Placas de vidro a gás: características e seleção

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Visualizações
  3. O alinhamento
  4. Critérios de escolha

As placas de vidro estão ganhando popularidade junto com as cerâmicas de vidro. Difícil de distinguir por sua aparência, eles têm a mesma superfície deslumbrantemente elegante. Mas seu custo é muito menor. O vidro temperado, de acordo com os fabricantes, tem todas as propriedades necessárias para o fogão: resistência ao calor, resistência ao impacto, resistência a temperaturas extremas.

Vantagens e desvantagens

As placas de vidro a gás são incrivelmente bonitas. Muitas pessoas pensam que na aparência são melhores do que esmalte, aço inoxidável e até mesmo vitrocerâmicas, mas não podem ser chamadas de ideais. Como qualquer eletrodoméstico, eles têm seus prós e contras. Propriedades positivas incluem:

  • a placa não pesa o espaço, pois o vidro é capaz de refleti-lo;
  • tem uma aparência espetacular, bonita, semelhante a um espelho;
  • uma paleta de cores variada permite escolher um produto para qualquer ambiente;
  • o fogão de vidro combina com fusão, minimalismo, assim como tendências urbanas e industriais;
  • durante o cozimento, apenas os elementos de cozimento são aquecidos, e o próprio vidro permanece frio;
  • de acordo com os fabricantes, seus produtos são resistentes ao estresse mecânico;
  • o custo desse produto é baixo quando comparado ao aço inoxidável e à cerâmica de vidro.

    Por outro lado, os usuários de painéis com tampo de vidro são unânimes em suas afirmações. É sobre a complexidade de cuidar deles. Qualquer líquido viscoso derramado adere imediatamente a uma superfície lisa de vidro. Leite fugitivo, o café deve ser retirado imediatamente, ou seja, é preciso retirar a panela e enxugar. Será tarde demais para fazer qualquer coisa mais tarde, pois o vidro não pode ser limpo com um material abrasivo. Respingos de gordura, mesmo de ovos mexidos, são um problema, o painel tem que ser lavado após cada cozimento.

    Se você não usar produtos químicos especiais, manchas de água e impressões digitais permanecerão no vidro.

    As desvantagens também incluem a possibilidade de aparas nas bordas devido ao estresse mecânico acidental. As chances de arranhões e arranhões deixados no vidro pelo uso de panelas velhas e potes com fundo áspero são altas. Infelizmente, a superfície do vidro não resiste a uma temperatura muito alta (750 graus), como um produto de cerâmica vítrea pode suportar. É mais difícil instalar um painel de vidro na superfície de um fone de ouvido do que produtos feitos de outros materiais, uma vez que o vidro não pode ser perfurado e qualquer outra ação que viole sua integridade pode ser realizada com ele.

    Visualizações

    As placas de vidro a gás de diferentes fabricantes diferem não apenas na aparência, mas também no tipo de queimadores e nas funções adicionais. As superfícies têm um grande número de tonalidades: existem leitosas, pretas, azuis, vermelhas, bege, mas esta não é a lista completa. Os painéis possuem de um a sete queimadores, o tamanho dos modelos dependerá da quantidade. Mas as principais diferenças entre as placas de vidro são a localização dos elementos de aquecimento - acima ou abaixo da pilha - e o tipo de produto (dependente ou independente).

    Viciado

    As placas dependentes são fornecidas com o forno, têm um único painel de comando e é impossível separá-las.Este dispositivo pode ser denominado um forno moderno com dimensões mais precisas e muitas opções.

    Independente

    É uma placa separada, sem forno. Tal dispositivo é mais leve, pode ser instalado em qualquer lugar, mas normalmente é embutido em um conjunto de cozinha em conformidade com o "triângulo de trabalho", localizado a uma curta distância da pia e da geladeira. As formas compactas permitem que você aproveite o espaço livre sob o fogão para equipar o gabinete com prateleiras, gavetas. Pode ser inserido na máquina de lavar louça de nicho resultante.

    "Gás sob o vidro"

    O tipo de fogão mais bonito, que não mostra os queimadores, mas o produto em si é uma única superfície brilhante ou fosca perfeitamente lisa. Pode combinar a cor com os tons da cozinha ou ter um padrão peculiar.

    O design é projetado de forma que não haja chamas usuais sob a superfície do vidro. Os queimadores de cerâmica estão localizados em células especiais nas quais o gás é queimado cataliticamente quase sem resíduos. Nesse caso, não é a própria chama que fica visível, mas o brilho da cerâmica, que transfere o calor para a superfície do vidro. O fogão incluso é impressionante, o gás sob a superfície de vidro parece uma nebulosa brilhante, mas ao mesmo tempo não produz o revestimento oleoso amarelo que é característico de outros fogões a gás no espaço.

    "Gás no vidro"

    Outro tipo de fogão de vidro é chamado de gás no vidro. Tem um aspecto tradicional, os queimadores habituais sob a grelha elevam-se acima da superfície lisa. Mas a estética de tal produto supera os fogões a gás comuns, o fogo no reflexo do vidro parece especialmente hipnotizante.

    A placa de fogão pode ter um número diferente de zonas de cozinhar. As dimensões padrão do produto são limitadas a 60 centímetros, mas se o modelo tiver cinco ou seis zonas de combustão, a largura aumenta para 90 cm, o que deve ser levado em consideração ao instalá-lo na superfície do fone de ouvido.

    Ao usar uma superfície estendida, não se deve esquecer o capô, que também deve ter uma largura não padronizada.

    O alinhamento

    Para facilitar a compreensão da grande variedade de painéis de gás de vidro, sugerimos que você se familiarize com a classificação dos modelos mais populares.

    • Fornelli PGA 45 Fiero. Prático e seguro italiano "automático", tem uma largura de 45 cm, vai caber perfeitamente até uma pequena sala. O painel preto ou branco é dotado de três queimadores versáteis, o maior dos quais contém três coroas de chama. Grades individuais de ferro fundido estão localizadas acima das zonas de combustão. O adaptador WOK permite que você use tipos de pratos não padronizados. Dos pontos negativos, de acordo com avaliações de usuários, é indicada a dificuldade de manutenção da superfície preta, as manchas permanecem e os arranhões nas chaves após a limpeza ativa.
    • Electrolux EGT 56342 NK. Fogão a gás independente de quatro bocas com vários graus de aquecimento. A superfície preta confiável e elegante tem alças elegantes, uma opção de controle de gás, uma ignição automática e grades de ferro fundido localizadas individualmente acima de cada queimador. Pelas reclamações dos usuários - a ignição automática não funciona imediatamente, a água ferve por muito tempo.
    • Kuppersberg FQ663C Bronze. A elegante placa de vidro temperado na cor cappuccino contém quatro placas eléctricas completas com duas grelhas gémeas de ferro fundido. Um gravador expresso poderoso é fornecido. O modelo é seguro, tem opção de controle de gás, ignição elétrica. Os botões dos botões são de bronze bonito com um brilho dourado. Por outro lado, não há espaço suficiente para aquecer várias panelas grandes ao mesmo tempo. Se uma das zonas de combustão estiver funcionando, a segunda não liga imediatamente.
    • Zigmund & Shtain MN 114.61 W. O fogão leitoso feito de vidro durável de alta resistência está equipado com três fileiras de grades pretas contrastantes e alças de prata. Essa combinação torna o modelo estiloso e expressivo. Os queimadores estão dispostos de forma original (em forma de diamante).O produto tem as funções de grelha, controle de gás, bicos para WOK. Vários anéis de chamas ajudam a cozinhar alimentos mais rápido. As reclamações dos usuários referem-se às alças de plástico que sobreaquecem ligeiramente.

    Critérios de escolha

    A tarefa é contar sobre as diferentes opções e possibilidades de placas de vidro, e cada um fará a escolha por si mesmo. Chegando ao mercado, via de regra, já temos uma ideia do tamanho da superfície e da quantidade de queimadores necessários, bem como nosso orçamento, que podemos deixar para este ou aquele modelo.

    Se escolher entre uma placa dependente e uma independente, deve ter-se em atenção que um único design custará menos do que comprar dois produtos (fogão e forno) em separado. Mas se o modelo dependente falhar, podemos supor que dois dispositivos domésticos estão com defeito ao mesmo tempo.

    Escolhendo entre superfícies de vidro e vitrocerâmica, você deve saber que a segunda opção é feita de um material mais durável e caro. Esse fato afeta significativamente o custo do produto. É difícil distingui-los pela aparência. Mas há diferenças nas consequências da destruição, que só podem ocorrer no caso de um ataque de ponto forte. Se a cerâmica de vidro estourar, ela se comportará como o vidro comum - dará rachaduras e fragmentos.

    Devido ao estresse interno, um produto temperado ficará coberto com pequenas rachaduras, como é o caso do vidro de um carro.

    Escolhendo grades para os modelos "gás sobre vidro", é preciso saber que são feitas de ferro fundido e aço inoxidável revestido com esmalte. O ferro fundido é mais durável e confiável, mas possui porosidade que retém a sujeira, o que dificulta a manutenção do produto. Superfícies de esmalte mais lisas são mais fáceis de limpar, mas com o tempo o esmalte pode lascar e o aço dobrar.

    Tendo optado pela superfície de vidro, tem de estar preparado para o facto de ser bastante difícil de cuidar: terá de lavá-la e limpá-la após cada cozedura. Em troca, ela ficará encantada com sua aparência magnífica.

    Resumindo, podemos dizer que para uma família numerosa, onde muitas vezes é necessário cozinhar, uma superfície de vidro não será uma boa escolha. Mas em uma família de duas ou três pessoas, um painel de vidro espetacular pode combinar perfeitamente com a direção de design escolhida para a sala.

    Para uma visão geral do fogão a gás de vidro, veja o vídeo abaixo.

    1 comentário

    Muito interessante.

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário