Como se livrar de dentes-de-leão em seu gramado?
As pessoas que moram em casas particulares ou são residentes ávidos pelo verão estão bem cientes do problema de entupir o gramado com várias ervas daninhas, das quais é extremamente difícil se livrar. Eles estragam a aparência do gramado e contribuem para que a grama comece a crescer mal. Neste artigo, explicaremos em detalhes como se livrar de uma das ervas daninhas mais comuns - o dente-de-leão. Também iremos oferecer várias formas eficazes e mencionar medidas preventivas que ajudarão a prevenir o crescimento de "visitantes indesejados".
Características do procedimento
O dente-de-leão é uma planta perene despretensiosa, uma brilhante representante da família Aster. Ele se espalha muito rapidamente pelo gramado, e nenhum desastre climático tem medo dele. Pelo fato de o dente-de-leão se reproduzir por meio de sementes que são carregadas pelo vento, ele cresce de maneira muito rápida e densa. Se você simplesmente esqueceu ou não considerou necessário se livrar das flores amarelas brilhantes que parecem decorar o gramado em tempo hábil, você logo verá que elas “martelaram” toda a área. Claro, é necessário combater essas ervas daninhas, mas é muito difícil removê-las, principalmente se as sementes do pára-quedas já se espalharam por todo o território.
Existem muitos métodos diferentes de lidar com os quais você pode se livrar de dentes-de-leão no gramado, alguns deles são eficazes, outros não são muito. Há uma série de fatores a serem considerados ao escolher um método de controle de ervas daninhas:
- determinar corretamente o tempo do procedimento;
- o controle de ervas daninhas não deve ser apenas eficaz, mas também seguro - a grama do gramado não deve ser danificada.
Depois de concluído o procedimento de remoção dos dentes-de-leão, eles devem ser coletados e retirados o mais longe possível do local. Esta planta não pode ser deixada na grama ou no solo, e isso se deve às peculiaridades do sistema radicular - é muito forte e pode criar raízes novamente. Se você tem um pássaro, cabra ou vaca, essa massa verde-amarela pode ser usada como alimento para seu animal de estimação.
Além disso, muitos recomendam o uso de dentes-de-leão para fins medicinais: várias pomadas e tinturas são feitas a partir deles.
Métodos mecânicos
Uma das opções mais fáceis e acessíveis para se livrar dos dentes-de-leão no gramado é a ação mecânica. É a ele que a maioria dos veranistas recorre. Existem vários tipos de controle mecânico de ervas daninhas. Vamos dar uma olhada neles.
Roçada
A maneira mais simples e comum. Para implementá-lo, você só precisa do equipamento que está atualmente disponível na casa de cada morador de verão: uma foice, um aparador ou um cortador de grama. Mas a eficácia deste método é fraca, porque com a ajuda do dispositivo manual acima, apenas a parte da planta que está na superfície pode ser removida. A raiz - a parte mais forte - fica no solo e depois de um tempo a planta volta a se fazer sentir.
O corte é escolhido apenas porque é o menos caro e mais seguro para grama.
Desenterrando
O método é usado com bastante frequência e é mais eficaz do que cortar ervas daninhas com um cortador de grama ou aparador. Para concluir o procedimento, você precisará de uma ferramenta de remoção - pá de jardim especial. Estes são vendidos em todas as lojas de jardinagem. Com a ajuda de uma espátula, você pode remover não só a parte superior da planta, mas também seu sistema radicular.
Para que o método seja útil, você precisa desenterrar a planta corretamente. Para isso, a terra é cavada ao redor do dente-de-leão, e só então a própria raiz é extraída. Você deve tentar remover todo o sistema raiz. Este método, com uso constante, ajudará a se livrar da erva daninha muito mais rápido.
Nós usamos produtos químicos
Um agente químico é um herbicida, mais utilizado no combate a ervas daninhas em canteiros, canteiros de flores e gramados, por ser muito moderno. Hoje em dia, existem muitos produtos químicos diferentes para o controle de ervas daninhas. Existem até drogas que podem ajudá-lo a se livrar do dente-de-leão para sempre. Mas antes de recorrer ao uso da química, é preciso ler atentamente a droga e descobrir se ela vai destruir tudo, inclusive a grama. Na verdade, às vezes o veneno pode prejudicar o solo.
Esses herbicidas são usados para remover dentes-de-leão.
- Ação seletiva. A gama de produtos aqui é muito diversificada. A principal vantagem desse produto químico é que ele não prejudica o gramado e o solo. O mais popular e freqüentemente usado é o Lontrel. O principal ingrediente ativo na composição do medicamento é o clopiralide, que ajuda a limitar o crescimento dos dentes-de-leão e sua destruição gradual. A solução é preparada de acordo com as instruções. É necessário tratar a área com um produto somente após o corte da grama. Cedo pela manhã ou tarde da noite é a melhor hora do dia para rejuntar o gramado.
- Impacto contínuo. São produtos químicos muito fortes, cujo uso indevido pode levar ao desaparecimento de toda a vegetação do local. Os especialistas recomendam o uso desses medicamentos apenas no processo de trabalho preparatório. Eles cultivam a terra antes de semear a grama. O agente é tão forte que a semeadura de grama só é possível após 2-3 meses a partir do dia em que o solo foi tratado com herbicida. Ao preparar a solução, deve-se atuar estritamente de acordo com as instruções indicadas pelo fabricante.
Ao escolher produtos químicos na luta contra o dente-de-leão, você deve seguir as regras de segurança:
- estude cuidadosamente as instruções;
- usar equipamento de proteção individual no processamento do local: luvas de borracha, máscara ou respirador, também, se possível, colocar coisas que não se importará de jogar fora depois;
- após o procedimento, não deixe pássaros e animais domésticos entrarem na área tratada.
Na hora de comprar um herbicida, é aconselhável dar preferência a produtos de marcas bem conhecidas. Além disso, não se esqueça de consultar a data de validade, a disponibilidade de instruções de uso, escritas em um idioma que você entenda. Tudo isso o ajudará a adquirir um remédio que seja eficaz e seguro.
Certifique-se de que o vendedor possui certificados de qualidade.
Métodos populares
Os métodos populares de lidar com dentes-de-leão são amplamente usados pelos jardineiros. Qual é a vantagem de tais receitas? E o facto de se basearem na utilização de ingredientes que existem em cada casa. Além disso, não se esqueça de que a maioria dos métodos populares são inofensivos.
- Sal. Nenhuma das plantas conhecidas pode sobreviver quando exposta ao sal comum, que, mais precisamente, é um composto químico. Este método é muito eficaz e acessível, uma vez que o sal é um produto disponível comercialmente. Para matar a erva daninha, simplesmente despeje 1-2 colheres de sopa de sal de cozinha no dente-de-leão.
- Água fervente. Esta é uma das maneiras mais demoradas de lidar com dentes-de-leão. Para se livrar da erva daninha com água fervente, você terá que passar mais de um dia. A essência do método é regar cada arbusto de dente-de-leão com água fervente ao longo do dia. O número de regas deve ser de pelo menos 5 vezes ao dia.
- Vinagre. Usando o ácido acético, você pode destruir o sistema radicular de absolutamente qualquer planta, incluindo o dente-de-leão. Você precisa trabalhar com o vinagre com muito cuidado - ele só deve cair no dente-de-leão. Se o ácido acético em alta concentração e em grandes quantidades entrar em contato com a grama ou outras plantas, eles também terão dificuldades. O ácido provavelmente os queimará. Para obter o efeito máximo, use vinagre de alta acidez.
- Farinha de milho. O uso de fubá também ajudará a evitar que o gramado verde cresça e produza pequenas flores "ensolaradas". Antes de plantar grama no local, deve-se tratá-la com farinha de milho. Os especialistas dizem que uma camada de fubá impede que o dente-de-leão apareça por muito tempo.
- Queimador. Um queimador de gás ou gasolina é uma ferramenta usada para queimar dentes-de-leão. Uma chama aberta com exposição prolongada a uma erva daninha pode destruí-la. Mas na maioria dos casos, apenas a parte aérea da planta perece, a raiz permanece intacta. É necessário trabalhar com o queimador com muito cuidado e cuidado, respeitando as medidas de segurança e utilizando equipamentos de proteção individual.
- Animais de estimação. Essa opção é possível para quem tem gansos, patos, perus ou galinhas na fazenda. Para as aves, o dente-de-leão é uma das guloseimas favoritas. Basta deixá-los passear no gramado onde a flor cresce. Esta caminhada será mais do que eficaz tanto para o pássaro, que está cheio, quanto para o gramado, que estará limpo de ervas daninhas. Os coelhos podem lidar perfeita e rapidamente com ervas daninhas. Este método é muito rápido, eficaz e inofensivo.
- Melhorar a composição do solo. O método é incrivelmente eficaz e, o mais importante, benéfico para o solo e o gramado. Você só precisa fertilizar o local em intervalos regulares.
Como fertilizante, é recomendado o uso apenas de aditivos minerais, por exemplo, cobertura morta. Após o procedimento de cobertura morta, os dentes-de-leão não aparecem no local por muito tempo.
Ações preventivas
Para que seu gramado sempre tenha uma aparência limpa e bem cuidada, e não apareça dente-de-leão, você deve tomar algumas medidas preventivas.
- É muito importante escolher a própria relva certa. Você precisa comprar um exclusivamente especial, resistente a vários desastres climáticos e com um sistema radicular forte. Ao comprar misturas, você corre o risco de comprar sementes de dente-de-leão junto com a grama.
- Todo mundo sabe que a grama precisa ser cortada em tempo hábil. Mas poucas pessoas sabem que é melhor não remover a grama cortada. Deixe a grama repousar - ela impedirá o aparecimento de ervas daninhas, incluindo dentes-de-leão.
- Se o gramado está ralo e as chamadas manchas calvas começam a aparecer, é imperativo semear nesses locais. Isso é necessário para que os mesmos dentes-de-leão não comecem a brotar no lugar "vazio".
- Observe a altura da grama. Deixe a grama crescer até 6 a 7 cm. Essa altura do gramado impedirá que os dentes-de-leão cresçam.
Além das medidas preventivas, existem várias recomendações, mas devem ser seguidas durante os trabalhos preparatórios de arrumação do relvado. A preparação consiste nas seguintes etapas:
- definir o território;
- trate a terra com um herbicida especial que não prejudique o solo, mas resista às ervas daninhas e seu desenvolvimento;
- compactar o solo antes de plantar.
Essas manipulações devem ser realizadas constantemente, em intervalos regulares. Não haverá sentido em um procedimento único. Se você seguir todas as medidas preventivas acima, o gramado do local sempre ficará bonito e nenhuma das ervas daninhas conhecidas será capaz de crescer.
Para obter informações sobre como se livrar dos dentes-de-leão no gramado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.