Tudo sobre turbinas eólicas
Para melhorar as condições de vida, a humanidade usa água e vários minerais. Recentemente, fontes alternativas de energia se tornaram populares, especialmente a energia eólica. Graças a este último, as pessoas aprenderam a receber fornecimento de energia para as necessidades domésticas e industriais.
O que é isso?
Devido ao fato de que a necessidade de recursos energéticos está aumentando a cada dia e os estoques de portadores de energia usuais estão diminuindo, o uso de fontes alternativas de energia está se tornando cada vez mais relevante a cada dia. Recentemente, cientistas e engenheiros de projeto têm criado novos modelos de turbinas eólicas. O uso de tecnologias de ponta melhora as características de qualidade das unidades e reduz o número de aspectos negativos nas estruturas.
Um gerador eólico é um tipo de dispositivo técnico que converte energia cinética eólica em energia elétrica.
O valor e a aplicação do produto que essas unidades produzem aumentam constantemente devido à inesgotabilidade dos recursos que utilizam para o trabalho.
Onde eles são usados?
Os geradores eólicos são usados em diferentes locais, geralmente áreas abertas, onde o potencial eólico é maior. Estações de fontes alternativas de energia estão instaladas nas montanhas, em águas rasas, ilhas e campos. As instalações modernas podem gerar eletricidade mesmo com baixa força do vento. Devido a essa possibilidade, geradores eólicos são usados para fornecer energia elétrica a objetos de diferentes capacidades.
- Estacionário um parque eólico pode fornecer eletricidade para uma casa particular ou uma pequena instalação industrial. Durante a ausência de vento, a reserva de energia será acumulada e, em seguida, utilizada da bateria.
- Turbinas eólicas de média potência pode ser usado em fazendas ou em casas distantes de sistemas de aquecimento. Neste caso, esta fonte de eletricidade pode ser utilizada para aquecimento ambiente.
Dispositivo e princípio de operação
O gerador eólico é alimentado por energia eólica. O design deste dispositivo deve incluir os seguintes elementos:
- lâminas de turbina ou hélice;
- turbina;
- gerador elétrico;
- o eixo do gerador elétrico;
- um inversor cuja função é a conversão de corrente alternada em corrente contínua;
- um mecanismo que gira as lâminas;
- um mecanismo que gira a turbina;
- bateria;
- mastro;
- controlador de movimento rotacional;
- amortecedor;
- sensor de vento;
- haste do medidor de vento;
- gôndola e outros elementos.
Os tipos de geradores são diferentes, portanto, os elementos estruturais neles podem ser diferentes.
As unidades industriais possuem gabinete de força, proteção contra raios, mecanismo de giro, base confiável, dispositivo de extinção de incêndio e telecomunicações.
Um gerador eólico é considerado um dispositivo que converte energia eólica em eletricidade. Os antecessores das unidades modernas são moinhos que produzem farinha de grãos. No entanto, o diagrama de conexão e o princípio de operação do gerador praticamente não mudaram.
- Graças à força do vento, as pás começam a girar, cujo torque é transmitido ao eixo do gerador.
- A rotação do rotor cria uma corrente alternada trifásica.
- Através do controlador, uma corrente alternada é enviada para a bateria. A bateria é necessária para criar um funcionamento estável do gerador eólico. Se houver vento, a unidade carrega a bateria.
- Para se proteger contra um furacão no sistema de geração de energia eólica, existem elementos para desviar a roda do vento do vento. Isso acontece dobrando a cauda ou freando o volante com um freio elétrico.
- Para recarregar a bateria, você precisará instalar um controlador. As funções deste último incluem rastrear o carregamento da bateria para evitar sua quebra. Se necessário, este dispositivo pode despejar o excesso de energia no reator.
- As baterias têm uma tensão baixa constante, mas devem chegar ao consumidor com uma potência de 220 volts. Por este motivo, inversores são instalados em geradores eólicos. Estes últimos são capazes de converter a corrente alternada em corrente contínua, aumentando seu indicador de potência para 220 volts. Se o inversor não estiver instalado, será necessário usar apenas os dispositivos que são classificados para baixa tensão.
- A corrente transformada é enviada ao consumidor para alimentar baterias de aquecimento, iluminação ambiente e eletrodomésticos.
Existem elementos adicionais no projeto de geradores eólicos industriais, graças aos quais os dispositivos operam em modo autônomo.
Tipos, suas vantagens e desvantagens
A classificação dos parques eólicos é baseada nos seguintes critérios.
- Número de lâminas. Atualmente à venda você pode encontrar um moinho de vento de uma lâmina, de uma lâmina baixa e de várias lâminas. Quanto menos lâminas um gerador tiver, maior será a rotação do motor.
- Indicador de potência nominal. As estações domésticas geram até 15 kW, semi-industriais - até 100, e industriais - mais de 100 kW.
- Direção do eixo. As turbinas eólicas podem ser verticais e horizontais, cada tipo tem seus prós e contras.
Quem deseja adquirir uma fonte alternativa de energia pode adquirir um gerador eólico com rotor, cinético, vórtice, vela, móvel.
Também existe uma classificação dos geradores eólicos de acordo com sua localização. Hoje, existem 3 tipos de unidades.
- Terrestre. Esses moinhos de vento são considerados os mais comuns, são montados em morros, elevações, locais preparados com antecedência. A instalação de tais instalações é realizada com equipamentos caros, uma vez que os elementos estruturais devem ser fixados em altura elevada.
- Estações costeiras estão sendo construídas na parte costeira do mar e do oceano. O funcionamento do gerador é influenciado pela brisa do mar, por isso o dispositivo rotativo produz energia 24 horas por dia.
- No mar. Turbinas eólicas deste tipo são instaladas no mar, geralmente a uma distância de cerca de 10 metros da costa. Esses dispositivos geram energia a partir do vento offshore regular. Posteriormente, a energia vai para a costa por meio de um cabo especial.
Vertical
As turbinas eólicas verticais são caracterizadas por um eixo vertical de rotação em relação ao solo. Esse dispositivo, por sua vez, é dividido em 3 tipos.
- Com um rotor Savounis. A estrutura inclui vários elementos semicilíndricos. A rotação do eixo da unidade ocorre constantemente e não depende da força e direção do vento. As vantagens deste gerador incluem um alto nível de fabricação, torque de partida de alta qualidade, bem como a capacidade de funcionar mesmo com uma leve força do vento. Desvantagens do dispositivo: operação de baixa eficiência das lâminas, a necessidade de uma grande quantidade de materiais no processo de fabricação.
- Com rotor Darrieus. Várias lâminas estão localizadas no eixo de rotação do dispositivo, as quais juntas têm a forma de uma tira.As vantagens do gerador são consideradas a ausência da necessidade de foco no fluxo de ar, a ausência de dificuldades no processo de fabricação e a manutenção simples e conveniente. As desvantagens da unidade são baixa eficiência, ciclo de revisão curto e inicialização automática deficiente.
- Com rotor helicoidal. O gerador eólico deste tipo é uma modificação da versão anterior. Suas vantagens residem em um longo período de operação e uma baixa carga nos mecanismos e unidades de suporte. As desvantagens da unidade são o alto custo da estrutura, o difícil e complexo processo de fabricação das lâminas.
Horizontal
O eixo do rotor horizontal neste dispositivo é paralelo à superfície da Terra. São de lâmina única, lâmina dupla, lâmina de três e também lâmina múltipla, em que o número de lâminas chega a 50 peças. As vantagens deste tipo de turbina eólica são a alta eficiência. As desvantagens da unidade são as seguintes:
- a necessidade de orientação de acordo com a direção dos fluxos de ar;
- a necessidade de instalação de estruturas altas - quanto mais alta a instalação, mais potente será;
- a necessidade de uma fundação para a posterior instalação do mastro (isso contribui para um aumento no custo do processo);
- alto nível de ruído;
- perigo para os pássaros voando.
Vane
Os geradores de força de lâmina têm a forma de uma hélice. Nesse caso, as lâminas recebem a energia do fluxo de ar e a processam em movimento giratório.
A configuração desses elementos tem impacto direto na eficiência do aerogerador.
As turbinas eólicas horizontais têm impulsores com pás, dos quais pode haver um certo número. Normalmente, existem 3 deles. Dependendo do número de lâminas, a potência do dispositivo pode aumentar ou diminuir. Uma vantagem clara desse tipo de turbina eólica é a distribuição uniforme de cargas no mancal de escora. A desvantagem da unidade é que a instalação de tal estrutura requer muitos materiais adicionais e custos de mão de obra.
Turbina
Atualmente, os geradores de turbinas eólicas são considerados os mais eficientes. A razão para isso é a combinação ideal de áreas de lâmina com sua configuração. As vantagens de um design sem lâmina incluem um alto nível de eficiência e baixo ruído, que é causado pelas pequenas dimensões do dispositivo. Além disso, essas unidades não entram em colapso com ventos fortes e não representam perigo para outras pessoas e pássaros.
Um moinho de vento do tipo turbina é usado em cidades e vilas; ele pode ser usado para fornecer iluminação para uma casa particular e uma casa de verão. Praticamente não há desvantagens em tal gerador.
A desvantagem da turbina eólica é a necessidade de estabilizar os componentes da estrutura.
Características principais
As principais características vantajosas dos geradores eólicos são as seguintes:
- segurança ambiental - o funcionamento das instalações não agride o meio ambiente e os organismos vivos;
- falta de complexidade no design;
- facilidade de uso e gerenciamento;
- independência de redes elétricas.
Entre as desvantagens desses dispositivos, os especialistas distinguem o seguinte:
- alto custo;
- a oportunidade de pagar somente após 5 anos;
- baixa eficiência, baixo consumo de energia;
- a necessidade de equipamentos caros.
Dimensões (editar)
Dispositivos para geração de energia eólica podem ser de diferentes tamanhos. Sua potência depende do tamanho da roda do vento, da altura do mastro e da velocidade do vento. A maior unidade tem uma coluna de 135 m de comprimento, enquanto o diâmetro do rotor é de 127 m. Assim, sua altura total chega a 198 metros. Grandes turbinas eólicas com alturas elevadas e pás longas são adequadas para fornecer energia a pequenas empresas industriais e fazendas. Modelos mais compactos podem ser instalados em casa ou no campo.
Atualmente, eles estão produzindo um tipo de moinho de vento em marcha com pás de diâmetro de 0,75 a 60 metros. Segundo especialistas, as dimensões do gerador não devem ser grandiosas, já que uma pequena instalação portátil é adequada para gerar uma pequena quantidade de energia. O menor modelo da unidade tem 0,4 metros de altura e pesa menos de 2 quilos.
Fabricantes
Hoje, a produção de turbinas eólicas está estabelecida em vários países do mundo. No mercado você pode encontrar modelos de fabricação russa e unidades da China. Dos fabricantes nacionais, os mais populares são as seguintes empresas:
- "Wind-Light";
- Rkraft;
- SKB Iskra;
- Sapsan-Energia;
- "Energia eólica".
Os fabricantes podem fazer turbinas eólicas de acordo com a preferência pessoal do cliente. Além disso, os fabricantes costumam ter um serviço para calcular e projetar parques eólicos.
Fabricantes estrangeiros de geradores de energia também são muito populares:
- Goldwind - China;
- Vestas - Dinamarca;
- Gamesa - Espanha;
- Suzion - Índia;
- GE Energy - EUA;
- Siemens, Enercon - Alemanha.
Segundo avaliações de consumidores, os aparelhos de fabricação estrangeira são de alta qualidade, pois são fabricados com equipamentos de última geração.
Porém, vale lembrar que a utilização de tais aerogeradores implica na utilização de reparos caros, além de peças de reposição, que são quase impossíveis de encontrar nas lojas nacionais. O custo das unidades de geração de energia geralmente depende das características do projeto, capacidade e fabricante.
Como escolher?
Para escolher o gerador eólico certo para uma casa de campo ou casa de veraneio, você precisa levar em consideração o seguinte.
- Cálculo da potência dos aparelhos elétricos instalados que serão ligados na sala.
- A potência da futura unidade, levando em consideração o fator de segurança. Este último não permitirá sobrecarregar o gerador em uma situação de pico.
- O clima do território. A precipitação tem um impacto negativo no desempenho do dispositivo.
- Eficiência dos equipamentos, considerada um dos indicadores mais importantes.
- Indicadores de ruído que caracterizam a turbina eólica durante a operação.
Além de tudo isso, o consumidor deve avaliar todos os parâmetros da instalação, bem como ler os comentários a respeito.
Maneiras de melhorar a eficiência do trabalho
Para aumentar a eficiência de operação do gerador eólico, será necessário mudar suas capacidades e características operacionais para uma direção positiva. Primeiro, vale a pena aumentar a eficiência da sensibilidade do impulsor a vento relativamente fraco e instável.
Para traduzir a ideia em realidade, recomenda-se o uso da "vela pétala".
Este é um tipo de membrana unilateral para o fluxo de ar, que passa livremente o vento em uma direção. A membrana é uma barreira impenetrável ao movimento das massas de ar na direção oposta.
Outro método para aumentar a eficiência de uma turbina eólica é o uso de difusores ou capas de proteção, que cortam o fluxo da superfície oposta. Cada uma das opções tem vantagens e desvantagens. No entanto, eles são em qualquer caso mais eficazes do que o modelo tradicional.
Construção faça você mesmo
Um gerador eólico é caro. Se você deseja instalá-lo em seu território, vale a pena considerar os seguintes pontos:
- disponibilidade de terreno adequado;
- prevalência de ventos frequentes e fortes;
- falta de outras fontes alternativas de energia.
Caso contrário, o parque eólico não dará o resultado esperado. Como a demanda por energia alternativa está aumentando a cada ano, e a compra de uma turbina eólica é um golpe tangível no orçamento familiar, você pode tentar fazer uma unidade com as próprias mãos com posterior instalação. A fabricação de uma turbina eólica pode ser baseada em ímãs de neodímio, caixa de engrenagens, pás e sua ausência.
A turbina eólica tem muitas vantagens. Portanto, com grande desejo e presença de habilidades elementares de designer, quase qualquer artesão pode construir uma estação para gerar eletricidade em seu local. A versão mais simples do dispositivo é considerada uma turbina eólica com eixo vertical. Este último não requer suporte e mastro alto, e o procedimento de instalação é caracterizado pela simplicidade e rapidez.
Para criar um gerador eólico, você precisará preparar todos os elementos necessários e fixar o módulo no local escolhido. Como parte de um gerador de energia vertical caseiro, a presença de tais elementos é considerada obrigatória:
- rotor;
- lâminas;
- mastro axial;
- estator;
- bateria;
- inversor;
- controlador.
As lâminas podem ser feitas de plástico resiliente leve, pois outros materiais podem ser danificados e deformados sob a influência de cargas elevadas. Em primeiro lugar, 4 partes iguais devem ser cortadas dos tubos de PVC. Depois disso, você precisa cortar alguns fragmentos semicirculares da lata e fixá-los ao longo das bordas dos canos. Nesse caso, o raio da parte da lâmina deve ser de 69 cm, neste caso a altura da lâmina chegará a 70 cm.
Para montar o sistema de rotor, são necessários 6 ímãs de neodímio, 2 discos de ferrite com diâmetro de 23 cm, cola para colagem. Os ímãs devem ser colocados no primeiro disco, levando-se em consideração um ângulo de 60 graus e um diâmetro de 16,5 cm, seguindo o mesmo esquema, o segundo disco é montado e os ímãs são despejados com cola. Para o estator, você precisa preparar 9 bobinas, em cada uma das quais você enrola 60 voltas de fiação de cobre com um diâmetro de 1 mm. A soldagem deve ser realizada na seguinte sequência:
- o início da primeira bobina com o final da quarta;
- o início da quarta bobina com o final da sétima.
A segunda fase é montada de maneira semelhante. Em seguida, é feita uma forma de uma folha de compensado, cujo fundo é coberto com fibra de vidro. As fases das bobinas soldadas são montadas na parte superior. A estrutura é preenchida com cola e deixada por vários dias para colar todas as peças. Depois disso, você pode começar a conectar os elementos individuais do gerador eólico em um único todo.
Para montar a estrutura no rotor superior, devem ser feitos 4 furos para os pinos. O rotor inferior é instalado com ímãs para cima no suporte. Depois disso, você precisa colocar o estator com os furos necessários para a montagem do suporte. Os pinos devem estar apoiados na placa de alumínio, em seguida, cobrir com o segundo rotor com os ímãs para baixo.
Com uma chave inglesa, é necessário girar os pinos para que o rotor caia uniformemente e sem solavancos. Escolhido o lugar certo, vale a pena desparafusar os pinos e retirar as placas de alumínio. Ao final da obra, a estrutura deve ser fixada com porcas e não muito apertada.
Um forte tubo de metal com comprimento de 4 a 5 metros é adequado como mastro. Um gerador pré-montado é aparafusado a ele. Em seguida, a moldura com as pás é fixada ao gerador, e a estrutura do mastro é instalada na plataforma, que é preparada com antecedência. A posição do sistema é fixada com uma cinta.
A fonte de alimentação para a turbina eólica é conectada em série. O controlador deve obter um recurso do gerador e converter a corrente alternada em corrente contínua.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral de um moinho de vento feito em casa.
O comentário foi enviado com sucesso.