Como afiar uma trança?
A foice é uma ferramenta indispensável em uma casa particular. Independentemente de qual aço é usado na fabricação de uma faca, mais cedo ou mais tarde ele se torna cego e a ferramenta precisa ser afiada. Como fazer isso corretamente, aprendemos com o artigo.
Regras gerais
A qualidade do trabalho executado depende de quão corretamente a trança é afiada. Afie a trança com uma barra longa. Com a mão esquerda, segure a ferramenta pela ponta e com a mão direita mova-a ao longo da lâmina, delineando arcos à direita e à esquerda. Para evitar que a lâmina seja apagada em uma direção, conduza a mesma em ambos os lados. A barra não segura com muita força na mão.
A pedra da ferramenta é mantida em água com a adição de vinagre ou ácido sulfúrico. A lâmina fica mais afiada, mas também cega mais rápido.
Espancamento
A capacidade de corte da foice é determinada pela espessura da camada de metal na extremidade da lâmina. Assim, antes da afiação final (finalização com uma barra), deve ser batida. Para lascar ou rebitagem, um dispositivo especial é usado - o "cabeçote". É cravado em um toco de madeira, e antes é melhor colocar uma arruela de metal ou porca sob ele para que não caia na árvore.
Os golpes do martelo durante a batida não devem ser retos, mas com uma leve extensão. Em outras palavras, você precisa não apenas socar de cima para baixo, mas também puxar o martelo para trás para fazer o metal esticar.
Se a trança não foi rebitada por um longo tempo e toda a camada foi apagada, então grandes esforços terão que ser feitos ao bater. Deve-se notar que este processo é bastante longo e trabalhoso. Isso achata o metal e se torna muito fino. Essa camada de lascas (picadas) deve ter 3 milímetros ou mais. Embora deva ser fino, você não deve se deixar levar, caso contrário, o metal pode simplesmente quebrar e você obter entalhes. Além disso, ao cortar, esse ferrão dobra muito rapidamente e torna-se cego, especialmente se você cortar a vegetação áspera.
Você pode vencê-lo com suas próprias mãos, removendo a trança do bastão. No entanto, é permitido fazer isso junto com a trança. Isso não é uma questão de princípio. Durante a rebitagem, a trança deve ser levemente pressionada contra o “cabeçote” com o polegar para que não salte. Conforme você se move em direção ao final, a base pode ser apoiada em um joelho, criando assim um suporte adicional. Depois de concluída a rebitagem, basta retirar as rebarbas de ambos os lados da ponta com uma barra regular.
Nitidez
Para a limpeza manual com uma esmerilhadeira, segure o disco na área do calcanhar e conduza-o ao longo da lâmina, a seguir até a borda. Isso precisa ser feito várias vezes para obter um ângulo de nitidez constante.
Se aparecerem rebarbas em qualquer parte da aresta de corte, a limpeza está concluída, você precisa parar de afiar e é hora de iniciar o processamento. Para fazer isso, use uma lixa.
Em casa, você pode ajustar a nitidez da trança de alta qualidade. É importante que o ângulo seja o mesmo do recorte, porque mudando ligeiramente, pode-se, ao contrário, embotar a trança.
Recomendações
Assim que o bloco sai da aresta de corte, seus grãos abrasivos deixam marcas, ou seja, a menor lima de dentes. Na verdade, esse é o propósito de afiar. Os dentes são direcionados do calcanhar ao nariz. Quanto mais finas as partículas abrasivas, mais finos são os dentes. A forma final será em cunha e quanto menor for o comprimento e quanto maior for a base, maior será a resistência à flexão.
Os dentes ajudam a cortar a grama durante a operação. No entanto, com o tempo, eles inevitavelmente se deformam e dobram. Como resultado, a lâmina de corte fica mais espessa e a lâmina da faca cega.
As tentativas de afiar a ferramenta com uma barra farão com que alguns dos dentes curvos voltem ao lugar, mas o resto ainda tritura. Afinal, a lâmina de uma faca onde o metal era mais fino esgota-se muito rapidamente, o que significa que depois de um tempo a lâmina ficará grossa novamente.
Existem mestres que conhecem essas nuances e, portanto, se aprimoram com o musat. É uma barra de aço perfeitamente lisa. Com a ajuda do musat, é fácil dobrar os dentes enrugados e restaurar a nitidez da faca. Mas esta também é uma solução temporária.
Durante a operação, os dentes quebrarão e a lâmina ficará mais espessa. Em algum momento, você inevitavelmente terá que afiar a faca com uma barra para que a lâmina recupere sua antiga sutileza e agudeza. E depois de um tempo, será necessário corrigir tudo novamente com musat. Uma maneira razoável de sair dessa situação seria usar regularmente as duas ferramentas.
Se você processar alternadamente a lâmina da foice com uma haste e depois com musat, a vida útil da ferramenta de metal aumenta significativamente e pode levar várias semanas antes do próximo afiamento.
A esmerilhadeira também é uma boa ferramenta de afiação, mas na hora de usá-la vale a pena dedicar mais tempo à segurança. Precisamente porque a lâmina da foice é muito estreita, é difícil de afiar com um disco, pode voar a qualquer momento, por isso é aconselhável recorrer a este método apenas como último recurso.
Quem usa constantemente a ferramenta descrita deve ter sempre à mão uma pedra de amolar de alta qualidade.
Para obter informações sobre como afiar uma trança, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.