Fogões a gás: formas, estilos e dicas para escolher

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Classificação dos melhores modelos e empresas
  5. Como escolher?
  6. Como cuidar?
  7. Regras operacionais

Uma moderna cozinha doméstica é comparável a outra oficina em termos de equipamento. E cada dispositivo deve ser selecionado o mais razoavelmente possível. Este requisito também se aplica a fogões a gás.

Peculiaridades

Um fogão a gás para uma cozinha pode ser tão prático quanto um fogão completo. Mas existem muitas sutilezas e nuances aqui. As principais especificidades do painel podem ser reveladas precisamente devido à sua comparação com as lajes. Sistema clássico:

  • mais barato;
  • mais fácil de instalar;
  • geralmente equipado com forno, ampliando as possibilidades do cozinheiro;
  • torna-se um dominante, em torno do qual é fácil construir um interior.

Mas também há vantagens no fogão. Então, é muito melhor em termos de design. Este design está à frente da versão anterior em termos de eficiência. O tamanho pequeno acaba sendo uma vantagem muito importante em uma sala pequena. E mais uma nuance - o painel é muito mais fácil de mover para colocar as coisas em ordem.

Vantagens e desvantagens

Mas os fogões a gás "competem" não apenas com os fogões clássicos. A superfície de aquecimento pode ser baseada em outros princípios de operação. Um dispositivo movido a gás deve ser comparado com seus equivalentes elétricos e de indução. Aconselha-se a escolha da opção gás caso a habitação receba gás natural através do gasoduto principal. É importante entender que tal painel aquece melhor do que elétrico e de indução, esfria instantaneamente.

No entanto, sua funcionalidade não é grande o suficiente. E sempre há o perigo de vazamento de uma substância tóxica facilmente explosiva. As opções elétricas são populares mesmo em apartamentos gaseificados. Muitas pessoas acreditam que esses eletrodomésticos não são apenas mais confiáveis, mas também mais bonitos. Além disso, os fogões a gás são mais baratos tanto no preço inicial como nos custos operacionais, não sendo necessário comprar utensílios de cozinha especiais para eles.

Visualizações

A principal divisão na prática é a distinção entre painéis dependentes e independentes. Dependente refere-se a dispositivos nos quais um forno está conectado ao painel. Eles estão rigidamente conectados uns aos outros, conectados com a ajuda de peças especiais. Portanto, a operação separada dos componentes não é possível. Conseqüentemente, o design "independente" é 100% autônomo. A instalação ou não do forno fica a critério dos próprios proprietários.

O design combinado é totalmente controlado a partir do forno. É a automação integrada que permite definir vários modos e cancelá-los em caso de necessidade urgente. Quando todos os componentes estão em um só lugar, não há problemas. Mas às vezes é preciso separar o painel dependente e o gabinete, recorrendo a manipulações especiais, puxando os fios. Neste caso, será possível aumentar ou diminuir o aquecimento dos queimadores somente a partir do painel de controle do forno. Pior ainda, se uma das duas partes quebrar, a outra será imediatamente inútil. Pode até parecer que não faz sentido nenhum fogão dependente. Mas eles também têm vantagens:

  • baixo custo;
  • unidade de estilo;
  • consistência técnica completa.

O forno do kit dependente deve ser do mesmo fabricante do painel. Caso contrário, você pode encontrar incompatibilidade de peças. Passando para os painéis de gás autônomos, devo dizer imediatamente que eles serão visivelmente mais caros.No entanto, você pode colocá-los em qualquer lugar, e não apenas onde você pode estabelecer interação com o gabinete. Mais liberdade no layout da cozinha vale bem o dinheiro extra.

Quase todos os modelos autônomos possuem controles de toque. Um único toque será suficiente para definir os parâmetros operacionais necessários. E limpar as superfícies lisas dos sensores é muitas vezes mais fácil do que os dispositivos clássicos com alças. Aqueles que não gostam muito de experiências culinárias também preferem painéis independentes. Afinal, não há necessidade de forno e, portanto, o custo de adquiri-lo não terá sentido.

Outra vantagem: “independência” significa que mesmo tendo forno, não é necessário escolher produtos da mesma empresa, e mesmo com funcionalidades idênticas. Para tomar a decisão certa, você precisa analisar cuidadosamente todos esses pontos. Mas a escolha não termina aí. Quase todas as placas ainda são retangulares ou quadradas. No entanto, soluções não padronizadas estão aparecendo gradualmente.

A maneira mais fácil de encontrá-los é nas linhas dos principais fabricantes. Além disso, essas empresas não se limitam a delícias "simples" como modelos de canto e redondo. E você também pode escolher dispositivos que podem funcionar simultaneamente com gás e eletricidade. Painéis semelhantes são encontrados na variedade de todos os principais fabricantes. Um exemplo notável disso é o Neff T9526 N0.

Este dispositivo possui um controle autônomo e uma superfície vitrocerâmica de alta qualidade. Aos três queimadores a gás adiciona-se 1 queimador elétrico, que contém um aquecedor de anel de modo acelerado. Se você escolher o painel Kaiser KCG 622 R mais acessível, o usuário terá à sua disposição 2 aquecedores a gás e 2 elétricos. As opções combinadas são boas porque em caso de problemas com um tipo de recurso, você sempre pode mudar para outro - e não ficar sem comida quente

Em casas com crianças pequenas, faz sentido escolher um painel combinado em que o queimador de gás esteja localizado mais longe da borda. O contato acidental afetará o aquecedor de indução e não representará nenhum risco. Voltando aos designs fora do padrão, devemos admitir imediatamente que todos eles são mais caros do que as contrapartes "enfadonhas". Afinal, é bastante difícil pensar no desempenho necessário e garantir a segurança. E a empresa invariavelmente inclui despesas de design e produção mais complexa no preço das mercadorias.

Se for necessário cozinhar um pouco ou esporadicamente, está selecionada a placa de fogão único. Mas para os amantes de delícias culinárias e experimentos, tal solução dificilmente é adequada. Por razões óbvias, também não pode ser recomendado para famílias grandes. Mas modelos com grelha são bem-vindos. Sim, são todos dependentes, ou seja, o grelhador fica no forno, porém uma alimentação saudável supera quaisquer desvantagens da tecnologia.

Quando não há espaço suficiente, você pode escolher um fogão embutido. É verdade que seus requisitos de segurança não são menores do que os de uma estrutura separada. Definitivamente, você terá que observar o intervalo necessário entre as comunicações de gás, a própria lareira e a parede. É claro que, ao escolher sua localização, eles também são guiados por considerações de design, conveniência pessoal.

O painel embutido mais elegante será impraticável onde você tem que dobrar algo constantemente. Independentemente de outros recursos, os modelos com temporizador estão em primeiro lugar. E aqui não importa se costumam cozinhar na cozinha, quantos pratos são cozinhados nela. O rastreamento preciso do tempo de cozimento ajuda a garantir que os alimentos sejam saborosos e preservem seus benefícios para a saúde. Já para os painéis de gás engarrafado, é ainda mais simples - é necessário fornecer uma entrada de uma determinada seção para conectar uma mangueira ou cano.

Classificação dos melhores modelos e empresas

Apesar de toda a relevância das questões puramente técnicas, eles ainda não compram, mas um painel de gás específico.Portanto, é necessário levar em consideração a qual segmento o produto pertence. Liderando na classe premium Asko, Smeg. Os amantes do design original também devem dar uma olhada nos produtos. Teka. Você pode economizar dinheiro e ainda comprar um painel "quase elite" dando preferência às marcas Gorenje e Bosch.

No setor estatal, os equipamentos produziram resultados muito bons por produtos da interesse "Hefesto" e o russo "Darina"... Mas os produtos devem ser considerados não tanto por marcas, mas por categorias praticamente distintas. E o primeiro será painéis de duas bocas. O líder indiscutível da classificação é Gorenje GC341INB (e ao mesmo tempo modelo GC341INI semelhante a ele). Em ambos os casos, foram utilizados materiais de qualidade impecável.

A superfície de cerâmica vítrea preta possui uma borda de ataque retificada. Os desenvolvedores preferiram usar conceito de design "Domino"... Este design permite que os painéis sejam usados ​​isoladamente ou em conjunto com outros produtos de aquecimento da Gorenje. A estrutura da grade para os utensílios de cozinha é feita de ferro fundido de alta qualidade. Os queimadores acendem automaticamente, cada um deles equipado com um controle de gás.

O projeto é equipado com um par de queimadores - 1 e 3,3 kW de corrente. O controle é realizado por meio de interruptores rotativos. O painel é originalmente projetado para metano. Mas o conteúdo da entrega inclui componentes de bocal para mudar para substância liquefeita. Agora vamos dar uma olhada no popular design de 3 queimadores.

Gefest CH 2120 parece original. Este design embutido é geralmente fornecido com vidro preto. Mas a variedade inclui designs brancos e de "relógio". Deve-se ter em mente desde o início que este tipo de painel não economiza espaço na cozinha. Teremos que alocar um local com largura mínima de 73 cm e profundidade de no mínimo 50 cm, mas em termos de parâmetros operacionais a situação é melhor. Controle de gás, ignição elétrica dos queimadores e configuração para "chama baixa" são fornecidos. Existem grelhas separadas instaladas em cada queimador. Os consumidores gostam da aparência do modelo. Os queimadores estão localizados da forma mais conveniente possível.

O vidro temperado é elogiado por seu bom desempenho de limpeza. O produto é recomendado para pequenos conjuntos de cozinha. Outra vantagem do painel é a acessibilidade do preço. Você pode instalar o Gefest CH 2120 sem problemas. Mas devemos lembrar que um par de pequenos queimadores estão muito próximos um do outro.

Considere agora o fogão embutido de 4 bicos com 60 cm de largura e acabamento em esmalte. O Bosch EC6A2PB20R quase não tem pontos fracos. Este modelo é altamente considerado para:

  • conveniência de interruptores rotativos;
  • aparência atraente;
  • proteção contra crianças;
  • o suporte fornecido para pratos de pequeno porte.

Os projetistas cuidaram do controle do gás e de outras medidas de segurança. Cozinhar em grelha de ferro fundido é bastante confortável e não causa aderência. É difícil encontrar um eletrodoméstico igualmente eficaz por um preço semelhante em outros fabricantes. Os consumidores observam que lavar os painéis é fácil. Pode-se continuar a descrição ainda mais, mas aqui precisamos fazer uma observação muito importante.

Existem várias firmas (ou melhor, marcas), mascarando-se intensamente para determinados países produtores de prestígio. Na verdade, esses produtos não têm nada a ver com os alegados locais de fabricação, ou tudo se resume a aparafusar placas de identificação. Máximo - para o conjunto da chave de fenda. Um exemplo é Fornelli.

A política de marketing da marca resume-se à constante criação de associações com fábricas italianas. Mas, na verdade, toda a montagem é realizada na RPC. Do italiano nas placas, apenas detalhes individuais. E sobre eles, alguns especialistas expressam dúvidas. Alguns especialistas apontam que esta marca pertence à empresa russa Coventdom (que também detém os direitos sobre as marcas Flavia, Shindo, Kronasteel).

Isso não significa que você pode se recusar a comprar esses painéis.Na verdade, eles são de qualidade sólida e são bastante funcionais. Você só precisa entender que esta não é uma técnica italiana. Situação semelhante está se desenvolvendo com os equipamentos das marcas Hansa, Kaiser. O próprio som dos nomes cria intencionalmente associações com a Alemanha, embora na realidade o equipamento seja montado na Polônia.

A situação com Maunfeld é ainda pior. Esta marca é cuidadosamente posicionada em relação à Grã-Bretanha. Mas, na verdade, a empresa só está registrada em Londres. E as instalações de produção estão localizadas em 5 outros estados, incluindo China e Turquia. É absolutamente impossível determinar sem uma investigação completa onde que parte foi feita. Se vale a pena entrar em contato com esses painéis, cabe apenas aos consumidores.

Agora que a origem das marcas está mais ou menos clara, podemos voltar ao tema principal. No segmento de orçamento, os seguintes modelos apresentam bons resultados:

  • Fornelli PGA 45 Fiero WH;
  • Gefest CH 1211;
  • Hansa BHGI63100018;
  • Indesit PAA 642 BK.

Todas estas versões estão equipadas com zonas de cozedura com ignição automática. A proteção contra vazamento de gás também é automatizada. No citado modelo Fornelli, são utilizados queimadores da Península Apenina (de acordo com o fabricante). O design é compacto - 45x51 cm, o tampo em vidro temperado é muito fácil de limpar.

O conjunto de entrega também inclui jatos para combustível de gás liquefeito. A instalação e a conexão subsequente devem ser realizadas apenas por profissionais. Esta placa é extremamente exigente com o nível de pressão do gás. O menor desvio da norma pode provocar um som de assobio em um grande queimador. Relativo GEFEST CH 1211, tudo é simples aqui - a técnica bielorrussa não pode se orgulhar de grande sucesso no design. No entanto, a qualidade de fabricação e confiabilidade não são questionadas por ninguém. Todas as funções básicas de segurança e conforto estão presentes. Não confie em declarações sobre a presença de um queimador expresso. Na verdade, o suprimento de gás é o mesmo em todos os lugares. Se você realmente precisa da habilidade de aquecer rapidamente, é melhor prestar atenção nas outras versões.

A pressão frouxa do painel no tampo da mesa também pode se tornar um problema. Inevitavelmente, a sujeira penetrará na abertura. Para evitar isso, você terá que usar um selante de silicone. Mas por outro lado, este modelo justifica totalmente seu preço. Se você tem dinheiro, é melhor você considerar Bosch PCP615M90E... Este fogão de gama média tem uma séria desvantagem - descola-se rapidamente. De resto, a fiabilidade dos produtos e a sua boa qualidade não suscitam objecções. O escopo de entrega inclui um par de elementos de grade de ferro fundido e conjuntos de bocal para conversão em gás liquefeito. Um interruptor mestre pode ser usado para aumentar a segurança das crianças. Algumas zonas de cozinhar podem emitir sons de chiado desagradáveis.

O grupo de custo médio inclui Fornelli PGA 60 Ardente BL... Este fogão pesa 12,2 kg. Suas dimensões são 58x51 cm. O queimador mais potente é projetado para 3,8 kW. Você não precisa procurar modelos com gravador WOK, mas simplesmente adquira este dispositivo - um adaptador especial está incluído no kit. Vale a pena mencionar por que queimadores específicos são necessários. Cada vez mais fogões e até fogões clássicos são equipados com eles, portanto, essas informações não serão supérfluas. A palavra "wok" é bem conhecida dos habitantes da Ásia há muitos séculos. Este é o nome de uma frigideira, sem a qual não é possível cozinhar pratos tradicionais de grande qualidade. A imitação de tal dispositivo está, portanto, se tornando cada vez mais popular.

Este wok fornecerá a temperatura de aquecimento necessária. A torrefação será a mais rápida, suave e homogênea. Assim, será possível reproduzir o sabor único característico da comida asiática. E mesmo que você aplique essa técnica aos pratos clássicos da dieta russa e europeia, o resultado justificará os custos adicionais. Será possível experimentar um sabor incomum e realizar experiências culinárias radicais.

Como escolher?

Alguns consumidores preferem não se concentrar em determinados modelos, marcas, mas escolher o fogão ideal por parâmetros. Esta abordagem só pode ser bem-vinda. Afinal, no final, os componentes são feitos em um pequeno número de fábricas (há muito menos delas do que marcas). E as características técnicas são claramente mais valiosas do que este ou aquele nome escrito na caixa. Às vezes, painéis com as mesmas propriedades básicas, feitos apenas por empresas de níveis diferentes, podem custar de maneira diferente. Recomenda-se escolher fogões a gás, focando principalmente em seu material. Uma superfície coberta com uma camada de esmalte é uma solução clássica encontrada na cozinha há muitas décadas. Essas modificações podem variar em cor. Independentemente disso, a resistência ao forte calor é garantida. Mas quebrar o esmalte é muito simples, mas remover a gordura dele é muitas vezes mais difícil.

Os produtos com revestimento de alumínio não são muito mais caros do que os de esmalte e são significativamente mais resistentes à destruição mecânica. Ligas de alumínio são usadas na aviação, então você também não deve ter medo de superaquecimento. No entanto, você deve proteger cuidadosamente o painel contra arranhões. A gama de detergentes é limitada - eles não devem conter partículas abrasivas.

Se um anúncio for escrito sobre uma superfície de aço inoxidável, é necessário esclarecer imediatamente se ela é polida ou pintada em cores mate. Sua durabilidade e resistência são as mesmas, mas a percepção no interior é muito diferente. No entanto, o aço inoxidável parece brilhante apenas na loja e na fotografia. Se você não tiver tempo e energia para cuidar cuidadosamente do painel, terá que recusar essa escolha. Os modelos mate são menos cobertos de impressões digitais, mas são muito mais caros e, em todo o caso, apenas formulações especializadas são adequadas para a lavagem. O maior valor terá de ser pago por painéis revestidos com vitrocerâmica. Eles parecem realmente bons. Sair também é muito fácil. Deve ser lembrado que as vitrocerâmicas são frágeis e não serão categoricamente adequadas para cozinhas de estilo retro. Mas a técnica da linha de Maunfeld correspondente ficará bem neles.

Importante! Ao procurar um painel movido a gás de botija, deve-se levar em consideração a diferença entre o gás natural e o liquefeito.

A comutação é possível por meio de jatos, é muito bom se eles estiverem incluídos no conjunto de entrega. Recomenda-se consultar as análises de modelos específicos e de diferentes recursos da Internet (mutuamente independentes). Também é muito importante considerar a potência total do painel. Para uma pessoa, um produto de um único queimador é suficiente, e para uma família grande, você precisará de 3 ou 4 queimadores.

Como cuidar?

As placas de vitrocerâmica a gás são limpas melhor com um limpador de vidros. Recomenda-se que todas as manchas que contenham açúcar sejam removidas o mais rápido possível. Se a geléia ou xarope endurecer, a limpeza se torna muito mais difícil. O esmalte é limpo com esponjas macias embebidas em solução dos produtos recomendados pelo fabricante. Isso é suficiente para calcário profundo e gordo. O uso de lã de aço e escovas duras é estritamente proibido. Além disso, não use detergente de louça comum. Algumas partículas de gordura ou o próprio reagente podem permanecer no local e logo queimar. Limpe sempre a superfície resfriada. Remédios caseiros, sejam "receitas da vovó" ou algo que você lê na Internet, não são absolutamente adequados para limpeza.

Regras operacionais

Para prolongar a vida útil da sua placa de fogão a gás, deve utilizá-la correctamente, em estrita conformidade com as instruções. Ele indica claramente que tipo de pratos e como exatamente devem ser usados. A cerâmica de vidro aquecida deve ser protegida da entrada de água fria. Tanto a caçarola como a frigideira devem ter sempre o mesmo diâmetro que a placa de aquecimento. Recipientes de cobre e alumínio podem causar manchas permanentes na cerâmica de vidro.Recomenda-se verificar se o fundo da loiça está nivelado, se está riscado ou com rebarbas.

É uma péssima ideia deixar um recipiente de esmalte vazio em uma chapa quente. No caso de desligamento repentino do aquecedor, é necessário desconectá-lo do gás e da eletricidade e, a seguir, entrar em contato com um centro de serviço especial. Não use o painel se a mangueira (tubo) estiver danificada. Ventile a sala antes de ligar o dispositivo. Outros regulamentos de segurança de gás também devem ser observados.

Para obter informações sobre como escolher um fogão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário