Como cultivar Heuchera a partir de sementes?
Geichera é uma perene pertencente à família Saxifrage. Os floristas gostam desta planta pelo seu aspecto decorativo e floração abundante. É muito difícil passar por folhas interessantes, pintadas em cores diferentes, por isso não é de se estranhar que muitos produtores enfeitem seus jardins com uma planta. Não é tão difícil cultivar Heuchera a partir de sementes, basta descobrir algumas das nuances.
Seleção de variedade
Atualmente, são conhecidas mais de 400 variedades de Heuchera. Além disso, esse número está crescendo constantemente. Todos os anos, 10-30 novas cópias aparecem. Os criadores por cruzamento produzem variedades cada vez mais vivas desta planta. No entanto, os jardineiros têm variedades favoritas que preferem a todas as outras.
- Um deles é grau "violino cigano", que é conhecido por sua resistência à geada. A altura pode ser de 40 centímetros. As flores são vermelhas e brancas e se assemelham a sinos na localização e na forma.
- Heuchera "vermelho carmim" - brilhante e memorável. Suas folhas vermelhas com bordas recortadas são muito evidentes. Eles ficam especialmente coloridos após a primeira geada. As flores desta variedade são pequenas e de cor vermelha. Vale ressaltar que a floração ocorre nos meses de verão.
- Uma variedade chamada "Cometa" fica na memória por muito tempo. Folhas de uma rica cor verde e flores vermelhas brilhantes parecem muito expressivas. Este Heuchera é amado por sua despretensão especial. Uma borda decorativa desta variedade parece ótimo.
- Geichera "Fogo Morrendo" chama a atenção por suas folhas incomuns. A cor é vermelho escuro com uma tonalidade roxa ou preta realmente lembra um fogo agonizante. A planta fica especialmente bonita em slides alpinos.
- A variedade "Castelo Roxo" tem uma aparência espetacular., que também é resistente à geada e aos cuidados despretensiosos. Esta planta pertence ao tipo de heuchera de flor pequena e destaca-se pelas folhas roxas com tonalidade bordô. A forma de uma folha de bordo dá um charme especial.
Cronometragem
A propagação das sementes geralmente é realizada na primavera. No entanto, especialistas afirmam que é possível semear Heuchera antes do inverno. Neste caso, é importante escolher uma temperatura não muito alta. Caso contrário, as sementes podem não tolerar bem as geadas que se aproximam. Especialmente se crescerem, já que os brotos recém-formados não são muito resistentes à geada.
Ao plantar no final do outono, você não precisa cobrir as cristas. Se tudo for feito corretamente, a planta vai subir no próximo ano, por volta do final de maio - início de junho. É importante notar que com este método, uma heuchera mais forte e endurecida será obtida.
Na hora de semear, é importante levar em consideração a zona climática, já que a partir dela o plantio na primavera pode ser realizado em março ou maio. O principal é garantir que as últimas geadas não sejam mais ameaçadoras e que a temperatura se mantenha na marca de mais mesmo à noite. Ao mesmo tempo, é necessário semear em solo nutritivo e úmido. Além disso, as colheitas não são cobertas com uma camada de solo, mas apenas ligeiramente pressionadas na camada preparada.
As sementes germinam melhor nos primeiros 6 meses após a colheita. Quanto mais tarde eles forem plantados após a colheita, pior eles surgirão. Não use sementes colhidas há 18 meses, pois é improvável que germinem.
Em terreno aberto, é melhor plantar plantas com 1-2 anos de idade. Isso é feito para facilitar a organização de um abrigo para as flores quando o gelo começar. Quando os primeiros brotos aparecem, a planta é desbastada e transplantada para um canteiro permanente já no início do outono ou na próxima primavera.
Com o aparecimento dos primeiros rebentos, as plantas podem ser desbastadas e enviadas para o seu local de residência permanente no início do outono ou no próximo ano, na primavera.
Preparação de solo e sementes
Floristas com experiência na escolha de sementes de Heuchera correm não só para as lojas, mas também para os colecionadores. Na maioria das vezes, a escolha é feita nas variedades que podem ser propagadas vegetativamente. Os coletores acham muito difícil cultivar uma boa planta ornamental a partir da semente. No entanto, eles são mais adequados para vários experimentos.
Você pode coletar sementes de uma planta grande e gostosa. A coleta de sementes deve ser realizada antes mesmo de ocorrer a primeira geada. Se o verão foi muito frio ou se choveu demais, você não deve esperar que todas as sementes amadureçam igualmente bem. Nesse caso, é melhor, após a coleta, dobrá-los em uma caixa de papelão ou em um envelope de papel para amadurecer. Ao escolher as sementes na loja, é importante observar o prazo de validade, que não deve ser superior a 6 a 18 meses. Você também precisa prestar atenção à embalagem. Na verdade, no papel, a vida útil é menor do que na embalagem de alumínio.
Geichera é uma planta pouco exigente, mas para vê-la em toda a sua glória, você deve tentar encontrar o lugar certo para ela. Este tipo dá preferência à sombra parcial, por exemplo, o espaço sob as coroas caducifólias que se espalham. É importante que a área selecionada seja protegida do vento e das correntes de ar. Vale a pena experimentar e destacar um tal recanto em que apenas os raios do sol da manhã incidirão sobre a Heuchera.
Você não deve escolher terras baixas para esta planta, nas quais o solo e a água sedimentar podem se acumular. Isso pode fazer com que as raízes da planta morram. Um ponto importante é a drenagem do solo para que a umidade seja rapidamente absorvida pelo solo e o sistema radicular não apodreça. Solos de calcário também não são adequados para Heuchera.
O solo ideal para o cultivo de uma planta é neutro ou ligeiramente ácido com muita matéria orgânica. Por um curto período, o cultivo em solo alcalino ou ácido é permitido. Como base para o cultivo, você pode usar turfa, húmus de folhas, jardim e gramados.
É bom se o solo permitir que uma quantidade suficiente de umidade e ar passe para o sistema radicular. É importante notar que em sua terra natal, que é a América do Norte, as plantas crescem em solo rochoso.
Areia grossa ou vermiculita podem ser adicionadas ao solo para melhorar a drenagem. Os solos, pobres em valor nutricional, também podem se tornar a base, mas neles a Heuchera não mostrará toda a sua atratividade. Durante a escavação, pode-se adicionar húmus a esse solo, bem como composto em proporções de 10 quilos por metro quadrado. Você pode cultivar mudas já em um substrato pronto, que se caracteriza pela versatilidade. Você pode comprá-lo em lojas de jardinagem. Para melhorar a mistura, você pode adicionar um pouco de areia. Para cerca de 10 partes do substrato, adicione 1 parte de areia.
Se um substrato feito pelo próprio for usado, ele deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio ou calcinado no forno. Isso é necessário para desinfetar o solo. O mesmo deve ser feito com areia, que é adicionada ao solo de armazenamento. Freqüentemente, vermicomposto misturado com fibra de coco é tomado na forma de solo para heuchera. Além disso, para 1 parte de húmus, 2 partes de fibra são retiradas. Este tipo de solo também necessita de um procedimento de desinfecção.
Para acelerar a germinação, as sementes são embebidas por 2-3 horas antes da semeadura e depois secas para evitar que grudem. Se a semeadura não for realizada em campo aberto, também é importante escolher os recipientes certos.
O melhor é optar por recipientes de plástico ou madeira. Deve haver buracos no fundo e a argila expandida pode servir de drenagem.
Esquema de pouso
Cultivar heuchera em casa não é um processo complicado, mas demorado. É aconselhável ter paciência, pois toda a beleza desta planta só será revelada após 3 anos. Semear sementes para mudas é o seguinte.
- O solo preparado deve ser despejado em recipientes previamente preparados. Para as bordas do recipiente deve permanecer 1,5-2 cm livre.
- Em seguida, você deve umedecer o solo com um borrifador.
- Em seguida, espalhe as sementes tratadas com o fungicida sobre a superfície do solo. É conveniente primeiro derramar as sementes em uma folha de papel dobrada ao meio, depois inclinar em direção ao solo e semear suavemente com batidinhas leves.
- Cubra a semente com uma fina camada de areia. É desejável que a espessura da camada superior não exceda 8 mm.
- Cada recipiente com sementes deve ser coberto com vidro ou papel alumínio e colocado em local aquecido e com boa iluminação. A temperatura ideal para a germinação da planta é de 20 graus. Será possível retirar o abrigo em 3-4 semanas, quando a Heuchera não só subir, mas também ficar mais forte.
- Enquanto as mudas são recobertas por um filme, ele deve ser levantado periodicamente para arejar por 30 minutos, o que é necessário para não expor a planta a doenças fúngicas.
- Com o surgimento das mudas, são feitos furos no filme. Caso as mudas sejam cobertas com vidro, elas são ligeiramente levantadas.
- Com o aparecimento de 3 folhas, realiza-se um mergulho. As plantas devem estar a 5 centímetros de distância.
- É importante manter o teor de umidade do solo para que não seque, mas também não fique excessivamente inundado. Para os rebentos jovens, pulverizar com um borrifador é suficiente.
As mudas devem ser endurecidas antes do plantio em terreno aberto. Para isso, as plantas são levadas para a sombra, onde não há vento e correntes de ar. No início, o tempo no ar não deve ser superior a 30 minutos e depois aumentar gradualmente. Isso deve ser feito até que a Heuchera se adapte às novas condições.
É necessário plantar mudas em covas distantes 25 centímetros uma da outra. O buraco deve ser 1,5 vezes maior que a raiz da muda com um pedaço de terra. É aconselhável colocar um pouco de argila expandida no fundo dos sulcos antes do plantio e colocar as mudas diretamente sobre ele.
É importante que o botão permaneça acima da superfície do solo. Então você precisa polvilhar a muda com terra e compactar a terra ao redor do plantio. No final, vale a pena regar cada poço.
Mais cuidados
Cuidar de uma Heuchera não é muito difícil, seguindo algumas dicas. Vale ressaltar que uma planta desse tipo é resistente a doenças e à maioria das pragas.... Para raízes finas, o perigo é o gorgulho, e para as folhas - lesmas.
É aconselhável regar a flor porque a camada superior do solo seca. Em um verão normal, é suficiente regar 2 vezes a cada 7 a 10 dias. Durante os períodos de seca excessiva, a água deverá ser regada 2 vezes ao dia, em porções moderadas. É necessário derramar água diretamente sob a raiz, se respingos entrarem nas folhas, podem causar queimaduras.
O afrouxamento é feito após a rega, enquanto as ervas daninhas são removidas. Para simplificar o processo de tratamento, você pode aplicar cobertura morta com matéria orgânica, por exemplo, turfa ou composto. Além disso, a cobertura morta pode ser usada em climas frios ou durante períodos de chuva forte.
Heuchera precisa ser alimentado regularmente, com alternância de fertilizantes orgânicos e minerais. É ideal aplicar top dress algumas vezes por mês. Quanto aos fertilizantes minerais, é aconselhável diluí-los 2 vezes mais fortes do que o indicado na embalagem. Melhores resultados podem ser alcançados alimentando-se com menos frequência, mas em doses menores.
Para informações sobre como cultivar Heuchera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.