapa for negligenciada, a planta corre o risco de se partir e uma diminuição significativa na decoratividade.
Pisando
Os ramos laterais das dálias devem ser aparados regularmente nos estágios iniciais de crescimento - isso não só torna o arbusto mais harmonioso, mas também estimula a floração mais precoce. Com o aparecimento do quarto par de folhas, a poda é suspensa, mas você pode beliscar o tiro principal sobre este par - neste caso, o número de inflorescências para corte será maior. As variedades de baixo crescimento não precisam ser pinçadas.
Wintering
Pouco antes do início da geada, os tubérculos devem ser retirados do solo - isso geralmente é feito na primeira quinzena de outubro. Os rizomas são armazenados em uma sala fria a uma temperatura de 5-7 graus e uma umidade de 75-80%.
Para a preservação de todas as propriedades vegetativas, é necessário colocar o material de plantio em areia ou turfa.
Pragas e doenças
As dálias costumam ser vítimas de várias doenças, sendo as mais comuns os mosaicos virais e o câncer bacteriano. PARA Infelizmente, essas doenças praticamente não têm cura, então as dálias doentes terão que ser descartadas, desenterradas com a raiz e queimadas. O oídio também costuma afetar as dálias dos cactos - as doenças das flores podem ser curadas borrifando-se com uma solução de sabão em pó e, em seguida, tratando-se com sulfato de cobre.
Entre os insetos-praga, os mais perigosos são os pulgões, os ácaros-aranha e as lagartas. É melhor usar um inseticida de amplo espectro. Além disso, os insetos costumam se assustar com o cheiro dos malmequeres, por isso é muito útil plantá-los ao lado das dálias. Além disso, essas culturas estão perfeitamente combinadas no mesmo canteiro de flores.
Uso em paisagismo
A variedade dália cacto é a favorita dos paisagistas. Isso não é surpreendente, dada a beleza e decoratividade das plantas. Eles podem ser plantados em pequenos grupos ou individualmente, cultivados como parte de um rabatka ou colocados em vasos.
As flores não são menos impressionantes como pano de fundo para plantas perenes herbáceas; além disso, dálias plantadas ao longo do lado iluminado do edifício podem ser uma excelente decoração para uma parede indefinida de qualquer estrutura de jardim.
Para obter informações sobre como cultivar corretamente uma dália de cacto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.