Como escolher o óleo do cortador de grama?
Raramente o dono de uma casa pode passar sem um cortador de grama. Você pode nem mesmo ter um gramado que precise de manutenção regular, mas ainda use um cortador de grama. Essa técnica, como qualquer outra, precisa de manutenção periódica, como uma troca de óleo. Cada proprietário de cortador de grama precisa saber qual líquido pode ser usado para esses fins, como escolhê-lo corretamente e colocá-lo na unidade.
Funções do óleo
O lubrificante para cortadores de grama deve ser cuidadosamente selecionado e óleos de alta qualidade devem ser preferidos. Se você economizar nesse líquido consumível, ele não desempenhará suas funções totalmente, o cortador de grama falhará em um curto espaço de tempo e exigirá reparos caros. O óleo usado em um cortador de grama tem um papel importante a desempenhar. Possui as seguintes funções:
- lubrificação de peças que sofrem uma grande força de atrito durante a operação;
- remoção de energia térmica das peças aquecidas;
- desgaste reduzido do motor;
- minimizar o desenvolvimento de fenômenos negativos como depósitos de vários tipos, a formação de fuligem e verniz;
- proteção das peças contra a formação e efeitos da corrosão;
- diminuição do índice de toxicidade de substâncias gasosas de exaustão;
- minimizando a quantidade de fumaça.
O motor de um cortador de grama é significativamente diferente daquele que é instalado em carros e veículos motorizados. Portanto, diferentes lubrificantes devem ser usados para essas unidades. Você não pode substituir um óleo por outro. As consequências para a tecnologia podem ser as mais imprevisíveis.
Os motores dos cortadores de grama não possuem bomba de óleo. Esta circunstância cria requisitos elevados para o óleo, especialmente para os indicadores de sua viscosidade.
Em um motor de cortador de grama, o virabrequim é responsável por distribuir o óleo. O fluido é retirado do cárter por peças que se assemelham ao formato de colheres. A velocidade de seus movimentos é colossal. Essas características de design do motor requerem o uso de óleo, que contém aditivos de alta qualidade. Esses componentes reduzem a capacidade do fluido de trabalho de formar espuma e se tornar mais viscoso em altas temperaturas.
Em óleos de baixo custo e baixo grau, esses aditivos são encontrados em quantidades menores e sua qualidade é altamente questionável. Um bom óleo deve ter uma viscosidade tal que possa aderir bem às peças e não criar dificuldades para o movimento dos mecanismos dentro do motor.
Variedades
Para escolher o fluido de jardinagem certo e sempre saber o que comprar, você precisa estudar as variedades de óleos existentes. Em primeiro lugar, os fluidos de óleo técnicos são separados por composição química.
- Óleos minerais são criados a partir de produtos refinados de petróleo. Esses fluidos são viscosos e devem ser trocados com frequência. Eles são projetados para motores de baixa potência. Mais recomendado para uso no verão.
- Fluidos sintéticos como base, eles têm substâncias sintéticas especiais, que incluem ésteres. A viscosidade está em um nível baixo, longa vida útil e uso durante todo o ano - nenhum outro tipo de lubrificante pode se orgulhar de características tão elevadas. Esses fluidos são ideais para aplicações exigentes em ambientes hostis.
- Óleo de motor semissintético é criado a partir de substâncias de tipo mineral e sintético. Esses óleos são a escolha intermediária entre os dois fluidos anteriores. Os óleos semissintéticos são ideais para equipamentos de jardins e parques, motores de dois e quatro tempos.
Existem várias outras classificações com base em requisitos diferentes. A classificação de API mais comum. É apoiado por diferentes países e muitos fabricantes. De acordo com esta classificação, todos os óleos de motor são divididos nos seguintes tipos:
- O TA é a melhor opção para eletrodomésticos com motor até 50 cc. cm;
- TB destina-se a equipamentos de maior potência, equipados com motor superior a 50, mas inferior a 200 cc. cm;
- TC é um óleo que se destina a motores com requisitos elevados de qualidade do fluido lubrificante, podendo ser derramado com segurança em cortadores de grama;
- O TD é projetado para motores de popa resfriados a água.
Devido à composição de 20% do solvente, o óleo do tipo de dois contatos é capaz de se misturar bem com o combustível automotivo. Além disso, esses líquidos são capazes de queimar completamente. Os lubrificantes podem ser pintados em várias cores. A coloração não indica a qualidade do óleo. Sua função é diferente - torna mais fácil para o usuário distinguir entre lubrificante e combustível.
Fabricantes
Ao escolher um óleo, grande atenção deve ser dada ao seu fabricante. É melhor escolher a marca recomendada pelo fabricante do cortador de grama. Nas instruções da técnica, você encontra informações sobre o óleo abastecido, a frequência de sua substituição e recomendações para a escolha do fluido de trabalho.
Além disso, muitos fabricantes de cortadores de grama lançam seus próprios óleos, que deverão ser usados para substituição se você quiser manter a garantia do equipamento. Além disso, as instruções fornecem características gerais que o óleo deve atender. Ao escolher um fluido de reposição, você precisa se concentrar nesta lista. Isso permitirá que você selecione o óleo que mais se aproxima dos requisitos do fabricante.
Muitos fabricantes de fluidos lubrificantes que se prezam oferecem a seus consumidores uma linha separada de produtos que são projetados para fazer a manutenção de equipamentos de jardinagem. Se for possível escolher um óleo tão especial, você precisará comprá-lo.
- Dentre todas as empresas que apresentam seus produtos no mercado russo, a melhor é Shell Helix Ultra... Esses óleos são populares em todos os países. Os especialistas da Shell trabalham há 40 anos para criar uma tecnologia única para a produção de óleo sintético a partir do gás natural. O produto resultante é caracterizado por uma composição melhorada, que não possui análogos neste momento. O fabricante adiciona os aditivos necessários à composição de base, o que possibilita a obtenção de produtos com características diferenciadas. Esse óleo deve ser comprado apenas em pontos de venda especializados, pois muitas vezes são encontradas falsificações de baixo teor.
- Além disso, os produtos de qualidade são representados pela empresa Liqui Moly... O fabricante produz várias linhas de produtos com finalidades diferentes. Esse sortimento inclui produtos para a manutenção de equipamentos de jardim. Estes óleos destinam-se ao funcionamento a longo prazo de aparadores e cortadores de relva, as suas características técnicas são desenvolvidas de acordo com as características da tecnologia moderna e as recomendações dos fabricantes.
Liqui Moly adiciona pacotes de aditivos aos óleos para cortadores de grama que são necessários para reduzir o desgaste do equipamento e manter o motor limpo. A principal vantagem de tais fluidos é o respeito ao meio ambiente, porque eles são criados com base na planta. Os óleos para cortadores de grama Liqui Moly atendem a todos os padrões ambientais.
Rasenmaher produz um bom lubrificante de tipo mineral especialmente desenvolvido para máquinas de jardim.Esta ferramenta pode ser usada para fazer manutenção em motores de 4 tempos com diferentes sistemas de refrigeração. A substância do Rasenmaher só pode ser usada em temperaturas de congelamento. O fabricante desenvolveu e selecionou cuidadosamente aditivos para seu produto. O resultado de tais ações foi uma ampla lista de funcionalidades:
- manter a pressão no sistema em um nível estável;
- lubrificação eficaz de todas as peças que precisam;
- preservação da viscosidade da graxa ao longo de toda a vida útil, até a próxima troca;
- fornecendo excelente proteção para o motor contra o desgaste natural;
- taxa de evaporação mínima.
Qual é melhor escolher?
A escolha do óleo de cortador certo é baseada em um grande número de fatores que devem ser seguidos. Não importa se você escolhe um lubrificante para gasolina ou cortador de grama autopropelido, você não pode usar o primeiro óleo que aparecer. Também é proibido escolher o óleo mais caro ou mais popular. O fluido lubrificante deve ser totalmente compatível com os requisitos do seu cortador de grama.
Não existe uma opção universal, portanto cada caixa é única e a escolha do óleo deve ser baseada nas recomendações do fabricante do equipamento.
- Por viscosidade o óleo é selecionado de acordo com as condições de temperatura típicas para o funcionamento do equipamento de jardim. Para o verão, quando a temperatura ambiente chega a 30 graus, é aconselhável usar óleo da série SAE-30. Para o período de entressafra, é recomendável usar óleo da série 10W-30. Em baixas temperaturas, o fluido Sintético 5W-30 funciona bem.
- Para motores de 2 tempos é necessário utilizar uma mistura de óleo e gasolina de alta octanagem na proporção recomendada pelo fabricante do equipamento. Normalmente, a proporção é de 1/25. De acordo com esses números, 25 ml de gasolina são adicionados para cada mililitro de óleo. Existem exceções, portanto, você precisa estudar as instruções do cortador de grama.
- No caso de motores do tipo quatro tempos a mistura de líquidos não é necessária. Um fluido automotivo simples é ideal para tais mecanismos. Pode ser SAE30, 10W40 ou SF. O principal é que as propriedades técnicas e operacionais estejam de acordo com a lista recomendada pelo fabricante. Para uso no inverno, deve-se escolher um líquido com propriedades resistentes ao gelo.
Você não pode experimentar e usar óleo que não seja adequado para o motor existente. Existe uma grande diferença entre os fluidos usados para diferentes tipos de motores. Por exemplo, um fluido para motores do tipo quatro tempos deve manter sua composição inalterada por um longo tempo. O óleo para motores de dois tempos deve ter uma quantidade mínima de componentes minerais para evitar a formação de depósitos de carbono.
Recomendações de substituição
É importante não só escolher um óleo de qualidade que se adapte à sua técnica quanto às suas características. Você também precisa saber como despejá-lo corretamente no cortador. As regras são simples, mas devem ser seguidas:
- ligue a unidade e deixe o motor em marcha lenta por um quarto de hora;
- retire a tampa do tanque e substitua por um recipiente com o volume necessário para coletar o líquido residual;
- incline o cortador de grama e drene o material residual;
- Giramos o plugue, colocamos a unidade na superfície mais plana. Depois disso, você pode abrir o buraco por cima;
- preencher um novo fluido de trabalho, observando as recomendações do fabricante do equipamento quanto ao volume, verificar o nível do fluido convenientemente com uma vareta;
- quando a quantidade de líquido atingir o volume necessário, você pode apertar o plugue.
Na maioria dos casos, cerca de 500 ml de óleo novo devem ser usados para substituir o fluido usado. Essa norma corresponde à maioria das unidades comuns na Rússia.Exceções, é claro, são encontradas, então você precisa estudar as instruções antes de substituir o fluido gasto.
Se o seu cortador de grama estiver equipado com um motor de dois tempos e isso indicar a necessidade de misturar o lubrificante com gasolina, isso deve ser feito imediatamente antes da troca. É impossível fazer tal composição com margem, pois devido a uma reação química, a mistura perde suas propriedades. A vida útil aproximada não é superior a um mês. Apenas os componentes serão danificados por tais ações.
É estritamente proibido despejar resíduos líquidos no solo ou no ralo. Trabalhar fora deve ser dado a pontos especiais para processamento. Também pode ser usado para fins pessoais. Seja responsável e não polua o meio ambiente com resíduos de fluidos técnicos.
Para obter informações sobre como trocar o óleo do cortador de grama, consulte o próximo vídeo.
Obrigado pelo artigo!
Bom artigo. Eu mesmo uso alemão - o óleo é bom: o motor não é caprichoso. O canister tem um bico retrátil conveniente - nem uma gota, a propósito, ele está sempre limpo em volta do pescoço.
Os alemães realmente fazem óleos excelentes.
Eu tenho usado um cortador de grama de 4 tempos por 3 anos e todo esse tempo eu coloquei óleo mineral à base de plantas nele.
Então, eu apenas despejo água mineral Rasenmaher-Oil 30 de Liqui Moly em meu cortador de grama. Seu desempenho e propriedades de limpeza são realmente bons. Aliás, também usei óleos de outras marcas, mas de alguma forma não deu certo.
O comentário foi enviado com sucesso.