Escolhendo um gerador de gás
A escolha de um gerador de gás é uma questão muito importante que requer atenção e precisão. Teremos que entender as características do inversor e de outros geradores a gás para geração de eletricidade, nas especificidades dos geradores de energia industriais e domésticos a gás natural.
Recursos e dispositivo
Um gerador de gás, como é fácil de entender pelo nome, é um dispositivo que libera a energia química latente de um gás combustível e, com base nisso, cria uma certa quantidade de corrente elétrica com determinados parâmetros. Dentro está um motor de combustão típico. Um projeto típico envolve a formação de uma mistura fora do próprio motor. Uma substância combustível fornecida ao volume de trabalho (ou melhor, sua combinação com o ar em uma determinada proporção) é inflamada por uma faísca elétrica.
O princípio da geração de eletricidade é que o motor de combustão interna utiliza o ciclo Otto, enquanto o eixo do motor gira, e a partir dele o impulso já é transmitido ao gerador.
O fornecimento de gás externo é regulado por meio de um redutor de gás. Outra caixa de câmbio (já puramente mecânica) é usada para controlar o movimento de torção. Os geradores a gás podem atuar como sistemas de cogeração, que são inacessíveis aos seus equivalentes líquidos. Alguns desses equipamentos são até capazes de produzir "frio". É óbvio que as áreas de aplicação de tais sistemas são amplas o suficiente.
Onde é usado?
A geração de eletricidade em uma usina a gás é útil para:
- assentamentos de casas de campo;
- outros assentamentos distantes da cidade e das linhas de energia comuns;
- empreendimentos industriais sérios (inclusive como recurso de emergência);
- plataformas de produção de petróleo;
- seções de fundo de poço;
- fornecimento ininterrupto de energia de complexos de abastecimento de água e tratamento industrial;
- minas, minas.
Um grande gerador de gás natural interno ou externo também pode ser necessário:
- em uma instalação de produção de pequeno e médio porte;
- em um hospital (clínica);
- em canteiros de obras;
- em hotéis, albergues;
- em edifícios administrativos e de escritórios;
- em edifícios educacionais, de exposições e comerciais;
- em complexos de comunicação, televisão e radiodifusão e telecomunicações;
- em aeroportos (aeródromos), estações ferroviárias, portos marítimos;
- em sistemas de suporte de vida;
- em instalações militares;
- em acampamentos, acampamentos permanentes;
- bem como em qualquer outra área onde a geração autônoma de energia é necessária, opcionalmente com interface com sistemas de fornecimento de calor centralizado.
Tipos e suas características
Existem vários tipos de geradores de gás que diferem em algumas características.
Por tempo de trabalho contínuo
A grande variedade de usos para geradores de gás significa que um modelo universal não pode ser criado. A possibilidade de operação permanente ou pelo menos uso de longo prazo só pode ter sistemas refrigerados a água. Os aparelhos com dissipação de calor pelo ar são projetados para ativação apenas de curto prazo, principalmente no caso de pequenas falhas de energia. O tempo máximo de sua ação contínua é de 5 horas. Informações mais detalhadas podem ser encontradas nas instruções.
Pelo poder
Uma usina de gás com capacidade de 5 kW ou 10 kW é adequada para alimentar uma casa particular.Em residências particulares maiores, são necessários aparelhos com capacidade de 15 kW, 20 kW e assim por diante - às vezes se trata de sistemas de 50 quilowatts. Dispositivos semelhantes estão em demanda no pequeno setor comercial.
Portanto, um raro canteiro de obras ou um shopping center exigirá mais de 100 kW de eletricidade.
Se for necessário fornecer corrente para uma vila pequena, um pequeno microdistrito, um porto ou uma grande usina, são necessários sistemas com capacidade de 400 kW, 500 kW. e outros equipamentos poderosos, até a classe do megawatt, todos esses geradores produzem uma corrente de 380 V.
Por tipo de combustível
Os geradores a gás liquefeito, movidos a cilindro, são bastante difundidos. Em territórios bem desenvolvidos e desenvolvidos, são freqüentemente usados sistemas troncais, nos quais o gás natural é fornecido por um gasoduto. Se for difícil fazer uma escolha, você pode optar por uma performance combinada. Atenção: a conexão às linhas de abastecimento é feita somente com autorização oficial. É muito difícil conseguir, vai demorar muito e você vai ter que fazer muita papelada.
Pelo número de fases
Tudo é bastante simples e previsível aqui. Os sistemas monofásicos são preferidos para equipamentos específicos capazes de receber apenas corrente monofásica. Em condições normais de uso doméstico, assim como para o abastecimento de energia da indústria, é mais correto usar um gerador trifásico. Quando há apenas consumidores trifásicos, a fonte de corrente também deve ser trifásica. Importante: também é possível conectar consumidores monofásicos a ele, mas isso é feito por meio de um método especial.
Por método de resfriamento
Não se trata tanto da remoção do calor do ar ou líquido, mas de suas opções particulares. O ar pode ser retirado diretamente da rua ou da sala da turbina. É muito simples, mas esse sistema é facilmente obstruído com poeira e, portanto, não é particularmente confiável.
Uma variante com circulação interna do mesmo ar, que emite calor para o exterior devido ao efeito de troca de calor, é mais resistente ao entupimento externo.
E nos dispositivos mais potentes (de 30 kW e mais), mesmo os esquemas ideais de remoção de calor do ar são ineficazes e, portanto, o hidrogênio é usado com mais frequência.
Por outros parâmetros
Existem geradores de gás síncronos e assíncronos. A primeira opção é claramente mais cara, no entanto, permite que você abandone os estabilizadores auxiliares. O segundo é mais econômico e ideal como fonte de corrente de backup. Outra propriedade importante é o método de partida do equipamento de geração. Pode ser incluído:
- estritamente à mão;
- usando uma partida elétrica;
- usando componentes automáticos.
Uma propriedade muito séria é o volume do som. Dispositivos de baixo ruído são preferíveis de várias maneiras. No entanto, deve ser entendido que mesmo geradores "barulhentos" podem ser equipados com tampas especiais, e o problema é resolvido com sucesso. A máquina inversora pode gerar uma grande quantidade de corrente, ao mesmo tempo que fornece uma tensão constante.
As unidades baseadas em inversores são úteis para viajantes, proprietários de casas de campo, casas de campo e também para alimentar pequenos equipamentos de reparo.
O gerador inversor também é freqüentemente a escolha de caçadores e pescadores. Pela simplicidade e estabilidade do trabalho, muitos especialistas elogiam o tipo de usina de energia a pistão a gás. A alta eficiência testemunha a seu favor. A potência mínima é de 50 kW. O nível mais alto pode chegar a 17 e até 20 MW; além da grande variação de potência, vale ressaltar sua adequação a uma ampla gama de condições climáticas.
Atenção especial deve ser dada aos geradores de turbina a gás. Esses sistemas são compostos por uma seleção de motores de turbina a gás operando em conjunto com a unidade principal. A geração varia em uma faixa muito ampla - complexos de turbinas a gás podem gerar 20 kW e dezenas, centenas de megawatts. Um efeito colateral é o aparecimento de uma grande quantidade de energia térmica.Esta propriedade é valiosa para grandes projetos comerciais.
Top models
Entre as opções domésticas e industriais, podemos destacar os modelos que são especialmente populares.
Doméstico
Uma opção muito boa é Greengear GE7000... O carburador Enerkit Basic proprietário atesta a favor deste modelo. Este dispositivo é fácil de usar.
Um regulador de dois estágios é fornecido. Também existe uma válvula borboleta. Conforme necessário, a classificação de tensão varia de 115 a 230 V.
Parâmetros chave:
- país da marca - Itália;
- país de produção real - RPC;
- cálculo para propano-butano liquefeito;
- partida elétrica pensativa;
- capacidade da câmara de combustão 445 cub. cm;
- consumo de gás no modo de limitação 2,22 metros cúbicos m em 60 minutos.
Modelo Mitsui Power Eco ZM9500GE não puramente gás, mas do tipo bicombustível. Ele sempre opera com uma tensão de saída de 230 V e fornece uma corrente monofásica. A marca é registrada no Japão e lançada em Hong Kong. Uma partida elétrica e manual é fornecida. A câmara de combustão tem capacidade para 460 metros cúbicos. veja gás.
Ao escolher os geradores de gás mais baratos, você deve prestar atenção a REG E3 POWER GG8000-X3 Gaz... Este modelo prevê a partida tanto manual quanto com partida elétrica. Um design bem pensado permite que você trabalhe com confiança, mesmo com uma pressão reduzida na linha de gás. O aparelho pesa 94 kg, produz corrente trifásica e é resfriado pelo ar ambiente.
Industrial
Nesse segmento, destacam-se os grupos geradores russos MTP-100/150, fabricados em Barnaul. Além dos dispositivos de pistão a gás, esta seleção também inclui dispositivos de utilização. Opcionalmente, o equipamento é equipado com unidades elétricas fabricadas de acordo com a 1ª categoria. Os sistemas são adequados para alimentação principal e auxiliar (backup). O gás de petróleo associado pode ser usado junto com o gás natural.
Outras propriedades:
- correção dos parâmetros atuais nos modos manual e automático;
- A bateria é carregada automaticamente;
- a prontidão para aceitar a carga durante a ativação autônoma é indicada por um sinal;
- controle local de partida e parada do sistema a partir do painel de operação.
Usinas alternativas de gás são ativamente fornecidas, por exemplo, Empresa de usinas de gás NPO... O modelo baseado em TMZ tem uma capacidade total de 0,25 MW. O eixo do motor faz até 1.500 voltas por minuto. A saída é em corrente alternada trifásica com tensão de 400 V. O nível de proteção elétrica está em conformidade com o padrão IP23.
Como escolher?
Conseguir eletricidade para uma casa de veraneio ou uma casa particular usando um gerador a gás é, obviamente, uma ideia muito atraente. No entanto, nem todos os modelos são adequados para tarefas específicas. Em primeiro lugar, você deve decidir se o gerador será entregue em ambientes internos ou externos. Essas são classes de equipamentos completamente diferentes e não são intercambiáveis!
O próximo ponto importante é a colocação estacionária ou mobilidade (geralmente sobre rodas).
Até que todos esses pontos tenham sido determinados, não há sentido em escolher por outros parâmetros. Então será necessário descobrir:
- a energia elétrica necessária;
- a próxima intensidade de uso;
- responsabilidade da área de trabalho (o grau de confiabilidade exigido);
- o nível necessário de automação;
- consumo de gás;
- tipo de gás consumido;
- a capacidade de usar combustível não-gás adicional (opcional);
- custo do equipamento.
Em condições domésticas e industriais, o propano-butano engarrafado e o metano para dutos são os mais usados. Entre o propano-butano, as variedades de verão e inverno também se distinguem, diferindo na proporção de mistura de gases.
Deve-se ter em mente que os geradores podem ser reconfigurados, e esse recurso também vale a pena conferir no momento da compra. A seleção por indicadores de potência é exatamente a mesma que para análogos de gasolina e diesel.
Normalmente, são orientados pela capacidade total dos consumidores, além disso, deixam uma reserva de 20-30% para uma possível ampliação de sua composição.
Além do mais, o excesso da potência total sobre os valores calculados também deve ser devido ao fato dos geradores trabalharem de forma estável e por muito tempo apenas quando a carga não ultrapassar 80% do nível máximo. Se a alimentação for selecionada incorretamente, o gerador ficará sobrecarregado e seu recurso será consumido de forma excessivamente rápida. E o custo do combustível aumentará excessivamente. Atenção: quando conectado a um quadro de distribuição trifásico através do ATS, é bem possível comprar um dispositivo monofásico - ele não aguentará a tarefa pior do que um analógico trifásico.
Ao escolher um gerador para um motor, existem duas opções reais - um fabricante chinês ou alguma empresa transnacional. Vários estados têm empresas que fornecem motores orçamentários de um cilindro refrigerado a ar, mas não há empresas desse tipo na Rússia. Ao escolher um equipamento que é usado apenas periodicamente e não passa por uma carga significativa, o pagamento a maior por uma marca é inadequado. Nesse caso, é bem possível nos restringirmos aos equipamentos chineses comuns - mesmo assim, os produtos das empresas líderes funcionarão por pelo menos 5 anos. Para áreas críticas, é mais correto escolher modelos com maior recurso de trabalho e maior tolerância a falhas.
Há muito mais variedade de propostas no segmento com remoção de calor líquido. Já existem motores russos bastante decentes. Eles são confiáveis o suficiente e podem ser reparados sem problemas.
Para regiões frias, é apropriado selecionar um gerador projetado para um tipo de gás de inverno. Uma solução alternativa é a adição de um AVR e de um complexo de aquecimento de cilindros, o que também exclui a ocorrência de falhas.
É muito bom que, além da caixa de engrenagens, seja fornecido outro sistema de segurança - uma válvula baseada em um princípio eletromagnético. Ele bloqueará completamente o fluxo de gás para o próprio redutor se a tensão desaparecer repentinamente. Um parâmetro importante é o nível de proteção elétrica. Se a unidade estiver em conformidade com o padrão IP23, ela pode ser tão boa quanto desejar, mas não é protegida contra umidade. O equipamento para instalação interna deve ser selecionado apenas se o fornecimento de alta qualidade e ventilação de exaustão e um sistema de descarga de gás de exaustão puderem ser preparados lá.
Você precisa saber mais informações sobre o serviço e ler comentários. Com relação às marcas, as melhores reputações são para:
- Generac;
- Briggs end Stratton;
- Kohler-SDMO;
- Mirkon Energy;
- Grupo Russo de Engenharia.
Recomendações
Mesmo os melhores geradores de gás podem operar de forma estável em temperaturas de congelamento, em vez de temperaturas de congelamento. Se possível, devem ser protegidos do frio - inclusive quando o fabricante indicar a resistência ao gelo de seus produtos. Idealmente, esse equipamento deve ser levado para uma sala separada. O combustível GLP só deve ser fornecido para salas de caldeiras no nível do solo ou estruturas mais altas. Para geradores de gás natural, esse requisito é opcional, mas altamente desejável. Mesmo o menor equipamento deve estar localizado em salas ou corredores com capacidade de pelo menos 15 m3.
Na escolha de um local, é necessário prever o acesso gratuito à unidade para funcionários de serviços técnicos e de serviço. Eles devem ser capazes de se encaixar livremente em qualquer peça do equipamento.
Ventilação de alta qualidade, nível suficiente e regularidade de troca de ar também são extremamente importantes. Qualquer exaustão deve ser retirada das instalações (bicos são fornecidos para esse fim). Outro requisito significativo é a disponibilidade de ventilação forçada e equipamento de extinção de incêndio onde quer que sejam usados geradores de gás.
Em qualquer caso, o dispositivo só pode ser instalado de acordo com o plano técnico, que é coordenado com as autoridades oficiais. A conexão centralizada é feita de acordo com um plano de instalação cuidadosamente calculado e sua preparação é muito difícil e cara.O gás engarrafado é mais fácil, mas você precisará de outra sala para armazenar os recipientes. Esse combustível em si é mais caro do que o fornecido pela tubulação. É imperativo levar em consideração a pressão da mistura de entrada.
Veja abaixo uma visão geral do gaseificador.
O comentário foi enviado com sucesso.