Características dos geradores de gás para casa

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Fabricantes populares
  5. Critérios de escolha
  6. Recursos de instalação

A eletricidade é a conveniência mais básica. Não há eletricidade apenas nas regiões mais remotas e mesmo assim a humanidade já aprendeu como extraí-la praticamente do ar. Os electrodomésticos permitem-lhe disponibilizar todas as outras comodidades - estabelecer abastecimento de água e aquecimento da água em casa, aquecimento e possibilidade de cozinhar, para não falar da iluminação e até da Internet.

Uma das opções mais práticas para a autogeração de energia elétrica, independentemente da presença de infraestrutura e comunicações nas proximidades, é um gerador a gás para uso doméstico.

O que é isso?

O gerador de gás é por vezes referido como uma central eléctrica a gás doméstica., e com razão - o princípio de operação do dispositivo é aproximadamente o mesmo. Este dispositivo é baseado em um motor de combustão interna comum funcionando com um ou outro tipo de gás. O motor aciona o rotor, que gira e, com isso, provoca a geração de corrente elétrica.

Deve-se notar que um gerador de gás doméstico comum muitas vezes não é tanto a principal fonte de eletricidade, mas uma rede de segurança em caso de "apagão". No entanto, esta situação se deve em grande parte ao fato de que em nosso país não é tão fácil encontrar um assentamento humano onde não houvesse nenhuma linha de transmissão, mas ao mesmo tempo houve a oportunidade de fornecer gás. No entanto, em algum lugar no deserto, tal unidade pode se tornar um verdadeiro achado, uma vez que acaba sendo a única maneira de fornecer à vida humana um nível de conforto familiar em nossa época.

Vantagens e desvantagens

Os geradores a gás em nosso país raramente são a principal fonte de alimentação - é fácil adivinhar sobre isso, até porque você não vê esse tipo de equipamento com tanta frequência na casa de alguém. Mesmo se houver tal unidade, muitas vezes ela "garante" a dacha. No entanto, pode ser muito útil aí, mas não é incontestável. Essa ambigüidade é possível, uma vez que este dispositivo, como qualquer outro, possui seus próprios vantagens e desvantagens.

Deve-se notar desde já que o gerador pode operar tanto com gás liquefeito quanto com gás natural comum - isto em uma tubulação de gás. A primeira opção tem, na verdade, apenas uma vantagem, mas bastante significativa - tem dimensões e peso modestos e, portanto, é portátil.

Os modelos que funcionam a partir do gasoduto principal têm muito mais vantagens.

  1. A unidade, que funciona com gás principal, é uma sólida instalação estacionária, que seria simplesmente impraticável de produzir de curta duração. Este dispositivo, uma vez instalado em um tubo, não implica uma simples mudança para um novo local, mas sem movimentos desnecessários ele funcionará com sucesso e produtividade por muitos anos.
  2. Pelo fato de nosso país ser um dos maiores produtores de gás natural do mundo, essa matéria-prima é relativamente barata em nosso país. O cano de gás, é claro, não é encontrado em todos os lugares, mas se a casa estiver localizada em uma vila de chalés de veraneio gaseificada e houver problemas com o fornecimento de energia, tal unidade não irá interferir. Em comparação com geradores operando com outros tipos de combustível, essa opção parece barata e lucrativa.
  3. A queima de gás natural é muito menos prejudicial à natureza do que o uso de outros tipos de combustível.Claro, qualquer combustão contribui para um aumento na temperatura ambiente, mas ainda assim, carvão, madeira e gasolina fumam muito mais fortemente.

No entanto, mencionamos repetidamente acima que o gerador de gás é frequentemente usado precisamente para se proteger contra interrupções repentinas de energia, e não como um substituto completo para a eletricidade da rede elétrica.

A autoprodução de eletricidade a partir do gás ainda custará mais para uma casa do que comprá-la do estado. Portanto, esse gerador pode ser visto como um passo em direção à própria independência, mas em nenhum caso como um meio de economizar dinheiro.

Além disso, esse equipamento tem outras desvantagens.

  1. A proximidade do gás é muito perigosa para as pessoas e quanto mais aparelhos utilizam este tipo de combustível, quanto mais intensamente ocorre, maior é o risco. O gás queima bem e, em uma sala fechada e fechada, sua ignição aguda é repleta de uma explosão de força destrutiva. Isto impõe uma responsabilidade acrescida aos residentes - os requisitos dos regulamentos de segurança durante a instalação e manutenção, bem como durante a operação, devem ser estritamente observados.
  2. O perigo de vida e propriedade descrito acima também significa que são necessárias licenças especiais para a instalação. No setor privado, é improvável que uma explosão em um dos edifícios cause sérios danos aos vizinhos, mas pode derrubar janelas em casas vizinhas ou provocar a propagação de um incêndio. A burocracia do nosso país, como sabem, não tem o menor interesse em facilitar as coisas aos cidadãos, pelo que dificilmente conseguirá a autorização para instalar um gerador principal a gás.
  3. Para garantir que o gerador não possa ser acessado por estranhos, o dispositivo é frequentemente colocado em casa. O processo de combustão envolve o uso ativo do oxigênio da atmosfera, portanto os proprietários são obrigados a se certificar de que a ventilação está funcionando perfeitamente no edifício. Caso contrário, a unidade queimará oxigênio e o substituirá por monóxido de carbono. Para uma pessoa adormecida, isso pode terminar em lágrimas.

Dispositivos que operam com gás liquefeito têm suas próprias peculiaridades - isso não deve ser considerado uma desvantagem total, mas limita o número de opções de onde instalar a unidade.

O fato é que cilindros com gás liquefeito não podem ser armazenados em temperatura muito baixa, portanto é melhor colocar a estrutura em um ambiente aquecido.

Visão geral da espécie

Um gerador elétrico é apenas um nome geral para vários equipamentos diferentes, que são classificados de acordo com pelo menos três critérios. Cada um deles é importante se você deseja adquirir equipamentos de qualidade que atendam a todas as suas expectativas.

Por funcionalidade

A opção mais fácil é um posto de gasolina autônomo padrão, que só pode tirar o gás de um cano ou cilindro e queimá-lo, gerando energia elétrica.

Minigerador de cogeração já representa uma ordem de grandeza de projeto mais complexa, pois utiliza o calor liberado durante a combustão com o auxílio de um trocador de calor embutido. Este dispositivo, é claro, não ajudará em nada nas necessidades de aquecimento, mas o espaço ao redor do aparelho da turbina a gás não será superaquecido, o que é importante em muitos casos.

Finalmente, modelo de trigeração - Trata-se de um gerador de eletricidade que ao mesmo tempo desempenha as funções de um ar condicionado. A questão é quanto de seu poder será suficiente, mas tal unidade funcional pode, teoricamente, chegar à autossuficiência.

Por design e tipo de uso

A classificação aqui é muito simples - alguém precisa fonte de energia de emergência, que eles não planejam ligar frequentemente, em algum lugar o gerador de gás desempenha o papel de uma rede de segurança periódica para linhas de energia não confiáveis ​​e, em alguns casos, o dispositivo acaba sendo necessário para uso permanente.

Pela mesma lógica, você deve prestar atenção ao seu potência e combiná-lo com as necessidades de casa. Modelos de até 5 kW devem ser considerados modestos - mesmo se você usar apenas eletricidade, operar simultaneamente uma geladeira e uma multicaspa pode ser muito sério para ele.

Para uma família, os modelos com capacidade de 6 a 10 kW são os mais escolhidos, mas tudo depende apenas de quantos equipamentos essa família tem e de quanta energia ela pode precisar ao mesmo tempo.

Por tipo de combustível

Já mencionamos essa classificação muito brevemente acima. Modelos funcionando no gás natural principale, estão incluídos na rede de abastecimento de gás. Tal unidade é desprovida de mobilidade, mas fornece energia suficiente, funciona por muito tempo, não faz você pensar em como reabastecer o suprimento de combustível. Modelos de GLP eles funcionam em um princípio completamente diferente - sem serem amarrados a um cano, eles são portáteis.

A possibilidade de transporte depende apenas do volume do cilindro, mas geralmente existem projetos modestos que, se você realmente quiser, podem ser levados em uma caminhada, principalmente de carro. Devido às reservas relativamente pequenas de gás no cilindro, tal dispositivo geralmente não produz alta potência. Devido à modéstia geral de seus parâmetros, tal dispositivo é freqüentemente silencioso ou próximo a este indicador.

Separadamente, deve-se notar que também há ggeradores de gás industrial, incluindo biogás e gás associado da produção de petróleo. Não existem linhas com esse combustível, respectivamente, na maioria das vezes são modelos portáteis com cilindro. Ao comprar tal unidade, verifique como ela está adaptada para funcionar com combustíveis alternativos - isso pode ser útil.

Fabricantes populares

Os geradores de gás são produzidos em muitos países ao redor do mundo. Os nomes das marcas envolvidas na produção desses equipamentos nada dizem ao leigo, que antes não se interessava pelo setor. Porém, vale a pena conhecer o mercado com antecedência, pois não só a confiabilidade da sua fonte de alimentação, mas também a sua segurança depende da adequação do fabricante.

Por tradição, no caso de equipamentos potencialmente perigosos, muitos de nossos cidadãos preferem fabricantes ocidentais.... Entre eles, os americanos têm uma prioridade especial - várias de suas empresas, como Mirkon Energy, Generac ou Briggs and Strattonsão considerados muito confiáveis.

Como alternativa, você pode prestar atenção aos produtos da marca francesa. SDMO.

Além disso, não se pode dizer que Geradores de gás de fabricação russa não estão em demanda. Pelo contrário, muitas vezes são comprados por causa de seu relativo baixo custo, e muitos proprietários nem mesmo suspeitam que sua unidade seja doméstica. O fato é que as marcas nacionais têm se disfarçado com competência como estrangeiras - entre as que merecem destaque destacaremos Grandvolt, REG, FAs, Gazvolt.

Critérios de escolha

Ao decidir comprar um gerador movido a gás, preste atenção aos seguintes fatores.

  • Variabilidade do combustível. Os tipos de combustível usados ​​pelo gerador a gás já foram mencionados acima. Ao mesmo tempo, alguns modelos podem operar não apenas com vários tipos de gás, mas também com gasolina ou óleo diesel. A versatilidade é uma garantia de funcionamento ininterrupto.
  • Especificações técnicas. O principal é a potência, deve ser suficiente para o funcionamento normal de todos os equipamentos da casa. Preste atenção também ao faseamento e ao nível de ruído de saída, porque nem todos os modelos são silenciosos.
  • Tipo de sistema de refrigeração.
  • Sistema de proteção automático. Em geradores baratos, pode não ser, mas para a segurança de pessoas e propriedades, tal adição ao projeto não irá interferir em nada.
  • Tipo de inicialização. Pode ser manual, semiautomático ou automático. Tudo depende das necessidades de um determinado proprietário. Apenas uma partida manual significará um custo não muito alto da unidade, enquanto a automação é necessária para responder rapidamente a um apagão ou ligar em um cronograma, a fim de, por exemplo, manter uma temperatura positiva em uma casa de campo que está vazia no inverno.
  • Confiabilidade. Ninguém pode ter certeza disso com antecedência, mas se um gerador a gás for lançado por uma marca que vem coletando milhares de críticas positivas nos últimos anos, isso aumenta as chances de não ficarmos desapontados com a compra.
  • Custo do produto. Para uma casa privada em que vive apenas uma família, a questão do preço pode ser talvez a mais significativa. Um gerador de gás é um dispositivo que é melhor não comprar se não houver dinheiro para um modelo de alta qualidade.

Isso significa que você só pode economizar dinheiro se os dois modelos forem absolutamente idênticos, mas custarem de maneira diferente, ou se você encontrar o mesmo modelo em outro lugar a um custo menor.

Recursos de instalação

O gerador de gás liquefeito é conectado ao cilindro através de um redutor especial - esta tarefa não é difícil e é realizada pelos proprietários regularmente. É mais difícil conectar uma unidade estacionária à rede - só os profissionais têm o direito de fazer isso e somente de acordo com os resultados das licenças obtidas oficialmente. Além da presença de uma tubulação de gás, vários requisitos importantes são apresentados para a sala escolhida para a instalação de um gerador elétrico.

  1. Ventilação de fluxo obrigatória e de bom fluxo do ar. Promove uma melhor combustão e ajuda a repor as perdas de oxigênio na atmosfera da casa.
  2. O gerador não deve ser localizado próximo a paredes. A sala deve ser grande o suficiente para que o dispositivo possa ser percorrido por diferentes lados e examinado quanto a danos. O proprietário deve ser capaz de se aproximar da unidade de qualquer lado - isso é uma questão de segurança operacional.
  3. A sala com o gerador de gás deve ser equipada com meios de extinção de incêndio. Com uma reação instantânea e uma combinação bem-sucedida de circunstâncias, eles o ajudarão a evitar problemas enormes.

O vídeo a seguir fornece uma visão geral detalhada do gerador de gás Gazlux CC 5000 D.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário