Como cultivar dálias a partir de sementes?

Contente
  1. Como escolher sementes?
  2. Quando plantar mudas?
  3. Semeadura
  4. Cuidados básicos
  5. Doenças e pragas

As dálias são flores muito bonitas. Um enorme arbusto e luxuosos buquês de várias formas e cores não vão deixar ninguém indiferente. Mas cuidar das dálias perenes é bastante difícil: todo outono, você precisa desenterrar grandes tubérculos, retirá-los de doenças, armazená-los em algum lugar, certifique-se de que não congelem e sequem. Plante novamente na primavera, e eles florescem no final do verão, não por muito tempo.

Existe uma maneira cada vez mais fácil de decorar o seu jardim de flores - plantar dálias anuais. Se você escolher as variedades certas para os períodos de floração, elas decorarão o canteiro de flores de junho até a geada. Além disso, eles podem ser facilmente cultivados a partir de sementes.

Como escolher sementes?

Para evitar decepções no futuro, a escolha das sementes deve ser abordada com responsabilidade. As variedades diferem de várias maneiras.

  • Época de floração: cedo, meio, tarde.
  • Altura da planta: meios-fios subdimensionados, altos, também existem gigantes. Uma característica deve ser levada em consideração: quanto mais alto o arbusto de dália cresce, mais tarde ele florescerá. Portanto, para a floração precoce, é melhor escolher variedades baixas.
  • Forma de flor: pompom, colar, terry, cacto, plano.
  • Coloração... Existe uma grande variedade de cores. Nas lojas, muitas vezes você pode ver sacos de sementes de dália marcados como "mix". É uma mistura de variedades que têm a mesma altura, mas diferem na forma e na cor dos botões. Em canteiros de flores, essas plantações parecem espetaculares e decoram muito o terreno do jardim.

Se desejar, você pode tentar cultivar dálias anuais como perenes. Para isso, no outono, no final da floração, a parte aérea das plantas é cortada a uma altura de 10-15 centímetros da superfície do solo. Os pequenos tubérculos formados são desenterrados e armazenados. Na primavera eles são plantados em covas (após a ameaça de geada). Mas com este método, a intensidade da floração será menor.

Basicamente, a única diferença entre dálias perenes e anuais está na tecnologia de cultivo (sementes ou tubérculos). Eles pertencem à mesma família.

Quando plantar mudas?

A semeadura para mudas é realizada em função do clima da região e das características de uma determinada estação. Mas não há necessidade de pressa, pois as plantas são caracterizadas por um crescimento rápido e o plantio muito cedo pode prejudicar a aparência dos arbustos em crescimento: eles são fortemente esticados e, como resultado, perdem seu efeito decorativo.

Casas semeadas no meio ou na segunda quinzena de abril, as dálias florescerão no início de julho e, possivelmente, em junho.

Semeadura

As dálias são plantas despretensiosas. As mudas podem ser facilmente cultivadas no peitoril de uma janela. O principal as etapas de trabalho são aproximadamente as seguintes.

  1. Escolhendo um recipiente para o plantio - recipientes de plástico transparentes com tampa ou qualquer prato de altura e volume suficientes. Lave antes de usar. Furos de drenagem são feitos na parte inferior.
  2. Em seguida, prepare a mistura de envasamento - é melhor levar leve, respirável. Você pode misturar solo comum do jardim com areia limpa, perlita, vermiculita. O solo deve ser desinfetado: calcinado na estufa ou derramado com solução de permanganato de potássio ou fungicida.
  3. O material de plantio também é desinfetado: embebido por 15-20 minutos em peróxido de hidrogênio, é possível em biofungicida (de acordo com as instruções da embalagem). Em seguida, espalhe sobre o papel e seque ligeiramente.
  4. Uma camada de areia, argila expandida (para drenagem) e, em seguida, terra é despejada no fundo do tanque. Ligeiramente compactado, umedecido com um borrifador.
  5. Eles fazem pequenas depressões no solo, a uma distância de 4-5 centímetros um do outro. Espalhe as sementes e polvilhe-as com uma fina camada de terra. Pressione e regue um pouco novamente. De cima, o recipiente deve ser coberto com uma tampa ou papel alumínio transparente e colocado em um local bem iluminado e aquecido. As mudas aparecem muito rapidamente.

Nas regiões do sul, você pode semear dálias diretamente nos canteiros de flores. Se houver ameaça de geada, as plantações são cobertas.

Cuidados básicos

Assim que as mudas do recipiente crescerem, o filme é removido delas. Para crescer arbustos saudáveis ​​e fortes, é necessário cuidar bem deles desde os primeiros dias: rega adequada, sem estagnação de água, bem como regime termal.

A temperatura ideal para o desenvolvimento da planta está entre 23-25 ​​graus. Se as horas de luz do dia forem inferiores a doze horas, é necessária uma luz de fundo. Para este efeito, você pode tomar fitolampos. Mas os de desktop comuns também servem.

      Após o aparecimento de duas folhas verdadeiras, as mudas mergulham em pratos separados - copos descartáveis ​​ou cassetes de plástico.

      O procedimento é normal:

      1. primeiro regue as plantações abundantemente;
      2. despeje drenagem e substrato em vasos, faça pequenas depressões;
      3. a seguir, pegue cuidadosamente cada muda com um garfo, colher, espátula (o mais conveniente);
      4. transferi-los para recipientes, ligeiramente compactos;
      5. regar as plantas (bastante);
      6. adicione terra às xícaras, se necessário.

        Nos primeiros dias após a colheita, as dálias jovens precisam ser protegidas da luz solar direta. Os cuidados subsequentes consistem em regas atempadas e pouco frequentes e, se necessário, iluminação adicional. Outro ponto importante: para deixar os arbustos mais viçosos e floridos em abundância, eles são pinçados sobre a quarta ou quinta folha.

        As mudas cultivadas em casa são endurecidas antes do plantio, acostumadas às mudanças de temperatura e vento, e levadas para uma sacada aberta, loggia ou varanda. A princípio, brevemente, em uma ou duas horas, aumentando gradativamente o tempo de permanência na rua. Quando o tempo permitir, deixe-o ligado o dia todo, levando para casa apenas durante a noite. Eles são plantados depois que o frio de retorno passa.

          As plantas, imediatamente semeadas para um local permanente, naturalmente não precisam de ser endurecidas. Se eles cresceram muito densamente, você pode desbastar e transplantar uma parte para outro canteiro de flores.

          Considere as instruções detalhadas para desembarque e cuidados adicionais.

          1. É melhor escolher um local de pouso que seja ensolarado, protegido dos ventos. No outono, você precisa cavar o solo, adicionar composto bem podre e cinzas.
          2. Na primavera, afrouxe, nivele.
          3. Após o início de um clima quente estável, as mudas endurecidas são plantadas em um jardim de flores preparado. Os arbustos de espécies de baixo crescimento estão localizados a uma distância de 35-40, e os altos - a 70 centímetros um do outro.
          4. Cave buracos - a profundidade depende da altura das plantas.
          5. Uma colher de chá de fertilizante potássio-fósforo é adicionada aos poços, misturada com o solo. O fósforo e o potássio contribuem para o aumento do número de botões, aumentam a decoratividade.
          6. Antes de retirar as plantas dos recipientes, elas são regadas abundantemente. As dálias não toleram o transplante muito bem, então você precisa tentar ferir as raízes o menos possível.
          7. As mudas são cuidadosamente colocadas nos buracos e gradualmente polvilhadas com terra. Ligeiramente compactado.
          8. Em seguida, as plantações são regadas e cobertas com materiais adequados (por exemplo, grama seca picada, serragem). A cobertura morta protege o solo de secar rapidamente, evita o crescimento de ervas daninhas e também serve como nutrição adicional.
          9. Se as variedades forem altas, você precisa preparar as estacas para a liga com antecedência.
          10. Não é regado com muita frequência, dependendo do clima. As plantas geralmente obtêm precipitação suficiente. Em dias quentes, borrife com água morna.
          11. A remoção de ervas daninhas é realizada conforme necessário. Afrouxamento - após chuva ou rega.
          12. Durante o inchaço dos botões, as plantas podem ser alimentadas com fertilizantes contendo fósforo ou potássio, tomando metade da dose.Nunca use fertilizante de nitrogênio. O nitrogênio provoca o crescimento da massa verde em detrimento da floração. Mas, em geral, é melhor não abusar dos suplementos minerais.
          13. As inflorescências murchas são removidas, com isso as plantas não perdem energia no amadurecimento das sementes, mas formam novos botões. Além disso, a aparência do canteiro de flores é melhorada.

          Doenças e pragas

            As dálias são bastante resistentes e despretensiosas, adoecem principalmente devido a cuidados inadequados. A principal coisa a lembrar é que esta cultura absolutamente não tolera o alagamento do solo e plantações espessas.

            As doenças mais comuns: várias podridões e manchas que afetam as folhas, assim como fusarium - podridão das raízes. Aparecem devido à falta de circulação de ar entre os arbustos e à rega excessiva. Como qualquer doença, são mais fáceis de prevenir do que curar. Portanto, você precisa inspecionar regularmente as plantações e remover imediatamente as folhas danificadas. Em caso de danos graves, a planta doente é removida completamente.

            Como medida preventiva, são tratados com produtos biológicos atóxicos (como "Fitosporina", "Fundazol"), de acordo com as instruções da embalagem. É imprescindível observar a rotação de culturas e não plantar dálias no mesmo local todos os anos, e também evitar plantá-las após aster.

            Pulgões, lesmas e várias lagartas podem aparecer de pragas nas dálias. Nesse caso, as recomendações são as mesmas para as doenças: sempre que possível, examine as plantas e reúna "visitantes indesejados" ou trate os arbustos com uma solução inseticida com sabão.

            Se houver perda de tempo e o dano for grande, esses arbustos devem ser puxados imediatamente e removidos.

            Cultivar dálias a partir de sementes e cuidar delas é muito fácil. Com o plantio adequado e aderência à tecnologia agrícola, as plantas ficam saudáveis ​​e o jardineiro só pode se alegrar com sua beleza.

            Você aprenderá mais sobre como cultivar dálias a partir de sementes no vídeo a seguir.

            sem comentários

            O comentário foi enviado com sucesso.

            Cozinha

            Quarto

            Mobiliário