Tudo sobre molhar seu gramado

Contente
  1. Sinais de falta de umidade
  2. Quando e com que frequência regar?
  3. Visão geral do equipamento
  4. Rega

Regar a relva é uma medida importante para o cuidado adequado do local. O não cumprimento das regras de humedecimento da relva pode levar à morte da superfície verde, o que tornará imediatamente o seu território pouco atraente em termos de paisagismo.

A umidade suficiente permite que a grama útil acumule força para resistir a doenças, superar ervas daninhas e, finalmente, dar à área ao redor da mansão uma aparência esteticamente bonita e bem cuidada. Vamos explicar em detalhes como estabelecer a irrigação ideal da superfície verde.

Sinais de falta de umidade

Sem água, nem uma única folha de grama crescerá - todos sabem disso. Observe como, em um ano seco, os gramados próximos a rodovias, ao redor de prédios altos ou em parques onde o sistema de irrigação não está instalado, perecem. Deve-se notar imediatamente que a umidade excessiva para gramados laminados não é normal. O alagamento do solo leva ao desenvolvimento de fungos e ao aparecimento de patógenos. Mas a falta de água no solo levará à morte da grama. Se, por exemplo, o bluegrass assume uma tonalidade cinza-azulada, é necessário eliminá-la com urgência. Caso contrário, a grama seca enrolar-se-á e secará. Você vê essa foto? Ligue imediatamente o abastecimento de água do gramado para reanimá-lo.

De que outra forma entender que o gramado precisa de umidade? Proprietários experientes determinam a condição de um revestimento com base na firmeza da grama. Lâminas de grama suculentas e bem umedecidas, mesmo depois de pisar nelas, recuperam rapidamente sua forma. Mas a grama seca não fará isso.

Portanto, se pelo menos 1/3 do gramado parecer amassado depois de caminhar sobre ele, é hora de renová-lo e providenciar um chuveiro para ele. Na maioria das vezes, a própria grama tenta "transmitir" ao dono que é hora de molhá-la.

Resta apenas prestar atenção aos seguintes sinais:

  • dobragem e murchamento de folhas de relva;
  • o gramado é pisoteado (leva muito tempo para retornar à sua forma original depois de caminhar sobre ele);
  • a grama verde adquire uma tonalidade marrom;
  • o amarelo aparece no gramado;
  • uma cobertura com manchas calvas é um sinal claro de falta de umidade no solo.

No gramado velho, o murchamento da grama é mais perceptível. É especialmente necessário monitorar a irrigação da erva-azul-comum e da grama branca dobrada. Não é tão extravagante, mas ainda não se esqueça de hidratar a grama e o joio do prado em tempo hábil. Mas se você se esqueceu de regar a festuca a tempo, ela está pronta para aguentar enquanto você se lembra. Para gramíneas resistentes à seca, a falta de água não é uma situação catastrófica. Eles sobrevivem mesmo quando as raízes e folhas secam. A própria planta entra em estado de dormência e assim que recebe a tão esperada "bebida", começa a se recuperar.

Mas, ainda assim, esse estado de coisas não deve ser permitido, uma vez que o aparecimento de folhagem durante a seca deixa muito a desejar em qualquer caso: é improvável que você goste de uma cobertura desbotada e amarelada. É melhor fazer tudo na hora certa e responder aos sinais da grama.

Quando e com que frequência regar?

Em teoria, a rega do gramado deve ser feita quando o solo está com 10 centímetros de profundidade - na prática, você não vai vasculhar o solo todas as vezes para estabelecer esses centímetros. Portanto, o ponto de referência é a aparência do gramado: a grama fica sem graça, mudou de tonalidade para cinza ou marrom, perdeu a elasticidade, é necessário ligar o sistema de irrigação. No verão, no calor, é preciso ficar atento aos gramados enrolados, principalmente os que foram assentados recentemente.Ao contrário dos relvados semeados, a zona das raízes está localizada na camada superior, pelo que tal cobertura sofrerá com a falta de humidade.

Se o gramado ainda não teve tempo de se prender bem ao solo, então, nesses lugares, a grama instantaneamente ficará amarela, se não for regada a tempo. A frequência da rega, é claro, depende principalmente do clima e, em segundo lugar, do tipo de solo em que a grama é semeada ou o rolo verde é colocado. Em clima frio com nebulosidade variável, a rega pode ser feita 1 vez em 7 dias, e talvez até às 10. Em clima quente e seco e em solos arenosos soltos, você precisará umedecer o maciço verde todos os dias. É necessário começar a regar na primavera, quando está 12-15 graus Celsius lá fora. Em condições frias de +10 graus, a irrigação será ineficaz e talvez até destrutiva para um gramado que não é forte depois do inverno. Por hora é melhor regar à noite (16h-18h), depois não é mais recomendado - a grama precisa de tempo para secar.

Se ficar úmido a noite toda, isso afetará as condições da capa - logo antes da doença fúngica. E no calor, recomenda-se regar de manhã (6h00-9h00) e à noite, mas em nenhum caso durante o dia no próprio calor. A irrigação no calor é prejudicial para as plantas. A rega diurna é permitida apenas em dias nublados ou em uma estação quente de outono. Caso contrário, a grama molhada sob o sol escaldante pode queimar. A rega é interrompida completamente em outubro, na véspera da primeira geada.

Você é guiado pelo clima: é melhor desligar o sistema de irrigação mais cedo - em uma ou duas semanas - para que a geada retenha forte umidade no solo.

Visão geral do equipamento

O equipamento de irrigação é escolhido com base na área da área verde, a localização do gramado, sua forma e outros indicadores. Pode ser automatizado ou na forma de ferramentas de irrigação manual. Vamos examinar mais de perto os elementos mais comuns.

Regadores

De um regador você vai derramar uma pequena camada, mas vai exigir muito esforço. Este é um processo muito demorado. Se houver água corrente no local, é melhor simplificar sua tarefa e usar outros métodos. Mas não esconda o regador do jardim. Será necessário para regar áreas problemáticas, bem como locais onde a mangueira não chegará ou o jato não chegará.

Mangueiras

A irrigação por mangueira é uma abordagem simples e versátil para irrigar gramados domésticos. Pode ser usado se houver um reservatório próximo ou abastecimento de água no local. Na primeira versão, isso pode ser ajustado por meio de uma bomba (aliás, também pode bombear água do recipiente). Na segunda, você pode prescindir da automação e comprar vários bicos para a mangueira.

É melhor comprar pulverizadores de jardim especiais. Com esses dispositivos, você pode regar o gramado de maneira rápida e eficiente sem perder tempo e, o mais importante, a umidade será distribuída uniformemente por todo o conjunto. Esses sistemas são de vários tipos.

  • Estacionárioquando a mangueira é instalada no subsolo e a irrigação é feita por bicos retráteis. Ao trocar os bicos que se elevam acima da superfície do solo na hora da irrigação, eles recebem um jato de força e forma diferentes.
  • Móvelquando as mangueiras podem ser movidas de um lugar para outro. Este tipo inclui um projeto de mangueira de gotejamento com pequenos orifícios ao longo de todo o seu comprimento.

Tudo depende das capacidades e preferências do proprietário, de sua riqueza material, bem como da configuração do arranjo verde. Para gramados enormes, uma instalação subterrânea é adequada.

Para projetos pequenos e estreitos, mas de gotejamento longo, para revestimentos redondos e ovais - com bicos de jato pulsante.

Sprinklers

O aspersor faz jus ao seu nome - é um dispositivo que transforma um poderoso jato de água de uma mangueira em chuva através de bicos-difusores e bicos-bicos pulverizadores especiais. Tal instalação amolece o poderoso jato e não permite que ele destrua a superfície de revestimento. É verdade que, com essa irrigação, a água evapora: as menores gotas de água são intemperizadas. Mas se instalar vários aspersores circulares numa pequena área, então, para além da excelente rega da zona, também obterá prazer estético, usufruindo das “fontes” do seu quintal.

O aspersor rotativo permite ajustar o riacho e definir a distância, por exemplo, para não inundar caminhos, balanços e outros objetos. Existem também aspersores oscilantes e oscilantes. Eles foram inventados para gramados quadrados e retangulares. Através deles, você pode ajustar o alcance e a intensidade da irrigação.

De outros

Um sistema de irrigação automático ajudará a manter a cobertura de grama em ordem. É instalado antes do planejamento da semeadura ou colocação da grama - isso se deve ao fato de que tubulações, mangueiras precisam ser colocadas no subsolo, bombas, aspersores, sensores de chuva, tensiômetros e outros elementos precisam ser instalados. Diferentemente dos sistemas simples de mangueiras que operam com jato d'água, para os quais basta abrir a torneira, o sistema de autogeração necessita de energia elétrica, ou seja, escolha um local conveniente para encontrar a saída e todo o fornecimento de energia.

O autowatering pode ser controlado por um programa de computador, o que facilita muito não só o processo de irrigação em si, mas também o controle. Você só precisa selecionar o programa desejado. É melhor convidar especialistas para calcular e instalar esses sistemas. Apesar de tal sistema ser muito mais caro, terá uma boa recompensa durante a operação, pois menos água é gasta com a irrigação automática.

Eficiência, baixo consumo de energia e ao mesmo tempo irrigação de alta qualidade e sempre em bom estado - o que observam os proprietários de tais sistemas.

Rega

A primeira pergunta sobre o cuidado com a superfície verde que preocupa os iniciantes: na hora de regar o gramado, quanto custa por 1 m2? Portanto, depende da composição do solo e do grau de secagem. O consumo médio para irrigação de um metro quadrado dessa matriz é de 10 a 20 litros de água. Se você rega com as próprias mãos e encher o regador com água fria de poço, não comece a trabalhar imediatamente, deixe a temperatura da água igualar a temperatura ambiente, para que os brotos verdes fiquem menos "estressados". O mesmo se aplica à água, que às vezes se acumula na mangueira sob o sol - deve ser drenada para não queimar a grama.

A propósito, conhecendo a área do gramado e quantos litros seu regador (seu volume), você pode calcular muito facilmente quanto seu gramado irá "beber". UMA quando os aspersores forem instalados, para irrigar adequadamente a grama, pode-se fazer o cálculo da seguinte forma:

  • distribuir vários potes de vidro de 0,5 litro sobre a área;
  • iniciar a rega e monitorar o nível de enchimento das latas;
  • o enchimento ao nível de 1,3 centímetros mostra que já vazaram 10 litros em 1m2;
  • o enchimento ao nível de 2,5 centímetros mostra que 20 litros vazaram em 1 m2, e assim por diante.

Não há necessidade de “brincar” com os frascos todas as vezes - uma vez que será o suficiente para organizar adequadamente o esquema de irrigação no futuro: conte quanto tempo levará em diferentes posições do aspersor para encher os frascos até um determinado nível e, focando neste tempo, simplesmente mova a unidade para um local diferente.

Em solo argiloso, a taxa de irrigação é reduzida, pois a argila retém bem a umidade. Onde houver solo arenoso solto, é necessário regar com mais frequência e aumentar a taxa. Se você mora na faixa do meio, para irrigar seu gramado, use de 20 a 40 litros de água por 1 metro quadrado de área. Lá, a precipitação é uma ocorrência rara e, portanto, é necessário regar em abundância. Proprietários experientes acham melhor irrigar seus gramados com menos frequência, mas vigorosamente, em vez de aos poucos. Porém, é necessário observar com moderação, certificar-se de que a água não se acumule na superfície, não deve haver poças após a rega.

Uma abordagem especial deve ser tomada para irrigar gramados sombreados. Alguns estão inclinados a acreditar que tais revestimentos precisam ser regados com muito menos freqüência do que aqueles que estão sob o sol escaldante. Isso é verdade, mas essa regra só funciona para gramados localizados na zona de sombra de edifícios de outras estruturas, mas não aqueles onde a sombra das árvores cai. Um gramado protegido por árvores ou arbustos exige ainda mais bebida. É necessário regar esses trechos com mais freqüência e mais abundância do que outros, porque as raízes das árvores e de outra vegetação, na luta por umidade e elementos úteis, secam muito a terra. O gramado pequeno nem sempre ganha essa competição.

Ao molhar o gramado, não confie nas previsões dos meteorologistas. Mesmo se houver previsão de chuva, a rega programada não deve ser cancelada. É mais difícil para a água da chuva romper a crosta formada em solo seco, portanto, em qualquer caso, é aconselhável irrigar o solo, mesmo quando se espera a precipitação há muito esperada. Bem, se você estiver saindo de férias, certifique-se de designar alguém para regar regularmente seu gramado.

Pode organizar a rega automática - este é um sistema ideal nos casos em que os proprietários se ausentam por muito tempo. O sistema só precisa ser programado e você pode sair de casa tranquilo, sabendo que sem você o revestimento verde não sofrerá.

Para obter informações sobre como regar o gramado com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário