Como conectar um gerador a uma rede trifásica em casa?
Uma fonte reserva de energia elétrica nunca será supérflua em uma casa de campo em caso de emergência. Quedas de energia não planejadas e indefinidas ou relacionadas a acidentes podem afetar negativamente os aparelhos elétricos. E quando seu sistema de aquecimento depende do fornecimento de eletricidade, no inverno existe o perigo de resfriar a casa e congelar para o proprietário.
Como conectar um gerador monofásico?
Existem várias opções de conexão. Primeiro - isto é conexão da unidade a um grupo de consumidores dedicado.
Tensão de conexão em modo manual
A segunda maneira é o uso de uma chave oscilante (chave faca) para 3 posições 1-0-2, em outras palavras, na 1ª posição, a energia é retirada da rede elétrica centralizada (da cidade), a posição do interruptor é 0 - o circuito elétrico está desligado, na posição 2 - a casa está conectada a uma fonte sobressalente de eletricidade, neste caso seja um gerador a gás, gasolina ou diesel.
Sem entrar muito profundamente na estrutura dos dispositivos, apenas notamos que uma chave de mudança é arranjada ou um interruptor de 3 posições é bastante simples e inclui contatos estacionários aos quais a fiação é conectada (consumidor-cidade-dispositivo que gera eletricidade) e contatos móveis que mudam o consumidor da rede elétrica centralizada para o gerador e vice-versa.
Ao comutar uma carga trifásica, o consumidor-cidade comutará 3 fases, ou seja, 3 fases A-B-C da cidade vão para o comutador, as mesmas 3 fases vão para o consumidor.
Ao trocar um consumidor por um gerador, precisamos fazer com que a eletricidade seja fornecida a todas as 3 fases.
Neste caso, você precisa de um pouco modificar o switch-switch - faça um jumper entre as fases А-В-С do lado de conexão do dispositivo que gera eletricidade. Agora, ao passar o consumidor para o gerador, a corrente elétrica irá para todas as 3 fases.
Conexão do consumidor por meio de contatores
A terceira forma de conectar o consumidor a um gerador com uma fase é uso de contatores. Com esta opção, são usados 2 contatores, um para alimentar o consumidor da rede centralizada, o 2º contator é necessário para conectar o consumidor a uma fonte sobressalente de eletricidade - um gerador a gás, gasolina ou diesel. Este método é permitido ao usar fonte de alimentação de reserva automática (ATS).
Quando o consumidor é abastecido pela rede centralizada, todas as 3 fases conectadas ao contator vão para o consumidor. Ao conectar o gerador, como na versão com chave de 3 posições, nos terminais do contator na área de conexão do cabo do gerador, é necessário alterar levemente a chave de interruptor - colocar um jumper entre o fases А-В-С.
Ao operar um gerador monofásico, deve-se levar em consideração que se houver um equipamento trifásico, ele deve ser desligado da rede durante o funcionamento do gerador, pois isso pode provocar a quebra desses dispositivos.
Conectando modelos trifásicos
Conexão por meio de um quadro adicional. O diagrama de conexão das máquinas da rede elétrica e do gerador é quase o mesmo, o que permite não alterar nada no funcionamento da rede elétrica trifásica.Esta abordagem para a introdução de uma casa individual na rede é considerada a mais confiável e garante o funcionamento eficiente dos equipamentos a ela conectados.
Para implementá-lo, você precisará realizar algumas ações.
- Desligue o disjuntor de entrada de 380 V interrompendo o fornecimento de corrente para a casa.
- Coloque um novo disjuntor de 4 pólos no painel, os terminais de saída dos quais são unidos por pedaços de fios aos terminais de entrada de todos os dispositivos lineares.
- O cabo de saída do gerador com 4 núcleos (3 fases e neutro) é conectado ao novo disjuntor e cada um deles é conectado ao terminal correto.
- Se um dispositivo de corrente residual for instalado posteriormente de acordo com o esquema, ao realizar as comutações, a fiação dos fios conectados a ele (cada uma de 3 fases e zero) é fornecida.
Conexão por meio de um disjuntor
Uma chave seletora (chave reversível) é a mesma chave, apenas com três posições.
Ao usá-lo, os barramentos do gerador são conectados a um grupo de pólos e os fios condutores da linha de alimentação ao outro.
Grupo de contato central O disjuntor, cujos fios vão diretamente para o consumidor, são arremessados sequencialmente em direção à entrada do explosivo ou à alimentação do gerador. Na posição intermediária do interruptor, toda a casa está completamente desenergizada.
Esquema de comutação automática
Você pode excluir a seleção manual da fonte de alimentação usando aplicação do circuito de comutação automática da carga a ele conectada. Sua estrutura inclui pelo menos uma unidade de controle e 2 contatores de conexão cruzada (starters). O principal desses dispositivos, produzidos com base em um dispositivo controlado por software, tríodos semicondutores ou circuitos integrados analógicos, realiza as seguintes atividades:
- reconhece situações de falha de energia na linha de alimentação principal;
- depois disso, desconecta o consumidor dele;
- muda para um gerador trifásico.
Durante o funcionamento da unidade que reconhece a interrupção da alimentação centralizada, é gerado um longo pulso de corrente, que é alimentado ao atuador (bobina de partida). Isso leva à comutação automática da chave para o modo de operação do gerador. Se a fonte de alimentação centralizada for restaurada, outro impulso de controle alterna o sistema de volta ao seu estado original.
Por meio de uma saída
Para conectar o gerador à rede elétrica em casa por meio de uma tomada, você precisará estudar cuidadosamente os recursos de uso desse método. Apesar de sua simplicidade e facilidade de conexão, este método possui muitos aspectos negativos, que se manifestam a seguir:
- a necessidade de observar constantemente se o disjuntor de entrada está desligado;
- a necessidade de adquirir uma tomada especializada de 4 pólos projetada para altas correntes;
- limite da carga conectada à unidade.
O método de plug-in é considerado o pior de todos os métodos aceitáveis.
Regras importantes
O cumprimento das regras a seguir protegerá contra curtos-circuitos, lesões e outros problemas.
- Se o gerador estiver localizado em uma residência, a ventilação de alta qualidade é a primeira coisa a fazer. Se a unidade tiver alta potência, ela deve ser instalada no quintal.
- É aconselhável proteger o gerador dos efeitos negativos do clima, por exemplo, precipitação e umidade elevada.
- Ao fixar os contatos, não deixe nenhuma parte desencapada da fiação.
- Unidades movidas a combustível não devem ser localizadas perto de altas temperaturas.
- Limpe completamente o combustível derramado. Desligue o gerador antes de reabastecer.
- Cuidado com o contato com uma máquina em execução. Fique longe das roupas em evolução, pois o ventilador interno pode desenhar tecidos, oleados e coisas do gênero.
- O aterramento deve ser obrigatório para geradores a gasolina e geradores a diesel.
E mais longe. Você não deve se esquecer das coisas principais: sem conhecimento de como conectar e sem experiência, não resolva a instalação e adote as precauções de segurança para eliminar consequências negativas. Confie nos especialistas.
Como conectar o gerador à casa, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.