Como escolher um gerador para residência de verão?

Contente
  1. Dispositivo e propósito
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Critérios de escolha
  5. Como conectar?

Para cada pessoa, a dacha é um lugar de tranquilidade e solidão. É lá que você pode descansar, relaxar e curtir a vida. Mas, infelizmente, a atmosfera de aconchego e conforto pode ser estragada por uma queda de energia banal. Quando não há luz, não há acesso à maioria dos aparelhos elétricos. É claro que, em um futuro próximo, quando o método de geração de eletricidade a partir do vento e do calor estiver disponível para uma pessoa comum, o mundo não dependerá mais de falhas em usinas de energia. Mas, por enquanto, resta perseverar ou procurar maneiras de sair dessas situações. A solução ideal para uma queda de energia em uma casa de campo é um gerador.

Dispositivo e propósito

A palavra "gerador" veio da língua latina, sua tradução é "fabricante". Este dispositivo é capaz de gerar calor, luz e outros benefícios necessários para uma vida humana normal. Modelos de geradores capazes de converter combustível em eletricidade foram desenvolvidos especialmente para residentes de verão, por isso o nome "gerador elétrico" apareceu. Um dispositivo de alta qualidade é o garante do fornecimento contínuo de energia aos pontos de conexão de energia.

Até o momento, vários tipos de geradores foram desenvolvidos, a saber: modelos domésticos e dispositivos industriais. Mesmo para uma grande casa de verão, basta colocar um gerador doméstico. Esses dispositivos consistem em 3 elementos principais:

  • quadros, que são responsáveis ​​pela fixação firme das unidades de trabalho;
  • um motor de combustão interna que converte combustível em energia mecânica;
  • um alternador que converte energia mecânica em eletricidade.

Visualizações

Os geradores entraram na vida humana há mais de 100 anos. Os primeiros modelos eram apenas sondas. Desenvolvimentos subsequentes levaram a um melhor desempenho do dispositivo. E somente graças ao progresso técnico, aliado à perseverança humana, foi possível criar modernos modelos de geradores elétricos que atendem às necessidades dos usuários.

Hoje é muito popular dispositivo com início automático em caso de queda de energia... O dispositivo detecta de forma independente o desligamento da luz e é ativado a cada segundo. Para eventos públicos de rua, foi criada uma usina geradora autônoma. Tal projeto pode ser equipado com uma inicialização automática, mas para tais condições seria inadequado. Ele pode funcionar com gasolina ou óleo diesel. É impossível chamar os geradores elétricos de silenciosos e silenciosos. E aqui dispositivos de bateria - outra questão. O trabalho deles é praticamente inaudível, a menos, é claro, que você chegue muito perto do dispositivo.

Além de dados externos, modelos modernos de conversores de combustível em eletricidade são divididos de acordo com muitos outros indicadores.

Pelo poder

Antes de comprar um gerador, você deve compilar uma lista detalhada de eletrodomésticos presentes na casae, em seguida, organize-os de acordo com o princípio de operação simultânea. Além disso é necessário some a potência de todos os dispositivos e some 30% ao total. Esta sobretaxa é auxiliar para dispositivos, durante a inicialização, que consomem mais energia do que durante a operação padrão.

Ao escolher um gerador autônomo para uma cabana de verão raramente visitada modelos com uma potência de 3-5 kW são adequados.

Pelo número de fases

Modelos modernos de geradores são monofásico e trifásico. Projetos monofásicos significam conectar um dispositivo com o mesmo número de fases. Para dispositivos que requerem 380 W de tensão, é apropriado considerar modelos de gerador trifásico.

Por tipo de combustível

Para equipar a sua casa com eletricidade de forma permanente, a opção ideal é geradores a diesel. Característica distintiva dispositivos solares reside na estabilidade do fornecimento de energia por um longo período de tempo. Depois que o motor aquece até a temperatura necessária, o combustível diesel é convertido em eletricidade. Na média, geradores a diesel pode alimentar toda a casa por 12 horas. Após este tempo, é necessário reabastecer. O principal é dar à usina autônoma a oportunidade de esfriar.

Para aldeamentos turísticos onde as falhas de energia não podem ser consideradas um fenómeno constante, é preferível escolher geradores a gasolina. Com a ajuda deles, você pode restaurar o fornecimento de eletricidade por um curto período de tempo.

Geradores de gás convém instalar em casas de campo onde haja ligação à rede de gás. Mas antes de adquirir esse equipamento, é necessário coordenar sua compra e instalação com o serviço de gás local. Além disso, o proprietário da estação conversora deve fornecer ao funcionário do serviço de gás os documentos do dispositivo: certificado de qualidade e passaporte técnico. A estabilidade do gerador de gás é baseada na pressão do combustível azul. Se o modelo que você gosta deve ser conectado ao tubo, você precisa se certificar de que a pressão na linha corresponde ao limite especificado nos documentos. Caso contrário, você terá que procurar opções de conexão alternativas.

O mais interessante para os proprietários de casas de campo são geradores combinados. Eles são projetados para lidar com vários tipos de combustível. Mas na maioria das vezes eles escolhem gasolina e gás.

Pelo tamanho do tanque de combustível

A quantidade de combustível colocada no tanque do gerador determina o funcionamento ininterrupto do dispositivo até o reabastecimento. Se a potência total for pequena, basta conectar o gerador ao 5-6 litros. O requisito de alta potência será capaz de satisfazer o tanque do gerador com um volume em 20-30 litros.

Por nível de ruído

Infelizmente, geradores a gasolina ou diesel serão muito barulhentos... O som que sai dos aparelhos interfere na tranquilidade da sala. O indicador de volume durante a operação é indicado nos documentos do dispositivo. A opção ideal é considerada um ruído inferior a 74 dB a 7 m.

Além disso, o volume do gerador depende de material corporal e velocidade. Os modelos de 1500 rpm são menos barulhentos, mas mais caros no preço. Dispositivos com 3000 rpm pertencem ao grupo de orçamento, mas o ruído que emana deles é muito irritante.

Por outros parâmetros

Os geradores elétricos são divididos de acordo com o tipo de partida: opções manuais, semiautomáticas e automáticas.

  1. Ativação manual ocorre de acordo com o princípio de ativação de uma motosserra.
  2. Ligar semiautomático envolve pressionar um botão e girar uma chave.
  3. Início automático ativa independentemente o gerador, que recebeu informações sobre uma queda de energia.

Além disso, os geradores modernos têm diferenças em vários outros critérios. Por exemplo, em modelos caros, há proteção contra sobretensão, que permite estender a vida útil do gerador. Não existe tal equipamento em dispositivos de orçamento. O sistema de refrigeração, dependendo do tipo de gerador, pode ser a ar ou líquido. Além disso, a versão líquida é mais eficaz.

Avaliação das melhores modelos

Hoje, muitos fabricantes de diferentes países e continentes estão envolvidos na produção de geradores. Alguns desenvolvem dispositivos para o setor industrial, outros fazem unidades para a área doméstica e ainda outros combinam habilmente as duas direções. Na enorme variedade de conversores de combustível em eletricidade, é muito difícil distinguir os melhores modelos.E apenas avaliações de consumidores ajudaram a compor uma pequena visão geral dos geradores de energia TOP-9.

Com potência de até 3 kW

Três modelos foram destacados nesta linha.

  • Fubag BS 3300. Dispositivo que garante o funcionamento de lâmpadas, geladeira e diversos aparelhos elétricos. Alimentado por gasolina. O design da unidade possui um display conveniente que permite controlar os parâmetros operacionais. As tomadas possuem proteção de alta qualidade contra vários tipos de contaminação.
  • Honda EU10i. Dispositivo compacto com baixo nível de ruído. Lançamento manual. Há 1 soquete no design. O resfriamento de ar é integrado, há proteção contra sobretensão na forma de um indicador.
  • DDE GG3300Z. Ideal para a manutenção de uma casa de campo. O tempo de operação ininterrupta do dispositivo é de 3 horas, então é necessário reabastecer. O gerador possui 2 tomadas protegidas contra poeira.

Com potência de até 5 kW

Aqui, os usuários também optaram por 3 opções.

  • Huter DY6500L. Usina a gasolina com um tanque amplo de 22 litros. O dispositivo foi projetado para ser conectado a uma rede monofásica. A duração da operação ininterrupta é de 10 horas.
  • Interskol EB-6500. Um gerador a gasolina que prefere o tipo de combustível AI-92. Existem 2 tomadas no design, existe um tipo de sistema de refrigeração de ar. O aparelho funciona sem dificuldade por 9 horas e depois precisa ser reabastecido.
  • Hyundai DHY8000 LE... Gerador a diesel com volume do tanque de 14 litros. O volume publicado durante a operação é de 78 dB. A duração da operação ininterrupta é de 13 horas.

Com uma potência de 10 kW

Os vários modelos a seguir concluem nossa análise.

  • Honda ET12000. Um gerador trifásico que fornece eletricidade a toda a casa de campo durante 6 horas. A unidade emite um ruído alto durante a operação. O design do dispositivo contém 4 soquetes que são protegidos contra contaminação.
  • ТСС SGG-10000 EH. Gerador a gasolina equipado com partida eletrônica. Graças às rodas e à pega, o dispositivo tem uma função de mobilidade. O design do dispositivo está equipado com 2 tomadas.
  • Campeão DG10000E. Gerador a diesel trifásico. Bastante alto durante a operação, mas ao mesmo tempo fornece facilmente luz às áreas de estar da casa de campo.

Todos os modelos de gerador com capacidade de 10 kW e acima são grandes. Seu peso mínimo é de 160 kg. Esses recursos requerem um lugar especial na casa onde o dispositivo ficará.

Critérios de escolha

Ao escolher um gerador adequado para uma residência de verão, é necessário levar em consideração as condições para seu posterior funcionamento e as necessidades individuais do consumidor.

  1. Em áreas suburbanas onde há um pequeno número de eletrodomésticos, é preferível instalar dispositivos a gasolina, cuja potência não exceda 3 kW. O principal é calcular corretamente a potência necessária.
  2. Em casas de campo gaseificadas, onde as pessoas vivem em regime permanente e as luzes são desligadas regularmente, é melhor instalar gerador de gás com uma potência de 10 kW.
  3. O gerador a diesel é econômico. Esse dispositivo é necessário para quem viaja ao país apenas no verão.
  4. Para selecionar o dispositivo correto, é necessário considerar não apenas suas características técnicas, mas também dados externos. Para fazer isso, você precisa selecionar com antecedência um local onde o dispositivo ficará.

Como conectar?

Até o momento, várias opções para conectar energia adicional são conhecidas:

  • conexão da reserva de acordo com um diagrama de conexão separado;
  • uso de uma chave seletora;
  • instalação de acordo com o esquema com ATS.

A maneira mais precisa e confiável de trocar eletricidade é instalação usando ATS. Em tal sistema de conexão, existe partida elétrica, que reage automaticamente a uma queda de energia central e ativa o gerador. Este processo leva 10 segundos. E em meio minuto a casa estará totalmente conectada à fonte de alimentação autônoma. Após a restauração da operação da rede elétrica externa, a transmissão de energia reserva é desligada e entra em modo de hibernação.

Recomenda-se instalar o gerador de acordo com o esquema ATS após o medidor. Assim, será possível economizar no orçamento familiar sem pagar a conta da própria luz.

A maneira mais clara de conectar um gerador é aplicação de disjuntor... A opção ideal seria conectar o contato do meio ao consumidor, e os extremos ao cabo da usina e da rede elétrica. Com esse arranjo, as fontes de alimentação nunca se encontrarão.

Em antigas amostras de interruptores, quando o gerador estava funcionando, apareceu uma faísca, que os proprietários de casas de campo tinham muito medo. Projetos modernos foram modificados e recebidos uma capa protetora que cobre completamente as partes móveis. O próprio switch está instalado no painel de controle. Se de repente houver uma falha de energia, a chave deve ser movida para a posição neutra. E só então comece a ligar o gerador.

Alguns proprietários de casas de campo abordaram sabiamente a conexão do gerador. Depois de comprar o dispositivo, eles reequipamos a fiação da casa, instalamos uma linha de iluminação de reserva e fizemos tomadas separadas para conectar os eletrodomésticos necessários à rede. Assim, quando a central elétrica é desligada, resta apenas ativar o gerador de reserva.

Para proprietários de casas de campo é importante lembrar que o gerador não deve entrar em contato com umidade. Se for instalado na rua, é necessário fazer uma cobertura adicional e piso impermeabilizado. No entanto, é melhor colocar a unidade em uma sala separada, onde a exaustão pode ser descarregada.

Se necessário, você pode comprar um gabinete ou recipiente especial que corresponda ao modelo do gerador.

No próximo vídeo, você aprenderá a escolher o gerador certo para uma residência de verão.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário