Geyherella: descrição, variedades, tecnologia agrícola

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Geyherella é uma planta criada artificialmente. Seus criadores queriam uma decoração espetacular para o paisagismo. E eles conseguiram.

Descrição

Geyherella é um híbrido perene obtido pelo cruzamento de tiarella e geychera. É uma erva de campo aberto com raízes superficiais grossas, caules flexíveis e folhas decorativas em pecíolos longos. A parte inferior de folhas densas e pecíolos estão cobertos de vilosidades.

A decoração da planta é a folhagem dissecada, cujo formato é semelhante ao das folhas de bordo. No verão, algumas espécies produzem flores pequenas e claras. A maioria dos arbustos se eleva acima do solo em não mais de meio metro. A altura máxima, tendo em conta as panículas de flores que sobressaem da folhagem, é de 70 cm.

Designers e jardineiros usam a planta tanto para decoração de bordas quanto para inclusão em conjuntos florais.

Geyherella se distingue por sua despretensão:

  • pode crescer ao sol e em áreas sombreadas;
  • não perde o brilho da cor das folhas até a geada;
  • envolto em neve, tolera perfeitamente geadas severas de até -40 graus;
  • não desaparece com uma curta seca;
  • Não requer cuidados especiais;
  • responsivo à alimentação moderada - aumenta de tamanho.

Tipos e variedades

Geyherella possui um grande número de variedades, diferindo no tamanho e na cor da folhagem. Existem plantas com folhas verdes, vermelhas, roxas e outras cores. As flores em forma de sinos em todas as variedades são pequenas, reunidas em inflorescências alongadas. As variedades mais populares entre floricultores amadores e paisagistas são as seguintes.

  • Bridget Bloom com folhagem verde brilhante e flores rosa-coral.
  • Geada de hortelã - uma planta prateada de tonalidade esverdeada.
  • Rum amanteigado - casquilho compacto vermelho caramelo. A planta não tem mais de 30 cm de diâmetro e cerca de 15-20 cm de altura e cresce bem à sombra de árvores altas. Muda a cor das folhas de vermelho primaveril para borgonha de outono. Ideal para lancis e jardins ornamentais, pode ser combinado com outras variedades de Heycherella, gerânios e hospedeiros.
  • Rosa mel de folhas vermelhas especialmente bom quando cercado por samambaias ou outros arbustos verdes.
  • Eclipse solar (traduzido como "eclipse solar") aparece em uma rica cor vinho. Bem nas pontas das belezas esculpidas, é possível ver uma delicada moldura verde-claro.
  • "Rosalie" varia um pouco durante a temporada. Na primavera, as folhas são verde-amareladas, no final do verão aparecem os verdes escuros com nervuras castanhas. A altura do arbusto não ultrapassa 45 cm.
  • Na amarelinha folhagem de cores diferentes - do verde, com amarelecimento, ao vermelho alaranjado. E quanto mais frio está do lado de fora, mais roxo há nas grandes placas esculpidas. As inflorescências brancas em hastes finas projetam-se 25-30 cm para cima A floração é longa, começa na segunda quinzena de maio e termina no final de julho.
  • "Zebra Dourada" pertence à categoria de médio porte. Suas folhas laranja-púrpura com delicadas bordas verdes claras podem colorir a vegetação opaca em qualquer clima. Esta é uma planta verdadeiramente magnífica, especialmente na época da floração, quando aparecem pequenas flores brancas como a neve.
  • "Luz de parada" olhe em sua melhor luz contra o fundo marrom do terreno aberto. As placas verdes são coloridas com listras vermelhas ardentes.
  • No "Lanterna de Bronze" as folhas grandes têm centro marrom-avermelhado e bordas cor de pêssego.Veias acastanhadas são cortadas nos lóbulos da placa.
  • "Tapestri" bela durante a floração, quando panículas rosa pálido de inflorescências aparecem contra o fundo de uma folhagem brilhante.

Vale a pena mencionar plantas como Quimono, Quick Silver, Sweet Tee, RedStoneFalls, Alabama Sunrise... Muitas outras espécies deste arbusto colorido também merecem destaque. Todas as variedades originais não podem ser enumeradas, especialmente quando se considera que os floricultores continuam seus experimentos, trazendo à tona uma variedade de novos tipos de plantas ornamentais.

Aterrissagem

A planta manteve as características maternas de Heuchera. Como seu progenitor, Heycherella prefere solos ligeiramente alcalinos e neutros. Além disso, ela não gosta de alagamento. Na Rússia central, os arbustos são plantados em solo desoxidado com farinha de dolomita, em covas com camada de drenagem de 3 a 5 centímetros. A adição de um punhado de cinzas de madeira ao buraco torna-se um fertilizante complexo. Polvilhe as raízes da muda com terra solta. É importante deixar o rim central aberto. Um máximo de 12 arbustos podem ser plantados por metro quadrado.

Embora a heuchera se sinta igualmente bem ao sol e à sombra parcial, vale a pena considerar as preferências de uma variedade de planta em particular. Por exemplo, folhas prateadas e outras com uma cor delicada são melhores em áreas iluminadas. Os arbustos de cor verde ou carmesim vivem bem na sombra.

Em um grande jardim de flores, o heycherelle é conveniente onde é sombreado por plantas mais altas durante parte do dia.

Cuidado

Cuidar bem da planta não é difícil, não exige muita atenção dela mesma, não demora muito. As folhas mortas são cortadas na primavera. No tempo seco, você precisa regar os arbustos. Deve ser lembrado que solo excessivamente úmido é prejudicial à heycherella. É por isso ao plantar, você precisa cuidar do dispositivo de vazante das raízes da água da chuva... O revestimento superior praticamente não é necessário. A menos que, no início, após o plantio, a fertilização com nitrogênio possa ser aplicada.

Como o sistema radicular é raso e se projeta periodicamente do solo, ocasionalmente é borrifado com húmus misturado com areia grossa. Grandes doses de matéria orgânica são contra-indicadas para a planta.

Uma operação obrigatória é a divisão dos arbustos a cada 3-4 anos. Essa é toda a tecnologia agrícola simples. Basta que a planta se desenvolva bem e agrade aos olhos.

Reprodução

A propagação da planta é realizada de duas maneiras:

  • dividindo o mato;
  • por estacas.

A propagação de sementes não é possível. A planta floresce, mas não dá frutos. Este é o caso da maioria das variedades criadas artificialmente.

Divisão

A divisão do mato deve ser realizada de acordo com as regras da tecnologia agrícola. A operação é realizada uma vez a cada 3-4 anos. Se isso não for feito, o arbusto fica mais espesso e perde sua atratividade:

  • as hastes são esticadas;
  • os topos secam.

A melhor época para dividir é no início do terceiro trimestre do ano. É nessa época que a floração para e as raízes começam a crescer. A segunda quinzena de julho - início de agosto é o período mais adequado para a reprodução de Heycherella. No final do verão, há tempo para que novas formações se enraízem antes do frio invernal.

No arbusto escavado:

  • as raízes são bem lavadas;
  • cortar processos secos;
  • dividido em várias partes, certificando-se de que existem rins saudáveis ​​em cada parte.

A distância entre as plantações adjacentes é de cerca de 20-30 centímetros. Pequenas partes são plantadas em vasos, e colocadas no solo já cultivadas e reforçadas.

Estacas

Para a propagação por estacas, são necessários rebentos jovens. Eles aparecem na primavera. Em algum lugar no início de abril, você já pode começar a criar. Novos brotos são cortados e colocados em um recipiente com água aromatizada com raiz. A formação de raízes não levará mais de um mês. Depois que as raízes aparecem, a planta é transferida para um vaso com uma mistura de nutrientes.

O arbusto é transplantado do recipiente para o solo depois que começa a crescer ativamente, à medida que novas folhas aparecem. É fácil se acostumar com um novo lugar.Se o plantio em local permanente foi realizado pouco antes do início do frio, a muda deve ser coberta com palha, ou agulhas e folhas caídas, ou um material de cobertura.

Doenças e pragas

Heycherella é resistente à maioria das doenças. Pode ser afetado por doenças como manchas marrons e oídio. A infecção é transmitida por plantas que estão próximas e quando o solo da raiz está alagado. O oídio, que se expressa na forma de formações brancas nas folhas, é aliviado pela pulverização com fungicidas.

Se a folhagem estiver desfigurada com manchas marrons, então apareceu uma mancha marrom. Como regra, a doença causa alagamento durante chuvas prolongadas e altas temperaturas do ar. As preparações de cobre são capazes de superá-lo. Às vezes, o sol forte causa queimaduras nas folhas. Isso pode ser evitado aumentando a irrigação pela manhã ou à noite durante o clima mais quente.

Lesmas se alimentam de folhagem suculenta. Os insetos roem buracos, deixando traços esbranquiçados feios atrás deles. Para espantar as pragas, a cal hidratada é despejada sob os arbustos. A maior eficiência é alcançada quando é espalhado durante a atividade do inseto - nas horas da manhã e da noite. Cascas de ovo são adequadas a partir das ferramentas disponíveis. Esmagado e espalhado no chão, torna-se um obstáculo intransponível para as lesmas a caminho da suculenta "mesa".

    Gorgulhos estriados causam danos às raízes. A secagem da parte superior da planta indicará que os insetos se alimentam de suas raízes. O gorgulho deixará o local se o solo ao redor dos arbustos for polvilhado com serragem embebida em creolim. Para preparar o "remédio", você precisa de algumas colheres de sopa de creolim em um balde de dez litros de água. Outra maneira de se livrar dos gorgulhos é o pó de mostarda. Dissolva uma colher de sopa em um litro de água e borrife a planta inteira.

    Arbustos heykherella corretamente selecionados irão decorar qualquer jardim. Os amantes das flores usam cada vez mais a planta para dar um charme único aos seus terrenos. Vários tipos de folhagem brilhante permitem criar as composições mais bizarras e originais.

    Para a diferença entre Heychera e Heycherella, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário