Tudo sobre cuidados com o gramado na primavera
Um lindo gramado verde é o orgulho de qualquer residente de verão. Mas para manter o gramado em boas condições, todas as vezes após o inverno você precisa alimentá-lo, tratá-lo, repará-lo e assim por diante. Vamos falar sobre o que deve ser o cuidado do gramado na primavera em nosso artigo.
Peculiaridades
O cuidado do gramado na primavera começa assim que a neve derrete. Se você vir uma crosta de gelo no chão pela manhã e à noite, tente removê-la do gramado. Para fazer isso, arme-se com uma vassoura ou um ancinho. Durante este período, o sistema radicular não tem ar suficiente e é muito importante fazer essa purificação para evitar a destruição das raízes. Quando a neve estiver derretendo, não permita que a água se acumule no gramado. Você pode fazer buracos no solo para que escoe mais rápido, livre a grama das folhas caídas ao longo do caminho. Todas as outras atividades são realizadas depois de o solo estar um pouco seco.
A preparação de um gramado enrolado após o inverno inclui as mesmas atividades de uma cobertura de semeadura convencional. De acordo com o esquema padrão, a grama podre, a palha e outros detritos são removidos, mas neste caso os movimentos devem ser mais cuidadosos para não prejudicar as raízes, que ainda estão enfraquecidas. Ao trabalhar com um ancinho, os movimentos são feitos exclusivamente na direção perpendicular.
Para que o revestimento do rolo requeira menos atenção na primavera, no inverno não é necessário socar a neve, retirando-a de outro local e jogando-a no gramado. Como resultado de tais ações, a grama pode ser danificada, além disso, estará sempre na crosta de gelo, o que é indesejável permitir.
Uma característica do cuidado da primavera para todos os tipos de gramados é a implementação obrigatória das seguintes atividades:
- pentear o gramado;
- aeração;
- restauração;
- curativo superior;
- rega;
- controle de ervas daninhas;
- cortando grama.
Vamos nos deter em cada ação separadamente.
Penteando
Você precisará pentear a grama, mas não se apresse para pegar uma ferramenta (ventilador ou ancinho comum, uma escova especial para limpeza e assim por diante). A escovagem é realizada exclusivamente em solo seco e com a relva também completamente seca. Aqui estão as diretrizes básicas para este processo:
- antes de trabalhar no gramado, é necessário fazer uma limpeza geral: retirar folhas caídas, outros detritos;
- você pode limpar o gramado com as próprias mãos usando um ventilador ou ancinho comum, é preferível usar um ventilador, pois os comuns podem arrancar as plantas, principalmente se o gramado for jovem;
- toda a grama endurecida é limpa do gramado e levada para uma caixa de compostagem ou coletada em uma pilha para incineração.
Se a área for grande, um método mecânico de verticulação (pentear) pode ser usado. Para isso, é utilizada uma técnica como o verticulador, que é um cilindro oco e muitos espinhos. Pentear é comparado ao primeiro cuidado emergencial do gramado após o inverno. Além de limpar, este procedimento solta a crosta da superfície endurecida. Bem, o sistema radicular respira mais fácil, ele obtém acesso total ao oxigênio.
A grama ganha vida a cada hora, e é muito importante não andar na grama por pelo menos uma semana e meia após a verticulação.
Aeração
Para colocar o gramado em ordem, depois de penteado, aeração é realizada, durante este processo, o solo é perfurado com dispositivos especiais (verticalizadores, escarificadores) ou forcados em diferentes profundidades: um gramado jovem é perfurado a um nível de 3-5 centímetros, e um revestimento mais antigo é processado mais profundamente - a um nível de 10 centímetros.
As raízes têm acesso direto ao ar e começam a se desenvolver de forma mais intensa. Existem máquinas versáteis que podem pentear o gramado e, em seguida, arejá-lo.Quando a área for pequena, pode-se usar um forcado (furar todo o caminho, pressionando como uma pá) ou sandálias-arejadoras especiais (sapatos com pregos).
Neste último caso, um acessório especial com alfinetes em forma de pregos é colocado nos sapatos. Desta forma, as crianças gostam muito de fazer este trabalho. A partir da meia-idade, pode-se confiar que eles andam com essas botas no gramado na primavera. Se você estiver lidando com solo mais denso, não se limite à aeração apenas na primavera.
Faça este exercício várias vezes por temporada, isso terá um efeito benéfico no desenvolvimento da cobertura verde e saturará o solo com oxigênio.
Top curativo
A cobertura deve ser uma parte importante do cuidado do gramado na primavera. Neste momento, como outras plantas, o gramado precisa ser alimentado com fertilizantes contendo nitrogênio. Isso ajudará o revestimento a ganhar uma boa massa verde. No decorrer da escavação, adicione nitrato de amônio ou ureia (ureia). Existem misturas especiais separadas para fertilizar gramados, você pode usar essas formulações complexas. Eles são trazidos durante as temporadas de primavera e verão.
É conveniente alimentar grandes áreas com fertilizantes complexos de ação prolongada. Depois de fertilizar o gramado dessa forma uma vez no início da primavera, você não precisa voltar a esses eventos no verão ou no outono. Muitos jardineiros preferem fertilizantes líquidos. Se você observar rigorosamente as proporções, há menos chance de queimar a grama do que na fertilização com formulações secas ou granuladas. Neste último caso, água abundante após a alimentação é importante.
A melhor opção são fertilizantes que se dissolvem facilmente na água e são aplicados junto com a irrigação. Eles regulam a concentração de oligoelementos na água, atingem rapidamente o sistema radicular e são altamente eficazes - o resultado dessa alimentação será perceptível após alguns dias. É importante distribuir fertilizantes uniformemente em todo o terreno, caso contrário a grama germinará em alguns lugares, e em outros ficará subdesenvolvida, e essa diferença será muito perceptível.
Para cuidar adequadamente do gramado nesta parte, você pode comprar dispositivos de alimentação especiais. Cuidar de um gramado enrolado (semeadura) também inclui alimentá-lo com fósforo e nitrogênio, o que estimulará significativamente o crescimento da grama na primavera. O gramado deve ser monitorado regularmente para evitar, por um lado, o esgotamento dos brotos e, por outro, o crescimento excessivo do local.
Restauração
Acontece que o gramado do país secou ou áreas separadas no local terão que ser restauradas. No primeiro caso, cavando o gramado antigo, pode-se semear a área com grama nova, renovando assim a cobertura. Pois bem, se a relva ficar amarelada ou houver manchas secas, o trabalho de restauro consiste numa alimentação adequada ou em cuidados intensivos. Pode-se reanimar cerzindo, ou seja, nos locais onde a grama secou, consertar o território e plantar um novo gramado. Esse trabalho é relevante, por exemplo, onde existem carecas. Retire a camada superior, solte o solo e semeie as sementes na área desejada. Em seguida, cubra o solo com uma fina camada de areia do rio (você pode polvilhar com composto) e compactá-lo.
Para a semeadura é importante selecionar o mesmo material de semente da semeadura principal, ou seja, é necessário selecionar o mesmo tipo de grama, é melhor que o produtor da semente seja o mesmo. Em áreas onde a grama não pode ser substituída (severamente danificada), remova a superfície velha e substitua o gramado danificado. Buracos no gramado podem ser reparados de várias maneiras:
- substitua por novos pedaços de grama de um rolo;
- cave arbustos de grama de outras áreas e transplante para o lugar certo;
- semear novas sementes do mesmo tipo de grama.
Na primavera, em condições climáticas favoráveis, as sementes germinarão em uma semana e os espaços vazios se encherão rapidamente de folhagem. Se você cobriu uma área recém-plantada com composto de cima, “penteie” com um ancinho em leque para uniformizar e não se esqueça de regar.Se você restaurar o gramado adequadamente, depois de um tempo, verá como sua cobertura fica verde de maneira uniforme. Bem, se você não fizer nada quando encontrar momentos problemáticos, não demorará uma hora em que perderá todo o gramado. A restauração não exigirá muito tempo e esforço, portanto, faça este processo se necessário.
Observe também que podem aparecer irregularidades no gramado durante o inverno. Encha essas cavidades com terra e certifique-se de que a grama cresça sobre elas, caso contrário, semeie-as com sementes.
Rega
Se as condições climáticas não trouxerem a quantidade necessária de umidade para o solo na primavera, é imperativo regar o gramado durante este período. Como o sol começa a aquecer cada vez mais o solo, não é recomendável regar a grama durante o dia, a grama pode ser queimada elementar. E a porcentagem de evaporação também é alta, então a eficiência da irrigação diária é mínima.
À noite, também é indesejável regar, pois está repleta de supersaturação de umidade, o que pode levar a doenças ou ao aparecimento de fungos. A melhor hora para hidratar o gramado é de manhã cedo (antes das 10:00). É importante que nenhuma poça de água permaneça no gramado após a irrigação.
Umedeça o solo em cerca de 13-15 centímetros. Você pode verificar de forma simples: pegue qualquer objeto pontiagudo na forma de um pedaço de pau e coloque-o no solo. Se estiver apertado na profundidade indicada, continue regando.
Controle de ervas daninhas e tosquia
No início da nova temporada, é importante começar o controle de ervas daninhas a tempo. Quanto mais cedo você entrar nesse negócio, mais garantias de que eles não crescerão, não terão tempo de dar sementes e espalhar. A maneira mais eficaz é arrancar manualmente as ervas daninhas junto com o sistema radicular. Mas se houver muita erva daninha no local ou o gramado for grande e não houver como manusear tudo com as mãos, então, produtos químicos especiais (herbicidas) são usados para se livrar das ervas daninhas. Na maioria das vezes, você deve realizar um tratamento contra camomila, dente de leão, banana-da-terra.
Normalmente, eles tentam puxá-los com as mãos ou remover as pontas durante o próximo corte da grama. Se notar manchas desagradáveis criadas por mofo ou fungo, deve tratar imediatamente essas áreas com preparações fungicidas. O musgo no jardim está se tornando um problema sério. Aparece por vários motivos: gramado sombreado, corte inadequado, aumento da acidez do solo e outros. É muito difícil lidar com musgo, mas tem que ser feito, caso contrário vai encher todo o espaço, incluindo edifícios.
Isso vai enfraquecer instantaneamente não só a grama do gramado; se o musgo se espalhar, vai afetar negativamente todas as plantas do jardim. Normalmente, a farinha de dolomita é usada contra a propagação do musgo, que é introduzido no solo. É aconselhável imediatamente, assim que os primeiros focos forem percebidos, processar esses locais com esta composição. E se a sua disseminação séria for permitida, você terá que tratar o local com produtos químicos, aqui não dá para viver sem eles.
No tempo seco, o gramado é tratado com produtos que contêm sulfato de amônio ou cobre.
Conforme o musgo fica preto, ele é removido da tampa. E para evitar que volte a espalhar-se, é necessário pentear regularmente a relva, fazer arejamento, alimentação regular e não cortar a cobertura demasiado curta. Aliás, a primeira roçada é feita quando a grama chega a 10 centímetros, é cortada ao meio. O primeiro corte é importante, pois afeta a densidade de crescimento, aumentando-a, o que tem um efeito positivo na qualidade da tela verde. Quão curto você corta seu gramado - não existe essa norma clara, isso depende do tipo de grama plantada e de suas preferências.
A taxa de crescimento excessivo também depende do tipo de gramado. A propósito, O corte estimula o crescimento da grama e mantém um gramado bonito, por isso também é essencial para a manutenção do gramado. A roçada é feita com equipamentos especiais.É necessário garantir que as lâminas da técnica estejam afiadas, caso contrário você obterá uma superfície rasgada. E lembre-se que a grama só é cortada quando a cobertura está seca e à noite. A grama molhada obstrui o cortador e resulta em um corte irregular.
Portanto, se você deseja ter um lindo gramado verde esmeralda, comece a manutenção adequada desde o início da primavera.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do seu gramado na primavera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.