O princípio de operação e características dos geradores de gás a lenha
A energia sempre foi a base da atividade econômica humana. E hoje vamos considerar princípio de operação de um gerador de gás a lenha, um dos dispositivos mais ecológicos e eficientes. Pode ser usado para vários fins: para aquecer uma casa, para gerar eletricidade, como combustível para o motor de um carro.
Além disso, se antes o gerador de gás era apenas industrial, hoje não é problema encontrar um análogo doméstico.
Características principais
Os geradores de energia a gás são instalações especiais usadas para converter gás em eletricidade, queimando-o em câmaras sob alta pressão. Recentemente, você pode encontrar e gerador a gás a lenha. Nesse caso, a madeira será o combustível. E cada vez mais eles trabalham para serragem - isso dá uma eficiência bastante alta de tais dispositivos.
Se falarmos sobre gás, então sua vantagem será que capacidade de calor superior ao do tipo diesel ou gasolina, e o custo será um pouco menor. sim e usar um gerador de gás em casa é bastante conveniente, porque não existem substâncias nocivas ou odores durante o trabalho. Em geral, mesmo o dispositivo caseiro mais simples pode suprir as necessidades de eletricidade da casa... Os usuários de tais dispositivos notam que eles são indispensáveis em lugares onde não é decepcionado. O gerador a gás a lenha é usado por alguns como um dispositivo que impulsiona um carro. Segundo eles, é significativamente mais barato do que usar gasolina.
Mas esse dispositivo não é muito barato, porque seu preço começa em 35 mil rublos. No entanto, você pode fazer isso sozinho.
Vantagens e desvantagens
Um gaseificador que funciona com madeira tem um grande número de características positivas e não muitas desvantagens. Primeiro, você deve falar sobre os benefícios.
- Alta eficiência. Este indicador para geradores de gás é mantido em 90%, o que é muito bom. Para efeito de comparação, as caldeiras de combustível sólido têm uma eficiência de 75%.
- Vários modelos são equipados com mecanismos de controle de combustão automatizados.
- O combustível queima completamente. Uma guia de lenha fornece até um dia de operação de tal dispositivo. E se em vez de lenha usar carvão, então o marcador pode bastar, em geral, por vários dias.
- A lenha geralmente queima completamente, o que deixa uma pequena quantidade de cinzas. Por esse motivo, geralmente não há necessidade de limpar o dispositivo.
- Qualquer combustível sólido pode ser usado como combustível.
- Mesmo lenha longa pode ser jogada na câmara de combustão, portanto, não há necessidade de cortá-la em pequenos pedaços.
- A emissão de substâncias nocivas durante a operação do dispositivo será mínima. Por esta razão, vários motoristas têm prestado atenção a tais dispositivos.
- Economia de dinheiro substancial em combustível.
Se falarmos sobre as deficiências dos geradores de gás a lenha, então existem apenas três deles.
- Modelos feitos de fábrica são caros.
- Às vezes, a condensação se forma dentro da chaminé. Para evitar sua formação, a temperatura dentro do gerador de gás deve ser de 60 graus.
- A maioria dos modelos possui ventiladores na saída de ar dentro do compartimento de separação de ar.Eles podem operar no modo manual, mas alguns modelos requerem eletricidade para operar, tornando o gerador de gás dependente da eletricidade.
Dispositivo e princípio de operação
O dispositivo em questão tem um design simples, pois todos os processos que ocorrem dentro dele, com base na combustão do tipo pirólise... Ou seja, o princípio de funcionamento será o mesmo das caldeiras de pirólise, nas quais a madeira queima com falta de oxigênio, emite muitos gases diferentes. O gerador de gás a lenha consiste nos seguintes elementos:
- bunker;
- cascos;
- câmaras de combustão;
- escotilhas de carregamento;
- grelhas do tipo grelha.
Agora vamos falar um pouco mais sobre eles. Quadro Geralmente é feito de chapa de aço e tem forma retangular ou cilíndrica. Fundo soldado a ele pernas... Se falamos de bunker, então esse elemento também é feito de chapa de aço, que contém pouco carbono. Ele geralmente acontece cilíndrico ou retangular... Ele é inserido na caixa e preso às paredes com parafusos. E também deve ser tampa, que irá fechar a abertura superior que conduz à tremonha. O amianto é comumente usado como selante.
Compartimento de combustão localizado na parte inferior e feito de aço, que contém uma grande quantidade de cromo. É aqui que ocorre a combustão de combustível sólido com quantidade insuficiente de ar. Entre as partes internas do corpo e este elemento, geralmente há cordões de amianto... E nas paredes laterais existem ventaneiras para acesso ao oxigênio, por onde ele é conduzido para a câmara de combustão. As lanças são conectadas ao tanque de distribuição de ar, que se comunica com o ambiente. Quando o oxigênio sai, ele supera válvula de retenção. É necessário bloquear a saída do gás formado durante a queima da lenha para a atmosfera.
Grato geralmente localizado na parte inferior do gaseificador. Deve manter o combustível quente. Além disso, através de orifícios especiais, a cinza, que se forma durante a queima da madeira, vai parar no cinzeiro.
Se falamos sobre escotilhas de carregamento, geralmente o dispositivo tem três delas. Primeiro é instalado na parte superior e sua tampa abre horizontalmente. Para a vedação, são utilizados os já mencionados cordões de amianto. A propósito, os dispositivos modernos são equipados com uma mola amortecedora especial no ponto de fixação da escotilha, que funciona automaticamente se a pressão dentro do gerador de gás ultrapassar um determinado nível. E sob sua ação, a escotilha simplesmente se abre.
Segundo a escotilha está no nível da área de recuperação e é carregada com combustível. UMA terceiro a escotilha ficará localizada na parte inferior do gerador, próximo ao cinzeiro. Será usado para limpeza.
Se falar sobre princípio do trabalho, então, primeiro, o combustível entra na zona de secagem. Ele está localizado na parte superior da unidade, sob a escotilha de carregamento. O combustível é seco aqui a uma temperatura de quase 200 graus.
Depois disso, o combustível entra na área de destilação seca, localizada abaixo. Aqui, o combustível já seco é carbonizado, pois a temperatura será 2 vezes maior e será de 500 graus.
Isso remove vários ácidos orgânicos e gomas.
Além disso, o combustível entra na área de combustão, que está localizada ainda mais abaixo. Aqui, ele queima completamente sob a influência de uma temperatura de 1200 graus. É aqui que o oxigênio é fornecido por meio de lanças especiais. Ao queimar, gases de dióxido de carbono e monóxido de carbono são liberados.
O último será zona de recuperação. Aqui, os gases que foram liberados anteriormente sobem e entram nesta zona. O carvão é colocado aqui através da escotilha especial, que é mantida na grelha. Os gases reagem com o carvão para criar monóxido de carbono. Mas o carvão contém água, devido à qual também ocorre a formação de hidrogênio, metano, nitrogênio e vários compostos do tipo hidrocarboneto.
Essa mistura de gases é limpa de impurezas e, em seguida, combinada com o ar.E pode ser usado para algumas necessidades domésticas.
Como fazer isso sozinho?
Agora, vamos tentar descobrir como fazer esse gerador de gás a lenha com nossas próprias mãos. Primeiro, vamos considerar o que precisamos, depois disso, tentaremos entender o processo de fabricação deste dispositivo.
Preparação
Portanto, para criar um gerador de gás sozinho, você precisará se preparar:
- cilindro de gás usado;
- o barril do qual o corpo do gaseificador será feito;
- máquina de solda;
- vários parafusos;
- válvulas e filtros para limpeza de gases, que podem ser adquiridos em lojas especializadas.
Além disso, você precisará preparar plantas modelo que está interessado. Seu uso não deve ser negligenciado, porque eles permitem que você encaixe todos os componentes necessários entre si com a maior precisão possível e evita erros e erros desnecessários. Portanto, é melhor tê-los em mãos e lê-los com atenção antes de começar a trabalhar.
Para criar o caso, você precisará preparar os cantos e pré-cortar e cortar de acordo com os modelos chapa de aço. Prepare-se para a tremonha produtos de folha. E você também vai precisar aço resistente ao calor, a partir da qual é feita a câmara de combustão. Para o gargalo da câmara de combustão, são necessárias juntas de amianto, com as quais é separado do corpo.
Esquema de fabricação
Vamos tentar descobrir como montar um gerador de gás a lenha com nossas próprias mãos. Então, para começar, ele é produzido montagem do corpo a partir de chapas de aço pré-preparadas, que são conectados uns aos outros por soldagem. Depois disso, as pernas devem ser soldadas por baixo.
A segunda fase produz criação de um bunker. Seu formato pode ser o que você quiser. Depois de feito, deve ser colocado na caixa e fixado em seu interior com parafusos. Deve ser completado com uma tampa.
A próxima etapa exigirá coloque o recipiente na área inferior da tremonha, que será a câmara de combustão... Ele só pode ser cortado de um cilindro de gás usado. Aqui você deve ter cuidado e antes de trabalhar com o cilindro, encha o recipiente com água para que o gás residual não exploda acidentalmente. Cortamos a parte superior e transformamos o restante em um compartimento de combustão.
A próxima etapa requer criar caixa de distribuição de oxigênio... Sua instalação ocorre atrás do corpo. Uma válvula de retenção é instalada na saída dele.
O local de instalação deve corresponder estritamente ao plano.
A grelha é de ferro fundido. A penúltima etapa será criação de dispositivo para suprimento de oxigênio e saída de gás. Eles devem ser instalados na parte superior e inferior do gerador de gás, respectivamente. E a última etapa será a instalação da chaminé.
Medidas de segurança
Se falamos de medidas de segurança, antes de mais nada você deve ter cuidado ao trabalhar com um cilindro de gás usado. É imprescindível enchê-lo com água antes de iniciar o trabalho, pois os resíduos de gás podem ser armazenados dentro dele e, ao serrar sem água, podem explodir, causando ferimentos e danos.
Mais um ponto a ser mencionado - todas as ações devem ser realizadas exclusivamente de acordo com as informações dos desenhos. Isso irá garantir que tudo seja feito corretamente e que o gaseificador a lenha funcione realmente como planejado. Além disso, ao criar tal dispositivo, apenas materiais de alta qualidade devem ser usados, que suportem altas temperaturas e garantam a durabilidade da estrutura e sua resistência.
Deve-se dizer que quase todas as pessoas que têm pelo menos um pouco de experiência no trabalho com ferramentas comuns podem fazer um gerador a gás a lenha com as próprias mãos. E esta é uma ótima alternativa aos modelos de fábrica, cujo preço é significativamente superfaturado.
Para informações sobre como fazer um gerador a gás a lenha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.