Facas para cortadores de grama: requisitos, variedades, recursos de montagem e seleção
Uma faca não é menos popular do que uma linha ou corda de pesca, uma ferramenta de trabalho para um cortador de grama. Se no aparador se pode fazer com linha ou corda de pesca, então a faca é basicamente um cortador para roçadoras, cuja potência é visivelmente maior que a dos aparadores.
Objetivo e requisitos
O objetivo do cortador de grama é cortar a grama de maneira uniforme e ordenada em grandes quantidades. Em uma sessão, ao cortar cem metros quadrados de uma parcela, você pode coletar dezenas de quilos de grama. Se o cortador de grama tem a função de triturar (cobertura morta), essa faca também deve cortar a grama. O cortador do cortador é projetado para que suas lâminas criem impulso para cima para a grama que acabou de ser cortada. Ela carrega essa grama para a caixa de coleta.
A melhor liga para uma faca de corte é o aço inoxidável. Além disso, deve ter uma dureza de pelo menos 55 unidades na escala Rockwell. Um valor de dureza mais baixo tornará o cortador sem brilho - especialmente ao cortar ervas daninhas e aparar arbustos. Uma vez que a grama cortada contém não apenas umidade, mas também outros componentes ativos, o aço comum rapidamente se tornaria coberto com uma camada marrom após a primeira sessão de corte. O aço inoxidável, que cria em sua superfície um óxido de cromo resistente à corrosão (o cromo também está incluído na lista dos aditivos de liga), não deixa a faca enferrujar.
Importante! Além de ser resistente, o cortador também deve ser robusto. Se, durante o trabalho, ele tropeçar em uma pedra, ela não deve se despedaçar.
Variedades e tamanhos
Consumíveis para cortadores de grama - faca (fio, fio) e correia de transmissão. Os tipos de facas usados nos cortadores modernos são rotativos e cilíndricos. Os últimos também são chamados de tambor ou fuso. Os cortadores de grama são geralmente limitados pela faixa de diâmetro externo de 33–51 cm. Você pode escolher tamanhos específicos, por exemplo, 40 e 46 cm, em qualquer loja. O manual do proprietário de cada modelo de cortador de grama indica o tamanho recomendado. Pegando uma faca de diâmetro menor, você reduzirá a produtividade da mão de obra devido a uma "trilha" mais estreita cortada na grama, ou seja, o número de fileiras percorridas pelo cortador aumentará - e é improvável que você se mova mais rápido.
Uma faca muito grande irá "plantar" a rotação do motor, o que levará a mais desgaste do motor.
Finalmente, o material do cortador é crítico para a segurança... A maioria das facas é feita de aço inoxidável, mas também existem facas de plástico. O fato é que quando o cortador atinge uma pedra grande, os fragmentos de aço podem machucar você com um ricochete. Um golpe de um entulho de plástico é muito mais inofensivo - a menos que atinja o olho. A faca de plástico é a escolha dos proprietários de cortadores de grama com um cabo flexível curvo. O canivete para cortadores de grama não só corta grama e arbustos, mas também os esmigalha - devido ao maior número de lâminas (até 8). Grama finamente picada servirá como cobertura (cobertura morta) para o gramado.
Formas de lâmina e adaptador
Se este for um cortador de lâmina simples, pode haver várias lâminas - mas não mais do que 8. A forma das lâminas de tais facas pode ser a seguinte:
- simples (na forma de extremidades retangulares);
- arredondado (as bordas extremas têm uma curvatura suave);
- pontiagudo (na forma de uma ampla baioneta diedral).
Facas sem lâmina - um cortador que lembra uma serra circular para madeira. Essas facas também são chamadas de facas de disco. O número de dentes chega a dezenas. Eles se assemelham vagamente a uma roda dentada de bicicleta, cujos dentes foram nitidamente afiados e mudam a direção do corte. Existe um tipo especial de cortador, no qual a parte cortante não é em forma de estrela, mas sim escalonada. Assemelha-se a degraus arredondados e curvos, também uniformemente espaçados. Suas partes transparentes são nitidamente afiadas. A altura dos dentes ou "degraus" atinge várias dezenas de milímetros.
O adaptador é um adaptador de faca de duas lâminas que se encaixa no eixo do motor. Do lado da faca, ele possui hastes de retenção enfiadas nos orifícios do próprio cortador. Toda a estrutura é fixada com um parafuso central. Simplificando, um adaptador é um porta-faca. No verso, possui ranhuras dentadas que coincidem com os dentes do eixo. É selecionado de acordo com o diâmetro interno do furo central da faca (por exemplo, 22 mm).
Qual deve ser o ângulo de nitidez?
Os cortadores de grama são sempre afiados em um ângulo de 30 graus. Um ângulo menor tornará a lâmina muito fina, como um sabre - ela será rapidamente serrilhada, dobrada, só pode cortar grama curta. Ervas daninhas e arbustos são garantidos para "irritar" a borda. Um ângulo muito grande fará com que a faca acerte e parta mais arbustos, arrancando os talos da grama - em vez de cortar ambos. Além disso, a ponta deve ser aguçada de um lado - e apenas ligeiramente, quase imperceptivelmente afiada do lado oposto.
Como consertar e substituir?
A faca deve ser trocada a cada trimestre ou durante a estação de crescimento, embora às vezes deva ser trocada antes. A instalação da faca é a seguinte:
- se o cortador estiver em funcionamento, suspenda-o; para tranças elétricas, basta desligar a energia (cabo da tomada, desconectar bateria); cortadores de grama são desconectados da chave, o combustível não utilizado é drenado de volta para o recipiente;
- vire o cortador de lado e remova o coletor de grama;
- limpe o solo e a grama grudada nas peças de trabalho da faca e da viseira de proteção;
- retire a viseira (capa protetora) da faca; retém a grama espalhada em todas as direções (ao cortar);
- desparafuse o parafuso de fixação com uma chave ou cabeça, a faca não deve girar, ela mesma é fixada no adaptador; recomenda-se o uso de luvas de trabalho antes de retirar a faca para não se cortar;
- insira uma nova (de preferência exatamente a mesma) faca e aperte o parafuso com mais força, quando for afrouxado a máquina vibra ou a própria lâmina pode voar.
Se aparecerem vibrações, mas não houver faca de reposição, é necessário equilibrar a antiga. Remova a faca e verifique seu equilíbrio pendurando-a em uma chave de fenda ou prego com uma cabeça grande. Para isso, a parte útil da chave de fenda é rosqueada no orifício central do próprio cortador. Se houver um desequilíbrio - um ponto específico se inclinará, neste caso, retalhará um pouco de metal. Com a nitidez repetida, a massa do ponto que supera as outras diminuirá e o centro de massa mudará para seu lugar. Após a conclusão do balanceamento, reconecte o adaptador e aperte a tocha modificada. Se o adaptador tiver uma chave segurando-o no eixo do motor (caixa de engrenagens), não se esqueça de pressioná-lo no lugar.
Se você encontrar um cortador de reposição adquirido anteriormente, instale-o imediatamente. Em alguns casos, o suporte também se desgasta - ele precisa ser substituído.
Fabricantes populares
Bem como cortadores de grama e acessórios para eles, por exemplo, facas, são produzidos por fabricantes populares, os melhores dos quais são os seguintes:
- Bosch;
- Gardena;
- Artesão;
- Campeão;
- Makita;
- Hyundai;
- Daewoo;
- Honda;
- "Búfalo";
- Interskol;
- "Âncora".
Dicas de Seleção
Em primeiro lugar, a faca deve ser forte e durável. O melhor material para facas é o aço inoxidável com a espessura correta, não, por exemplo, aço preto com spray de aço inoxidável ou ferro galvanizado. Às vezes, os fabricantes indicam o tipo de aço inoxidável, por exemplo, AISI 304. A faca não é um detalhe no qual vale a pena economizar.
Para cortadores de grama portáteis, a solução mínima é uma lâmina de duas facas. Em outras palavras, você deve escolher uma faca com dois gumes. Ele vai cortar a grama - mas não vai cortá-la. Para cobrir a grama, compre um cortador de oito pontas. O ângulo de nitidez ideal é de aproximadamente 30 graus. Você aprenderá rapidamente a reconhecer essas facas.
A rosca dos pinos do rotor, sobre os quais a fresa é colocada com seus orifícios de montagem, não importa. Normalmente é para a esquerda, se a faca virar para a direita - e vice-versa. Isso ajuda a evitar que as nozes se soltem e a faca saia a toda velocidade.
Se, no entanto, a sua escolha recaiu sobre as facas de plástico, procure um plástico inquebrável e bastante rígido, que retém a nitidez de fábrica da aresta de corte por mais tempo. Tal não se desfaz em migalhas ao menor impacto ao transportar ou rolar o cortador de grama para o local onde começa o corte da grama.
Avarias comuns
Na maioria das vezes, os problemas de funcionamento são os seguintes: o cortador não corta a grama ou nem liga.
O cortador não corta a grama
Existem duas possibilidades aqui.
- A faca está cega ou quebrada. Afie com uma lima, esmeril, em uma esmerilhadeira (você precisa de um rebolo cilíndrico plano) ou em uma máquina (ou furadeira) usando rodas de esmeril. Verifique o equilíbrio da tocha.
- O próprio cortador não está ajustado corretamente. Defina uma folga no cortador de rolos entre o cilindro giratório e a lâmina da faca igual à espessura da folha de papel.
O rotor com a faca não gira no cortador
Existem várias opções aqui.
- A própria faca está presa. Puxe a grama e a sujeira para fora e gire o próprio cortador. Ele deve girar livremente, sem arranhar ou esfregar contra a caixa protetora.
- A correia de transmissão está quebrada. Verifique a integridade da correia. Uma correia desgastada e “borrifada” deve ser substituída.
- Corte de energia. Repare o fio quebrado no cabo. Substitua o cabo se o isolamento estiver quebrado.
- O interruptor não funciona. Verifique se o interruptor está funcionando, tente desligar e ligar o cortador. Se a chave estiver inutilizável (contatos derretidos ou queimados), substitua-a.
- A tensão de alimentação na rede desapareceu. Verifique o possível disparo do disjuntor no quadro elétrico.
- A ficha não está incluída na tomada. Conecte o plugue ao soquete (se estiver retirado).
- O fusível do dispositivo queimou. Verifique com um testador (multímetro). Substitua o fusível com defeito, se necessário.
- O protetor térmico do cortador desligou o motor. Espere o motor esfriar depois de cortar a grama.
Depois de verificar todas as peças e conjuntos, encontrar uma falha, ligue o cortador. Muito provavelmente o seu problema será resolvido. Cortadores de grama de combustível têm o carburador (ou propulsor) ou ficam sem combustível. Freqüentemente, a operação instável do motor requer encontrar e eliminar a quebra de uma série de peças antes que seja possível encontrar e substituir a que está com defeito.
Como trocar a faca do cortador de grama, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.