Recursos de reparo do cortador de grama "faça você mesmo"

Contente
  1. Mau funcionamento frequente
  2. Identificando as causas da avaria
  3. Como desmontar o cortador?
  4. Como reparar?

A manutenção e o reparo do cortador de grama podem ser feitos manualmente e em casa. Naturalmente, a execução desse trabalho tem características próprias. Vale a pena considerar a necessidade de disponibilidade de conhecimentos, habilidades e ferramentas adequadas.

Mau funcionamento frequente

Independentemente das condições de operação, os proprietários de cortadores de grama, mais cedo ou mais tarde, terão que lidar com o fato de que eles não ligam ou não trabalham normalmente.

Identificação oportuna e solução de problemas eficaz é a chave para a vida útil mais longa possível do equipamento. Os "sintomas" das avarias mais comuns incluem:

  • o aparecimento de sons estranhos na área do convés;
  • vibração muito perceptível no momento em que a faca é ligada;
  • o aparecimento de um apito durante a operação do cortador de grama;
  • deterioração significativa da qualidade do corte.

Além disso, em situações com cortadores de grama, muitas vezes você tem que lidar com o fato de que o dispositivo não inicia bem ou não ganha ímpeto. A lista de razões para tais avarias é bastante ampla.

Ao mesmo tempo, sua identificação oportuna e a presença de certos conhecimentos permitem que você conserte os dispositivos por conta própria com custos mínimos.

Identificar as causas da avaria

Os recursos de diagnóstico e reparos subsequentes são determinados levando em consideração o tipo de cortador de grama. Portanto, em situações com modelos elétricos, deve-se ter em mente que o seu funcionamento depende do estado do equipamento elétrico. O primeiro sintoma de mau funcionamento é quando o equipamento não liga quando conectado à rede. Em tal situação, as seguintes ações devem ser tomadas para identificar avarias.

  1. Verifique a presença de tensão no ponto de conexão com um dispositivo de medição. É sobre a operabilidade da tomada elétrica.
  2. Verifique a integridade do cabo elétrico.
  3. Avalie o desempenho do botão do cortador de grama.

É melhor realizar essas verificações usando um testador. Em alguns casos, o cabo e o botão liga / desliga são substituídos por outros obviamente funcionando. Se as manipulações listadas não deram um resultado positivo, então podemos falar de um mau funcionamento do motor elétrico.

Em tais situações, a solução mais racional seria entrar em contato com um centro de serviço.

Hoje, os mais comuns são cortadores de grama. Diante de seus defeitos, os proprietários, via de regra, recorrem aos serviços de especialistas. No entanto, você deve primeiro determinar a natureza da repartição. Para isso, recomenda-se prestar atenção ao estado dos "pontos dolorosos" da técnica descrita, a saber:

  • velas de ignição (se não houver faísca);
  • filtros de ar e combustível;
  • operabilidade e afinação do carburador;
  • silencioso.

Os problemas de partida do motor podem ocorrer por vários motivos. Os principais são a ausência de faísca e fornecimento de combustível. Determinar a origem de seus problemas pode ser bastante simples. A presença de depósitos de carbono soltos na vela de ignição indica a má qualidade da mistura de combustível utilizada e a necessidade de substituir o filtro de ar.

Nessas situações, partículas de combustível não queimadas se acomodam nos contatos, causando um curto.

Um plugue seco e limpo pode ser um indicador de que um bloqueio de ar se formou no sistema, impedindo o fornecimento de combustível. Um dos motivos é um jato do carburador entupido.No entanto, em primeiro lugar, a linha de combustível é purgada e o elemento do filtro substituído.

A terceira opção possível é uma vela limpa e úmida. Em tais situações, o combustível entra, mas não há faísca. Na maioria das vezes, isso acontece pelos seguintes motivos:

  • falha da vela;
  • avaria de um fio de alta tensão;
  • interruptor de mau funcionamento.

As avarias listadas podem ser eliminadas por uma substituição elementar dos elementos indicados. Deve-se ter em mente que cada um dos tipos de cortadores de grama existentes hoje tem suas próprias avarias características. As instruções e manuais de operação correspondentes ajudarão a identificá-los.

Como desmontar o cortador?

Consertar um cortador de grama é impossível sem desmontar suas unidades individuais. Neste caso, é necessário levar em consideração as características do dispositivo de um determinado modelo. Portanto, para eliminar o mau funcionamento do eixo e lubrificar seus elementos, você precisará desmontar a haste, que inclui:

  • um eixo de transmissão com estrias quadradas ou bordas nas extremidades;
  • um tubo de alumínio;
  • bucha de plástico antivibração;
  • amortecedor de borracha, que é um elemento de conexão para a haste e o motor;
  • posição teimosa;
  • cinto;
  • volante.

Durante a desmontagem desta unidade, todos os componentes listados são desmontados, assim como o regulador de gás, o dispositivo de travamento (alça) e a chave de ignição. Entre outras coisas, você terá que remover a caixa de engrenagens, que está fixada na parte inferior da haste a ser desmontada.

Deve-se ter em mente que esta parte não está prevista na concepção de vários modelos leves, uma vez que possuem uma barra curva e um cabo flexível em vez de um cabo.

Se no processo de ligar o cortador de grama, as facas ou linha de pesca se movem no modo inativo e ruídos estranhos aparecem na frente da unidade de força, então é necessário desmontar o mecanismo de embreagem. Isso é necessário para diagnosticar a embreagem, a mola e as almofadas. Esta operação inclui as seguintes etapas:

  1. desmontagem do suporte de metal e tampa;
  2. desaparafusar a tampa do cilindro e a tampa do motor de arranque;
  3. remoção de parafusos na superfície lateral da tampa do amortecedor;
  4. retirar o tubo preso pelos fechos de aperto;
  5. analisar a embreagem;
  6. desmontar a mola para substituir as almofadas.

Freqüentemente, os proprietários de cortadores de grama precisam lidar com a falha da unidade de força. É muito racional confiar a desmontagem e o reparo do motor a especialistas. Mas, em alguns casos, se você tiver a ferramenta necessária, bem como o conhecimento e as habilidades adequadas, esse trabalho pode ser feito com suas próprias mãos. Portanto, para diagnosticar o sistema de pistão, você precisará de:

  1. afrouxe os parafusos para afrouxar os grampos de fixação;
  2. remova o virabrequim;
  3. desmontar a cabeça do cilindro;
  4. remova o pistão com anéis.

Diferentes tipos de cortadores de grama modernos têm suas próprias características de design. O processo de desmontagem de modelos elétricos do equipamento considerado inclui as seguintes etapas:

  1. desaparafusar os fechos da tampa;
  2. remover a parte liberada do alojamento para fornecer acesso ao motor elétrico, rolamentos e outros elementos;
  3. detecção de peças derretidas, rompimentos de fios e identificação do cheiro característico de queimado;
  4. desconectar a fiação elétrica e todos os parafusos;
  5. removendo o motor;
  6. desmontagem de rolamentos e anéis no eixo do motor.

Durante a desmontagem, com a utilização de equipamentos especiais, é diagnosticado o estado de todos os elementos. Estamos falando aqui sobre como verificar a condição do cabo de alimentação, botão Iniciar, relé de temperatura. A resistência é determinada em paralelo.

Como reparar?

Atenção especial deve ser dada ao trabalho relacionado à restauração da operabilidade da parte mecânica do cortador de grama. Isso se refere tanto a modelos automotores quanto a todos os outros modelos modernos. Dependendo da situação, pode ser necessário substituir a linha, facas rotativas ou facas cilíndricas.Em alguns casos, será necessário reparar o dispositivo de transmissão, alças, rodas ou corpo do cortador.

Os principais problemas de funcionamento e as formas eficazes de eliminá-los podem ser representados a seguir.

  • Danos na linha e nos dispositivos de corte, que geralmente podem ser detectados visualmente. Nessas situações, as lâminas são removidas, após o que são afiadas ou substituídas por novas.
  • Enfraquecimento das conexões dos elementos de corte, levando ao desequilíbrio, o aparecimento de vibrações e sons de assobios estranhos. Tudo isso leva a uma deterioração na controlabilidade da tecnologia. A solução será ajustar as facas e a linha de pesca, além de apertar todos os fechos.
  • Aparência de ruído de batida e trituração causado pelo afrouxamento das fixações de um motor a gasolina ou elétrico. Uma ação eficaz seria apertar os parafusos correspondentes. Sintomas semelhantes podem indicar que objetos estranhos entraram nos mecanismos que devem ser removidos.
  • Os elementos de corte podem parar ao trabalhar em áreas densas. Isso indica que o cortador não é potente o suficiente e pode causar sérios danos. Nessas situações, é necessário livrar-se rapidamente da massa compactada. Deve ser lembrado que erros na escolha da energia causam a falha dos componentes mecânicos do dispositivo e até mesmo a combustão da usina.
  • Cascos, alças e rodas com defeito são restaurados ou trocados levando em consideração a extensão dos danos.

O desgaste significativo das correias de transmissão é o resultado de uma operação de longo prazo. Em tais situações, a unidade de potência funciona, mas os acessórios de corte permanecem estáticos. Em modelos automotores, a correia de transmissão falha. A única maneira de reparar nesses casos é substituir a parte desgastada. Da mesma forma, a quebra da haste da faca é eliminada após o encontro com tocos, pedras e outros objetos.

Muitas vezes, os proprietários de cortadores de grama a gasolina precisam lidar com a necessidade de ajustar o carburador. Por exemplo, ao girar os elementos de corte em marcha lenta, é necessária uma redução na velocidade. Três parafusos de ajuste são usados ​​para ajustar o carburador com as seguintes funções.

  • O certo é responsável por mudar o enriquecimento da mistura de combustível em baixas rotações. A posição deste parafuso é alterada primeiro para atingir a frequência ociosa máxima.
  • Girando o parafuso inferior para a esquerda e para a direita, a velocidade do motor é reduzida e acelerada.
  • Usando o parafuso de ajuste esquerdo, a mistura de combustível é alterada em altas velocidades. Neste caso, estamos falando sobre a fase final de ajuste do carburador.

O reparo de modelos elétricos de cortadores de grama tem características próprias. Deve-se ter em mente que o sistema de tração em tais situações depende diretamente do tipo de motor instalado. Muitas vezes, durante o trabalho de reparo, é necessário lidar com a falha de um capacitor, conforme evidenciado pelos seguintes sintomas:

  • o aparecimento de vibração;
  • superaquecimento do motor com cargas baixas;
  • a unidade opera principalmente na velocidade mínima;
  • um zumbido monótono é ouvido distintamente.

Se o capacitor e as escovas estiverem em bom estado de funcionamento, podemos falar sobre a falha do enrolamento do motor elétrico. Nesses casos, você pode usar os serviços de especialistas experientes ou tentar consertar a unidade sozinho. A segunda opção envolve as seguintes manipulações.

  1. Medir a tensão na rede e verificar sua conformidade com os dados do passaporte do dispositivo. Se desvios significativos forem detectados, um estabilizador deve ser usado ou a operação de tal rede deve ser abandonada.
  2. Inspeção do plugue e do fio para identificação de danos mecânicos e verificação da integridade dos fusíveis. Se forem encontrados danos, os elementos danificados são substituídos por novos.
  3. Desmontagem do botão iniciar e seus diagnósticos usando dispositivos especializados (testador, indicador, multímetro).
  4. Verificação do capacitor para oxidação e formação de bolhas, indicativas de mau funcionamento.
  5. Diagnóstico do motor elétrico para identificação das seções queimadas do enrolamento e verificação de sua integridade.

      O botão liga / desliga pode ser verificado sem os dispositivos mencionados acima. Para isso, é instalado um jumper temporário que fecha os contatos correspondentes. Um cortador de grama em funcionamento, quando o sinal de mais e o menos estiverem conectados, indicará que o botão está fora de serviço. A única saída nesta situação é substituir a parte que é removida da sede após desapertar os parafusos de montagem.

      Se durante as inspeções for revelado desgaste significativo das escovas, elas devem ser substituídas. Durante o reparo automático, você pode encontrar problemas ao substituir rolamentos antigos. Via de regra, esses elementos são difíceis de remover do eixo. Na desmontagem, deve-se levar em consideração o risco de danos ao rotor e às sedes.

      Antes de substituir um motor elétrico queimado, você precisará desmontar o ventilador, os anéis e os rolamentos.

      Para obter informações sobre os recursos de reparo de cortadores de grama DIY, consulte o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário