Como se livrar do musgo em seu gramado?
O musgo pode causar estragos até mesmo no gramado mais saudável e organizado. Felizmente, livrar-se dele não causa nenhuma dificuldade particular e pode até ser feito de várias maneiras.
Razões para o aparecimento
Quando o gramado está coberto de musgo, o que, consequentemente, obstrui a grama, isso pode acontecer por vários motivos, portanto, as formas de eliminar o mesmo problema em situações semelhantes são radicalmente diferentes. Às vezes, você pode adivinhar a origem do problema simplesmente identificando o tipo de erva daninha - por exemplo, musgo rastejante com brotos esverdeados aparece na ausência de luz solar ou em um substrato sem um sistema de drenagem adequado. Se no gramado cresceu musgo com hastes retas e compridas, cuja tonalidade muda de marrom para verde, a culpa é da excessiva acidificação do solo. Quando uma pequena erva daninha com brotos retos cresce muito ativamente no gramado, o problema pode ter surgido devido ao corte forte, como resultado do corte da grama quase até a raiz.
Na primavera, a erva daninha está se desenvolvendo ativamente devido ao excesso de umidade, e a situação é agravada pela falta de nutrientes. É muito mais fácil lidar com tal "invasor" - será o suficiente apenas para iniciar a alimentação regular. Aliás, o excesso de umidade também ocorre quando o local está localizado em uma várzea - apenas um bom sistema de drenagem pode ajudar neste caso. O musgo também pode se formar quando a água subterrânea está próxima à superfície, especialmente se o próprio solo for pouco permeável. Outras razões para o crescimento excessivo da erva daninha incluem corte inadequado, cuidado insuficiente do gramado e a falta de remoção oportuna de galhos e folhas secas, ou enfraquecimento da grama após doenças ou no inverno.
Maneiras de lutar
Existem vários métodos para se livrar do musgo do gramado do jardim. A escolha de um ou outro método é determinada em função da gravidade da “infecção”, recursos financeiros e de tempo.
Remoção mecânica
A maneira mais fácil de remover o musgo é mecanicamente - isto é, manualmente. Como a planta tem raízes curtas, a remoção não causa nenhuma dificuldade particular. Você pode atuar tanto com um ancinho comum, ou com bicos especiais para um cortador de grama, equipado com dentes curtos e finos. O procedimento em si não leva muito tempo, e o único pré-requisito para sua implementação é o processamento minucioso de toda a área. Outra vantagem da escolha da remoção mecânica é a aeração resultante, que melhora o acesso do oxigênio ao sistema radicular da grama.
Aliás, ao fazer furos no solo com forcado, recomenda-se manter a profundidade de 10 centímetros e intervalos de 15 centímetros.
Tratamento químico
Os herbicidas, por exemplo, o sulfato de ferro concentrado, podem lutar com bastante eficácia contra o musgo. Para processar 15 metros quadrados de gramado, bastará diluir 5 mililitros do produto em um litro de água e, em seguida, borrifá-lo. Você também pode remover o musgo com 5% de sulfato ferroso. O sulfato de cobre apresenta bons resultados contra as ervas daninhas - neste caso, 10 mililitros da droga são diluídos em um litro de água, quantidade suficiente para processar 20 metros quadrados de gramado.Os jardineiros também recomendam o uso de misturas especiais contendo sulfato de amônio, sulfato ferroso e areia.
É melhor começar a cultivar o gramado durante a estação seca, pois o musgo fica mais enfraquecido durante esse período. Se o procedimento for feito corretamente, em no máximo uma semana o musgo ficará preto, ou seja, começará a morrer, podendo ser retirado com um ancinho. É melhor não pisar na grama durante esse período.
Para preservar o apelo estético do gramado, recomenda-se semear as calvas formadas com gramíneas de crescimento rápido.
Desacidificação do solo
O musgo geralmente se desenvolve em uma área com solo de alta acidez, então os proprietários são aconselhados a primeiro verificar o nível de pH com um dispositivo especial ou papel de tornassol. Caso o indicador esteja abaixo de 5,5, deve-se realizar a desoxidação do solo. Pode-se destruir a erva daninha com farinha de dolomita, da qual 0,5 kg será necessário para processar 1 metro quadrado, ou cal colhida na mesma proporção.
O uso de cinzas requer o uso de 1-1,5 kg de pó para a mesma área, mas o gesso é suficiente para apenas 400 gramas. Para o mesmo propósito, giz na quantidade de 500-700 gramas, bem como uma solução de refrigerante ou sabão, é adequado. O processamento é realizado no início da primavera ou no início do outono. O solo deve ser corrigido penteando e cortando o gramado, caso contrário, todas as substâncias ativas cairão na grama seca, e o efeito desejado não será alcançado.
Diminuir a umidade
Se, após cada tentativa de regar o gramado, houver um crescimento ativo de musgo, é provável que o principal motivo seja o encharcamento do solo.... Idealmente, a prevenção de tal situação é realizada na fase de projeto, quando uma camada de drenagem de alta qualidade é formada. Se a água ainda estagnar, a terra pode ser solta com ancinhos de dentes finos, após o que uma camada de areia de um centímetro pode ser formada.
Além do mais, é necessário reduzir a irrigação diurna e abandonar completamente a irrigação noturna, especialmente no outono e na primavera. Em alguns casos, apenas a criação de um declive uniforme que vai do local principal até seus limites permitirá resolver o problema da estagnação.
Um bom efeito pode ser conseguido com a utilização de esteiras de drenagem e hidro-fibra na organização do relvado, bem como com a introdução de areia silte no substrato.
Elimine sombreamento
Uma razão bastante comum para a propagação de musgo em um gramado é a falta de luz solar. Para eliminar as condições ideais para ervas daninhas, você precisará transplantar arbustos grandes que criam sombra, bem como desbastar as copas densas das árvores que crescem nas proximidades.
Nesse caso, quando não é possível eliminar a fonte de sombreamento, é melhor combater o musgo por meio de um método mecânico ou químico. Do lado da sombra, é melhor semear as ervas que não precisam de muita luz solar - por exemplo, heléboro ou samambaia. As planícies formadas devem ser niveladas com areia e o corte não deve ser muito baixo.
Controle de ervas daninhas
Uma vez que o musgo freqüentemente cresce junto com outras ervas daninhas, capinar é a melhor maneira de matá-lo, o que terá sucesso com um ancinho especial para pentear. Dentes-de-leão, botões de ouro, trevos e bananas geralmente também devem ser penteados.
A destruição global de ervas daninhas também pode ocorrer com a ajuda de herbicidas, que bastarão para aplicar uma vez.
- Na fase de perfilhamento, é melhor usar Lintur da Syngenta, do qual 0,75 grama é diluído em 2 litros de água. O líquido resultante deve ser suficiente para processar 40 metros cúbicos.
- 3 dias após o corte da grama, você pode usar a marca "Clean Lawn" "Belreakhim". Para 100 metros cúbicos, são necessários apenas 1,4 gramas de pó e 5 litros de água.
- Finalmente, durante a estação de crescimento das ervas daninhas após a primeira poda, os jardineiros recomendam o uso de Lontrel da marca August.Se 6 mililitros da droga são combinados com 5 litros de água, o volume resultante de herbicida é suficiente para 100 metros cúbicos de gramado.
Fertilizante
A erva daninha se sente bem em solos pobres, portanto, ao começar a aplicar regularmente cobertura de cobertura, você pode mudar a situação para melhor. A escolha de fertilizantes deve ser baseada na presença de nitrogênio e ferro altamente concentrados na composição, mas variedades com proteção de musgo ou com zeólitas serão ideais.
Você só precisa agir de acordo com as instruções, pois a alimentação excessiva levará ao crescimento ativo da grama, e será mais difícil cuidar dela. É melhor fertilizar o gramado na primavera e, em seguida, repetir o procedimento mais algumas vezes durante a temporada. A propósito, tanto as formulações sólidas quanto as líquidas são adequadas.
- "Gramado de musgo" de Agrecol recebe boas críticas. Uma solução preparada com 30 gramas do medicamento e um litro de água é usada duas vezes por temporada, sendo que na segunda vez deve ser aplicada após uma forte chuva.
- A combinação especial de Lawn Moss da Target faz um bom trabalho. O produto na quantidade de 25 gramas pode ser usado todos os meses e meio desde o início da primavera até o final do verão.
- Os jardineiros também recomendam "Do musgo no gramado", de "Embiko". Depois de preparada uma solução a partir de um litro de água e 100 mililitros do medicamento, será necessário realizar 2 tratamentos, após uma espera de uma semana e meia.
A grama também aceita fertilizantes orgânicos, como esterco, composto ou cinza de madeira.
Na hora de escolher os fertilizantes minerais, é importante garantir que uma pequena quantidade de fósforo esteja presente na composição, pois é esse componente que acelera o desenvolvimento das ervas daninhas.
Mulching
A cobertura morta permite controlar com eficácia várias ervas daninhas, incluindo musgo. A cobertura morta é melhor feita com serragem, palha ou feno seco. A camada seca absorverá o excesso de umidade e, portanto, interferirá na criação de um ambiente favorável para a disseminação de plantas daninhas.
Nesse caso, quando o motivo do crescimento do musgo não é claro, é melhor combinar vários métodos. Você deve começar tratando a área com um cortador de grama para facilitar o acesso às ervas daninhas. Além disso, a pulverização com herbicidas ocorre, após o qual um período de tempo é esperado, durante o qual o musgo ficará preto e seco. Com a ajuda de um ancinho em leque, os restos de ervas daninhas são removidos e todo o território é trabalhado por um estratificador. Ao final, as calvas resultantes são semeadas com cultura de rápida germinação.
Ações preventivas
Para que o relvado do local não fique coberto de musgo, é importante tomar as medidas preventivas em tempo útil e não se esquecer de cuidar regularmente da relva. Inicialmente, você deve pensar em nivelar o gramado, o que pode ser feito com uma camada de cobertura morta ou solo adicional. Se não houver buracos na superfície, o líquido não terá onde estagnar, o que significa que as ervas daninhas não se desenvolverão. As saliências também são removidas imediatamente. Seria bom semear as calvas aparentes com ervas que o musgo não gosta. Neste caso, estamos falando de grama dobrada, festuca e bluegrass.
A prevenção obrigatória é a fertilização antes do início da temporada. A poda regular de árvores e a remoção de galhos mortos e quebrados de arbustos ajudam a evitar o sombreamento. O gramado não deve ser exposto a esforços mecânicos desnecessários, ou seja, você não deve passear com os cães na área ou permitir que as crianças andem de bicicleta ou façam jogos ativos. O corte da grama deve ser regular, nem muito alto nem muito baixo - você deve ser guiado por 5 centímetros. Após o procedimento, é melhor limpar a superfície da grama imediatamente. Uma solução interessante é a formação de um canteiro de flores perenes em uma área sombreada coberta de musgo. É importante escolher as flores de forma que uma espécie seja substituída por outra e a floração continue ao longo da estação.Assim, o musgo desaparecerá sob a folhagem.
No caso em que a área de baixa altitude não pode ser nivelada, então pode ser organizado um tanque no território, como resultado do qual o musgo se tornará completamente orgânico. Tendo criado uma depressão no gramado, ele precisará ser decorado com pedras, pequenos seixos e grandes blocos, e as lacunas entre eles devem ser plantadas com hosta e esfagno.
Para obter informações sobre como se livrar do musgo em seu gramado, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.