Tudo o que você precisa saber sobre grama
Um gramado bem cuidado é parte integrante de um projeto paisagístico cuidadoso. Por isso, atenção especial deve ser dada à seleção da mistura, ao plantio e aos cuidados com a grama. Hoje vamos falar sobre as variedades de culturas de grama e dar recomendações sobre sua tecnologia agrícola.
Peculiaridades
Se compararmos paisagem com belas-artes, então, em primeiro lugar, um gramado pode ser comparado a uma tela, contra a qual todas as outras culturas são plantadas e composições de jardim são criadas. Ele resolve uma série de tarefas importantes:
- enobrece o território de lotes pessoais, parques e praças;
- cria uma cobertura estética de um parque infantil ou desportivo;
- mascara áreas pouco atraentes da área local;
- fortalece encostas e solos montanhosos.
A relva aumenta o valor decorativo do local, protege o solo da erosão e restaura a fertilidade. E misturas de grama especiais para gramados esportivos permitem formar uma superfície resistente ao desgaste.
Existem requisitos estritos para relva:
- conformidade com o uso pretendido;
- aparência estética ao longo do ano;
- garantindo alta fixação da folha no caule;
- regeneração rápida;
- sistema radicular desenvolvido e ramificado;
- adaptabilidade ao corte frequente;
- resistência ao pisoteio;
- lealdade à umidade, seca e outros fatores externos desfavoráveis;
- impedindo o crescimento de ervas daninhas.
E, claro, a grama do gramado deve permanecer verde na maior parte do ano e em regiões quentes durante todo o ano. Os primeiros relvados surgiram no século XVI, constituindo-se numa espécie de elemento de transição entre a jardinagem rural e a paisagem urbana. Já no século XVII, foram plantadas para decorar as praças da cidade.
Os gramados modernos vêm em uma ampla variedade de soluções.
- Esportes - alta resistência ao pisoteio e a capacidade de se recuperar rapidamente são importantes para ele.
- Retrato - um gramado clássico com pequenas vielas dispostas no meio de plantas verdes. Tem um alto efeito decorativo, no entanto, não se destina a movimentos intensivos na relva.
- Jardim comum - combina boas características decorativas com resistência ao pisoteio.
- Shady - esse gramado é mais parecido com um gramado na floresta.
Visão geral dos principais tipos
No total, cerca de 40 gramíneas com diferentes parâmetros de germinação e características próprias da vegetação são utilizadas no arranjo dos gramados. Na maioria das vezes, a mistura inclui plantas da família dos cereais. Vamos nos deter na classificação dos mais comuns.
Meadow bluegrass
A cultura mais comum na disposição de esportes e gramados. Sua relevância se deve ao fato de que o bluegrass forma uma superfície densa e resistente ao desgaste. A planta tem apenas uma desvantagem - uma baixa taxa de germinação, os primeiros brotos aparecem apenas após 3-4 semanas. Por causa disso, a área plantada com bluegrass fica coberta de ervas daninhas. É por isso que geralmente é plantado junto com outras ervas, na maioria das vezes com azevém.
Bluegrass se distingue por lâminas largas e resistentes e um poderoso sistema de raízes. A planta é resistente ao pisoteio, pode crescer e se desenvolver com sucesso em áreas abertas e ensolaradas e resistir à seca de curta duração. Tolera facilmente as geadas de inverno.
Prefere solos neutros, precisa de fertilização.
Bluegrass comum
Outra despretensiosa variedade de bluegrass, que se destaca efetivamente contra o fundo de uma cobertura escura do campo, na composição de misturas de grama torna o design do local mais estético. A desvantagem é que o bluegrass comum não é durável, portanto, após 5 anos, você terá que plantar essa cultura novamente.
Para decorar um gramado em um local com sombra, é melhor dar preferência ao capim de carvalho bluegrass. É plantada entre edifícios, bem como noutras áreas pouco iluminadas pelo sol. A desvantagem da planta é que ela tem um sistema radicular subdesenvolvido, portanto não é recomendado amassá-la e cortá-la com frequência.
Capim timóteo
Cereal planta perene, cresce até 50-100 cm, com raízes rastejantes e encurtadas. A cultura se espalhou em pastagens e campos de feno, muitas vezes é incluída em misturas de grama barata.
Timóteo de folhas pequenas
A grama é capaz de crescer em áreas úmidas e frescas, tornando-a reconhecida como uma das culturas de gramado mais resistentes. A sua semeadura é relevante nas áreas onde a superfície da terra é inundada no inverno.
Azevém perene
Uma das culturas mais comuns na jardinagem, cresce rapidamente até 50-60 cm. Ele prefere um clima ameno e áreas baixas, no entanto, pode resistir a geadas de curto prazo de até -15 graus sem ser coberto por neve. Pode suportar temperaturas mais baixas sob a neve. Ela cresce e se desenvolve rapidamente em qualquer terreno úmido. Resistente ao pisoteio, caracterizado por uma alta taxa de rebrota de novos brotos, razão pela qual muitas vezes é plantada grama para arranjar gramados esportivos.
Festuca vermelha
A cultura tem muitas subespécies; variedades de rizomas são usadas principalmente para formar gramados. É caracterizado por alta resistência. Pode crescer até mesmo em solos pobres e inférteis e crescer com pouca irrigação. Graças a essas características, a festuca vermelha tornou-se um elemento indispensável em qualquer mistura de grama.
Festuca de junco
É considerada uma das plantas herbáceas mais resistentes ao calor e ao inverno. Forma poderosos arbustos perenes com raízes desenvolvidas e brotos parcialmente subterrâneos. Por isso, a planta se abastece de umidade e minerais mesmo em tempo de seca e ausência de rega, quando outras culturas param de crescer. Esta cultura mantém sua tonalidade verde brilhante, mesmo no calor do verão. A cultura cria raízes rapidamente, embora um pouco mais lenta do que o azevém.
Mostra alta resistência a doenças.
Festuca de ovelha
Cultura de base caracterizada pela resistência à seca de curta duração. Quando as partes da superfície e da raiz secam, ele não morre, mas cai em um estado dormente. Quando os parâmetros de teor de umidade são normalizados, o solo sai disso. Ela cresce lentamente, na primavera ela acorda antes do resto das gramíneas.
Grama pólo
Essa grama se espalha de forma bastante agressiva por todo o território. A planta libera raízes rasteiras e, assim, evita ervas daninhas. O rizoma é raso, então a grama não tolera nem mesmo uma seca de curta duração e requer irrigação sistemática.
Vassoura de campo fina
A planta forma arbustos fortes com rebentos encurtados subterrâneos e acima do solo. Uma planta perene com filamentos finos cresce bem em solos ácidos e pouco férteis, mas também pode ser cultivada em lugares escuros e em colinas acidentadas. Forma um gramado uniforme e denso, responde bem a cortes baixos. Pollevitsa se espalhou para decorar gramados decorativos, bem como campos de golfe.
Pé de galo
A cultura é pouco exigente para o solo, mas prefere terras argilosas e argilosas. Ela cresce mal em arenitos. Tolerante à seca, no entanto, a prolongada falta de rega pode não tolerar.Morre devido à umidade excessiva.
É caracterizada por baixa resistência de inverno, resiste mal às geadas do início do outono e do final da primavera. O gramado atinge seu pleno desenvolvimento no segundo ou terceiro ano, como parte do gramado mantém sua aparência por até 7 a 8 anos. Ela forma uma cobertura de grama na superfície, na maioria das vezes é plantada como uma monocultura. No decorrer da vida, ele libera substâncias tóxicas no solo que inibem o crescimento de outras plantas - isso leva à sua perda do plantio de grama em geral.
Festullolium
Planta híbrida obtida por cruzamento de azevém anual e ratazanas. É o principal agente formador de grama na construção de pavimentos de taludes em rodovias.
Ela cresce e se desenvolve bem em áreas de planície com um nível de umidade de 60-70% da capacidade total de umidade.
Trevo branco
O trevo é frequentemente usado em misturas com gramíneas finas, um gramado assim acaba sendo saudável e decorativo, mesmo sem o uso de fertilizantes de nitrogênio. O trevo cresce rapidamente, é resistente a condições externas adversas e pode resistir ao pisoteio. Porém, esta planta tem um inconveniente - após o corte parece desarrumada, porém, após 4-5 dias, quando a massa verde cresce, a planta volta ao seu efeito decorativo. A única exceção é a variedade anã, que está ganhando popularidade na jardinagem. Além disso, o trevo em flor é uma planta melífera, por isso atrai abelhas, vespas e outros insetos picantes.
Cálculo de quantidade
As sementes devem ser semeadas de acordo com as diretrizes regulamentares, caso contrário, o gramado não terá uma aparência esteticamente agradável como gostaríamos. Se houver menos sementes do que o necessário, a cobertura ficará heterogênea, "tufada" e não dará um gramado denso. Isso significa que será pouco resistente a ervas daninhas e pisoteio.
Se você colher um pouco mais de sementes do que o recomendado, as plantas sofrerão com a falta de nutrientes, e isso levará ao desenvolvimento de doenças. A taxa de semeadura depende das características do solo e do tipo de grama. Em média, 40-50 g de semente devem ser distribuídos para cada metro quadrado de terreno. Este parâmetro pode ser ajustado de acordo com o tipo de solo. Assim, em solos leves de densidade média, apenas 30-40 g / m2 é necessário, e em solos pesados, o consumo é aumentado para 60 g / m2.
Como ele cresce e se multiplica?
A maioria das lavouras de gramado são propagadas por semente e divisão. Se você deseja cultivar uma cobertura verde o mais rápido possível, deve comprar azevém ou festuca. Eles crescem rapidamente, após 1,5-2 meses os caules se fecham, formando um gramado elegante. No entanto, essas safras não crescem em um local por mais de 3-5 anos, portanto, depois de um tempo, novas plantas terão que ser plantadas.
Outras gramíneas, como bluegrass, formam um belo tapete exuberante, mas crescem lentamente. É por isso que as culturas de crescimento lento e rápido são combinadas na composição da mistura do gramado. Nos primeiros dois anos, tal gramado é formado devido à festuca e ao azevém de crescimento rápido, após 3-5 anos seus caules começam a morrer, mas nessa época o local já está ocupado por plantações de crescimento lento.
Assim, o gramado permanece atraente durante todo o período de desenvolvimento da grama. Você pode acelerar o crescimento excessivo do local cortando as plantas.
Ao cortar a parte superior, estimula-se o aumento do crescimento dos rebentos laterais - o que ajuda a eliminar as "carecas" do território.
Qual é a melhor erva para escolher?
A mistura para gramado é vendida em embalagens de 3 a 20 kg. A mistura de sementes deve ser selecionada com critérios importantes em mente.
- Finalidade do local - decidir como pretende usar o local - para pastagem de animais de fazenda, estabilização do solo nas encostas, como superfície decorativa ou esportiva.
- Nível de serviço - pode ser regular ou episódico.
- O volume e a qualidade da água necessária para irrigação.
- pH, nível de fertilidade do solo de drenagem.
- A quantidade de luz solar e sombra que o carpete da planta receberá.
- Taxa de crescimento, capacidade de regenerar tapete de grama.
- Características climáticas - algumas ervas toleram bem o calor do verão e as longas geadas de inverno, enquanto para outras são destrutivas.
Para todos os tipos de gramados, é importante que a grama esteja adaptada às características naturais e climáticas da região. Assim, algumas misturas de gramíneas são adequadas para as regiões do norte, outras para as do sul. Por exemplo, na Sibéria é melhor usar festuca, bluegrass e azevém. Essas ervas são ideais para invernos gelados e verões frios com alta umidade. No noroeste, é melhor cultivar festuca e azevém, pois são ideais para umidade variável na estação quente e para geadas prolongadas no inverno. Na zona climática de transição, é melhor dar preferência à festuca, bluegrass e zoísia.
Dependendo da finalidade do gramado, você pode plantar diferentes misturas de sementes. O gramado do canteiro parece mais impressionante. No entanto, ele precisa de cuidados completos. Para criá-lo, usa-se principalmente festuca de bluegrass, bem como grama dobrada.
Um gramado de jardim comum no país requer manutenção ocasional. Esta erva é resistente a geadas de curto prazo, umidade, doenças e pragas de jardim. Normalmente, a mistura inclui todos os tipos de festuca, azevém, salgueiro dobrado ou escapante.
Para campos esportivos, a resistência ao pisoteio vem à tona, pois as misturas de grama apresentam cargas intensas. Aqui, a escolha recai sobre o azevém e a relva torta; para as zonas infantis, uma combinação de azevém e capim-rabo é ideal.
Ao semear um gramado, legumes e knotweed podem ser incluídos na mistura de grama, o tapete mourisco é decorado com a adição de sementes de flores - centáurea, sino, papoula, camomila e linho.
É importante familiarizar-se com as características da mistura com antecedência, podem ser de vários tipos.
- Rápido - inclua ervas de crescimento rápido. Relevante ao restaurar coberturas de gramado pisoteadas. Os ingredientes principais são o timóteo, a festuca e o bluegrass. A desvantagem dessas safras é que elas têm vida curta e não vivem mais do que 4-5 anos.
- Shady - essas composições são plantadas em áreas mal iluminadas, seus principais componentes são azevém, festuca e bluegrass.
- Solar - essas ervas, ao contrário, amam o sol e preferem ficar sob seus raios o dia todo. Essas ervas incluem festuca, alfafa e bluegrass.
- Universal - crescer e se desenvolver rapidamente. Fornece uma cobertura verde exuberante na mais ampla gama de condições de cultivo. A curvatura é geralmente tomada como base, que tolera facilmente o calor e a seca prolongada e o frio prolongado.
Importante: certifique-se de verificar o prazo de validade e o período de armazenamento da mistura de gramíneas, pois a semente tem um período de germinação limitado.
Quando e como semear corretamente?
Existem várias maneiras de semear um gramado com as próprias mãos.
- Com o uso de uma semeadora. Primeiro, você deve colocar a quantidade necessária de sementes na semeadora e caminhar ao longo do terreno preparado. Para facilitar o trabalho de semeadura, é melhor marcar a área em quadrados e semear sobre eles, levando em consideração a taxa de consumo de sementes.
- À mão. Este método é o mais simples. A sementeira, neste caso, é efectuada primeiro ao longo e depois ao longo da área destinada ao relvado. Nesta técnica, as sementes são misturadas com areia na proporção de 1 a 3 e espalhadas uniformemente sobre o solo preparado.
- Usando uma lata. A semeadora pode ser substituída por uma pequena lata. Nele são feitos buracos, cujo diâmetro será ligeiramente maior do que o tamanho das sementes. A semeadura é feita por analogia com o método manual, com adição de areia de rio e movimentação ao longo do local ao longo e transversalmente.
A semeadura de grama pode ser feita em qualquer época do período vegetativo, ou seja, do final de abril a setembro. O ciclo antes do plantio leva de 4 a 5 semanas - isso deve ser levado em consideração ao planejar a semeadura de outono para estar a tempo antes do início das primeiras geadas.
A primavera é considerada a época ideal. O plantio é realizado após a temperatura média diária ser fixada em torno de + 12-15 graus. O sol suave garante alta germinação e exclui a morte de rebentos devido ao calor.
No entanto, durante este período, as ervas daninhas também germinam ativamente - atenção especial deve ser dada à sua remoção.
O plantio de verão atrai com a possibilidade de limpeza completa da área de ervas daninhas antes do plantio da grama. É necessário realizar o trabalho apenas de manhã cedo ou após as 18 horas, quando o sol não estará muito quente. Durante este período, é importante não permitir que a camada superficial do solo seque.
O plantio de outono é realizado 1,5-2 meses antes do início da geada, enquanto a temperatura é alta. Antes da semeadura, deve-se limpar a área de restos de capim velho, ervas daninhas, a compostagem é condição indispensável.
Ao plantar grama em qualquer época do ano, você precisa seguir as seguintes etapas de trabalho. Antes de semear, é necessário remover todos os detritos do local, arrancar os tocos e remover as raízes das ervas daninhas. Em seguida, o local é cavado até a profundidade da baioneta da pá, todos os pedaços grandes são quebrados e nivelados com um ancinho. As sementes são plantadas de uma das maneiras mais convenientes, depois varrem e regam novamente. O sistema de umidificação deve ser gotejamento, caso contrário as sementes são trazidas à superfície.
Cuidado
O cuidado da grama inclui vários tipos básicos de trabalho.
- Rega. Embora muitas gramas possam tolerar a seca, o gramado ainda precisa de irrigação regular para manter as cores brilhantes.
- Fertilização. Para que o relvado o encante com o seu aspecto durante muito tempo, necessita de uma alimentação periódica. Pelo menos duas vezes por ano, você precisa adicionar micronutrientes - nas safras da primavera precisam de compostos nitrogenados, e no outono - fósforo-potássio. Quando cultivada em solos esparsos, de vez em quando, você também pode regar a grama com compostos complexos.
- Aeração. Para melhorar o fluxo de ar para as raízes, é necessário furar o solo com um garfo de jardim a cada 10-15 dias.
- Remoção de ervas daninhas. Observe que nos primeiros anos após o plantio haverá muitas ervas daninhas. Eles crescem a partir de sementes deixadas no solo, carregadas por pássaros e animais de estimação. As ervas daninhas absorvem muita água e nutrientes do solo, o que prejudica a nutrição das gramíneas cultivadas e impede o seu crescimento.
- Um corte de cabelo. À medida que cresce, a grama deve ser cortada. É ideal que seu comprimento não ultrapasse 8 mm.
Dica: você pode usar grama cortada para cobrir os morangos.
Adendo
Muitos jardineiros estão se perguntando o que é melhor para cultivar em uma casa de verão, uma mistura de grama ou um monogason. A monocultura tem suas vantagens - a sombra e a estrutura do gramado parecem uniformes. No entanto, qualquer fator desfavorável pode piorar sua condição.
Na maioria das vezes, um monogazon é plantado em áreas com manutenção profissional e aumento da intensidade de uso. (em campos de futebol, campos de golfe, quadras de tênis). A mistura de grama não tem aparência uniforme, mas é mais resistente a fatores ambientais desfavoráveis. Isso ocorre porque as condições que são inaceitáveis para uma erva são facilmente toleradas por outras plantas. Esta opção é ideal para decorar relvados "com as próprias mãos", uma vez que será difícil para um não profissional avaliar todas as características do solo e do clima, bem como realizar com competência os cuidados nas zonas problemáticas.
Visão geral da revisão
Os gramados estão conquistando rapidamente gramados e lotes pessoais de casas particulares. Eles parecem atraentes e ao mesmo tempo deixam espaço para atividades ao ar livre. No entanto, cultivar esse tipo de gramado não é nada simples. Em primeiro lugar, você precisa estudar as características das diferentes ervas e escolher a mistura certa de ervas.
De acordo com análises de clientes, os materiais básicos de baixo custo estão crescendo rapidamente e são agradáveis à vista no início. Mas depois de uma ou duas temporadas, manchas carecas inestéticas aparecem no site - você tem que controlar. Isso acontece se gramíneas de grama curta ou mesmo anuais forem incluídas na mistura.
O cuidado com o gramado também merece atenção especial. Se você não seguir os requisitos básicos, muito em breve o gramado assumirá a forma de uma clareira na floresta coberta de vegetação. Na ausência de experiência de trabalho, é melhor dar preferência aos gramados laminados fornecidos por empresas agrícolas.
Para obter informações sobre como semear grama com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.