Escolhendo um arejador de gramado

Contente
  1. O que é isso?
  2. Diferença do escarificador
  3. Variedades de tecnologia
  4. Revisão dos melhores modelos
  5. Como escolher?
  6. Como usar corretamente?
  7. Partindo aerador com motor de combustão interna
  8. Como fazer isso sozinho?

Um gramado verde com grama esmeralda é o sonho de muitos residentes no verão, mas é improvável que se torne realidade se você não comprar um aparelho como um aerador de grama. Variedades mecânicas de mão e pé (sandálias), gasolina e elétricas desta ferramenta de jardim estão focadas em melhorar o acesso do ar às raízes das plantas. Vale a pena falar com mais detalhes sobre como fazer a versão mais simples do aerador com as próprias mãos, o que procurar na hora de escolhê-lo.

O que é isso?

Para manter um metabolismo normal, o ecossistema do gramado requer apenas 3 coisas: irrigação suficiente, nutrição normal e acesso de oxigênio às raízes. Quando esses ingredientes estão no equilíbrio certo, você não precisa se preocupar com a cor e a densidade do gramado. É para melhorar a nutrição do tapete de grama, para livrá-lo da grama caída ou seca, que um arejador de grama é necessário. Com a ajuda desta ferramenta, é realizado o cultivo mecânico do solo, visando perfurar sua camada superior - para melhorar o metabolismo do oxigênio.

Ao mesmo tempo, o arejador é utilizado como máquina de pentear: ajuda a manter a limpeza e a ordem, penteando a relva como um pente.

O principal objetivo desta ferramenta se reflete até mesmo em seu nome. O uso de arejadores para cuidar do gramado é apreciado por muitos jardineiros. Com o tamanho e o tipo certo de equipamento, você pode garantir que a superfície do solo seja retrabalhada regularmente. Vale a pena considerar que o tapete do gramado fica denso com o tempo, é difícil desbastá-lo, especialmente em uma grande área, a nutrição das raízes se deteriora. A aeração ajuda a resolver este problema, além disso, é vital para:

  • áreas com solo argiloso;
  • sites laminados;
  • gramados que não são limpos desde o outono - onde a grama seca é abundante.

O procedimento de tratamento de um gramado, independentemente de sua qualidade, área e outros fatores, deve ser realizado 1 a 2 vezes por ano. Na maioria das vezes no outono ou na primavera.

Diferença do escarificador

Equipamentos de jardim combinados costumam aparecer no mercado. Escarificadores, na verdade, são uma subespécie de aeradores, mas com uma gama mais ampla de tarefas. Se a versão clássica tem apenas espinhos para furar o solo, suas variedades adicionais contam com um conjunto mais amplo de acessórios. De acordo com o método de contato com o solo, existem 2 opções principais de equipamentos.

  1. Escarificador. A técnica de ancinho rotativo às vezes é apresentada como uma ferramenta manual. Durante a operação, ele solta o solo superficialmente (até 20 mm), remove folhagem seca, folhas de grama, musgo e outros detritos acumulados na superfície. Depois que o escarificador passa na superfície do gramado, uma espécie de "careca" pode aparecer, que rapidamente cresce com nova folhagem.
  2. Verticutter. Um dispositivo com facas, que também resolve o problema da aeração. Eles mergulham no solo a uma profundidade de 30 mm, cortando até a crosta mais seca. A coleta de lixo antigo ocorre em paralelo.

Na verdade, a diferença entre arejador, escarificador e verticutter reside na força do impacto. A opção mais simples tem impacto mínimo no solo e no sistema radicular. É adequado para manutenção de gramados em solos arenosos e soltos. Para argilas densas e pesadas e alumina, você precisará de um cortador vertical.

O escarificador é um elo intermediário, adequado para soltar e remover levemente a grama morta.

Variedades de tecnologia

Usado para soltar e remover grama velha do gramado, o arejador funciona segundo o princípio de um ancinho e um ríper. Perfura o solo com espinhos, proporcionando acesso aéreo às raízes das plantas. Com este nome, você também pode encontrar opções híbridas, cujo princípio de funcionamento é um pouco diferente do clássico. Aqui podem ser usados ​​tambores substituíveis, projetados para diferentes tipos de solo e densidade de raízes, ou vários poços ao mesmo tempo, cada um dos quais desempenhando suas próprias funções.

Mecânico

Um arejador manual é o tipo mais comum de ferramenta de jardim. Parece várias fileiras de ancinhos presos a um tambor. O fuste, colocado dentro, gira, toda a estrutura é fixada em uma alça longa e confortável. Esse tipo de ferramenta costuma ser chamado de "afrouxador".

É versátil, perfeito para os seguintes tipos de trabalho:

  • arejamento de relvados e relvados;
  • fertilização - para acelerar sua penetração no solo;
  • controle de ervas daninhas de crescimento rápido (idealmente em combinação com um cortador plano).

Os dispositivos portáteis são praticamente desprovidos de desvantagens: são fáceis de usar, acessíveis e fáceis de guardar. Mas sua produtividade de trabalho é bastante baixa e eles têm que fazer esforços visíveis ao trabalhar.

O arejador do pé é uma solução interessante que mais parece uma versão sandália, usada sobre o calçado comum. Tem uma base em madeira, cortiça ou borracha espessa, na qual são fixados espigões de 5 a 10 cm de comprimento. Quando são feitos por si próprios, na maioria das vezes os pregos comuns actuam nesta função, as plataformas são fixadas aos sapatos com cintos. O design parece original, mas é difícil chamá-lo de muito eficaz.

Na ausência de equipamento especial de aeração, os garfos de jardim mais comuns podem ser usados. Eles perfuram o solo cerca de 15 cm.O trabalho acaba sendo bastante trabalhoso, mas é perfeitamente possível lidar com ele mesmo na ausência de experiência.

Os aeradores mecânicos acionados por rodas são outra opção para o cultivo de grama. Normalmente é usado em grandes sites, prendendo o "carrinho" ao trator de passeio. É muito difícil gerenciar manualmente uma estrutura pesada e desajeitada.

Gasolina

Aeradores deste tipo são os mais potentes e eficientes. O motor neles muitas vezes é híbrido, com a possibilidade de mudar para gás natural como combustível. A potência dos aparelhos chega a 1,8-6,5 cv, externamente a técnica é semelhante a um cortador de grama, possui um elemento rotativo embaixo, e há um coletor de grama na parte traseira. A largura do punho varia de 360 ​​a 500 mm, a profundidade de penetração é de 5 a 30 mm.

Pelo tipo de projeto, os aeradores de gasolina podem ser autopropelidos e acionados pelo esforço do operador. Entre as vantagens óbvias deste tipo de técnica estão:

  • alta produtividade;
  • velocidade de processamento do site;
  • facilidade de manobra;
  • independência energética;
  • potência.

Os aspectos negativos da operação incluem danos ao meio ambiente, ruído do equipamento.

O custo das unidades é bastante alto. São considerados profissionais e são utilizados na manutenção de grandes relvados, campos de futebol, campos de golfe.

Elétrico

Quase silenciosos e absolutamente seguros para o ambiente, os arejadores elétricos são a melhor escolha para cortar a relva no campo. O equipamento trabalha com motor elétrico com potência de 500-2000 W, a largura de trabalho geralmente varia de 300 a 400 mm. A profundidade do preparo geralmente pode ser ajustada. Existem modelos automotores e não automotores, alguns vêm com um coletor de grama, como um cortador de grama.

Os arejadores elétricos são cabeados, conectados à rede elétrica e também recarregáveis. A primeira opção é ideal para pequenos gramados ao redor da casa.Se o gramado estiver localizado longe de fontes de energia elétrica, é melhor dar preferência aos modelos com bateria.

Entre as vantagens óbvias dos arejadores elétricos estão:

  • nível mínimo de ruído;
  • aumento da produtividade em comparação com os mecânicos;
  • facilidade de gerenciamento;
  • facilidade de manutenção;
  • sem emissões prejudiciais.

Também existem inconvenientes. A principal desvantagem dos modelos com fio é a necessidade de aquisição adicional de um cabo de extensão especial. Não opere uma ferramenta elétrica na chuva ou na grama molhada. Variantes de bateria têm recursos de trabalho limitados e o reabastecimento de carga é lento.

Existem também restrições gerais sobre o modo de operação do equipamento: o motor elétrico pode funcionar continuamente por no máximo 10 minutos.

Revisão dos melhores modelos

Classificar os melhores modelos de aerador não é fácil. Existem muitos modelos de diferentes tipos, classes e atuações no mercado. Vale a pena considerar as opções mais populares com mais detalhes para descobrir isso.

Recarregável e elétrico

A categoria mais popular de equipamento de jardinagem, existem modelos híbridos com funções de cortador vertical que podem lidar com diferentes tipos de tarefas. Mas você também pode escolher amostras mais simples projetadas para apenas 1 tipo de trabalho. Cinco arejadores estão entre os mais vendidos, com avaliações positivas dos clientes.

  • Caiman Cesar 1800EL. Aerador de nível profissional com motor elétrico de 1800 W. Além das rodas off-road, é equipado com proteção contra orvalho, o corpo é de aço e não de plástico, as lâminas são de aço laminado a frio e permanecem afiadas por muito tempo. O fabricante é uma marca francesa popular em todo o mundo, o equipamento tem garantia de 5 anos.
  • Champion ESC1840. O modelo com veios substituíveis, pode funcionar como arejador ou escarificador, é caracterizado por uma maior capacidade de cross-country. É uma das opções de engenharia elétrica mais potentes com um motor de 1800 W e uma largura de elemento de trabalho de 400 mm.

O coletor de grama têxtil já está incluído no pacote - nenhuma compra adicional é necessária.

  • Gardena ES 500. O menor modelo com fio com 500W de potência do motor. Entre suas vantagens estão o peso de apenas 10 kg, facilidade de armazenamento, rapidez de trabalho. A largura do mecanismo de trabalho é de 300 mm, o modelo foi projetado para processar até 400 m2 de área.
  • Viking LE 540. Um moderno híbrido com as funções de arejador e escarificador, alimentado pela rede elétrica, possui 7 pares de facas com profundidade de imersão de até 25 mm. A técnica pode ser complementada com um saco de pano disponível comercialmente. Uma solução conveniente para o cuidado complexo do gramado.
  • Greenworks G40DT30. Uma versão compacta do equipamento alimentado por bateria para processar uma pequena área. Este é um escarificador combinado com uma reserva de capacidade da bateria para 1 hora de operação. Adequado para manutenção de pequenos gramados.

Tipo de rolo

Os modelos manuais, movidos pelas forças do próprio dono, giram como roletes, muitas vezes existem rodas nas laterais para facilitar o movimento. Esses modelos podem ser encontrados em lojas de ferragens ou centros de jardinagem especializados.

Profissional

Esta classe inclui modelos potentes com um motor de combustão interna, projetados para operação contínua longa. Podem ser distinguidos três dos arejadores mais populares deste tipo.

  • STIHL RL540. O modelo com motor a gasolina de 2,2 kW lida facilmente com o processamento de grandes áreas. A largura do elemento de trabalho é de 380 mm, a profundidade de imersão das facas é ajustável. O equipamento possui 6 modos de operação, possui cabo dobrável, mas não possui coletor de grama, podendo ser adquirido separadamente.

Possui um sistema de partida fácil, uma posição de transporte é possível ao dirigir em uma superfície dura.

  • Cub Cadet XC1 B40. Modelo totalmente funcional que combina os recursos de arejador e escarificador.A profundidade de penetração no solo chega a 150 mm, pode ser ajustada, a largura da área de trabalho chega a 400 mm. O modelo é classificado como profissional devido à sua maior habilidade cross-country, facas afiadas articuladas, sistema automático de troca de hastes.
  • Daewoo Power Products DSC 4000. Modelo multifuncional de um dos principais fabricantes coreanos. O conjunto inclui 2 eixos ao mesmo tempo: um - com facas de corte vertical, o segundo - com agulhas para aeração. A técnica é acionada por correia, com motor de 5 CV. suporta facilmente cargas intensas, na presença de um apanhador de relva e de um cabo transformador.

Outros tipos de arejadores são menos solicitados. Os modelos mecânicos são geralmente criados de forma independente, por soldagem, e seu desempenho é baixo. As opções mais simples para acessórios de perna podem ser encontradas em lojas de ferragens, geralmente feitas na China.

Como escolher?

A escolha de um arejador de grama depende muito da área exata do local a ser trabalhada. Se estamos falando de um pequeno gramado sob as janelas, você pode conviver com as opções mais simples. Para um enorme campo esportivo ou uma vasta área de parque, você precisará de equipamentos robustos e de alto desempenho.

Além disso, a disponibilidade de habilidades na manutenção e reparo de equipamentos é importante: nem todos os usuários conseguem sequer ligar um motor de combustão interna.

Vamos listar as regras básicas de escolha.

  1. Para relvados de pequena e média dimensão. Você pode escolher entre um aerador portátil convencional ou um modelo elétrico compacto operado pela rede. Essa técnica não causará reclamações dos vizinhos, mas ajudará a manter o gramado em uma condição atraente com facilidade.
  2. Para um gramado público em uma área densamente construída. Isso requer uma técnica manobrável, mas compacta. Vale a pena considerar a opção de um arejador de bateria ou um modelo a gasolina de baixa potência que seja fácil de operar em condições de aperto.
  3. Para um grande gramado em uma área privada. Um aerador elétrico ou a gasolina potente que pode funcionar por muito tempo sem interrupção é adequado. Se estamos falando de um local onde o trabalho é executado periodicamente, vale a pena nos determos imediatamente em uma versão não volátil, embora barulhenta.
  4. Para o cuidado profissional de relvados naturais. Não há alternativas aqui - apenas modelos com motores de combustão interna funcionando a gasolina ou a partir de um cilindro de gás.
  5. Para processamento regular. Você pode escolher um modelo com dentes ligeiramente perfurados. Isso será suficiente para manter o gramado limpo e arrumado.
  6. Para cobertura negligenciada ou velha, solos argilosos. Se a aeração for feita de forma irregular, deve-se preferir imediatamente um modelo multifuncional como o cortador vertical: com facas e função para pentear a grama. Isso ajudará a arrumar até mesmo o gramado mais negligenciado.
  7. A embalagem é importante. Se falamos de versões elétricas ou a gasolina, vale a pena escolher desde o início um modelo com escarificador ou com uma alternativa em forma de escarificador. O fato é que o solo é compactado gradativamente ao rolar, o que significa que será necessário um corte completo a cada 1 a 2 anos (com retirada de parte das raízes e grama murcha). A presença de um coletor de grama também é uma grande vantagem para veículos com acionamento elétrico ou a gasolina e função de escarificador.

Tendo em conta estas recomendações, pode facilmente escolher um arejador para um relvado de qualquer zona, grau de preparação e prescrição de sementeira. Nem sempre é preciso muito para dar uma boa aparência ao seu gramado. Para quem gosta de cuidar do jardim de forma independente e regular, será interessante adquirir um arejador manual para começar para avaliar a sua eficácia na prática.

Como usar corretamente?

A aeração pode ser no outono ou na primavera, dependendo das características do gramado e das preferências pessoais do proprietário. Em solos argilosos, densos, pouco permeáveis ​​à água e ao ar, é realizada duas vezes. Muitas pessoas preferem realizar o procedimento na primavera, quando durante o tratamento é possível ao mesmo tempo fazer observações visuais do estado geral do gramado: identificar manchas carecas ou inchaços crescidos. A aeração de outono é realizada em setembro, pelo menos 2 meses antes da geada - tal intervenção será a mais suave.

Você deve cuidar do gramado, porque a programação é algo bastante arbitrário. Se a água não sair da superfície após a rega, as poças permanecerão - este é um sinal claro de que é hora de fazer a aeração fora de hora. É importante considerar que o efeito duradouro do procedimento aparece apenas após 2-3 temporadas.

As instruções para usar todos os tipos de arejadores são bastante simples - você só precisa seguir algumas regras.

  1. Cuide da segurança. Ao usar os modelos elétrico e a gasolina, é necessário usar roupas e sapatos fechados (botas de trabalho são adequadas), proteger as mãos com luvas e proteger o rosto com escudo ou óculos. As sandálias nos pés quando se usa um dispositivo mecânico em forma de plataforma também são usadas com o pé fechado, uma sola grossa é desejável.
  2. Considere as características do gramado. Às vezes, o processamento não é necessário 1-2, mas 3-4 vezes por ano; os gramados esportivos são completamente arejados mensalmente. É necessário realizar um procedimento não programado após um longo período de seca ou quando a área está alagada, antes da fertilização. O princípio básico é simples: quanto mais denso o solo, mais freqüentemente ele precisa de oxigênio adicional. Os relvados jovens começam a ser arejados apenas 3 anos após a sementeira com uma profundidade de raiz superior a 5 cm.
  3. Prepare o site. Tem de ser ceifado até 5 cm de altura, depois retire as ervas daninhas que vão aparecer após o corte. O gramado deve ser bem regado 3-5 dias antes do procedimento.
  4. Escolha o dia certo. Não é necessário executar aeração em clima quente. Se o trabalho for realizado no verão, vale a pena arejar à noite.
  5. Execute o processamento. Você precisa mover em linhas cruzadas com uma folga entre elas de 4-5 cm. A profundidade da punção, se houver um ajuste, é selecionada na faixa de 100-150 mm.

Depois de tratar o gramado com um arejador, é imperativo esperar alguns dias e, em seguida, quebrar os torrões de terra que caíram na superfície com um ancinho. Depois disso, rega-se o relvado, semeia-se a relva quando necessário, adiciona-se areia e fertilizantes.

Partindo aerador com motor de combustão interna

Para que a técnica comece a funcionar, deve-se seguir atentamente as instruções fornecidas pelo fabricante. Em geral, arejadores com motores de combustão interna são lançados de acordo com um princípio semelhante:

  • transferir a válvula borboleta para a posição desejada;
  • empurrar kickstarter;
  • aquecendo o motor;
  • comutação reversa do amortecedor para a posição de trabalho.

Não dê partida no motor sem abastecê-lo com óleo e combustível. Isso pode levar ao fato de que o motor simplesmente falhará e o equipamento precisará de reparos caros.

Como fazer isso sozinho?

O arejador é bastante fácil de fazer com as próprias mãos quando se trata do tipo mecânico deste dispositivo. A opção mais fácil são sandálias com unhas pontiagudas. Você pode fazer facilmente se tiver 2 peças de borracha grossa ou madeira compensada; para dar a forma desejada às solas, você precisará de um quebra-cabeça. Para espinhos, são necessários pregos ou parafusos autorroscantes de cabeça chata com comprimento igual ou superior a 100 mm; cintos de lona ajudam a fixar os sapatos nos pés.

O processo de trabalho consiste em 4 etapas.

  1. Fabricação de solados. Ele é cortado de materiais de sucata, separadamente para cada pé, a área deve ser maior do que o calçado comum - você pode levar sapatos para neve como base. No total, você precisará de 2 espaços em branco idênticos para cada perna.
  2. Instalação de espinhos. Você precisa pegar 1 peça em branco para cada perna e conduzir ou aparafusar 12-15 pregos, parafusos neles.
  3. Conjunto. Em cima das laterais com chapéus, coloque as segundas partes dos blanks, fixe-os. Isso evitará ferimentos no pé do operador se a presilha se soltar no soquete. Use uma serra de vaivém para cortar as alças dos fechos. Insira alças e fivelas.
  4. Sandálias prontas são usadas sobre botas normais e movidas pelo gramado. A grama não será afetada e o suprimento de oxigênio para as raízes será melhorado.

O rolo-ouriço é outra opção popular para um arejador caseiro feito à mão. Para fazer isso, você precisa de uma máquina de solda e sucatas de metal - toda a instalação é feita dessa forma. O princípio da criação é bastante simples: basta soldar os espigões ao tubo, colocá-lo num fuste rigidamente fixado à moldura, anexar uma pega. Um torno é útil para fixar durante o trabalho, cortar e cortar metal é fácil de executar com uma esmerilhadeira.

Como fazer um arejador com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário