Escolhendo um fogão a gás de dois bicos

Contente
  1. Características de design
  2. Recursos funcionais
  3. Métodos de controle
  4. Regras de manutenção e operação
  5. Funções adicionais
  6. Conexão do cilindro de gás
  7. Avaliações

Fogões a gás embutidos tornaram-se procurados e sua popularidade está crescendo. Muitas pessoas tendem a comprar fogões pequenos, por exemplo, um fogão a gás de 2 bocas, que irá satisfazer uma família de 2 a 3 pessoas.

Características de design

Estão disponíveis em duas modificações: as dependentes são feitas na mesma caixa do forno, as independentes têm projeto próprio. A placa de fogão a gás standard com 2 queimadores não difere funcionalmente da placa de fogão a gás clássico, tem todos os parâmetros técnicos que cumprem os requisitos de funcionamento e segurança de utilização. As dimensões dependem do projeto e são subdivididas da seguinte forma:

  • tampo da mesa, com dimensões de 30-40 cm de largura, 50-60 cm de comprimento, não ocupam muito espaço na cozinha;
  • piso, têm uma altura de 85 cm, uma largura de 30-90 cm e uma profundidade de 50-60 cm, contêm um local para guardar pratos;
  • embutido painéis com dimensões de 29-32 cm de largura e 32-53 cm de comprimento, ocupam o mínimo de espaço, podem ser colocados em qualquer superfície.

Ao escolher uma placa, a primeira coisa a que prestam atenção é a concepção do desempenho e o material de que é feita a placa. A indústria apresenta diversas opções de revestimento do painel.

De aço

Esmalte, geralmente branco. Parece muito esteticamente agradável, lava bem com o uso de produtos químicos. Protege a placa da corrosão do metal, mas antes do aparecimento de danos mecânicos ao revestimento, lascas, arranhões. Aço inoxidável, adequado para estilos de design de cozinha modernos. Ela não tem medo do estresse mecânico, ela suporta com firmeza os efeitos agressivos da química.

De vidro

O vidro temperado possui um revestimento de alta resistência mais avançado. Tolera temperaturas extremas. Para lavar e limpar, você precisa comprar substâncias especiais. Revestimento fino de vidro cerâmico, perfeitamente liso, mas frágil, pode quebrar com um forte impacto. Ele pode suportar altas temperaturas; queimadores potentes são instalados sob esse fogão.

Ao escolher um painel, é dada atenção à sua cor e design, como a aparência combina ou enfatiza o design da cozinha. As placas de aço com grades pretas são adequadas para um estilo de alta tecnologia e a superfície esmaltada em branco enfatiza a pureza do fone de ouvido de luz. A paleta de cores para superfícies embutidas é variada, não há problema em encontrar um modelo adequado.

Recursos funcionais

Autossuficiente, independente, sem forno, o dispositivo do painel de gás é a melhor opção na hora de usar gás de botija, quando a economia no consumo de gás torna-se lucrativa. A instalação e conexão da superfície ao cilindro não é difícil, assim como a desconexão. Dois queimadores, com os quais o aparelho está equipado, permitem cozinhar qualquer prato, satisfazendo as necessidades de alimentos quentes de uma pequena família.

Não é adequado para cozinha profissional, em restaurantes e para uma família numerosa. A placa de fogão de dois bicos integrada destina-se antes a uma cozedura rápida por pessoas jovens e enérgicas. Portanto, oferece uma opção adicional "queimador expresso" com uma alta potência de 3 kW para acelerar o processo de fervura e cozimento.O segundo queimador tem 1 kW de combustão normal.

Os fogões são cobertos por uma grelha de ferro fundido, muito resistente e fiável, que resiste a uma frigideira pesada, por exemplo, com borscht. O fogão está equipado com uma opção de ignição elétrica conveniente e útil, o que torna o cozimento mais fácil - sem o uso de fósforos e isqueiros, basta girar o botão de ajuste e pressioná-lo.

A função não funciona quando há uma queda de energia, então existe a possibilidade de uma ignição manual a gás tradicional.

Métodos de controle

Os painéis integrados são fundamentalmente diferentes na maneira como são operados. Existem dois modelos disponíveis.

  • Ajustável mecanicamente girando os botões. Um método simples e conveniente, mas não muito funcional, que não permite regular com precisão a intensidade do fornecimento de gás e controlar o regime de temperatura do cozimento.
  • Controlado eletronicamente, que está equipado com um painel táctil na parte frontal do recuperador. Ele fornece não apenas precisão, mas também a capacidade de regular outros processos adicionais.

Regras de manutenção e operação

O cuidado com a cerâmica embutida depende do tipo de modelo escolhido e do material utilizado na sua fabricação. O desafio é limpar e limpar rapidamente qualquer excesso de comida que tenha chegado à superfície durante o cozimento. Basta escolher o detergente certo e proteger a superfície do estresse mecânico. Alimentos queimados às vezes podem ser difíceis de limpar.

Para conservar e não estragar a superfície, deve prestar atenção à escolha dos pratos. Deve ser plano, sem protuberâncias e com fundo grosso, e seu tamanho deve corresponder ao diâmetro da chama do queimador. Após a cozedura, aguardam que o fogão arrefeça completamente para não se queimar, depois é desligado do gás e da ignição eléctrica - da rede eléctrica. A grade e os queimadores são removidos e embebidos em água morna e água com sabão.

A queima de gás libera muitas impurezas prejudiciais e fuligem no espaço aéreo da cozinha. Por razões de segurança, um exaustor deve ser instalado acima do fogão. Além disso, após o cozimento, recomenda-se ventilar bem o ambiente. A cor da chama do queimador é monitorada constantemente. Se o brilho azul seguro mudar para um irregular com flashes amarelos e houver vestígios de fumaça na superfície da panela, isso indica um problema no suprimento de gás ou uma deterioração em sua qualidade. Isso é especialmente verdadeiro para o gás liquefeito engarrafado.

Em caso de vazamento de gás e uma emergência, desligue imediatamente o dispositivo e chame um especialista.

Funções adicionais

Os modelos de fogões com preços baixos, pertencentes à classe económica, apresentam um determinado conjunto de opções que satisfazem o conforto do dia a dia da cozinha. Mas o progresso não para e modelos aprimorados são oferecidos aos consumidores. Recursos adicionais incluem o seguinte.

  • Para reduzir o perigo em caso de extinção repentina da combustão, o queimador possui uma função protetora “controle de gás”, que proporciona o bloqueio instantâneo do fornecimento de gás.
  • É conveniente fornecer um cronômetro para cada queimador, especialmente pela manhã, quando todos estão com pressa para trabalhar e simplesmente não há tempo para controlar o tempo de ebulição. Um sinal sonoro irá lembrá-lo do final de um processo específico em qualquer queimador.
  • Utilização de queimadores com zona de aquecimento variável quando estão ligados os botões "aquecimento adicional" e "fervura automática" ou "focagem automática". Permite uma comutação automática e independente do modo de aquecimento durante a fervura.
  • A grelha está disponível para cozinhar em fogo aberto.
  • Para um cozimento mais econômico e rápido, são fornecidos queimadores com múltiplos difusores de chama.
  • Para proteger a placa, alguns modelos oferecem uma tampa adicional.
  • Em caso de falha ou mau funcionamento, a opção "autodiagnóstico" está conectada para pesquisar danos.

Conexão do cilindro de gás

Os modelos de fogões a gás com 2 queimadores existentes no mercado são, na sua maioria, adaptados para serem ligados a botijões de gás. Devem incluir bicos de reposição para combustíveis naturais e separadamente para GLP. Em casas de campo e dachas onde o gás natural não é fornecido, o gás liquefeito é usado para a conexão.

De acordo com as regras de tal conexão, a distância do fogão ao cilindro deve ser de pelo menos meio metro, e dos tubos de água do aquecimento - mais de dois metros. Deve ser comprado nas empresas de "Gorgaz". Além dos cilindros de metal amplamente utilizados, cilindros de euro surgiram no mercado. Eles são duas vezes mais leves, não explodem quando superaquecidos ou em chamas. Você também pode comprar um cilindro de polímero que permite controlar o volume de gás durante o reabastecimento. Sua desvantagem é o alto custo.

Para instalar a placa na horizontal necessita de um tampo de mesa com orifício recortado para as dimensões do fogão e do próprio fogão, regulado para o abastecimento de gás liquefeito, um cilindro com redutor e uma mangueira para ligação. O trabalho de instalar a placa na bancada, ligar a ignição eléctrica e a botija de gás é laborioso e muito responsável, pelo que é preferível recorrer aos serviços de um profissional especializado.

Avaliações

Muitas pessoas que compraram um fogão embutido para dois queimadores e cozinham nele com sucesso, em seus comentários observam a alta classificação de tais fogões e indicam propriedades positivas e alguns pontos negativos. As principais vantagens em relação a um fogão convencional são as seguintes características.

  • A superfície do painel embutido pode ser facilmente ajustada à área da bancada, e sob ela você pode colocar prateleiras para pratos.
  • Para uma cozinha pequena, esta é uma ótima opção. O forno pode ser adquirido separadamente e trazido do armário, se necessário.
  • Eles notam a aparência atraente e elegante do painel, bem como a possibilidade de escolha para qualquer interior.
  • O recuperador é de fácil manutenção, principalmente se for de vitrocerâmica ou vidro temperado.
  • As principais funções do fogão para regular a temperatura de combustão ajudam a preparar pratos muito saborosos, principalmente os fritos.
  • O funcionamento dos painéis a gás é muito mais econômico do que os elétricos, devido à velocidade de cozimento e ao menor custo do gás. O fogão em si é muito mais barato.

As desvantagens incluem.

  • Risco de exploração de botijões de gás devido à possibilidade de sua explosão.
  • Muitos não conseguem montar o painel integrado por conta própria e a contratação de um especialista é cara.
  • As superfícies de aço inoxidável ficam manchadas com o tempo, você deve monitorar constantemente respingos de alimentos e gotas de gordura, sem atrasar a limpeza com uma esponja e sabão.
  • Quando o gás liquefeito queima, os produtos da combustão são liberados e a fuligem aparece nos pratos.

Na compra de uma placa de fogão de dois bicos pode ter a certeza da sua qualidade e longa vida útil. Os alimentos podem ser preparados de forma rápida e deliciosa, economizando significativamente em eletricidade.

Para obter informações sobre como usar a placa a gás de dois queimadores corretamente, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário