Cuidados com o gramado em diferentes épocas do ano

Contente
  1. Regras de rega
  2. Como cortar?
  3. Fertilização
  4. Controle de doenças e ervas daninhas
  5. Outras atividades
  6. Trabalho temporário
  7. Possíveis erros

Arrumar um gramado é uma forma popular de decorar uma área local ou pública. Ao mesmo tempo, para que o revestimento gramado mantenha sua aparência esteticamente agradável, ele deve ser cuidado e cuidadosamente cuidado. As medidas de aliciamento (sua frequência, tipo e intensidade) devem diferir dependendo da época específica do ano. Hoje, em nosso artigo, falaremos com mais detalhes sobre como cuidar adequadamente do gramado em diferentes épocas do ano.

Regras de rega

A rega é o principal cuidado que o seu relvado necessita. A rega profissional é recomendada usando equipamentos e ferramentas especiais (por exemplo, pulverizadores). Para para regar adequadamente o gramado (no campo, em área pública ou próximo a casa), é necessário que o solo seja umedecido com 20 centímetros de profundidade. Quanto à regularidade da rega, este procedimento deve ser realizado uma vez a cada 2-3 dias (de preferência pela manhã). Apesar de a rega ser realizada regularmente, não deve ser excessiva. A umidade excessiva pode causar doenças fúngicas ou até mesmo apodrecimento.

A temperatura da água não deve ser nem muito alta nem muito baixa. Se você ignorar essa regra, a grama sofrerá forte estresse e perderá a capacidade de absorver nutrientes e minerais do solo, respectivamente, e morrerá com o tempo. Além disso, o procedimento de irrigação deve ser realizado diretamente com dispositivos especiais: mangueiras com difusor, aspersor ou aspersor. Essa regra se deve ao fato de que jatos diretos de água (principalmente de forte pressão) podem causar danos irreparáveis ​​às plantas.

Importante! A rega só deve ser feita se estiver a cuidar da relva da sementeira. A relva artificial não necessita deste tipo de manutenção.

Como cortar?

Para que o gramado fique o mais limpo e arrumado possível do ponto de vista externo, é necessário cortá-lo regularmente. Como regra geral, este procedimento é realizado uma vez a cada 2-4 semanas. No entanto, a frequência acima pode variar dependendo de quais safras são plantadas no gramado. Por exemplo, os cereais exigem aparas frequentes e o trevo raramente. Para cortar a grama (bem como para regar), é recomendável usar ferramentas especialmente projetadas, como aparadores ou cortadores de grama.

Quanto aos efeitos positivos deste procedimento, então, Além de melhorar o aspecto, deve-se destacar que, graças ao tosquia, é possível se livrar das ervas daninhas, além de estimular e ativar o crescimento da cobertura vegetal. Deve-se ter em mente que o procedimento de corte de cabelo em si é recomendado para ser executado apenas em condições estritamente definidas: em clima seco e frio.

Quanto à técnica de execução, os especialistas aconselham cortar a grama em várias direções: primeiro ao longo do local e depois ao longo.

Ao final do procedimento, é imprescindível retirar toda a grama cortada para não provocar o aparecimento de doenças. A altura máxima da grama cortada deve ser de 10 centímetros.

Fertilização

Se você deseja que sua cobertura de grama cresça e se desenvolva ativamente, é necessário certificar-se de que o solo em que ela cresce contenha nutrientes minerais suficientes. Se o solo, a este respeito, estiver esgotado, então fertilizante e cobertura também devem ser adicionados às medidas de manutenção obrigatórias.

Tradicionalmente, ao plantar um gramado, plantas especialmente projetadas (também chamadas de gramados) são usadas. Por sua natureza biológica, essas culturas são autótrofas, respectivamente, substâncias inorgânicas dissolvidas são os alimentos mais adequados para elas. Os mais importantes deles incluem elementos químicos como nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, manganês, sódio, ferro, zinco, cobre, boro e muitos outros. Além disso, hoje as lojas especializadas em jardinagem vendem fertilizantes complexos universais que atendem plenamente às necessidades do solo em que o gramado cresce.

Quanto à regularidade e intensidade da fertilização, deve-se ter em mente que esses indicadores dependem das características individuais do solo (acidez e alcalinidade, a quantidade de umidade) e das condições ambientais externas (temperatura do ar, condições climáticas).

Botânicos e jardineiros experientes afirmam que a aparência do gramado atesta a necessidade de aplicação de certos fertilizantes. Então, por exemplo, se você notou que a grama começa a ficar visivelmente amarela, então o nitrogênio deve ser adicionado ao solo. Além disso, existem regras sazonais para a fertilização - acredita-se que a primeira fertilização do ano deve ser feita na primavera.

Controle de doenças e ervas daninhas

Para além de todos os cuidados acima referidos, a sua atenção também deve ser dada ao combate às influências negativas do meio ambiente, nomeadamente doenças e pragas.

Então, se falamos de doenças do gramado, então na maioria das vezes elas surgem devido à falta de um oligoelemento tão importante como o ferro. Assim, para evitar doenças, o revestimento herbáceo deve ser tratado com sulfato de ferro. Este evento é especialmente relevante para solos inundados. Além disso, recomenda-se o uso de medicamentos especiais: Gazontrel, Lontrel, Magnum. Deve-se lembrar que o tratamento com produtos químicos deve ser feito com muito cuidado, observando todas as normas de segurança (use luvas e respirador).

As ervas daninhas mais comuns que crescem no gramado são os dentes-de-leão. Para se livrar deles, você pode usar um remédio popular bem conhecido - água fervente. Além disso, os dentes-de-leão podem ser combatidos com ácido cítrico.

Outras atividades

Os cuidados descritos acima são básicos e obrigatórios. Porém, além deles, a fim de para melhorar a aparência do gramado, bem como crescer e se desenvolver ativamente, você pode recorrer a medidas adicionais.

Aeração

A aeração é um procedimento que contribui para a saturação do solo com oxigênio. Além disso, melhora a absorção de minerais nutrientes. Os especialistas recomendam aeração 2 vezes por ano.

Para realizar este cuidado, utilizando um arejador mecânico ou uma almofada arejadora especial, o solo é perfurado a uma profundidade de 12-15 centímetros (na ausência de equipamento adequado, podem ser usados ​​garfos normais). Após aeração do solo, recomenda-se alimentá-lo.

Mulching

Esse procedimento pode ser chamado de protetor, pois evita um grande número de processos desfavoráveis: alagamento, oscilações de temperatura, ressecamento.

Para realizar a cobertura morta, uma camada de fertilizantes orgânicos deve ser aplicada na superfície seca do solo (e nenhuma compactação deve ser realizada com antecedência). A cobertura morta é recomendada no outono.

Escarificação

A escarificação, junto com a aeração, é um procedimento que areja o solo. Ao mesmo tempo, difere significativamente na técnica. Além do mais, a escarificação ativa o crescimento e o desenvolvimento da grama - ela se torna mais espessa e brilhante. Para realizar o procedimento, é necessário o uso de um dispositivo especial - uma faca escarificadora, com seu auxílio a terra é cortada para cima e para baixo.

Trabalho temporário

É preciso cuidar da grama de acordo com a programação, de acordo com o calendário. Nesse caso, é recomendável focar tanto nas estações quanto nos meses individuais.

Primavera

Na primavera, começam os principais trabalhos de cuidado do gramado. Em relação às condições meteorológicas e climáticas da maior parte do nosso país, o início da primavera (especialmente seu primeiro mês - março) é a época do ano em que as plantações e o apodrecimento do sistema radicular são prováveis. Respectivamente, o mais rápido possível, remova a neve e quebre a crosta de gelo (se houver).

Depois que o frio finalmente acabou (em abril ou maio), é necessário fazer a limpeza inicial dos detritos e das folhas do ano anterior. Tradicionalmente, uma ferramenta especial é usada para esses fins - um ancinho em leque. Após a colheita estar completamente concluída, você precisa esperar que os brotos apareçam. Quando atingirem a altura de 10 centímetros, você pode fazer o primeiro corte de cabelo, mas só precisa aparar de 1 a 2 centímetros.

O próximo passo é a fertilização. Recomenda-se o uso de misturas iniciais especialmente projetadas. Além disso, a rega é especialmente importante neste momento. São possíveis mais cobertura morta, arejamento e tratamento com fungicida.

Conselho util. Na primavera, todas as atividades de higiene devem ser realizadas com cuidado especial. Isso se deve ao fato do solo durante esse período ficar excessivamente umedecido, respectivamente, há grande probabilidade de causar danos irreparáveis ​​ao mesmo.

Verão

A rega é especialmente importante no verão. Para que o gramado não seque, você precisa calcular cuidadosamente a quantidade necessária de água. A hidratação da cobertura de grama deve ser feita 2 a 3 vezes por semana. Além da rega, a tosquia é de grande importância.

No verão, é preciso controlar com cuidado as ervas daninhas (que nesta época ainda são "jovens"), além disso, devem ser arrancadas manualmente. Isso se deve ao fato de que o uso de misturas químicas pode danificar o próprio gramado. Além disso, recomenda-se a aplicação regular de fertilizantes e adubos, graças aos quais o solo ficará saturado durante todo o ano. Também é importante realizar a escarificação no verão.

Outono

Todas as atividades de higiene do outono devem ter um único foco, o objetivo é preparar o gramado para a estação fria.

Logo no início do outono (ou seja, em setembro), é necessária a aeração, após a qual o solo deve ser preenchido com fertilizantes e curativos. A escolha ideal neste momento será complexos de fertilizantes de fósforo e potássio. Sua ação está diretamente relacionada ao fortalecimento do sistema radicular das plantas.

Também é importante ter em mente que a regularidade e intensidade das mudanças de rega no período de outono - elas são feitas apenas uma vez por semana (embora na maioria das vezes vale a pena focar nas condições climáticas da região em que você vive).

Se no período de primavera-verão algumas partes do gramado estiverem vazias, então a semeadura das plantas é realizada precisamente no outono. Após este procedimento, é proibido caminhar no gramado.

Inverno

O inverno é o período em que o gramado precisa de uma manutenção simples e mínima. Depois de concluídas todas as medidas preparatórias, você só precisa cuidar de uma coisa - para que a superfície do local não seja sujeita a qualquer dano.

Assim, um gramado é uma cobertura gramada que precisa de manutenção durante todo o ano. Deve-se ter em mente que, dependendo da época, as medidas de higiene mudam.

Possíveis erros

No decorrer dos trabalhos de manutenção do relvado plantado, vale a pena seguir as recomendações dos especialistas e observar uma sequência de acções estritamente definida. Neste caso, atenção especial deve ser dada ao estado do sistema radicular da planta.

Jardineiros inexperientes e iniciantes muitas vezes cometem um erro no processo de cálculo do material de plantio para semear a cobertura do gramado. A este respeito, como resultado, as mudas no gramado podem ser fracas, às vezes chamadas de manchas carecas aparecem. Devido a essas deficiências, o gramado ficará desleixado e não bem cuidado.

Outro equívoco é a falta de preparo preliminar do solo ou a área inicialmente selecionada incorretamente. Nesta situação, você deve alimentar ou fertilizar a terra com cuidado, mas não será capaz de lidar completamente com esse problema.

Além disso, muitas vezes, ao cumprir os requisitos das medidas de manutenção, os jardineiros seguem a técnica, mas não aderem à regularidade necessária, o que também prejudica o estado e o aspecto do relvado (por exemplo, pode ser amarelo).

Como cuidar bem do seu gramado na primavera, veja o próximo vídeo.

2 comentários

Meu gramado está crescendo há 8 anos. Eu praticamente não cuido dele, às vezes eu roo e rego.

0

Dia bom! Estávamos no jardim de infância, no parquinho, fizemos um gramado estendido. Crianças e adultos estão muito felizes.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário