Escolhendo um motor cortador de grama
Se o motor do cortador de grama estiver com defeito, e esse fato for indiscutível, é hora de substituir o motor por um novo. Você não poderá continuar trabalhando até que o motor seja substituído. E para mudar o motor você mesmo, descubra que tipo e tipo ele é neste dispositivo.
Tipos de motores para cortadores
Hoje em dia, os cortadores de grama motorizados são amplamente utilizados. Motores elétricos e a gasolina são usados em máquinas desse tipo e classe. Entre os primeiros, motores síncronos e assíncronos, coletores e sem escovas, e até motores de passo são muito difundidos aqui. Entre os últimos estão dois e quatro tempos.
Gasolina
Um motor a gasolina converte a energia interna do combustível em energia térmica e, em seguida, em energia mecânica. A continuidade do motor a gás é garantida por um abastecimento constante e lento de combustível e óleo à câmara de combustão (carburador), onde se misturam com o ar e se acendem a partir das faíscas geradas pelas velas. O número de cilindros no motor a gasolina do cortador de grama é apenas 1. Isso distingue os cortadores de grama dos carros que usam motores de 4 a 8 cilindros. O fato é que um cilindro é suficiente não apenas para cortar a grama, mas, por exemplo, para andar sozinho de snowmobile.
Em roçadoras e mototrimmers, é usado um motor de dois ou quatro tempos. O segundo deles é o mais eficaz, é fácil de reabastecer - a gasolina e o óleo são despejados em tanques diferentes separadamente. Para o primeiro, é necessário misturar gasolina com óleo e despejar o combustível resultante em um tanque comum. O motor de dois tempos não queima até o fim - um pouco de gasolina não queimada permanece no escapamento.
Para motores a gasolina, a potência não se limita a dois quilowatts. Se você traduzir a potência do cortador de grama mais potente em quilowatts, a potência aumentará para 5 ou mais quilowatts. O motor a gasolina pode funcionar sem problemas por uma hora ou mais, sem parar para fazer uma pausa. Eles também pagam pelo aumento de potência com ruído - não 30-45 decibéis, mas 55-80.
Para um longo corte na gasolina, você precisa de fones de ouvido que abafem o rugido do motor.
Características de motores elétricos
Um motor elétrico converte energia elétrica em energia mecânica, fornecendo torque. Por meio da caixa de engrenagens, essa energia cinética é transferida para as facas ou um tambor com linha (ou cordão), que corta a grama.
O motor elétrico em si é econômico. Não há necessidade de escolher se quer queimar gasolina, um litro da qual em 2019 é selecionado na Rússia para 50 rublos, ou consumir 10-15 quilowatts da tomada pelo mesmo dinheiro. E o preço de um motor elétrico equivalente aos mesmos 5 “cavalos” é bem menor. O motor elétrico pode ser operado a partir de uma tomada e de uma bateria. É ideal para proprietários de pequenas casas de verão em um terreno de no máximo algumas centenas de metros quadrados.
O motor elétrico deve ser desligado a cada 15-20 minutos por pelo menos 20 minutos - isso permitirá que ele esfrie. Ele aquece muito mais rápido sob a carga da grama cortada do que sem ela. Se você ignorar as interrupções, esse motor não funcionará por muito tempo. O superaquecimento dos enrolamentos do motor irá queimar gradualmente.
Motor síncrono
O nome desse tipo de motor fala por si, e o princípio de funcionamento é o seguinte: a estrutura giratória - o rotor - entra exatamente nas oscilações do campo de indução gerado pelos enrolamentos da parte do estator. A velocidade do campo é igual à velocidade do rotor.
O consumo de energia de um motor síncrono é superior a um quilowatt, o que é explicado por seu circuito complicado. O enrolamento do rotor é projetado para uma única fase. O enrolamento em si é alimentado por uma fonte de corrente contínua e contatos deslizantes - anéis e escovas - são conectados a ele. Mesmo com uma carga significativa no eixo do rotor, este motor não reduz a velocidade do rotor (número de rotações por minuto).
Em cortadores de grama, o eixo do motor é posicionado verticalmente - isso permite que ele transmita o torque máximo por meio de uma caixa de engrenagens ou acionamento por correia para o tambor de trabalho.
Ao iniciar, o motor síncrono não muda imediatamente do modo assíncrono para o modo normal, mas justifica suas características reais em 100 por cento.
Motor assíncrono de eixo vertical
O motor assíncrono, em comparação com o tipo anterior, é muito mais simples. O rotor também está equipado com enrolamentos de excitação externos. Em geral, o funcionamento do motor não está vinculado a mudanças no campo de indução gerado pelo estator. A velocidade do rotor não coincide com a velocidade da mudança do campo magnético.
A vantagem de um motor assíncrono com eixo vertical é a ausência de caixa de engrenagens ou acionamento por correia. Facas ou um tambor com uma linha são presos a um eixo rigidamente conectado ao rotor do motor.
Desvantagens assíncronas:
- o próprio motor diminui a velocidade com um aumento significativo na carga;
- sua potência e eficiência são visivelmente menores do que a de um motor síncrono.
O controle de velocidade no corte da grama com motor assíncrono ocorre não só com o auxílio da desaceleração natural sob carga, mas também com o auxílio de um divisor eletrônico que produz diferentes tensões de alimentação. Alguns modelos possuem um botão contínuo ou interruptor de várias posições.
Isto ajuda a prolongar o tempo de funcionamento do cortador de relva elétrico onde a relva é esparsa e não são necessárias rotações elevadas.
O que escolher?
Para grandes - 20-60 acres - um cortador de grama é adequado para gasolina ou diesel, e não para eletricidade. Se a escolha ainda recai sobre o cortador de grama elétrico, os cortadores de grama com motor assíncrono são mais baratos do que modelos semelhantes nos quais um motor síncrono é construído. Os cortadores de grama assíncronos são equipados principalmente com acionamento direto.
Os cortadores elétricos mais populares das seguintes empresas:
- Honda;
- Briggs & Stratton;
- Lifan;
- DDE;
- Patriota;
- Mitsubishi;
- Caiman;
- Campeão.
Então, Motores Honda caro - o próprio motor custa de 5 a 30 mil rublos, dependendo da potência. americano Motores Briggs & Stratton, que não são inferiores aos motores da mesma "Honda", são instalados em aparelhos por Snapper, Ferris, Simplicity e Murray.
Por exemplo, se você estiver trocando o motor de um cortador de grama que usa um motor assíncrono de acionamento direto, verifique se há modelos compatíveis com o seu que usam um motor e acionamento semelhantes. Este método é bom quando o seu modelo já tem 5 anos ou mais, foi descontinuado. Você pode tentar restaurar seu dispositivo antigo sem comprar um novo. Os cortadores de grama autopropelidos requerem motores mais potentes do que os não autopropelidos - parte da energia é gasta no fato de que o cortador de grama “se move sozinho” durante a operação.
Possíveis problemas e substituição do motor
Por exemplo, em vez do padrão de 3.000 rpm, o motor dá, digamos, 2.200, 1.700 - essa diminuição é gradual. Motores de escova DC com escovas quase gastas muitas vezes sofrem desta desvantagem. O fato é que a haste de grafite no pincel está lentamente, mas com segurança, perdendo o efeito.
Finalmente o terminal exposto, deslocado pela mola da escova em expansão, estraga as trilhas de cobre no rotor - uma das pontas de um ou outro enrolamento se encaixa em cada uma das pistas. O motor para cada vez mais frequentemente e não dá partida mesmo depois de ter esfriado completamente. Para que o motor funcione corretamente, os usuários trocam as escovas por novas.
Compre um modelo de cortador de grama com motor sem escovas, cujo recurso é dezenas e centenas de vezes mais longo.
Os principais motivos da falha do motor:
- colisão de um carro com uma unidade abandonada;
- armazenar o cortador em local úmido e sujo ou ao ar livre no inverno, na chuva;
- limpeza e lubrificação extemporâneas do motor e da transmissão;
- longo - mais de 20 minutos - trabalhar sem interrupção;
- detritos e pedras no território, irregularidade do solo;
- oxidação de contatos, desgaste de escovas e outros pequenos danos ao motor.
No centro de serviços para conserto de equipamentos elétricos e motores, os mestres substituirão o motor. Eles escolherão exatamente o mesmo ou compatível de um modelo diferente.
Para obter informações sobre como escolher um motor para um cortador de grama, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.