Tudo sobre grama artificial

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Quando é usado?
  3. Visão geral da espécie
  4. Nuances de escolha
  5. Como colocar isso certo?
  6. De que outra forma você pode usá-lo?
  7. Revisão de comentários de clientes

Em todos os momentos, um tapete verde bem tratado em uma trama pessoal era considerado um ornamento, que não perdeu sua relevância até hoje. Além disso, nos últimos anos, cada vez mais pessoas começaram a quebrar gramados verdes para atividades ao ar livre, o que não só parece esteticamente agradável, mas também tem um efeito curativo. Devido às características do solo em algumas áreas, nem sempre é possível semear grama. E a grama artificial, nesses casos, é uma boa alternativa, que também tem seus prós e contras.

Vantagens e desvantagens

A vantagem indiscutível é a longa vida útil da relva artificial, que, com instalação e manutenção adequadas, será de cerca de 10 anos. Ao mesmo tempo, tendo gasto uma vez, você não terá que gastar tempo e dinheiro anualmente eliminando carecas no caso de sua formação. Quanto aos cuidados, limita-se à retirada das ervas daninhas no tempo (até que tenham crescido e não tenham espalhado sementes). Ocasionalmente, durante verões chuvosos com fortes rajadas de vento, pode ser necessária a limpeza com um aspirador de pó e detergente com uma escova. Os gramados artificiais são resistentes ao gelo o suficiente, o que permite que sejam inundados com água em invernos rigorosos e usados ​​como rinque de patinação

As desvantagens incluem um aquecimento bastante rápido do revestimento ao sol, que em um verão particularmente quente pode causar a liberação de toxinas que não são seguras para os humanos. Na grama artificial, sob a influência da umidade, os micróbios se multiplicam rapidamente, podendo entrar no corpo humano (se houver uma ferida profunda aberta). Com a instalação e operação adequadas, o gramado não durará mais de 10 anos e, se você não seguir as instruções e regras de uso, o revestimento caro terá que ser trocado mais cedo.

Em caso de poluição extrema, às vezes será necessário fazer um esforço para limpar a grama artificial. Mas, em comparação com a grama natural, a irrigação periódica não é necessária. Existem muitos prós e contras, mas há momentos em que um gramado artificial é a única forma possível de ajardinar um território.

Quando é usado?

A relva artificial é indispensável se não houver maneira de cultivar relva natural. Isso pode ser devido às características do solo (quando nele predomina argila ou areia). Além disso, o solo argiloso está sujeito a pisoteio rápido (quando os poços são formados sob a influência de certas cargas), o que não só complica o paisagismo, mas também parece inestético. Nesses casos os inventores da relva artificial previram a colocação de uma grelha de metal sob um rolo com relva, o que reduz significativamente a pressão no solo.

Há momentos em que surge a necessidade de projetar um gramado verde em um território previamente cimentado, o que também vai economizar energia e dinheiro. É muito mais barato colocar uma grama artificial sobre cimento ou concreto, especialmente porque a caixa não é necessária, em vez de tentar remover o revestimento existente. Além disso, a única oportunidade de plantar vegetação com grama artificial pode ser um caso associado à falta de luz solar.

E, nesses casos, não estamos falando apenas de um lado de sombra separado no local, mas de regiões inteiras onde há falta de calor (por exemplo, Sibéria). Nessas regiões, a grama natural não tem tempo de se deliciar com sua beleza por muito tempo, pois o calor chega tarde e o frio chega mais cedo. Quanto aos locais onde tudo está bem com tempo quente, antes de comprar um relvado deverá estudar todas as variedades disponíveis, que, com a escolha certa, irão prolongar significativamente a operação.

Visão geral da espécie

É produzida relva artificial em rolos. Dependendo da finalidade, a altura da fibra instalada no substrato pode variar de 10 a 60 mm. A própria pilha, que se assemelha a uma variedade de juncos curtos, é feita de fibras sintéticas: polietileno (semi-preenchido e não preenchido), polipropileno (preenchido).

Os rolos são produzidos de acordo com os seguintes parâmetros: largura da tira pode ser de 0,4 a 4 m, comprimento - 2 m, a altura do gramado depende da altura da fibra. Se necessário, você mesmo pode cortar as tiras do tamanho desejado.

Inicialmente, essa superfície sintética foi desenvolvida para atividades ao ar livre. Mas, recentemente, um tapete de plástico tem sido cada vez mais usado no país, onde caminhos podem ser usados ​​para decorar a distância entre as camas. Você pode colocá-los no chão de concreto perto da piscina.

Os relvados artificiais, em termos de funcionalidade, dividem-se principalmente em dois tipos.

  1. Utilizado como revestimento decorativo (não enchimento).
  2. Usado como cobertura no território destinado ao passatempo ativo (semi-preenchido e não dormindo).

A primeira variedade é caracterizada por grama dura e densa, de cores uniformes. Os relvados do 2º grupo apresentam relva bastante macia, a tonalidade da sua cor varia do claro ao escuro, o que imita uma cobertura natural. Relvados decorativos são usados ​​no quintal, no terraço.

No caso de gramados para quadras esportivas, a escolha deve ser feita em função do comprimento da grama. Para quadras de futebol e rúgbi, a grama é adequada onde o comprimento da grama é de 60 mm, para quadras de vôlei - 15-20 mm, para quadras de tênis - 6-10 mm.

De acordo com o método de assentamento, os gramados são divididos nos seguintes tipos:

  • semi-preenchido;
  • sem sal;
  • o preenchimento.

Semi-preenchido

Possui alta resistência ao desgaste, portanto, é mais frequentemente usado para cobrir parques infantis. Um gramado semi-enchido é feito de fibra de polietileno, que raramente se apresenta, os vãos são recobertos com areia de quartzo, o que aumenta a resistência do revestimento.

Graças ao forro de polietileno, o gramado é macio, o que minimiza a dor de uma queda.

Insaturado

Relvados não preenchidos são aquelas coberturas cuja relva é difícil de distinguir da natural, uma vez que é feita de finas fibras de polietileno. É utilizado para decorar pequenas áreas onde não há caminhadas frequentes e atividades vigorosas, pois o revestimento é caracterizado por uma rápida resistência ao desgaste. Devido à baixa resistência ao desgaste, o preço do revestimento é baixo, o que permite sua utilização em uma área bastante extensa.

Aterro

Fabricado em polipropileno, o que torna a capa a mais resistente e durável. Está instalado em locais de grande concentração de pessoas com carga bastante elevada (campos de futebol, campos de rúgbi). Força adicional é alcançada devido ao fato de que as lacunas entre as lâminas de grama são cobertas com areia de quartzo misturada com grânulos de borracha, a mistura está incluída.

Graças à combinação de areia e grânulos de borracha, o gramado é considerado o mais seguro, o que elimina a possibilidade de corte das vilosidades da grama ao cair.

Nuances de escolha

Antes de comprar, deve-se destacar que os fabricantes, para estender a vida útil de seus produtos, os dividem, dependendo do local de aplicação, em dois grupos:

  • para jardim;
  • para locais onde existe um telhado (piscina sob o telhado, etc.).

Para escolher o gramado certo, você precisa levar este fator em consideração, pois afeta significativamente a resistência ao desgaste. Os gramados projetados para resistir à umidade não se molharão com chuvas fortes, pois são feitos de forma que o excesso de umidade penetre instantaneamente no solo.E gramados que não foram projetados para isso logo se tornarão inutilizáveis ​​devido à estagnação da água.

Além disso, quando não foi possível obter uma área uniformemente plana, recomenda-se a escolha de uma cobertura com grama densa, que irá esconder pequenas diferenças.

Ao escolher a grama artificial, você não deve se guiar apenas pelo preço. Caso contrário, você pode comprar uma falsificação de baixa qualidade, que, após as primeiras geadas, rachará rapidamente e se tornará inutilizável. E também é imprescindível pedir às oficinas documentos sobre o relvado, o que é prova de qualidade e segurança. As marcas estrangeiras Condor, Daily Grass, Green Grass foram testadas pelos usuários e pelo tempo. Os produtos do fabricante nacional Optilon não são de qualidade inferior. A diferença ficará apenas no preço.

Como colocar isso certo?

A regra principal de colocar um gramado com as próprias mãos é preparar bem o solo, enquanto todo o trabalho deve ser feito em tempo seco. A preparação do solo envolve mais do que nivelar e remover ervas daninhas. Se o solo no local for suficientemente argiloso, com má transmissão de umidade, deve-se cuidar da instalação de um sistema de drenagem. Para isso, uma membrana especial é colocada no solo, que permite a passagem da umidade. De cima é polvilhado com brita, sobre a qual é colocado o substrato, sobre o qual, por sua vez, é colocada a cobertura do relvado. Em alguns casos, você pode se limitar a cavar trincheiras ao redor do perímetro do local, que são preenchidas com entulho e polvilhadas com terra.

Em regiões onde o solo contém misturas de areia suficientemente grandes, é impossível prescindir do uso de uma grade metálica especial, que evita o surgimento de buracos sob a influência de cargas pesadas sobre o solo. Se o território no qual o piso de grama artificial será colocado for de concreto, você pode começar imediatamente a colocar as tiras. Se a plantação não for pavimentada, antes de fixá-la ao solo é necessário nivelar a superfície, removendo todas as ervas daninhas.

Os especialistas recomendam tratar o solo com uma solução especial para evitar o aparecimento de ervas daninhas antes de colocar o gramado. As tiras do gramado enrolado se espalham em comprimento e se sobrepõem, o que permite que sejam excluídas durante o uso. Para a instalação, deve-se ter cuidado com as seguintes ferramentas.

  1. Uma faca de lâmina afiada e resistente.
  2. Espátula, a altura dos dentes deve ser de pelo menos 3 mm.
  3. Pá, ancinho e vassoura dura.
  4. Pá vibratória ou rolo manual para compactação.
  5. Martelo e pinos para base não concreta e buchas, martelo para concreto.
  6. Escova de borracha para remoção de resíduos de cola e fita métrica.
  7. Fita de encaixe, que é revestida com cola, para a fixação das tiras.
  8. Grade de gramado para a formação de caminhos. A sua utilização deve-se ao próprio estado do solo: não é necessário sobre uma base de betão. Se a base não for pavimentada, você deve cuidar de sua aquisição.

Assim que o solo estiver pronto, colocamos as folhas de gramado cortadas no tamanho desejado. Isso deve ser feito sobrepondo uma tira sobre a outra em cerca de 1,5 cm, sendo necessário cortar as camadas uniformemente, caso contrário, haverá o aparecimento de dobras. Pelo mesmo motivo, não se deve ter pressa em fixar o revestimento e, após o assentamento, aguardar 12 horas para que endireite.

Em seguida, procedemos à fixação, o que fazemos com cola ou grampos. Cubra as juntas das tiras com fitas de ligação, cuja largura varia de 25 a 30 cm. A fita também é fixada na cola, após o que é necessário andar com rolo de mão para melhor fixação.

É aconselhável fixar o relvado com um rebordo especial à volta do perímetro, caso contrário pode afastar-se das cargas. A borda também é fixada com cola. Os trabalhos iniciados no assentamento da relva não devem ser colocados em segundo plano, caso contrário, devido a uma possível diferença de temperatura, a fixação da cola será irregular, o que também provocará bolhas ou mesmo descamação periódica.

O toque final é encher o gramado com areia ou um granulador especial (se o gramado for preenchido ou semi-preenchido). O tamanho exato do grão é indicado nas instruções para o gramado selecionado. Depois de todo o trabalho feito, é necessário pentear o gramado com um ancinho, retirando os restos de cola e areia.

De que outra forma você pode usá-lo?

Com o desenvolvimento da arte relacionada com o design de edifícios residenciais, a relva artificial foi cada vez mais utilizada no interior. Parece original como decoração na parede - tanto na varanda quanto em um quarto decorado de acordo com todas as regras do estilo escandinavo branco como a neve, que identifica a conexão com a natureza. Em mãos habilidosas, as secções de relva artificial tornar-se-ão um material indispensável na confecção de figuras de topiária (figura de arbusto) tanto para chalés de verão como para decoração de apartamentos. A topiaria da sala não é apenas uma decoração, mas também dotada de propriedades mágicas (atrair dinheiro, se for uma árvore de moedas, etc.).

Às vezes, torna-se necessário usar grama artificial como piso em aquários onde as tartarugas são mantidas. Isso se deve ao fato de que à noite alguns animais gostam de mexer na parafernália do aquário (por exemplo, pedras), criando um ruído desagradável de trituração. O gramado também é usado como decoração de aquário, o que, na opinião dos usuários, cria muitos transtornos, já que toda a lama do aquário fica grudada na grama. Fora da cidade, cercas ou muros de um mirante, as varandas são feitas com grama enrolada, o que dá um charme especial.

Revisão de comentários de clientes

De acordo com comentários de clientes, principalmente residentes de verão, os gramados artificiais têm mais vantagens do que desvantagens. As vantagens incluem esses momentos.

  • Resistência suficientemente elevada ao gelo.
  • O revestimento dispensa, como a relva natural, manutenção regular e exaustiva.
  • Com a instalação certa, com apenas um investimento, pode desfrutar de um relvado verde quase todo o ano.
  • Ao caminhar descalço, as fibras macias de um gramado semicoberto têm um bom efeito de massagem, que é a prevenção da formação de pés planos em crianças.
  • A grama artificial é a única maneira de conseguir um paisagismo onde a grama natural não cresce.

As desvantagens incluem alto custo. Em média, é de 500 a 1200 por metro quadrado. Os usuários observam que os modelos de gramado baratos emitem um odor pungente e desagradável em um verão bastante quente. A área coberta com fibras sintéticas não permite desfrutar plenamente da vida no campo - falta-lhe o aroma da erva fresca.

Para obter informações sobre como colocar grama artificial no concreto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário