ATS para um gerador: recursos e conexão

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e sua estrutura
  3. Segredos de escolha
  4. Diagramas de conexão

Fontes alternativas de energia estão se tornando mais difundidas nos dias de hoje, uma vez que permitem fornecer energia ininterrupta para objetos de várias direções. Em primeiro lugar, chalés, chalés de verão, pequenos prédios, onde há quedas de energia.

Se a fonte de alimentação normal desaparecer, será necessário ligar a fonte de alimentação de backup o mais rápido possível, o que nem sempre é possível por vários motivos. É para esses fins que ligação automática de uma reserva ou ATS para o gerador. Esta solução torna possível em questão de segundos, ative o poder de backup sem muita dificuldade.

O que é isso?

Conforme mencionado acima, ATS é traduzido como ativação automática (entrada) da reserva. Este último deve ser entendido como qualquer gerador que gere eletricidade se a instalação não for mais fornecida com energia.

Este dispositivo é uma espécie de interruptor de carga que faz isso no momento de necessidade. Vários modelos ATS requerem ajuste manual, mas a maioria é controlada no modo automático por um sinal de perda de tensão.

Deve-se dizer que este bloco é composto por vários nós e é monofásico ou trifásico. Para alterar a carga, basta instalar um controlador especial após o medidor elétrico. A posição dos contatos de potência será controlada pela principal fonte de energia elétrica.

Quase todos os tipos de dispositivos com partida em uma estação elétrica podem ser equipados com mecanismos ATS autônomos. Um gabinete ATS especial deve ser usado para instalar unidades de injeção redundantes. Ao mesmo tempo, o quadro de distribuição ATS é geralmente colocado após os geradores de gás ou instalado em um painel elétrico comum.

Tipos e sua estrutura

Deve-se dizer que os tipos de dispositivos ATS podem diferir de acordo com os seguintes critérios:

  • por categoria de tensão;
  • pelo número de seções sobressalentes;
  • tempo de atraso de comutação;
  • potência da rede;
  • pelo tipo de rede reserva, ou seja, utilizada em rede monofásica ou trifásica.

Mas, na maioria das vezes, esses dispositivos são divididos em categorias de acordo com o método de conexão. Nesse caso, eles são:

  • com interruptores automáticos;
  • tiristor;
  • com contatores.

Falando sobre modelos com automático interruptores de faca, então o principal elemento de trabalho de tal modelo será uma chave com uma posição zero média. Para ligá-lo, um acionamento elétrico do tipo motor é usado sob o controle do controlador. Essa blindagem é muito fácil de desmontar e reparar em partes. É muito confiável, mas não tem proteção contra curto-circuito e sobretensão. Sim, seu custo é bastante alto.

Modelos tiristores Eles diferem porque aqui o elemento de comutação são tiristores de alta potência, o que torna possível conectar a segunda entrada em vez da primeira, que está fora de serviço, quase instantaneamente.

Esse aspecto vai significar muito na escolha de um ATS para quem se preocupa em ter energia elétrica o tempo todo, e qualquer falha, mesmo a menor, pode causar sérios problemas.

O custo desse tipo de ATS é alto, mas às vezes a outra opção simplesmente não pode ser usada.

Outro tipo é com contatores. É o mais comum hoje. Isso se deve à acessibilidade.Suas partes principais são 2 contatores de intertravamento, eletromecânicos ou elétricos, além de um relé que é projetado para controlar as fases.

Os modelos mais baratos controlam apenas uma fase, sem levar em consideração a qualidade da tensão. Quando a alimentação de tensão para uma fase é cortada, a carga é automaticamente transferida para a outra fonte de alimentação.

Modelos mais caros fornecem a capacidade de controlar frequência, tensão, atrasos de tempo e programá-los. Além disso, é possível realizar o bloqueio mecânico de todas as entradas ao mesmo tempo.

Mas se os dispositivos falharem, ele não pode ser bloqueado manualmente. E se você precisar consertar um elemento, terá que consertar toda a unidade de uma vez.

Falando sobre o design do ATS, deve-se dizer que ele é composto por 3 nós, que estão interligados:

  • contatores que alternam os circuitos de entrada e carga;
  • blocos lógicos e de indicação;
  • comutação de bloco de relé.

Às vezes, eles podem ser equipados com nós adicionais para eliminar quedas de tensão, atrasos e melhorar a qualidade da corrente de saída.

A inclusão de uma linha sobressalente permite que um grupo de contatos seja fornecido. A presença da tensão de entrada é monitorada por um relé de monitoramento de fase.

Se falarmos sobre o princípio do trabalho, então no modo padrão, quando tudo é alimentado pela rede elétrica, a caixa contatora direciona a eletricidade para as linhas do consumidor graças à presença de um inversor.

O sinal sobre a presença de tensão do tipo de entrada é fornecido aos dispositivos do tipo lógico e de indicação. Em operação normal, tudo funcionará de forma estável. Caso ocorra uma emergência na rede principal, o relé de controle de fase deixa de manter os contatos fechados e os abrem, com a posterior desativação da carga.

Se houver um inversor, ele liga para gerar uma corrente alternada com tensão de 220 volts. Ou seja, os usuários terão uma tensão estável se não houver tensão na rede normal.

Se a operação da rede não for restaurada quando necessário, o controlador sinaliza isso com a partida do gerador. Se houver uma tensão estável do alternador, os contatores são comutados para a linha sobressalente.

O acionamento automático da rede do consumidor começa com o fornecimento de tensão ao relé de controle de fase, que comuta os contatores para a linha principal. O circuito de alimentação sobressalente é aberto. O sinal do controlador vai para o mecanismo de suprimento de combustível, que fecha a tampa do motor a gás ou desliga o combustível no bloco do motor correspondente. Depois disso, a usina é desligada.

Se houver um sistema com inicialização automática, a participação humana não será necessária. Todo o mecanismo será protegido de forma confiável da interação de correntes opostas e curtos-circuitos. Para isso, um mecanismo de travamento e vários relés adicionais são normalmente usados.

Se necessário, o operador pode usar o mecanismo de comutação de linha manual com a ajuda do controlador. Ele também pode alterar as configurações da unidade de controle, ativar o modo de operação automático ou manual.

Segredos de escolha

Vamos começar com o fato de que existem alguns "chips" que permitem que você escolha um ATS realmente de alta qualidade, e não importa para qual mecanismo - para trifásico ou monofásico. O primeiro ponto é que os contatores são extremamente importantes, seu papel neste sistema é difícil de superestimar. Eles devem ser muito sensíveis e rastrear literalmente a menor alteração nos parâmetros da rede estacionária de entrada.

O segundo ponto importante, que não pode ser ignorado, é controlador... Na verdade, este é o cérebro da unidade AVP.

É melhor comprar os modelos Basic ou DeepSea.

Outra sutileza é que um escudo executado corretamente no painel deve ter certos atributos obrigatórios. Esses incluem:

  • botão de desligamento de emergência;
  • dispositivos de medição - um voltímetro que permite controlar o nível de tensão e o amperímetro;
  • indicação luminosa, que permite entender se a alimentação é da rede elétrica ou do gerador;
  • interruptor para controle manual.

Um aspecto igualmente importante será o fato de que se a parte de rastreamento da unidade ATS for montada na rua, a caixa deve ter um grau de proteção contra umidade e poeira de pelo menos IP44 e IP65.

Além disso, todos os terminais, cabos e grampos dentro da caixa devem ser marcados conforme indicado no diagrama. Juntamente com as instruções de operação, deve ser compreensível.

Diagramas de conexão

Agora, vamos tentar descobrir como conectar corretamente o ATS. Normalmente existe um esquema para 2 entradas.

Primeiramente, deve-se fazer o correto posicionamento dos elementos no quadro elétrico. Eles devem ser montados de forma que nenhum cruzamento de fio seja observado. O usuário deve ter acesso total a tudo.

E só então os blocos de energia da chave de transferência automática com controladores podem ser conectados de acordo com o diagrama de fiação básico. Sua comutação com os controladores é feita através de contatores. Depois disso, é feita uma conexão com o gerador ATS. A qualidade de todas as conexões, sua exatidão, pode ser verificada usando um multímetro comum.

Se for utilizado o modo de recebimento de tensão de uma rede elétrica padrão, então a automação do gerador é ativada no mecanismo ATS, a primeira partida magnética é ligada, fornecendo tensão para a blindagem.

Se ocorrer uma emergência e a tensão desaparecer, então usando o relé, a partida magnética nº 1 é desativada e o gerador recebe um comando para realizar a partida automática. Quando o gerador começa a funcionar, a chave de partida magnética número 2 é acionada na blindagem ATS, através da qual a tensão vai para a caixa de distribuição da rede doméstica. Portanto, tudo funcionará até que o fornecimento de energia seja restaurado na linha principal ou quando o combustível no gerador acabar.

Quando a tensão principal é restaurada, o gerador e o segundo starter magnético são desligados, dando um sinal para o primeiro dar partida, após o qual o sistema entra em operação padrão.

Vale ressaltar que a instalação do quadro ATS deve ser realizada após o contador de energia elétrica.

Ou seja, verifica-se que durante o funcionamento do gerador não é realizada a medição da energia elétrica, o que é lógico, pois a energia não é fornecida a partir de uma fonte de alimentação centralizada.

O painel ATS é montado antes do painel principal da rede doméstica. Portanto, verifica-se que de acordo com o esquema, ele deve ser montado entre o medidor de energia elétrica e a caixa de junção.

Se a potência total dos consumidores for maior do que o gerador pode fornecer ou o próprio dispositivo não tiver muita potência, apenas os dispositivos e equipamentos devem ser conectados à linha que são exatamente necessários para garantir a vida normal da instalação.

No próximo vídeo, você aprenderá sobre os esquemas mais simples para construir ATS, bem como circuitos ATS para duas entradas e um gerador.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário