Que tipo de gasolina devo colocar no meu cortador de grama?
Tendo comprado um cortador de grama novo, mesmo quando nunca teve que usá-lo antes, o novo proprietário pensa sobre qual deveria ser o combustível ideal para ele. Em primeiro lugar, esclareça que tipo e tipo de motor o próprio dispositivo usa.
Motor
Faça a distinção entre motores de dois tempos e quatro tempos. Como decorre da definição, sua diferença está no número de ciclos de trabalho. Um dois tempos em um ciclo produz 2 ciclos de movimento do pistão, um quatro tempos - 4. É o segundo que queima gasolina com mais eficiência do que o primeiro. Para proteção ambiental, o motor de 4 tempos é mais seguro. A potência de tal motor é muito maior do que a de um motor de 2 tempos.
Em alguns casos, um cortador de grama a gasolina de dois tempos substitui um elétrico. Se você tem um terreno de dezenas de acres, compre um cortador de grama com motor de 4 tempos.
Ambos os tipos de segadeira (roçadora e aparador) usam os dois tipos de motores. Um dispositivo com motor de quatro tempos é mais caro.
Mas esse investimento terá retorno rápido com o uso mensal. Um cortador de grama com motor de 4 tempos corta (e pica se equipado com um cortador) mais grama com a mesma quantidade de gasolina.
Não é recomendado operar os dois tipos de motores com a mesma composição de combustível. E embora o tipo de motor a gasolina fale por si, o óleo do motor é diluído com gasolina. Ele protege as válvulas e bicos do desgaste acelerado. Mas não é apenas a necessidade de óleo que caracteriza o correto funcionamento do motor. Verifique também que tipo de óleo é adequado para o motor de um cortador de grama específico - sintético, semissintético ou mineral.
Qualidade, características da gasolina
A gasolina para um cortador de grama é um gás normal para carros. É fácil comprar em qualquer posto de gasolina. Diferentes postos de gasolina oferecem Gasolina AI-76/80/92/93/95/98. Certas marcas de gasolina podem não estar disponíveis em um determinado posto de gasolina. Certifique-se de verificar O posto de abastecimento vende gasolina das marcas 92/95/98 - esta é a opção necessária para o bom funcionamento do motor com a máxima eficiência.
Devido a outros aditivos de hidrocarbonetos, um aumento no número de octanas reduz a detonação do motor. Mas a gasolina de alta octanagem leva mais tempo para a pós-combustão completa. Modelos raros de cortadores de grama têm um motor principal ou separado que pode exigir combustível diesel em vez de gasolina. Nos hipermercados que vendem equipamentos de jardinagem e colheita, eles vendem principalmente cortadores de grama a gasolina.
Reabastecendo um motor de dois tempos
Não use gasolina pura. Certifique-se de diluí-los com óleo... O fato é que o motor de dois tempos não possui tanque de óleo e dispensador de óleo separados. A desvantagem de um motor de 2 tempos é a gasolina não queimada. Quando o motor está funcionando, o cheiro de óleo superaquecido também é sentido - ele também não queima completamente. Além disso, não economize no óleo. Na falta dele, os pistões se movem para frente e para trás com grande atrito e desaceleração. Como resultado, o cilindro e o eixo do pistão se desgastarão mais rapidamente.
O óleo mineral é geralmente derramado na gasolina na proporção de 1: 33,5, e o óleo sintético é derramado na proporção de 1: 50. A média para o óleo semissintético é 1: 42, embora possa ser ajustada.
Por exemplo, 980 ml de gasolina e 20 ml de óleo sintético são despejados em um tanque de litro.Se não houver copo medidor, 9.800 ml de gasolina (quase um balde de 10 litros) e 200 - óleo (um vidro facetado) irão para dois botijões de 5 litros. O excesso de óleo em pelo menos 10% levará o motor a crescer demais com uma camada de depósitos de carbono. A saída de energia se tornará ineficaz e o consumo de combustível poderá aumentar.
Reabastecendo um motor de quatro tempos
O complicado design do "4 tempos", além de dois compartimentos adicionais com pistões, possui um tanque de óleo. O sistema de dosagem de óleo (cárter) injeta o próprio óleo na proporção definida pelo fabricante. O principal é verificar o nível de óleo no sistema em tempo hábil. Se necessário, ateste, ou melhor - substitua completamente o óleo, drenando-o e removendo-o.
Não coloque combustível e óleo sob as tampas de enchimento. Quando a peça queimada aquece, a pressão do óleo no sistema do motor aumenta drasticamente.
Como resultado, ele pode parar após trabalhar por apenas 2-3 minutos - até que a quantidade de combustível e óleo nos tanques diminua em pelo menos alguns por cento. Se a marca superior estiver faltando - despeje óleo e gasolina em tanques 5 a 10% menos do que eles podem conter.
Não economize na qualidade da gasolina ou do óleo. Gasolina mal refinada e óleo de marca “errada” entupirão rapidamente o motor. Isso levará a uma lavagem forçada do último - e é bom que a restauração se limite à lavagem e não entre na fase de revisão.
Viscosidade do óleo
Motor de 4 tempos requer semi-sintético ou mineral óleos marcados com SAE-30, SAE 20w-50 (verão), 10W-30 (outono e primavera). Esses marcadores indicam a viscosidade do óleo. O produto com uma viscosidade de 5W-30 é adequado para todas as estações e todos os climas. O motor de dois tempos não é crítico para a viscosidade - o óleo já está diluído na gasolina.
Como faço para mudar o óleo executado para um motor de 4 tempos?
Para a conveniência de substituir o óleo em um motor de 4 tempos que escureceu após uma operação prolongada, um funil, uma bomba e um recipiente adicional podem ser necessários. Faça o seguinte.
- Aqueça o motor do cortador de grama funcionando-o por 10 minutos. É melhor cronometrar a ação para a próxima poda da grama crescida.
- Coloque um funil com uma vasilha e remova o bujão de drenagem.
- Desaparafuse a parte superior (tampão de enchimento). O óleo aquecido escoará mais rápido e melhor.
- Depois de esperar até que tudo saia e os resíduos parem de pingar, feche o bujão de drenagem.
- Espere o motor esfriar. Isso levará até 10 minutos.
- Encha com óleo novo de um novo recipiente, verificando sua presença com uma vareta e rosqueie a tampa de enchimento do reservatório.
As etapas para trocar o óleo em um cortador de grama são as mesmas do motor de um carro.
Recomendações para diluir gasolina com óleo
O objetivo da composição do óleo é fornecer a suavidade necessária de deslizamento dos pistões e válvulas do motor. Como resultado, o desgaste das peças de trabalho será reduzido ao mínimo. Não dilua gasolina de 4 tempos com óleo de 2 tempos e vice-versa. A composição, despejada no reservatório para motores de 4 tempos, retém suas "propriedades de deslizamento" por mais tempo. Não queima, mas consegue espalhar-se pelas partes móveis do motor.
Em um motor de 2 tempos, a fração de óleo queima junto com a gasolina - a fuligem é formada... A taxa permitida de sua formação é uma das características mais importantes de um motor de 2 tempos. Significa que o motor não deve entupir suas válvulas com depósitos de carbono para vários litros de gasolina consumidos.
O motor foi projetado para uma "operação" muito mais longa - especialmente quando se trata de centenas e milhares de hectares de grama cortada durante a temporada. Uma fração de óleo-gasolina de alta qualidade também é importante para proteger o motor de uma espessa camada de carbono, que se tornará impossível de trabalhar.
A composição do óleo para motores de dois e quatro tempos é mineral, sintética e semissintética. O tipo específico de motor está indicado no frasco ou lata de óleo.
A recomendação exata do fabricante remete o consumidor ao óleo de certas empresas.... Por exemplo, este é o fabricante LiquiMoly... Mas tal combinação não é necessária.
Não compre óleo de carro para seu cortador de grama - os fabricantes produzem uma composição especial. Cortadores de grama e veículos para neve não têm refrigeração a água como carros e caminhões, mas refrigeração a ar. Cada modelo do cortador fornece combustível de certas marcas e proporções, das quais não se recomenda desviar.
Consequências de não seguir as instruções de reabastecimento
Falhas específicas, se as recomendações do fabricante forem ignoradas, levam às seguintes falhas:
- superaquecimento do motor e aparecimento de depósitos de carbono nas velas e cilindros;
- afrouxamento do sistema pistão-válvula;
- operação instável do motor (paradas freqüentes, "espirros" durante a operação);
- queda na eficiência e custos significativos com a gasolina.
Se mais óleo for derramado para um motor de dois tempos do que o necessário, as válvulas ficarão entupidas com frações resinosas formadas durante a combustão do combustível e o motor começará a bater durante a operação. Será necessária uma lavagem completa do motor usando gasolina mais leve misturada com álcool.
Com uma quantidade insuficiente ou uma ausência completa de óleo, as válvulas fluirão mais rápido devido ao atrito excessivo e ao aumento da vibração. Isso levará ao fechamento incompleto e o cortador de grama emitirá muitos vapores de gasolina não queimados misturados com fumaça preta e azul.
Veja as instruções de manutenção do cortador abaixo.
Para meu cortador de grama, uso gasolina AI-92 e água mineral Rasenmaher-Oil 30 (Liqui Moly). Eu os misturo, como indicado no artigo, 32 para 1. Uma mistura muito boa resulta. A técnica funciona como um relógio.
O comentário foi enviado com sucesso.