Geichera: descrição, tecnologia agrícola, aplicação em paisagismo
Geichera é uma bela planta ornamental e muito apreciada pelos jardineiros. Sua popularidade se deve à capacidade de mudar a cor das folhas, o que ocorre várias vezes por temporada. Isso o distingue de outras espécies decorativas e permite que seja usado para soluções de paisagem ousadas na decoração de áreas de lazer.
Descrição
Heuchera (lat. Heuchera) é uma erva perene da família Saxifrage, amplamente cultivada em muitos países do mundo. Seu nome deve-se ao botânico alemão Johann Heinrich von Heicher, que viveu nos anos de 1677-1746 e escreveu uma descrição dessa espécie espetacular. A terra natal da planta é considerada as regiões montanhosas da América do Norte, onde é mais conhecida como sino roxo ou gerânio manchado e é amplamente utilizada na medicina popular.
No entanto, a heuchera nem sempre parecia espetacular, mesmo no início do século 20, a planta era um arbusto indefinido que não se destacava em nada de especial entre outras hortaliças decorativas. A situação mudou radicalmente após o trabalho de especialistas franceses - os irmãos Lemoine. Seu trabalho resultou em inúmeros híbridos resultantes do cruzamento de diferentes tipos de flores. Um pouco mais tarde, seu exemplo foi seguido por um botânico da Inglaterra Alan Blum, que por várias décadas consecutivas se dedicou ao desenvolvimento de novas variedades que surpreendem a imaginação com originalidade e diversidade.
Hoje, a perene é considerada uma das plantas mais espetaculares e incomuns e é capaz de transformar até mesmo a paisagem mais monótona além do reconhecimento. Qualquer jardim ou canteiro de flores em que a heuchera esteja presente adquire um charme único e se destaca visivelmente contra a variedade do jardim. Geuchera é tão despretensiosa que cresce até nos desertos do Arizona e da Califórnia e é capaz de se adaptar a solos rochosos, totalmente desprovidos de solo. Externamente, a planta é um arbusto herbáceo compacto com cerca de 50 cm de altura.
- Não existe um caule central como tal, mas as folhas com pecíolos de 30-40 cm de comprimento têm um arranjo de raízes. Cada folha consiste em 5 lóbulos fundidos.
- A planta tem um sistema de raiz principal, com uma raiz central carnuda de até 50 cm de comprimento, e um arbusto geralmente tem várias raízes.
- As inflorescências paniculadas consistem em pequenas flores de cores vermelhas, brancas, rosa e até verdes. Curiosamente, em uma variedade, eles podem ter uma aparência bastante comum, enquanto na outra eles simplesmente “queimam com fogo”.
- Os frutos da cápsula contêm vários milhares de sementes extremamente pequenas, que são muito menores em tamanho do que as sementes de papoula (um grama contém até 20.000 sementes).
Visualizações
De acordo com a classificação moderna, são conhecidas atualmente cerca de 70 espécies de geychera, que se subdividem em montanha e floresta. Os primeiros são um grupo mais numeroso, no entanto, os últimos têm propriedades decorativas superiores e são mais frequentemente usados em paisagismo. Eles se adaptam rapidamente às condições do jardim e crescem bem em solos ricos em produtos orgânicos. As espécies de montanha têm folhas de couro mais densas, um rizoma bem adaptado à vida nas pedras e tolera pouco o excesso de matéria orgânica.Nesse sentido, ao cultivar espécies de montanha, eles precisam criar condições específicas semelhantes às presentes na natureza. Abaixo estão as espécies mais famosas que são mais comuns em jardins.
- Heuchera cilíndrica (Heuchera cilindrica) é um representante de espécies de montanha e cresce nas terras altas da costa do Pacífico da América. Esta espécie é considerada a maior e distingue-se pelas flores grandes e pelas folhas pequenas. As inflorescências são de forma cilíndrica e consistem em flores bege, verdes, rosadas ou coral que se parecem com sinos e têm pedicelos curtos. Um padrão prateado ou venação contrastante é claramente visível nas folhas. A planta prefere solos bem drenados e sombra parcial leve.
- Heuchera vermelho sangue (Heuchera sanguinea Engelm) encontrado no sul dos Estados Unidos e norte do México. Apesar de sua origem subtropical, tolera bem os invernos e é cultivada na faixa do meio. A planta tem folhas serrilhadas formando rosetas compactas de até 25 cm de altura, pedúnculos crescem até 50 cm e são constituídos por flores em forma de sino carmesim, vermelha ou rosa, coletadas em inflorescências paniculadas. O período de floração da espécie chega a 90 dias. Os americanos gostam muito desta flor e a chamam de sino vermelho.
- Heuchera micrantha é considerada a espécie mais espetacular e cresce na costa atlântica da América do Norte. Os contornos das folhas da planta lembram as folhas do bordo da Noruega. As inflorescências paniculadas crescem até 60 cm e consistem em muitas flores rosa creme com anteras laranja-avermelhadas. A floração começa no final de maio e dura 2 meses.
- Heuchera americana (Heuchera americana L.) pertence à espécie florestal e tem lindas folhas em forma de coração, formando uma espetacular roseta, atingindo uma altura de 15-20 cm. As lâminas das folhas são salpicadas de veios vermelhos, localizadas nos longos pecíolos e pintadas por baixo de uma cor castanho lilás. Os pedúnculos atingem 60 cm de altura, consistem em flores verde-amareladas e formam inflorescências paniculadas. A espécie tem um segundo nome - gerânio de montanha e é muito interessante para os criadores. Durante a estação, a planta muda de tonalidade várias vezes, enquanto as cores mais suculentas podem ser observadas na primavera e no outono.
- Heuchera peludo (Heuchera villosa) ocorre naturalmente no vale do rio Mississippi e é caracterizada por grandes e lindas folhas aveludadas, pedúnculos pubescentes e pequenas flores indefinidas de creme esverdeado. A espécie adora solos florestais úmidos e ricos em húmus e prefere áreas ligeiramente sombreadas.
Variedades e seus tons
Geykhera é caracterizada por uma grande variedade varietal, com cerca de 400 híbridos e variedades. Os seguintes são os mais populares.
- Heuchera Cappuccino tem folhas marrom-café, que ficam verdes no final da estação de crescimento, e seu lado externo torna-se roxo escuro. A planta tem belas flores e flores brancas de junho a agosto.
- Príncipe geichera Ele difere em folhas grandes e fortemente onduladas, o lado externo das quais é de cor roxa, e o inferior é roxo. A flor pertence à 4ª classe de resistência à geada e pode ser cultivada no território do nosso país. A planta distingue-se pela floração precoce, que começa em maio e termina no início de julho.
- Geuchera Champagne interessante porque durante a estação de crescimento muda várias vezes a cor da folhagem. Nos meses de primavera é rosa-pêssego, no auge do verão é amarelo e em setembro é dourado. As flores brancas têm cortes escuros cor de vinho e parecem muito graciosas. A planta também pertence à 4ª classe de robustez de inverno e é capaz de resistir a geadas de 35 graus.
- Híbrido Marte cresce até apenas 20 cm e se distingue por belas folhas verdes claras com um padrão vermelho prateado e flores brancas. A floração dura cerca de dois meses. A planta pertence à categoria de resistente à geada e pode ser cultivada na Rússia.
- Geichera Lime Rickey muda de cor durante a estação e é altamente decorativo. Na primavera, suas folhas são verdes claras, em julho tornam-se limão brilhante e em setembro adquirem uma rica cor verde. A floração começa no final de maio e dura 2 meses. Flores brancas com notas de marfim estão em perfeita harmonia com as folhas e parecem muito orgânicas. A flor pode ser uma decoração de qualquer canteiro e pode crescer tanto ao sol como à sombra parcial.
- Geykhera híbrido "Amethyst Mist" (Amethyst Myst) muito popular entre os jardineiros. A planta atinge uma altura de 25-30 cm, é despretensiosa no cuidado, no entanto, tem medo de fortes alagamentos. As folhas são de cor lilás-bordô e são decoradas com grandes manchas prateadas. As inflorescências paniculadas consistem em pequenas flores de cor creme. Em geral, a variedade é resistente à geada, no entanto, durante os invernos sem neve, ela precisa de cobertura de raiz adicional.
- Geuchera "Paprika" difere em grandes folhas onduladas que mudam de cor à medida que crescem. Nos meses de primavera, apresentam uma cor salmão brilhante, e no verão adquirem uma cor coral brilhante e até cereja. A venação branca confere às folhas um grande picante, tornando-as perceptíveis e elegantes. As flores da planta são brancas, o período de floração vai de maio a junho.
- Geuchera "Tiramisu" é um arbusto baixo, herbáceo, com 25 cm de altura, cuja cor da folhagem muda três vezes por estação. Na primavera, as folhas têm uma cor de tijolo vermelho, no verão tornam-se prata esfumaçado e no outono tornam-se novamente vermelho-tijolo, mas já com uma tonalidade amarela. A floração começa em julho e termina em setembro.
- Geicher "Mármore Maravilhoso" (Mármore Maravilhoso) É uma planta herbácea perene, podendo atingir 25 cm de altura e florescer na primeira metade do verão. A variedade tem boa resistência ao gelo, mas não tolera o excesso de umidade. Portanto, não é recomendável plantá-lo perto de corpos d'água e regá-lo com frequência. A planta floresce com flores vermelhas e é ótima para canteiros de flores e jardins ornamentais.
- Geyher "Penelope" (Penelope) é uma cultivar popular com folhas rosa-laranja e flores brancas. A floração cai em junho, a classe de robustez do inverno é 4, o local de desembarque preferido é o sol ou sombra parcial. A planta é amplamente utilizada para decorar bordas, canteiros de flores e mixborders e fica bem tanto em plantio único quanto em grupo.
Como é diferente de Heykherella?
Alguns jardineiros novatos costumam confundir Heuchera com seu híbrido - Heycherella, obtido pelo cruzamento das mães de Tiarella e Heuchera. O híbrido foi desenvolvido na França em 1912 pelos trabalhos do botânico Emile Lemoine, que cruzou heuchera estéril com cordifolia tiarella (Tiarella cordifolia) e obteve heucherella de flor rosa. Um pouco depois, outro híbrido foi descoberto, obtido a partir do cruzamento de Heuchera com Tiarella Veri, e denominado Heycherella de Flor Branca. A diferença entre Heucherella e Heuchera é que o híbrido é muito mais compacto que as mães e é capaz de reter a cor nos arbustos por muito tempo. Em média, Heucherella permanece em flor por 3 meses, enquanto a maioria das Heucherells dura apenas 2 meses.
Escolhendo um lugar
Ao escolher um local para uma geychera, é necessário levar em consideração a variedade e as espécies pertencentes a uma determinada planta. Se você não conseguir encontrar informações sobre a variedade, pode usar uma regra geral: espécimes com folhas prateadas ou amarelas precisam de luz solar e sofrerão com a falta dela, enquanto arbustos com folhas verdes e framboesas, ao contrário, gostam de sombreamento. Mas mesmo as variedades que amam o sol não são recomendadas para serem plantadas sob o sol escaldante... A melhor opção seria plantá-los perto de plantas altas que criarão sombra ao meio-dia.
Além do regime de insolação, é necessário levar em consideração a força do vento e, se possível, proteger os arbustos jovens das correntes de ar. Nesse sentido, recomenda-se cobrir as mudas com um escudo protetor pelo menos do lado norte. É preciso também atentar para a presença de lençóis freáticos e, se os aqüíferos estiverem próximos, escolher uma área mais seca para a planta. Geykhera cresce mal em planícies úmidas e não gosta de áreas úmidas.
O próximo critério importante é o tipo de solo. A planta prefere solo fértil com uma acidez de 5-6 pH, e as espécies de montanha são capazes de crescer em terrenos rochosos. Se o solo for muito ácido, recomenda-se neutralizá-lo com cinza ou farinha de dolomita. Uma boa drenagem é essencial para o crescimento e desenvolvimento adequados da Heuchera. Para sua disposição, você pode usar tijolos quebrados, grandes entulhos ou seixos de rio. Se não for possível construir um sistema de drenagem, pode-se misturar a areia com uma pequena quantidade de argila expandida e polvilhar as raízes com elas no momento do plantio.
Regras de pouso
A melhor época para plantar Heuchera é no meio da primavera. As mudas são adquiridas na loja ou obtidas de forma independente, por meio de um método de propagação vegetativa do mato. Em ambos os casos, o pouso é realizado de acordo com o algoritmo geral, cujos pontos principais são discutidos a seguir.
- Antes de proceder ao plantio de uma muda, é necessário examinar suas raízes e, se forem encontrados processos enfermos, podres ou danificados, remova-os imediatamente e polvilhe os gomos com carvão.
- Recomenda-se o plantio em padrão quadriculado, mantendo uma distância de 50-60 cm entre arbustos adjacentes.
- O tamanho dos furos depende da ramificação do sistema radicular e mede 30x30 cm.
- No fundo da fossa deve ser feita a drenagem e polvilhada com uma camada de areia de 5 cm de espessura e por cima é despejada terra de jardim, adicionando-se nitroammofosk na proporção de 15 g por cada arbusto. Se o solo estiver muito esgotado ou com baixa fertilidade, é recomendável misturá-lo com composto ou húmus. Porém, acrescentando matéria orgânica, deve-se estudar as características da variedade, já que nem todas as plantas a toleram em altas concentrações.
- Uma muda é colocada no meio da cova, os processos radiculares são cuidadosamente endireitados, cobertos com um substrato e compactados.
- Cada arbusto é regado com 3-5 litros de água e uma tela de sombreamento é erguida por alguns dias, que é então removida.
Se a técnica agrícola não for violada e tudo for feito corretamente, o enraizamento ocorre em 40-45 dias.
Como fazer o transplante?
Se logo após o plantio for necessário transplantar uma planta jovem, isso não pode ser feito antes da próxima safra. Isso se deve ao fato de que o sistema radicular das jovens Heucheras é bastante delicado, durante o transplante, há o risco de danificá-lo e estragar o arbusto. As plantas com mais de dois anos toleram bem o transplante, no entanto, deve-se ter um cuidado especial ao movê-las para um novo local. Antes, o arbusto é bem derramado e aguardado até que a água seja absorvida. Então, eles o escavam cuidadosamente do solo, tentando preservar o pedaço de terra o máximo possível, e o movem para um novo lugar. Em seguida, as raízes são cobertas com terra e cuidadosamente compactadas.
Cuidado
Heuchera é uma planta despretensiosa e precisa de manutenção mínima.
Condições de luz e temperatura
As Heuchera adultas preferem sombra e sombra parcial, enquanto as plantas jovens precisam de mais sol. Mudas que crescem em áreas sombreadas se desenvolvem lentamente e crescem mal. Quanto à temperatura, então Heuchera é ótimo em 15-35 graus e se adapta rapidamente às condições propostas.
Rega
No calor, a heuchera é regada 2 a 3 vezes por semana, de vez em quando afrouxando o círculo do tronco. A planta tolera a seca leve muito melhor do que a umidade excessiva. A rega é realizada no início da manhã ou no final da noite, tentando evitar que a água entre nas folhas da planta. Para reter a umidade na zona da raiz, os arbustos são cobertos com serragem ou agulhas.
Fertilizante
No primeiro ano após o plantio, Heuchera não precisa de fertilização. Além disso, o curativo é aplicado anualmente, três vezes por temporada. No início da primavera, antes do aparecimento da vegetação, são usados preparados contendo nitrogênio, no verão - fertilizantes de potássio-fósforo, e no outono a flor pode ser alimentada com uma solução de verbasco ou outra composição orgânica. Além disso, algumas vezes por temporada, os arbustos são polvilhados com cinzas.
Reprodução
Heuchera é propagado de três maneiras: por estacas, dividindo o arbusto e as sementes.
- A divisão do arbusto é realizada da seguinte forma: escolha um arbusto saudável de 3-4 anos de idade, desenterre-o do solo e divida a raiz em várias partes com uma faca desinfetada afiada. Os pontos de corte são polvilhados com carvão amassado, depois do qual raízes muito longas são cortadas, novas plantas são plantadas em buracos e regadas.
- O procedimento de enxerto é o seguinte: várias estacas de 4-6 cm de comprimento são cortadas de um arbusto saudável o mais próximo possível do solo.O corte é tratado com "Kornevin", as folhas inferiores são removidas e as estacas são plantadas em substrato de turfa e areia. Cubra o topo com uma jarra de vidro e coloque à sombra. O caule é ventilado e pulverizado periodicamente, evitando que o substrato seque. Após o aparecimento de novas folhas, o frasco é removido e a planta é transferida para um regime de cuidados gerais.
- O método de melhoramento de sementes é assim: no final de março, sementes frescas colhidas há menos de 6 meses são retiradas e semeadas em uma caixa de 5 cm de altura, utilizando-se solo solto como substrato, consistindo em partes iguais de areia, turfa e solo de jardim. O solo é preliminarmente derramado com água fervente, resfriado e seco. Em seguida, as sementes de heuchera são misturadas com areia e semeadas. De cima, a caixa é coberta com papel alumínio ou vidro, colocada na janela sul.
A temperatura ideal é considerada 18-20 graus. Todos os dias, o plantio é arejado por pelo menos 15 minutos e pulverizado à medida que o solo seca. Após 20 dias, as sementes brotam, após o que o filme é levantado ou pequenos orifícios são feitos nele. Depois que 2-3 folhas aparecem nos brotos, as mudas mergulham em recipientes separados. No final de maio, as mudas são plantadas em campo aberto em local ensolarado e transferidas para cuidados gerais.
Doenças e pragas
Heucheras raramente ficam doentes. No entanto, no caso de excesso de umidade, eles podem ser afetados por oídio ou mofo cinza, que respondem bem ao tratamento com fungicida em combinação com o transplante para um local mais seco. Quando aparecer manchas ou ferrugem, uma solução de Bordeaux líquido ajuda, e você pode erradicar nematóides, lagartas e caramujos mecanicamente ou com a ajuda de inseticidas.
Com quais plantas o canteiro de flores é combinado?
Geichera fica bem com essas plantas: astilba, bergenia, prímula, brunner e todos os tipos de cereais ornamentais. A planta é frequentemente usada em mixborders e está em perfeita harmonia com anões e outros arbustos de folhas pequenas. A cultura fica bem ao lado de uma rosa, hosta, samambaia, lírio, íris, tulipa e espécies bulbosas de floração precoce.
Uso em paisagismo
Devido a uma grande variedade de variedades e altas características decorativas, a heuchera ocupa uma das posições de liderança na escolha de plantas para decorar bordas, canteiros e canteiros de flores, perdendo talvez apenas para a hosta.
- Heuchera como um dos elementos centrais do projeto do jardim de rochas.
- Uma planta em um recipiente será uma ótima decoração para um gazebo ou quintal.
- Geichera é ideal para enquadrar reservatórios artificiais.
- A flor fica ótima em composições de uma única espécie.
- Heuchera na companhia de arbustos de folhas pequenas parece muito natural.
Para informações sobre como plantar adequadamente uma Heuchera, veja o próximo vídeo.
Artigo maravilhoso e útil sobre geykher! Amo todas as flores, mas gosto especialmente de qualquer tipo de Heuchera. Obrigado pela seleção de variedades!
O comentário foi enviado com sucesso.