Tudo sobre dálias decorativas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Classificação de variedades
  3. Agrotécnica
  4. Pragas e doenças
  5. Segredos e Truques

Uma bela lenda diz que a flor da dália foi formada no local da última lareira extinta antes do início da idade do gelo. Embora os cientistas afirmem que essas flores foram trazidas pelos europeus dos planaltos mexicanos. Lá cresciam flores silvestres, cujas raízes os índios mexicanos usavam como alimento.

Peculiaridades

A dália moderna é muito diferente de seus ancestrais latino-americanos. Há uma versão em que as raízes da planta foram levadas com elas por viajantes espanhóis a caminho de casa, há mais de 400 anos, para serem usadas na alimentação. Os europeus não gostaram do sabor, mas as belas flores mais tarde se tornaram uma decoração de jardim.

Por muitos anos, os habitantes da Europa cultivaram dálias no clima tropical de estufas e estufas. As flores saíram fracas e pequenas. O primeiro a plantar flores no ar foi De Candol, um botânico francês, com um resultado insuperável. Desde os anos 30 do século retrasado, as dálias marchavam triunfantemente pelo mundo, e hoje o número de variedades chega a 3000.

"Akokotle" - um dos nomes indianos para dália, em espanhol é interpretado como "a flor tem um caule oco". O nome comum "dália" foi dado à flor em memória de A. Dahl, e a "dália" russa é dedicada à memória de I. G. Georgi. Ambos foram botânicos famosos no passado. Dahlia pertence à família Astrov (Compositae).

Os caules da planta são tubulares, ramificados, com 0,4 a 2,5 m de altura. As folhas são grandes e frágeis. Eles podem ser inteiros, pubescentes de maneiras diferentes, colocados em pares. Os cestos de inflorescências são envolvidos por várias fileiras de folhas de esmeralda que cresceram juntas na base. As flores nas bordas são multiformes e coloridas em forma de línguas. No meio, os tons podem ser do marrom escarlate ao dourado ensolarado. Frutos em forma de noz seca, com capacidade germinativa de três anos. As raízes são tuberosas, espessas e carnudas.

Classificação de variedades

Há 200 anos de criação, botânicos de todo o mundo realizam colossais trabalhos de seleção. Em 1962, as variedades de dália foram divididas em 10 grupos. A Academia de Ciências em 1983 classificou 12 formas. Hoje, as espécies botânicas substituíram os híbridos. O grupo decorativo é o mais numeroso em termos de número de variedades. O diâmetro das flores varia de 100 a 250 mm. As flores são lisas e terry, monocromáticas e cores mistas. O tamanho do arbusto varia de 0,25 a 1,5 m.

  • "Art act". A flor tem 17 cm de diâmetro e a cor é violeta-rosa com pinceladas e pinceladas bordô. O tamanho é 85 cm de altura.
  • Bohemian Spartacus. O diâmetro da flor é de 25 cm. A cor é bordô com inclusão de pétalas bege-amarelas. A altura do arbusto é de 110-150 cm.
  • Vassio Megas. Diâmetro da flor - 20 cm Coloração - lilás, com centro lilás. A altura do arbusto é de 120 cm.
  • "Victoria ann"... O diâmetro da flor é de 15 cm, a cor é branca com pontas lilases. A altura do arbusto é de 120 cm.
  • Joey Mirella. O diâmetro da flor é de 9 cm. A cor é bordô profundo. A altura do arbusto é de 90 cm.
  • "Cartouche". O diâmetro da flor é de 10 cm e a cor é lilás-violeta. A altura do arbusto é de 800 cm.
  • Creme de Cassis. O diâmetro da flor é de 12 cm, a cor é rosa lavanda com rebordo lilás e centro escuro. A altura do arbusto é de 70 cm.
  • Ilha de Manhattan. Diâmetro da flor - 20 cm Coloração - vermelho vivo. A altura do arbusto é de 90 cm.
  • Melody Allegro. O diâmetro da flor é de 8 a 12 cm, a cor é rosa nas bordas e amarelo intenso no centro. A altura do arbusto é de 60 cm.
  • Moonlight Sonata. Diâmetro da flor - 20 cm Cor - coral-salmão. A altura do arbusto é de 90 cm.
  • Rebecause World. O diâmetro da flor é de 13 cm e a cor muda de branco para marrom durante o período de floração. A altura do arbusto é de 110 cm.
  • O gigante rosa. O diâmetro da flor é de 30 cm e a cor é rosa intenso. A altura do arbusto é de 140 cm.
  • Tyler James. Diâmetro da flor - 20 cm Coloração - amarelo alaranjado. A altura do arbusto é de 80 cm.
  • "Flurel". O diâmetro da flor é de 25 cm e a cor é branca como a neve. A altura do arbusto é de 120 cm.
  • "Edimburgo". Diâmetro da flor - 10 cm Coloração - carmesim escuro com bordas brancas. A altura do arbusto é de 90 cm.

Agrotécnica

O local onde as dálias crescem deve ser ensolarado (pelo menos 6 horas por dia), não pantanoso. As flores têm medo de fortes ventos frios. O solo pode ser qualquer não ácido. Ideal: argila rica em húmus, pH 6,5-6,7. O local é desenterrado no outono e na primavera.

Se necessário, esterco podre e superfosfato (20-30 g) podem ser adicionados ao buraco.

O plantio ocorre no início de junho, quando as geadas são excluídas. 2 botões são deixados no tubérculo germinado, o resto é quebrado para melhor crescimento dos brotos principais. A raiz deve ser enterrada em uma pá de baioneta de forma que o pescoço fique ligeiramente enterrado no solo. A bucha deve ser amarrada à alça e amarrada conforme necessário. Depois de uma semana e a cada 10 dias, a planta é alimentada após rega até setembro. O broto principal é pinçado após quatro folhas emparelhadas. Enteados e botões desbotados são imediatamente removidos.

O esquema de beliscar e beliscar é assim:

  • 1 - beliscando o topo,
  • 2 - fixação,
  • 3 - remoção de botões extras.

A reprodução ocorre por estacas, divisão de tubérculos e sementes, menos frequentemente por enxertia. O armazenamento no inverno é feito colocando os tubérculos secos em camadas em caixas, borrifando-os com terra. Cave a distância imediatamente após um forte congelamento. As caixas de armazenamento são forradas com papel.

Você pode tratar os tubérculos com uma solução fungicida com a adição de um inseticida e, em seguida, secá-los.

Pragas e doenças

As pragas desta planta estão sugando e roendo. Os primeiros são pulgões, tripes, ácaros e pennits babosos. O segundo são os besouros, clickers e todas as conchas. É necessário realizar a prevenção e extermínio de parasitas a tempo... Além dos inseticidas, os remédios populares são adequados: uma decocção concentrada de absinto e uma solução de sabão em pó escuro.

As doenças afetam a folhagem e os tubérculos. O mosaico viral transmitido por insetos aparece como manchas claras nas folhas. As dálias não crescem e florescem bem. O câncer bacteriano infecta tubérculos com crescimentos feios.

Esses arbustos e tubérculos devem ser queimados.

Segredos e Truques

Aproveite os conselhos profissionais de dálias para deliciá-lo exuberante floração.

  • O local de plantio dos arbustos deve ser trocado a cada 2 anos.
  • Os melhores fertilizantes são Flora e Ekola.
  • Os fertilizantes orgânicos e minerais são aplicados ao solo antes da escavação do outono.
  • As dálias crescem melhor ao ar livre do que em vasos de flores.
  • Várias estacas de liga são colocadas em torno das flores altas.
  • Dahlia precisa ser removida, solta e amontoada periodicamente.
  • A rega diária pode ser substituída por cobertura morta e, após o crescimento das flores, vale a pena cobrir o solo com material de cobertura.
  • Se o local da quebra do caule for envolto em uma camada de musgo umedecida com uma solução de própolis (600 g por 100 g de água) e amarrada com casca de bétula, forma-se um influxo na lesão. Dahlia florescerá novamente em breve.

Para fazer com que o jardim pareça colorido e não trivial, vale a pena plantar dálias nele. Meio-fio rasteiro ou gigante de dois metros, farão as delícias de qualquer apreciador de plantas ornamentais.

As melhores variedades de dálias são descritas no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário