Linha de pesca do cortador de grama: como escolher e enrolar?
Com a chegada da primavera, os chalés de verão estão se tornando a residência principal de muitos de nossos compatriotas. No entanto, com a chegada dos dias quentes, surge um problema como a relva de crescimento rápido. É inconveniente cortá-lo constantemente com uma foice de mão, e nem todos os tipos de grama se prestam a esta velha ferramenta de trabalho. É muito mais conveniente usar cortadores de grama modernos para essas finalidades. Particularmente populares entre eles são os dispositivos com linha de pesca, que são fáceis de trocar se necessário.
Como escolher a linha certa?
As linhas de nylon são adequadas para aparadores elétricos e movidos a gasolina. Este consumível pode ser usado para ferramentas manuais e um cortador de grama com rodas. É importante escolher a linha certa, pois isso afeta diretamente o resultado do trabalho e a vida útil da unidade. Claro, é muito fácil se confundir na variedade de linhas oferecida, especialmente para iniciantes. No entanto, há muitos conselhos de especialistas e de pessoas que já experimentaram várias opções.
Para um aparador elétrico inferior a 500 W, uma linha fina com um diâmetro de 1 a 1,6 mm é adequada. Ela cortará perfeitamente gramados com grama baixa. Se a potência da ferramenta estiver na faixa de 0,5 a 1 kW, então é melhor dar preferência a uma linha com diâmetro de 2 mm ou um pouco mais.
Isso será suficiente para cortar grama fina ou ervas daninhas crescidas demais, mas não muito grosso.
Para aparadores e roçadoras a gasolina, não deve ser feita linha inferior a 3 mm. Essa espessura permitirá que você lide facilmente com ervas daninhas, caules secos e grama densa. Diâmetros superiores a 4 mm são adequados apenas para roçadoras de alta potência. Acontece que uma linha grossa é necessária para uma técnica poderosa. Não é recomendado para uso com aparadores de baixa potência, caso contrário, não terá um bom desempenho, girando constantemente em torno do carretel e criando tensão adicional no motor.
Normalmente, um pacote padrão contém até 15 metros de linha. No entanto, para substituir a corda em uma bobina, um comprimento de cerca de 7 metros é suficiente. Acontece também que a linha de pesca é produzida em baías de 250-500 metros. Ao escolher uma string, é obrigatório especificar a data em que foi produzida. O náilon muito antigo pode secar e se tornar muito quebradiço. Se isso acontecer, você pode mergulhar a linha por algumas horas na água, mas não será completamente igual.
Ao escolher, um parâmetro importante é a seção da string, que pode ser de vários tipos.
A seção redonda é versátil. É utilizado para cortar relva de espessura e densidade médias. Pode fazer ruído excessivo durante a operação, mas não é usado muito rapidamente.
Uma seção quadrada ou poligonal é mais eficiente do que uma redonda. Devido aos cantos agudos, os caules das plantas são cortados com maior rapidez e melhor qualidade.
As seções nervuradas, torcidas e em forma de estrela são as mais eficazes. Essa linha de pesca consegue cortar a grama muito rapidamente. E sua principal desvantagem é o rápido desgaste.
A linha Trimmer é feita de nylon, que é durável, leve, de baixo custo e durabilidade. Para baratear ainda mais o custo do material, acrescenta-se polietileno, mas aí a linha superaquece mais rápido. Cordas grossas têm grafite ou haste de aço.Às vezes, eles são reforçados, o que aumenta a resistência e a vida útil.
É importante notar que os preços das cordas de duas peças são mais altos do que as cordas de náilon padrão.
Dispositivo no cortador
No aparador, o elemento em que o barbante é puxado é muito simples. É chamado de "bobina". Normalmente é constituído por uma parte superior e uma parte inferior (ranhuras), entre as quais existe uma divisória com uma reentrância. É nestas ranhuras que deve ser enrolada a linha de pesca. No entanto, ele é puxado primeiro pelo recesso.
Antes de remover a bobina, desparafuse o botão especial localizado diretamente no corpo do cortador. Remova o carretel do cortador antes de mudar a linha.
Não é difícil fazer isso, mas existem algumas peculiaridades dependendo da configuração do trimmer e da própria bobina.
Em segadores elétricos pequenos, o motor e a bobina estão na parte inferior e os botões estão localizados nas laterais da bobina. Se você pressioná-los, obtém a ranhura superior do molinete e a parte onde é necessário enrolar a linha de pesca.
Nos cortadores de braço dobrado que não possuem faca, os carretéis possuem porcas especiais de dois chifres. Nessas ferramentas, você deve segurar a bobina de forma que ela não se mova e ao mesmo tempo girar a porca no sentido horário. É ela quem segura todo o carretel, que então é fácil de remover.
As segadoras de braço reto que podem ser equipadas com uma lâmina têm um orifício logo abaixo da bobina. Para remover a bobina, uma chave de fenda é inserida neste orifício, enquanto a bobina é fixada. Depois disso, você precisa girar a bobina no sentido horário e removê-la da unidade.
Às vezes, pode haver travas na bobina na forma de travas. Eles devem ser pressionados para separar as partes da bobina. Também é possível que as partes superior e inferior da bobina estejam conectadas por uma linha. Nesse caso, basta agarrar a parte superior e inferior com as mãos e, em seguida, girar em direções diferentes até que se desenrosquem.
Como retroceder?
Saber como a bobina é desmontada pode acelerar o processo de troca de linha. Tudo depende do design da bobina e de quantas antenas. Enfiar em um carretel que tem apenas um bigode funcional é bastante simples, especialmente se você seguir um plano consistente.
Dependendo dos parâmetros da bobina e do comprimento do cabo definido inicialmente, recomenda-se escolher uma corda de 2 a 5 metros.
Primeiro, remova a bobina da ferramenta e abra-a.
Uma extremidade da linha deve ser inserida no orifício dentro da bobina.
Em seguida, a corda deve ser enrolada no tambor. E isso é feito na direção oposta à rotação normal do carretel. Normalmente, os aparadores na parte interna da bobina têm uma seta que indica em qual direção o vento.
Parte da linha de pesca deve ser puxada para fora e presa em uma ranhura especial localizada na parte interna do molinete. Seu objetivo é segurar o enrolamento enquanto coloca a bobina em condições de funcionamento.
A ponta do barbante deve ser enfiada no orifício do lado de fora da bobina.
No último estágio, você precisa coletar as partes da bobina e colocá-las na barra de corte.
A instalação da linha em uma bobina com dois bigodes ocorre de forma um pouco diferente. Primeiro, você precisa determinar quantas ranhuras vão ao longo do interior da bobina, na qual a linha é colocada. Existem opções com uma ranhura e, em seguida, os dois bigodes devem ser enrolados juntos. Existem também modelos com duas ranhuras, onde cada um dos bigodes vai separadamente.
Para todos os carretéis de bigode duplo, uma corda entre 2 e 3 metros é recomendada.
No modelo de flauta única
A linha deve ser puxada através do buraco, e seu bigode deve ser dobrado e alinhado.
Em seguida, o enrolamento é executado na direção oposta à rotação da bobina no cortador. Freqüentemente, há uma seta dentro do carretel indicando como colocar a linha corretamente.
As pontas do fio são fixadas em ranhuras especiais ou simplesmente seguradas temporariamente pelas mãos e puxadas para o orifício localizado na parte externa da bobina.
Em seguida, o carretel é fechado e preso à haste, após o que o cortador está pronto para o trabalho.
Na versão com duas ranhuras
A linha é primeiro dobrada ao meio para determinar onde está o meio da dobra.
Além disso, o laço formado na curva é enfiado na ranhura, que é formada entre as duas ranhuras.
Depois disso, você pode enrolar ambas as barras da linha em um sulco separado.
Você pode consertar o bigode e montar a bobina completamente da mesma forma descrita acima.
Abrir uma bobina pela primeira vez e enrolar uma nova linha nem sempre é fácil. Com o tempo, esse procedimento se torna quase automático e não leva muito tempo. Algumas bobinas possuem um sistema automático que gira a linha por si só. Como resultado, resta apenas definir corretamente o fim da linha e pronto. Nesses modelos, o barbante deve ser colocado no orifício que fica do lado de fora do corpo. Além disso, a bobina é montada e, quando o enrolamento gira, a linha de pesca é colocada nela.
A conveniência de tais bobinas é que é impossível terminar incorretamente, uma vez que a linha sempre girará apenas na direção certa.
Engenharia segura
Seguir as precauções de segurança permitirá que você insira de forma rápida e segura uma nova linha no carretel do cortador. É imprescindível que antes do início da substituição e da remoção da bobina, o dispositivo seja desligado, especialmente no caso de cortadores de grama elétricos. É importante lembrar-se constantemente de pressionar o botão de bloqueio especial. Em cada segadeira, ele pode estar localizado em locais diferentes, mas isso está necessariamente indicado no manual do operador.
Lembre-se de ajustar o elemento de corte. Caso contrário, o trabalho será instável e de baixa qualidade. Na maioria das vezes, há um botão na própria unidade que permite que você configure isso. Se nada acontecer quando você pressioná-lo, ou se o fio tiver afrouxado a tensão, você precisa manter o botão pressionado e puxar com força o fio para fora do carretel.
Enrolar a linha é um processo muito exigente. É importante seguir todas as etapas corretamente para esticar bem a linha. Outros materiais que não sejam cordas de náilon especiais não devem ser usados. Vale lembrar que não se pode colocar um fio metálico, uma haste ou um cabo de ferro no lugar da linha de pesca. Isso é perigoso, pois o equipamento pode cortar facilmente os sapatos, mesmo em materiais ásperos, e ferir o usuário. Antes de colocar uma nova linha, é importante ler atentamente o manual de instruções do aparelho, pois alguns modelos de cortadores de grama podem apresentar características estruturais próprias, que devem ser levadas em consideração na hora da substituição.
Você pode descobrir como alterar a linha do aparador no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.