Como se livrar das ervas daninhas do gramado?
Cuidar de um gramado verde é um processo bastante trabalhoso. Além de regar e cortar regularmente, requer controle constante de ervas daninhas. Por causa deles, as gramíneas cultivadas recebem menos água e nutrientes do solo, e o gramado torna-se heterogêneo. A maneira mais fácil é usar herbicidas, métodos populares e aderência às regras básicas da tecnologia agrícola dão um bom efeito.
Tipos de ervas daninhas e as razões de seu aparecimento
As ervas daninhas são gramíneas anuais e perenes que estragam a cobertura decorativa do gramado. As mais perigosas são as gramíneas rastejantes - elas crescem rapidamente e preenchem todo o território livre.
As ervas daninhas são resistentes à seca e à geada, atraem pragas e sugam micro e macroelementos úteis do solo.
Na maioria das vezes, vários tipos de ervas daninhas crescem em gramados.
- Dente-de-leão - herbácea perene com um poderoso sistema radicular, atingindo 50-60 cm de profundidade. Chapas de folhas dissecadas, coletadas em grandes cestos. A floração começa em abril e vai até julho. Os frutos são aquênios, são transportados por uma rajada de vento por todo o território do local.
- Urtiga - planta com 60-200 cm de altura, as partes aéreas são cobertas por pêlos que picam. Devido ao poderoso sistema radicular, forma densos matagais.
- Trevo - perene com brotos ramificados. As placas das folhas são arredondadas, trifolioladas. As inflorescências são brancas ou rosadas, em forma de bola. A floração continua durante todo o verão. No inverno, muitas vezes congela, deixando defeitos na forma de manchas carecas feias no gramado verde.
- Grama de trigo rastejante - uma planta perene que cresce até 1,5 m. As raízes encontram-se a uma profundidade de 15-20 cm. A planta retira muita umidade do solo, absorve nutrientes, esgotando assim o solo.
- Cupim - uma planta rasteira anual. Ela surge imediatamente após o derretimento da neve, a floração dura até a primeira geada. Isso leva à formação de uma grande quantidade de sementes, o que dificulta muito o controle dessa erva daninha. Uma planta pode trazer até 15-20 mil sementes por ano, e elas permanecem viáveis por 3-6 anos.
- Mary White - uma erva anual com alta taxa de crescimento. Cresce até 2 metros, ramifica-se bem. Um sistema radicular desenvolvido retira muita água do solo.
- Botão de ouro rastejante É uma planta perene com rizoma curto mas ramificado. Os caules crescem até 15-50 cm. As flores têm cinco pétalas, amarelas.
As ervas daninhas causam grandes danos ao dossel verde e, se não forem contidas, podem destruir completamente as gramíneas cultivadas. Todas as ervas daninhas são resistentes e competem com a grama do gramado por espaço, micronutrientes, umidade e luz solar. Como resultado, a grama cultivada desbota, torna-se letárgica e, com o tempo, é completamente deslocada.
Métodos mecânicos de luta
As medidas contra as ervas daninhas no gramado devem ser realizadas de forma sistemática - as mudas dessas plantas são carregadas pelo vento, pelos pássaros e também pelos animais de estimação. Eles podem chegar ao local com fertilizantes orgânicos e mistura de solo importada. Para remover todas as ervas daninhas do território, é necessário fazer o tratamento várias vezes por safra, é aconselhável alternar métodos diferentes.
Remoção de ervas daninhas
A primeira capina do relvado é efectuada 3 semanas após a sementeira. Neste ponto, os rizomas das ervas daninhas ainda estão pouco desenvolvidos, então você pode retirá-los facilmente com a mão. Dentes de leão, banana-da-terra, botões de hera e outras ervas com um sistema radicular denso podem ser desenterrados com uma colher estreita. A remoção de ervas daninhas é um dos métodos mais eficazes de controle de ervas daninhas, mas também o mais demorado.
Retirar o excesso de grama deve ser feito durante a estação de crescimento. Se o solo for danificado durante o trabalho, é ligeiramente irrigado e compactado.
Processando com uma ferramenta especial
Você pode se livrar do excesso de ervas usando ferramentas especializadas: uma enxada, um cortador de grama e um garfo para remover grama. Eles cortam a parte do solo das ervas daninhas com uma profundidade suficiente em um movimento. Os principais processos vitais passam pela parte foliar das plantas, portanto, a planta gasta toda a sua energia no cultivo de novos brotos. Se o processamento for realizado regularmente, logo o crescimento das ervas daninhas para.
Um corte de cabelo
O corte periódico permite que você lide efetivamente com o bluegrass do prado, bem como com os piolhos e muitas outras ervas daninhas anuais. Após o corte, as gramíneas cultivadas começam a desenvolver ativamente os brotos laterais e as raízes. Ervas daninhas em tais condições carecem de nutrientes e param seu desenvolvimento.
Herbicidas
Você pode combater ervas daninhas com agentes químicos - herbicidas. Eles contêm componentes que inibem o crescimento da grama. O tratamento pode ser feito antes de semear a grama ou conforme as plantas indesejadas germinam. Todos os fundos são divididos em 2 grupos:
- contato - quando atinge as partes do solo da planta, elas danificam seus tecidos verdes;
- sistêmico - eles penetram na erva daninha e espalham substâncias tóxicas.
A química dá maior efeito quando exposta a plantas jovens, por isso é aconselhável pulverizar por pulverização na primavera, quando aparecem os primeiros rebentos. Nas lojas, os medicamentos são vendidos na forma de líquidos ou grânulos - devem ser diluídos em água para se obter uma solução na concentração necessária.
Os produtos químicos podem ser usados de diferentes maneiras: por aplicação no solo ou por pulverização. No primeiro caso, os herbicidas atuam em solo úmido, quando seco, os princípios ativos tornam-se inativos, permanecem no solo e não prejudicam as plantas cultivadas. Se a composição for aplicada por pulverização, então por 3-4 horas não pode ser lavada com água.
Portanto, é melhor realizar o tratamento imediatamente após a irrigação ou após a chuva.
Ação contínua
Produtos químicos contínuos são usados para irrigar o solo antes do plantio de uma mistura de grama, pois destroem toda a vegetação da terra. A pulverização do gramado com herbicidas é realizada cerca de 1,5 meses antes de semear a grama. Em uma semana, as ervas daninhas secam e podem simplesmente ser removidas com um ancinho. O local é deixado por 3-4 semanas, após o que é reprocessado e a terra é desenterrada.
Ação seletiva
Em um gramado já crescido, produtos químicos seletivos, por exemplo, um composto chamado "Lontrel", dão bons resultados. Eles destroem apenas ervas daninhas, que morrem junto com o sistema radicular. Isso não causa nenhum dano à grama.
Na maioria das vezes, várias formulações são usadas.
- Lontrel. Um herbicida sistêmico que penetra nas células das ervas daninhas e destrói suas funções vitais. Capaz de remover dentes-de-leão e ervas daninhas da família Asteraceae. Não afeta a mistura de grama e morangos. Para o processamento, é feita uma solução na proporção de 3 ml do produto por 5 litros de água. As ervas daninhas são tratadas por pulverização após o corte da grama. O consumo do produto é de 5 litros por 100 m2.
- Gazontrel. Uma preparação eficaz para suprimir o crescimento de ervas daninhas de um e dois anos. Eficaz contra o trevo, o trigo sarraceno, bem como o dente-de-leão e a camomila. A substância ativa penetra nos tecidos através do rizoma e da superfície das placas foliares e bloqueia o seu desenvolvimento posterior.A solução é feita na proporção de 6 ml do medicamento por 5 litros de água - o volume resultante será suficiente para borrifar 100 m2 do gramado.
- "Lintur". Produto químico sistêmico que penetra nos tecidos das ervas daninhas e interrompe seu crescimento. Vendido na forma de grânulos, quando dissolvido em água, forma uma suspensão que se aplica às ervas daninhas por pulverização. É eficaz contra colheitas problemáticas, como Maria, camomila e alguns tipos de cardo. O processamento é realizado em maio - início de junho, a pulverização é permitida no início de setembro. Para 5 litros de água morna, tome 2 g de herbicida.
- Deimos. Altamente eficaz contra ervas daninhas anuais e bienais. Atua através das raízes, bem como das partes verdes das plantas, sendo compatível com outros herbicidas. Apesar de toda a sua eficácia, permanece seguro para ervas cultivadas. A solução de trabalho é preparada à razão de 20 ml da composição por 3 litros de água. Isso é suficiente para pulverizar 100 m2 de gramado. Não use próximo a corpos d'água, pois pode matar a flora e a fauna aquáticas.
- "Hacker". Um herbicida sistêmico que provou ser eficaz contra dentes-de-leão, botões de ouro e outras ervas teimosas. A solução é preparada na proporção de 5 g de substância por 10 l de água, a pulverização é realizada 2 a 3 dias após o corte.
- Agrokiller. Uma solução aquosa deste herbicida é usada para controlar ervas daninhas perenes. Tem um forte efeito de contato. Para preparar uma solução, 40 ml do herbicida são misturados com 3 litros de água. Pode ser usado em diferentes temperaturas.
Ao tratar ervas daninhas com produtos químicos, você deve seguir as seguintes regras:
- não pulverize durante a chuva ou antes de regar;
- seguir exatamente a dosagem indicada pelo fabricante nas instruções;
- isolar crianças pequenas e animais de estimação da área de processamento;
- após a pulverização por 2-3 dias, não é recomendado andar no gramado;
- você não pode processar o gramado antes de 3-4 dias após cortar a grama;
- as sobras não utilizadas devem ser armazenadas em local fresco e seco, fora do alcance das crianças.
Ao trabalhar com qualquer herbicida, você deve observar as medidas de segurança. É imprescindível o uso de respirador, óculos de proteção, bem como luvas e roupas fechadas - eles protegem os olhos, a pele e o sistema respiratório do contato com compostos tóxicos.
Não espere herbicidas instantâneos. Via de regra, atuam de 1 a 2 meses, porém sua eficácia é muito alta. Eles destroem não só a parte aérea das ervas daninhas, mas também as raízes com bulbos.
Observe que não é recomendado combinar o tratamento com a fertilização - 10-15 dias devem se passar entre esses procedimentos.
Remédios populares
Você pode eliminar ervas daninhas nos gramados com a ajuda de remédios populares. Desde os tempos antigos, nossos avós usavam vinagre, sal e sabão em pó para destruir a vegetação indesejada. Eles são vendidos gratuitamente em qualquer loja e também são seguros para pessoas e animais de estimação. No entanto, sua ação é seletiva - eles dão resultados apenas em plantas individuais.
Importante: quando penetram no solo, esses componentes prejudicam significativamente sua fertilidade, portanto, tais técnicas devem ser utilizadas na dosagem.
- Solução salina. Em um balde de água, 1 kg de sal de cozinha é diluído, misturado e usado para irrigação.
- Sabonete + refrigerante. Dissolva um punhado de bicarbonato de sódio e um pedaço de sabão em pó ralado em um balde com água morna.
- Vinagre. Para remover alguns tipos de ervas daninhas, mistura-se vinagre a 9% com espremedor de limão na proporção de 3 para 1. Alguns dias após esse tratamento, é imprescindível adicionar cinzas de madeira ao solo, pois o vinagre acidifica fortemente o solo.
- Vinagre + sal + sabão. O método mais suave, não prejudica a qualidade do solo. Para um balde de água, é necessário levar 1 litro de vinagre, uma barra de sabão amassado e 100 g de sal. A solução é misturada e regada com ervas daninhas.Após o processamento, você precisa adicionar cinzas de madeira.
Evitando que ervas daninhas cresçam demais no gramado
Um fator indispensável no combate bem-sucedido contra quaisquer ervas daninhas é o cumprimento dos requisitos da tecnologia agrícola. É necessário criar condições no local que sejam favoráveis ao crescimento das plantas cultivadas - então o risco de ervas daninhas é significativamente reduzido.
- Relva de alta qualidade. A mistura de grama para semear grama só deve ser adquirida de fornecedores confiáveis - esta é a única garantia de que o material da semente não inclui mudas de ervas daninhas.
- Aeração. A alta umidade e a falta de oxigênio no acesso às raízes criam condições para a rápida germinação de sementes de ervas daninhas e o aparecimento de pragas. Para melhorar o fluxo de ar para o solo, é necessário perfurar o solo com tesouras de jardim de vez em quando.
- Um corte de cabelo. Este procedimento tem um efeito positivo no crescimento das gramíneas, estimula o desenvolvimento intensivo dos brotos laterais. Como resultado, as ervas daninhas não recebem nutrição suficiente - e as plantas param de crescer. Um corte de cabelo deve ser feito pelo menos uma vez a cada 10-14 dias, a altura da grama deve ser mantida em 5-8 cm.
- Remoção de ervas daninhas. Para eliminar ervas daninhas isoladas, é melhor usar um método manual de removê-las sem o uso de herbicidas. Você precisa arrancá-los completamente junto com as raízes.
- Fertilizantes de nitrogênio. A maioria das ervas daninhas não tolera excesso de nitrogênio, então o uso de fertilizantes à base de uréia, bem como nitrato de amônio ou nitrofoska, será uma boa solução para proteger o gramado.
- Mulching. No outono, o gramado fica coberto de serragem. Sua camada densa não permite a passagem de ervas daninhas.
Um resultado bastante bom é obtido pela varredura sistemática do gramado com um ancinho - dessa forma, você pode remover todas as ervas daninhas junto com os brotos.
Para obter informações sobre como se livrar das ervas daninhas no gramado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.