As nuances da instalação de um fogão a gás
As tecnologias modernas permitem minimizar o tamanho dos eletrodomésticos da cozinha. Cada vez mais, em vez de um fogão de tamanho normal, um fogão a gás está sendo instalado, o que permite uma economia significativa de espaço útil. Mas não basta comprar essa variante de tecnologia. Ele ainda precisa ser instalado. Como integrar corretamente o fogão a gás na bancada?
Recursos e nuances de instalação
As regras de instalação prescrevem que qualquer trabalho de ligação ou transferência de localização do equipamento a gás deve ser efectuado de acordo com as normas e regras em vigor, alertando os serviços de gás para a substituição do dispositivo de aquecimento. Ao comprar um painel, é melhor esclarecer imediatamente como ele é fixado na bancada. O material da base em si também é importante, se você pode lidar com aglomerado sozinho, é melhor confiar a inserção em uma pedra artificial a profissionais.
As placas podem ser facilmente instaladas por si. O principal é marcar corretamente o tampo da mesa em que a instalação é realizada. Se o painel for comprado para fone de ouvido pronto, vale a pena medir com antecedência a largura e a espessura disponíveis, principalmente quando o módulo do móvel for fora do padrão, feito sob encomenda. Normalmente, as dimensões de instalação estão na faixa de 55-57 cm. Existem outros pontos importantes a serem considerados:
- a conexão ao tubo deve ser feita antes de instalar o fone de ouvido - isso simplificará o aperto das porcas;
- a instalação da mangueira de fole não deve ser feita diretamente através da válvula, mas através de uma conexão ou rodo de canalização;
- na formação de uma ligação, é necessariamente aplicado um enrolamento de linho, que é revestido com uma pasta de gás;
- na presença de ignição elétrica, o ponto de conexão à rede deve ser deduzido com antecedência;
- para aumentar o nível de segurança, pode-se embutir uma válvula com elemento de corte térmico na tubulação, que é acionada quando a temperatura atinge 80 graus Celsius;
- o furo feito em aglomerado ou madeira deve ser cuidadosamente untado com selante nas laterais;
- Por padrão, o conjunto de placas inclui jatos para o fornecimento de gás principal; para conectar a um cilindro / suporte de gás, eles devem ser adquiridos separadamente.
Inserto da bancada: medições e corte
Antes de cortar o buraco tecnológico, vale a pena examinar a documentação fornecida pelo fabricante. Para fogões de marca, o processo de marcação é detalhado nele, um gabarito ou tamanho de corte é fornecido. Para trabalhar madeira, vale a pena preparar um quebra-cabeças e uma furadeira com furadeira. Depois de traçado o contorno, são feitos furos em seus cantos que ultrapassam a largura da lâmina de corte, uma lima do comprimento necessário é imersa neles.
A maneira mais fácil de modelar o contorno é fixando o painel na bancada. Os contornos são desenhados a lápis, após o que é feito o corte. Uma opção mais complexa exigirá o cálculo do centro a partir do qual os eixos serão colocados para se encaixar com precisão na plataforma de cozimento a gás.
Antes de iniciar a serragem, as arestas no local de corte são coladas com fita adesiva para evitar a formação de cavacos. Por baixo, para evitar quedas, incandescência do material na zona da serragem, é necessário instalar e fixar as pinças. É melhor serrar usando um nível de laser para medir a linha com precisão. O quebra-cabeça é executado em linha reta, de ponta a ponta.
Como corrigi-lo?
Antes de inserir o fogão a gás no lugar pretendido, é necessário prepará-lo adequadamente. Os bicos incluídos no kit são instalados nos furos tecnológicos, um canto sanitário com uma junta de vedação é acoplado. Uma porca é fixada na entrada, uma mangueira flexível é fixada nela (deve ser passada através do corte). Além disso, as tiras de montagem especiais incluídas no pacote são fixadas no painel e a instalação é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- as bordas do corte são processadas com selante sanitário, aplicado com selante;
- a placa é colocada no lugar (no corte), nivelada;
- os fechos localizados abaixo se agarram ao tampo da mesa, aperte;
- o excesso de selo é cortado com uma faca de afiação;
- depois de verificar a confiabilidade da fixação, o comissionamento pode ser executado.
É importante lembrar que todos os cortes e furos tecnológicos na estrutura do fone de ouvido são feitos antes da montagem do painel, e não depois dele, caso contrário, existe o grande risco de se deparar com o problema de acesso às superfícies internas do gabinete.
Como fazer um teste de funcionamento?
Após a instalação da placa a gás no local pretendido, ligada à rede eléctrica, deve-se ter o cuidado de a ligar e verificar o aperto das ligações formadas. Para isso, abra a válvula de gás (válvula de corte), verifique se há vazamentos pelo ouvido e pelo cheiro. Se nenhum problema for observado, você pode começar a ligar alternadamente os queimadores do painel. É importante levar em consideração que o ar sai primeiro dos queimadores.
A pressão da linha não é muito alta, portanto vale a pena contar até um minuto, após o qual o gás deve sair do queimador. Depois de verificar a operabilidade de todas as válvulas, você pode instalar uma grade de suporte na superfície para colocar os pratos e usar todos os recursos do fogão no modo normal.
Se houver um sistema de ignição de fogo elétrico, conexão adicional do equipamento ao sistema de alimentação pode ser necessária... Para fazer isso, uma tomada à prova d'água deve ser fornecida na área de acesso para garantir o fornecimento de energia ininterrupto.
O principal critério para a instalação correta e precisa da placa é o cumprimento dos requisitos de segurança. É necessário posicionar o equipamento de gás embutido de forma que ele possa ser conectado à tubulação principal. A distância entre o painel e o tubo pode ser variada usando uma mangueira flexível. Ao mesmo tempo, a distância do riser não é regulamentada, mas os padrões preveem:
- manter uma distância de pelo menos 20 cm do lado da fonte de aquecimento até o ponto de fixação da válvula de corte;
- com a fiação padrão, o bocal de conexão deve estar localizado no mesmo nível do local onde é derivado para o tubo;
- quando conectada ao topo, a altura da válvula de fechamento do suprimento de gás deve ser de pelo menos 1,5 m do chão.
Normas e distâncias
Durante a instalação, deve ser usada uma mangueira de fole especial em uma trança de metal com porcas de fixação e juntas especiais. Além disso, são usados selantes especiais para enrolamentos e tubos.
Ao apertar as porcas, a força aplicada deve ser monitorada. O uso de juntas flexíveis, o uso de torção de arame ou a conexão de vigas com grampos metálicos está excluído.
O que você precisa saber?
Ao instalar o fogão a gás em uma bancada, é imprescindível manter uma distância das bordas da superfície. Deve ter pelo menos 5 cm de cada lado, caso contrário, uma parede muito fina pode ser destruída ao serrar. A espessura da bancada em si também é importante. Não é recomendado montar equipamentos embutidos em estruturas mais finas do que 38 mm devido à baixa capacidade de carga.
Para verificar a estanqueidade das conexões ao iniciar o gás, é utilizada uma solução de sabão. Eles são densamente cobertos com todas as porcas e juntas, verificando esses locais para a presença de bolhas de sopro - eles indicam um vazamento.
Antes de iniciar o funcionamento à escala real da estufa, deve verificar o seu funcionamento com diferentes modos de regulação. Em nenhum deles a chama deve ser extinta - é muito perigoso. Se, ao tentar verificar a alteração da intensidade da combustão, o ajuste não altera a alimentação do combustível azul, é necessário desligar o fogão, contactar o serviço de assistência ou o vendedor. Bens defeituosos são possíveis. Realizada correctamente em apartamento ou moradia privada, a instalação da placa a gás na bancada permite cumprir todas as normas e garantir o funcionamento eficiente do equipamento.
Como instalar corretamente o fogão a gás é descrito no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.