Tranças manuais de grama: características e escolhas
Uma foice comum pode ser encontrada no celeiro de cada proprietário real. Atualmente, muitos tipos de aparadores universais de grama estão sendo produzidos, mas esta ferramenta com uma idade respeitável ainda não abre mão de suas posições. A trança é insubstituível em pequenas áreas, bem como em locais de difícil acesso.
Descrição da ferramenta
A foice para grama chegou à Rússia de países europeus desenvolvidos graças a Pedro I. No início, até mesmo decretos foram editados para que essa ferramenta passasse a ser amplamente utilizada. A base da trança é uma faca de lâmina afiada e curva. Na maioria das vezes, é feito de aço. O comprimento da lâmina de corte pode ser muito diverso, de 30-50 cm. A roçada é muitas vezes feita de abeto, é nela que o elemento de corte é fixado. Um fuste longo e regular é considerado ideal, mas seu comprimento não deve ultrapassar 2 metros.
Geralmente há duas alças na foice. Um deles é usado para a mão que faz o trabalho principal e o outro para a que apóia. Freqüentemente, ambas as alças são fixadas em uma posição fixa na corda. No entanto, a prática tem mostrado que as tranças com alças ajustáveis são as mais confortáveis. Eles são facilmente ajustados para diferentes alturas.
A fixação de uma trança regular parece uma cunha e um anel. Na maioria das vezes, a madeira seca é usada para fazer uma cunha. O anel permite que você conecte com segurança toda a estrutura. Algumas ferramentas são aparafusadas. Em pequenas áreas de jardineiros muitas vezes se deparam com um ferro fundido à mão nº 5 e nº 6.
É importante notar que o número indica o comprimento da lâmina da faca. A relva é bem aparada e simplesmente pelos rodízios, tanto em prados abertos como debaixo de árvores, em redor de arbustos, entre canteiros.
Variedades
Existem muitos tipos de tranças hoje. Os três tipos a seguir são diferenciados nas fazendas.
- Gaitas de foles ou salmão rosa. Quando você corta com ele, você tem que dobrar muito, pois o eixo tem uma forma curva. A vantagem da ferramenta é a faca longa e curva, que facilita o corte da grama em áreas repletas de arbustos ou touceiras.
- Litovka é a maior demanda. Esta ferramenta pode ser usada com as costas totalmente retas. O manto dessa espécie é longo e a lâmina da faca pode ter comprimentos muito diferentes. Freqüentemente, eles dizem que essa trança é de jardim.
- Serpanka é a fusão de uma foice com uma foice. A principal vantagem é que é leve. Isso se deve ao pequeno tamanho da ferramenta.
Além disso, diferentes tipos de tranças são diferenciados com base no princípio de seu trabalho e aparência.
- Manual, o que faz trabalhar não só os braços, mas também o resto dos músculos.
- Cortador de grama ou mecânico parece um bloco com facas sobre rodas. Com esta unidade, uma faca permanece estacionária, enquanto o resto se move, trabalhando no princípio da tesoura.
- Fuso consiste em facas de fuso acionadas por rodas giratórias. Eles são divididos em 2 tipos. A desvantagem de tais dispositivos pode ser considerada a necessidade de ajustar constantemente a velocidade. Além disso, essas unidades não são adequadas para grandes áreas.
- contato, no qual as lâminas dos elementos de corte se cruzam;
- sem contato, em que as lâminas estão localizadas a uma certa distância, e o corte ocorre agarrando e alimentando a grama para as facas.
- Dobrável fácil de transportar e fácil de guardar. Muitas pessoas consideram conveniente o tamanho pequeno da trança devido ao eixo encurtado.Alguns modelos desse tipo são produzidos com cabo e outros com bico de borracha na faca. Uma trança tão pequena é adequada para parcelas compactas e é totalmente inadequada para a fenação.
- A minitrança lembra uma foice em forma de faca. No entanto, seu cabo de metal é mais potente, reto e seu comprimento não ultrapassa 1 metro. O elemento de corte atinge um comprimento máximo de 35 cm. Adequado se a área a ser cortada for pequena.
Existem também roçadoras profissionais, mas praticamente não são utilizadas em chalés de verão.
Como escolher?
Escolher uma trança não é uma tarefa fácil, pois há muitos fatores a serem considerados. Em primeiro lugar, é importante saber para qual área a ferramenta está sendo selecionada. Por exemplo, um lituano não é adequado para terrenos irregulares, e uma mini foice só serve para gramados ou um pequeno canteiro de flores. Será inconveniente para o salmão rosa cortar grama em uma área plana, mas a serpanka fará um excelente trabalho com plantas de caule duro.
A qualidade do elemento de corte, denominado lâmina, é verificada por impacto. Ao mesmo tempo, um bom toque deve ser ouvido, o que significa que o metal está devidamente endurecido. Um kosovishche, como uma faca, deve ser flexível o suficiente para que a ferramenta dure o máximo possível. As tranças de qualidade têm uma aresta de corte bem afiada.
Escolha uma ferramenta de corte com base na sua altura. É importante que a trança se ajuste bem às mãos e seja confortável. O peso da ferramenta também é importante. Recentemente, muitas vezes existem tranças leves, mais convenientes de se trabalhar.
Deve-se ter em mente que quanto mais comprida for a faca, mais pesada será toda a trança.
Existem muitos métodos populares para verificar a qualidade da trança. Uma é pegar um pedaço de vidro de janela e passá-lo sobre a lâmina. Se o vidro ficar bem sem grudar, a trança está boa. Caso contrário, a tela é feita de metal macio e haverá muitos problemas com ela. É melhor que o vidro passe suavemente sobre o elemento de corte, sem deixar vestígios.
Também existe um método para verificar uma trança de alta qualidade usando um fósforo comum. Ele se encaixa na ponta da faca da foice. Em seguida, deve ser empurrado de um lado. Se der certo, o instrumento está bom. Alguns usam um prego para testá-lo na lâmina. Acredita-se que se não houver defeitos visíveis ou lascas são removidas da unha, então a trança é de alta qualidade e servirá não apenas anos, mas décadas.
Também existe um método em que a extremidade da trança é pressionada contra a placa no chão e pressionada de cima. Com uma boa trança, o aço se dobrará uniformemente e, imediatamente após ser liberado, retornará à posição anterior. Na hora de escolher uma trança, vale atentar para um momento como a presença de uma marca do fabricante.
As empresas que produzem apenas ferramentas de alta qualidade sempre deixam seu próprio logotipo na folha de metal para evitar a falsificação. Na maioria das vezes, a marca está localizada no calcanhar da trança.
Preparação para o trabalho
Escolher uma trança é meio caminho andado, ainda precisa estar preparada para o trabalho. É bom que a foice já tenha sido adquirida completamente montada e pronta para o uso. Se não, então ainda deve ser repelido e, em seguida, afiado. Então você precisa montar a ferramenta.
Espancamento
A preparação do instrumento começa com a trocação. Não é fácil bater corretamente, mas é importante poder fazer isso para todos os proprietários de tranças. Para este processo, você precisará de um cabeçote, um martelo, um toco ou uma tora. Antigamente, as avós eram feitas independentemente de meios improvisados, mas agora podem ser compradas em lojas especiais. O principal é que eles são feitos de aço maciço e não furados quando batidos.
O cabeçote deve ser cravado em um toco ou tronco e a faca deve ser removida do cabo. Você não precisa fazer isso, mas então terá que apoiar a maçaneta. A batida começa com o fato de que o elemento de corte é colocado na água por 30-40 minutos, então ele fica no cabeçote com uma ponta afiada em direção a si mesmo.Os golpes são aplicados a partir do calcanhar, sem muito esforço. O golpe do martelo é completado com um movimento de puxar para cima.
Como resultado, a folha de metal é puxada na direção desejada. Ao bater, é importante não ter pressa e não bater com força, para não entortar o fio cortante. A cada golpe, você deve passar do calcanhar ao nariz da faca. Quando a espessura da borda é quase desejada, os golpes do martelo devem ser ainda mais fracos. Isso é necessário para suavizar amassados.
Nitidez
A maneira mais fácil de afiar uma trança é em duas etapas: raspagem e alisamento. A primeira etapa é realizada com raspador (lima triangular de arestas vivas). Neste caso, a faca pode ser afiada de um ou dos dois lados, dependendo do tipo. Ao raspar, a trança é mantida na área do calcanhar e guiada com um raspador ao longo do elemento de corte até a extremidade da lâmina. É importante fazer o ângulo de nitidez.
A raspagem é concluída assim que as rebarbas aparecem na aresta de corte. Agora você precisa afiá-lo com uma barra de esmeril. Eles precisam ser realizados com o mesmo ângulo de afiação que foi mantido ao afiar com um raspador. Caso contrário, a trança ficará sem brilho rapidamente.
Como cortar?
Um bom corte depende de quão bem a ferramenta é manuseada. A foice deve ser segurada com a mão esquerda para a trança mais alta do que o cabo, e com a mão direita segure o cabo em si. A perna direita deve ficar à frente e a esquerda atrás. O torso deve girar ligeiramente para a esquerda e, em seguida, dobrar ligeiramente. O corte começa em um movimento circular da direita para a esquerda. Quando a foice está em um objeto duro, a lâmina fica cega.
Para fazer isso, você deve definitivamente levar uma pedra de amolar e uma barra de aço lisa com você. A lâmina é primeiro endireitada com uma haste, se forem obtidos amassados, depois é afiada com uma barra.
Cuidado
Para uma longa vida útil, a foice requer manutenção simples. É o suficiente para afastar a foice e afiar a tempo. Também é importante prestar atenção à confiabilidade da fixação. Para guardar a ferramenta, escolha um local seco, de preferência sem luz solar direta. Também é importante que a trança esteja fora do alcance das crianças.
Para uma visão geral da foice de mão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.