Cortador de grama robótico: características e alcance
Até recentemente, um cortador de grama robótico parecia exótico nos espaços abertos da Rússia, mas hoje ele pode ser cada vez mais encontrado até mesmo em terrenos comuns de 15 acres. Este ajudante de chalé de verão, de acordo com as garantias dos fabricantes, pode trabalhar de forma totalmente autônoma, retorna à base sem a ajuda do proprietário e corta a grama com sucesso em qualquer clima. No entanto, há mais perguntas sobre o novo produto para o mercado russo do que respostas. Afinal, a principal fonte de informação na hora de escolher são as avaliações dos proprietários e os resultados dos exames, muitas vezes ocorrendo em condições nada reais.
Como funciona um cortador de grama com coletor de grama, e quanto é necessário, é possível "controlar" a técnica a partir de uma tela de smartphone, qual opção de design é melhor: gasolina ou elétrico - uma análise detalhada do robomow, Gardena Sileno e outros cortadores automáticos populares o ajudarão a entender tudo.
O que é isso?
Um cortador de grama robótico é uma máquina de jardim projetada para operação totalmente autônoma. Pode ser necessário conectar um adaptador de rede ou usar uma base especialmente instalada para reabastecer a carga. A tecnologia robótica é compacta, praticamente silenciosa. Os modelos de orçamento exigem a instalação obrigatória de um fio de limite - ele está incluído no pacote e é preso por pinos. O comprimento de 150-200 m é suficiente para destacar o gramado e excluir a saída para o seu território.
O cortador de grama robótico parece um tanto incomum, mas cumpre suas tarefas 100%. À venda existem modelos concebidos para diferentes áreas de trabalho e tempos de corte contínuos. Existem modelos com movimento linear e paralelo, bem como aqueles capazes de cortar de acordo com outros padrões ou manter um modo de movimento caótico.
A lista de habilidades de tecnologia inteligente depende do número e tipo de sensores integrados.
Dispositivo e princípio de operação
O cortador robótico é uma unidade autopropelida compacta em uma caixa de plástico com 3 ou 4 rodas. O chassi é feito de metal com um disco rígido giratório ou parafusos flutuantes na parte inferior para um corte de grama mais eficiente. O pacote inclui uma unidade de controle e uma bateria recarregável para garantir uma operação autônoma. O coletor de grama em cortadores robóticos não é frequentemente fornecido - geralmente eles imediatamente cobrem, cortam as hastes, transformando-as em fertilizante natural.
A maioria desses modelos opera de acordo com um determinado modo, saindo da base de forma independente durante as horas programadas e retornando a ela. A duração do trabalho sem recarga depende do tipo de bateria, umidade da grama, terreno. Um cabo de limite especial define o perímetro da área de corte.
O equipamento não ultrapassa as fronteiras, o que é bastante conveniente - os sensores de obstáculos desses cortadores de grama são mal desenvolvidos e podem entrar em uma piscina ou poça, cortar um jardim de flores.
Visualizações
Não presuma que os cortadores de grama robóticos são fundamentalmente diferentes uns dos outros. Todos os equipamentos desta classe são recarregáveis ou funcionam com uma fonte de alimentação híbrida em combinação com painéis solares. Não existem cortadores automáticos a gasolina ou opções robóticas com fio - todos eles são completamente autônomos precisamente devido à bateria embutida e ao processador que controla as ações do equipamento.
Por tipo de controle
Todos os tipos de cortadores de grama robóticos sem fio podem ser divididos entre aqueles equipados com sensores de grama e aqueles que requerem um cabo limitador. A primeira opção encontra-se entre os modelos premium e permite fornecer ao equipamento uma liberdade de ação quase total. Ao entrar na pista ou no solo, o carro simplesmente retornará à grama. Esses modelos também encontram uma docking station sem muita dificuldade. A melhor opção se necessitar de aparar regularmente uma relva de 3000-3500 m2.
A presença de um fio de limite é um preço inevitável a pagar pela conveniência de usar a tecnologia robótica em uma pequena área. Eles são cercados nos limites em que o assistente autônomo pode se mover. Um loop fechado é formado com o envolvimento da docking station, às vezes o mesmo cabo serve como ponto de referência ao longo do qual o robô retorna à base. Os cabos utilizados são verdes, fixados com pinos especiais imersos no solo.
Alguns fabricantes recomendam enterrar o fio de terminação no solo.
Por meio de controle
O feedback é uma parte importante de um cortador de grama robótico. Os modelos mais simples são equipados com uma unidade de controle embutida ou requerem uma conexão a um PC para definir o modo de operação. Os mais caros têm um módulo Bluetooth integrado, comunicam-se com um smartphone ou tablet e são controlados a partir dele. Existem também opções com um controle remoto que suportam vários métodos de controle ao mesmo tempo - isso é conveniente se você precisar cortar a grama de um formato arbitrário ou corrigir falhas observadas ao cortar a grama.
Por equipamento técnico
Todos os cortadores de grama robóticos, de uma forma ou de outra, estão equipados com sistemas de segurança. Eles reconhecem grandes obstáculos e mudam de direção em caso de colisão. Os modelos mais caros são equipados com sensores de chuva e quando começa, eles partem para a base. Uma caixa à prova d'água também pode ser uma opção útil - ela torna mais fácil lavar e limpar o corpo do cortador de grama robótico de sujeira e grama aderente.
A maior parte dessa tecnologia é de tração traseira. É aconselhável escolher modelos com tração nas quatro rodas se houver diferenças perceptíveis de elevação e declives no local. Outras opções úteis incluem proteção contra crianças e roubo, traçando um mapa do local e controlando a altura da grama - isso evita que você role novamente sobre uma área já cortada.
Avaliação das melhores modelos
Entre as opções do mercado, você pode classificar os modelos de cortadores de grama robóticos que hoje são considerados os melhores.
Caiman Ambrogio L400 Elite
O modelo premium para uso profissional - a área de corte chega a 30.000 m2, é capaz de subir uma inclinação de 45% e desenvolve uma velocidade de até 30 m / min. O modelo funciona sem limitador de fio, corta uma faixa de 84 cm, possui um módulo de posicionamento GPS embutido, Bluetooth. Inclui um tablet para gerenciar as configurações, você pode definir um mapa do site e especificar um número ilimitado de zonas de corte. Um robô profissional caro que pode substituir um jardineiro no cuidado de uma grande propriedade.
Husqvarna AutoMower 420
Um cortador de relva robótico para trabalhar numa área de 2200 m2, tem bateria de 105 minutos e carrega em menos de 1 hora. A largura da faixa é pequena - apenas 24 cm, mas em termos de equipamento técnico o modelo não é inferior aos carros-chefe.
Robomow RS612
Modelo de cortador de grama robótico com fio de limite, controle Bluetooth, área de corte de até 1500 m2. Há suporte para trabalho em várias zonas - até 6 áreas programáveis, sensores de inclinação e chuva incluídos, proteção por código pin. A largura de trabalho é de 56 cm, o equipamento possui 3 rodas flutuantes, altura de corte variável da grama.
Worx Landroid M WG757E
Cortador para o cuidado automatizado de relva até 800 m2. A largura de corte chega a 18 cm, a caixa de coleta está incluída, há um cabo de 150 m incluído, a função de cobertura morta.O equipamento supera uma inclinação de até 35%, funciona com bateria por mais de 60 minutos e retorna automaticamente à estação.
Robomow RC308
Um modelo de jardim simples que suporta a operação a partir do controle remoto (sem cabo limitador) e dentro de um circuito fechado - 200 m de fio incluídos, há 250 estacas, o display embutido não é muito informativo, mas você pode controlar o equipamento usando um smartphone ou tablet. O cortador de grama robótico tem cobertura morta.
Gardena Sileno City 500
Cortador de relva robótico com tração traseira simples e confiável. É capaz de atender a um terreno de até 500 m2, supera uma inclinação de até 25%, descarga de grama traseira, sem cobertura morta. O modelo possui fio de 150 me 200 pinos no kit, além de ser necessário um cabo de retorno à base.
O controle é feito através do display LCD embutido e um painel com botões de seleção e navegação no corpo.
Caiman Ambrogio L60 Deluxe
Um cortador de relva robótico para um pequeno relvado (até 200 m2), com possibilidade de funcionamento autónomo até duas horas. Totalmente automatizado, nenhum fio de limite é necessário devido ao sensor de grama integrado. A técnica otimiza o trabalho em áreas já cortadas da grama, o que prolonga a vida útil da bateria, modelo com tração nas quatro rodas, adequado para declives acentuados. Comando por dois botões no corpo, largura de corte de 25 cm, a recarga é feita em modo manual, com a transferência do equipamento para o soquete.
Recomendações de seleção
Ao escolher um cortador de grama robótico, você definitivamente deve prestar atenção a uma série de parâmetros importantes.
- A presença de um fio de limite... É encontrado em todos os modelos de orçamento, mas as versões mais caras usam métodos de controle diferentes. A técnica sem fio de limite é mais versátil, adequada para trabalhar em áreas de 3000 m2 e mais.
- Tipo de ferramenta de corte. O rebento lida bem com o corte de grama com hastes duras e plantações mistas. Para um gramado clássico, facas flutuantes são mais adequadas.
- A presença de sensores de obstáculos. Eles ajudam o cortador de grama robótico a não bater em uma parede ou pedra ou parar ao se aproximar de uma pessoa ou animal.
- Largura da faixa... Quanto maior for, mais rápido será o trabalho e mais econômica será a carga.
- A presença de um detector automático de energia. Os modelos premium estão equipados com esta opção. É útil se a grama no objeto for heterogênea em altura e densidade.
- Capacidade e tipo da bateria. A duração do trabalho autônomo e a vida útil geral do equipamento dependem desses parâmetros. A Husqvarna possui um Solar Hybrid com painéis solares e uma bateria embutida de níquel-magnésio. A maioria dos outros modelos tem fontes de alimentação de íon-lítio, a Worx tem tecnologia de chumbo-ácido.
- A presença de uma estação de carregamento incluída. Simplifica muito a vida do dono do canteiro - você não precisa procurar por entre as plantas um cortador de grama descarregado, leve-o até o outlet. A unidade chegará ao local sozinha e começará a carregar.
- Função de chanfradura... É importante porque permite que você não modifique a aparência do gramado com um aparador - toda a grama terá a mesma altura.
- Ter um centro de serviço ao seu alcance. A tecnologia robótica ainda é uma novidade até para a Europa, por isso ocorre um defeito, e é melhor identificá-lo sem esperar meses pela decisão do vendedor de enviar o cortador para a fábrica.
Usando essas recomendações na prática, você pode selecionar facilmente um cortador robótico para o seu local e automatizar totalmente o processo de remoção do excesso de grama.
Instruções de uso
Antes de começar a cortar a relva com um cortador de relva robótico, deve prestar atenção às recomendações para o seu funcionamento. A técnica requer alguma preparação para o trabalho, requer manutenção. A instrução padrão se parece com isto:
- após a compra, a unidade é instalada em uma docking station para recarga;
- se houver um fio de limite, ele é instalado e conectado à fonte de alimentação, mas se você planeja mover o gramado no futuro, é melhor pegar imediatamente um modelo com coordenadas programáveis do gramado;
- instalar o programa temporizador, definir os parâmetros do equipamento;
- ligue o cortador de grama robótico e verifique se tudo está funcionando normalmente.
Durante a operação, você terá que limpar periodicamente o deck e o corpo da sujeira, bem como substituir ou afiar as facas. Os contatos elétricos do cortador e da base devem ser removidos da sujeira acumulada de vez em quando. No final da temporada, a unidade é completamente limpa e preparada para armazenamento sazonal com uma bateria totalmente carregada.
Visão geral da revisão
Os proprietários de cortadores de grama robóticos geralmente avaliam sua experiência de “conhecer” esses dispositivos de jardim de forma positiva. Além disso, modelos que se movem não de acordo com um esquema estrito, mas caoticamente, recebem uma opinião mais elevada - como resultado, é possível obter um gramado uniforme sem listras. Entre as vantagens óbvias, a operação quase silenciosa da tecnologia de bateria também é observada. Os modelos premium têm uma bateria bastante poderosa para trabalho contínuo de longo prazo durante o dia - tal técnica "inteligente" é completamente autônoma, retorna à base quando a bateria está totalmente descarregada.
Avaliações de modelos baratos são menos entusiasmadas. Eles não possuem sensores de chuva, o que reduz muito a qualidade da área de corte. Além disso, muitas vezes não é possível definir um cronograma de trabalho. Os modelos de GPS sem fio são mais convenientes para áreas onde várias operações de corte são necessárias e um gramado irregular precisa ser aparado.
Em outros casos, basta colocar o fio de controle ao longo do solo ou cavar uma pequena trincheira para ele.
Os modelos sem estação base são mais difíceis de manter e requerem uma porta para recarregar. Versões com suporte para controle via Bluetooth são bastante convenientes para controle de um tablet ou smartphone. Além disso, entre as funções úteis, está o bloqueio para crianças, que permite excluir o acionamento acidental do equipamento. Os proprietários também consideram o controle conveniente a partir do controle remoto. E em modelos que valem mais de 100.000 rublos, você também pode encontrar um sistema anti-roubo.
No próximo vídeo, você encontrará um teste de comparação de cortadores de grama robóticos.
O comentário foi enviado com sucesso.